Para 29 de
novembro a 6 de dezembro de 2014
O Senhor
impressionou Tiago para escrever uma repreensão mordaz às pessoas "ricas,"
especialmente nos "últimos dias," em que vivemos: "Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e
pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. .. Entesourastes para os
últimos dias" (Tiago 5: 1, 3). Ellen White escreve: "Vi que essas
terríveis palavras aplicam-se particularmente aos ricos que professam crer na verdade
presente."1
Aquele que
compreende pelo menos um pouco do significado econômico da cruz de Cristo,
discerne um reconhecimento mais profundo: nós não merecemos nada do que temos —
nem mesmo a nossa próxima respiração. Somos lembrados disto pela mensagem de
1888. Apenas o ensino bíblico do Dia cósmico da Expiação em que estamos vivendo
agora, pouco antes da segunda vinda de Cristo, pode colocar o nosso estilo de
vida moderno em perspectiva, em relação à cruz de Cristo.
Estará Deus dizendo
algo a nós e ao mundo? Sim! Se você tem R$ 39 milhões de reais para passar um
ano, para fazer o que você gosta, e você vive em um palácio, e usa carro blindado,
você ainda não está seguro. Você não tem nada que possa chamar de seu; sua
próxima respiração é só pela graça de Deus.
Nabucodonosor
da Babilônia foi o ídolo do mundo, seu nome (*era adorado) na língua de todos
os povos. Deus lhe disse em Daniel 4:25: "O
Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer." Nabucodonosor,
você não é nada.
Este mundo
moderno, com toda a sua fascinação, sua pompa, seu prazer, não é nada. Assim, por
misericórdia, o Céu está dizendo ao mundo: lembre-se, a cada momento, a
prestação de contas que você terá que fazer ao céu, e diga: “—Obrigado, Senhor,
por este novo dia.” A vida em Cristo é tudo.
"Eia, pois, agora vós ricos, chorai e pranteai
por vossas misérias, que sobre vós hão de vir." Tiago 5:1
refere-se a "Elias, o profeta" a quem o Senhor está enviando com uma
mensagem de cura e reconciliação para corações alienados (Mal. 4: 5, 6). Temos
visto nos últimos anos o colapso da bolsa, afetando a economia mundial. Se já
vimos em anos recentes um caso espetacular de condenação na justiça que está
sendo executada contra um "rico," podemos esperar a abençoada mensagem
de salvação de "Elias" também para breve? "O profeta Elias" vem antes do "grande e terrível dia do Senhor" (a segunda vinda de
Cristo, Mal. 4: 5).
Ellen White
aplica as palavras de Tiago 5, em particular, para a Igreja de Laodicéia, nos
últimos dias: "Eu vi que estas terríveis palavras aplicam-se
particularmente aos ricos que professam crer na verdade presente. O Senhor os chama
a usar os seus meios para fazer avançar a sua causa. Oportunidades são
apresentadas a eles, mas eles fecharam os olhos para as necessidades da causa,
e se agarram ao seu tesouro terrestre. Seu amor ao mundo é maior do que o seu
amor pela verdade, amor por seus semelhantes, ou o seu amor a Deus. Ele tem
apelado para seus recursos, mas eles egoística e cobiçosamente retêm o que possuem.
Eles dão um pouco de vez em quando para aliviar sua consciência, mas não superam
o seu amor por este mundo."2
Um missionário
para a África, Roberto Wieland, fez certa vez uma visita pessoal ao rei de
Uganda, quando ainda era um protetorado britânico. Eles se conheceram na casa
particular de um dos amigos pessoais do rei. Ele próprio dirigiu seu
Rolls-Royce para o encontro. Durante a visita, ele voluntariamente agradeceu
pelo ministério evangelístico do missionário para o Baganda,3 dizendo que "o nosso problema é o
materialismo." Mais tarde, ele teve que fugir deixando para trás o luxo de
seu palácio para se refugiar na Inglaterra. Sim, ele teria sido mais feliz se
vivesse em paz e segurança em uma casa de barro, com apenas uma bicicleta para
se locomover. Ele era um bom homem preso na "miséria" da
riqueza e poder, como diz o apóstolo Tiago.
A agenda
principal de Elias é "transformar" corações em
um grande ministério cósmico de reconciliação de corações. O maior
"coração" que precisa de "transformação" é o coração da futura
"esposa do Cordeiro" — a Sua igreja (Apocalipse 19: 7, 8).
O
"Cordeiro" (que significa, o Cristo crucificado) a ama e quer Se
casar com ela, mas ela adiou "as
bodas do Cordeiro," permanecendo despreparada como noiva, alienada quanto
a uma mais profunda maturidade conjugal. Preocupações egocêntricas e avarentas
têm sido sua principal motivação. Isso significa que "ela" está adiando
a apropriada entrega total do coração que qualquer noiva faz a seu futuro
marido.
Em outras
palavras, a corte "ao Cordeiro"
tem sido, até agora, sem sucesso. A derradeira "profecia" do fim
dos tempos declara que ela (Sua igreja) vai se arrepender como uma noiva, e
entregará seu coração a Ele em um amor esponsal corporativo. Esta rendição do
coração em todo o mundo vai lançar o reprimido Coro de Aleluia por toda a
eternidade, quando ela "tornar-se pronta" para as "bodas" (Apocalipse 19:1-7).
O fato de não
estar pronta envolveu a futura noiva em vergonhosa e dolorosa rejeição do
Esposo, o que O tem, naturalmente, humilhado. Ela, e não Ele, criou um rompimento
cósmico dos amantes. Graças ao ministério de “Elias," a cura de
seu coração deve vir e virá. Será o "arrependimento de todos os
tempos."
Aqueles que forem
leais ao futuro Noivo também em profunda contrição permanecerão na comunhão
leal da futura noiva. Eles vão cumprir o apelo de Tiago "venha agora"
com ela (5: 1).
"Elias"
vai "levantar" a "Cristo e este crucificado" perante
os pecadores, de forma clara e poderosa, além de qualquer modo que o tenha sido
em toda a história passada (João 12:32, 33; 1 Cor 2: 1-3.).
--Paul E.
Penno
Notas
finais (a última é do tradutor):
[1] Ellen G. White, Spiritual Gifts, vol. 2, pág. 245;
[2] Idem, págs. 245, 246;
1) Baganda é um grupo étnico nativo de
Uganda.
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Paulo
Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na
Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no
endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi
ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na
Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos
escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva
Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele
escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja
Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos
sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também
pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E.
Penno Junior. Você pode
vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na
igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do
tradutor.