quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Lição 10 – Chorem e gritem!, por Paulo E. Penno



Para 29 de novembro a 6 de dezembro de 2014

O Senhor impressionou Tiago para escrever uma repreensão mordaz às pessoas "ricas," especialmente nos "últimos dias," em que vivemos: "Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. .. Entesourastes para os últimos dias" (Tiago 5: 1, 3). Ellen White escreve: "Vi que essas terríveis palavras aplicam-se particularmente aos ricos que professam crer na verdade presente."1
Aquele que compreende pelo menos um pouco do significado econômico da cruz de Cristo, discerne um reconhecimento mais profundo: nós não merecemos nada do que temos — nem mesmo a nossa próxima respiração. Somos lembrados disto pela mensagem de 1888. Apenas o ensino bíblico do Dia cósmico da Expiação em que estamos vivendo agora, pouco antes da segunda vinda de Cristo, pode colocar o nosso estilo de vida moderno em perspectiva, em relação à cruz de Cristo.
Estará Deus dizendo algo a nós e ao mundo? Sim! Se você tem R$ 39 milhões de reais para passar um ano, para fazer o que você gosta, e você vive em um palácio, e usa carro blindado, você ainda não está seguro. Você não tem nada que possa chamar de seu; sua próxima respiração é só pela graça de Deus.
Nabucodonosor da Babilônia foi o ídolo do mundo, seu nome (*era adorado) na língua de todos os povos. Deus lhe disse em Daniel 4:25: "O Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer." Nabucodonosor, você não é nada.
Este mundo moderno, com toda a sua fascinação, sua pompa, seu prazer, não é nada. Assim, por misericórdia, o Céu está dizendo ao mundo: lembre-se, a cada momento, a prestação de contas que você terá que fazer ao céu, e diga: “—Obrigado, Senhor, por este novo dia.” A vida em Cristo é tudo.
"Eia, pois, agora vós ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir." Tiago 5:1 refere-se a "Elias, o profeta" a quem o Senhor está enviando com uma mensagem de cura e reconciliação para corações alienados (Mal. 4: 5, 6). Temos visto nos últimos anos o colapso da bolsa, afetando a economia mundial. Se já vimos em anos recentes um caso espetacular de condenação na justiça que está sendo executada contra um "rico," podemos esperar a abençoada mensagem de salvação de "Elias" também para breve? "O profeta Elias" vem antes do "grande e terrível dia do Senhor" (a segunda vinda de Cristo, Mal. 4: 5).
Ellen White aplica as palavras de Tiago 5, em particular, para a Igreja de Laodicéia, nos últimos dias: "Eu vi que estas terríveis palavras aplicam-se particularmente aos ricos que professam crer na verdade presente. O Senhor os chama a usar os seus meios para fazer avançar a sua causa. Oportunidades são apresentadas a eles, mas eles fecharam os olhos para as necessidades da causa, e se agarram ao seu tesouro terrestre. Seu amor ao mundo é maior do que o seu amor pela verdade, amor por seus semelhantes, ou o seu amor a Deus. Ele tem apelado para seus recursos, mas eles egoística e cobiçosamente retêm o que possuem. Eles dão um pouco de vez em quando para aliviar sua consciência, mas não superam o seu amor por este mundo."2
Um missionário para a África, Roberto Wieland, fez certa vez uma visita pessoal ao rei de Uganda, quando ainda era um protetorado britânico. Eles se conheceram na casa particular de um dos amigos pessoais do rei. Ele próprio dirigiu seu Rolls-Royce para o encontro. Durante a visita, ele voluntariamente agradeceu pelo ministério evangelístico do missionário para o Baganda,3 dizendo que "o nosso problema é o materialismo." Mais tarde, ele teve que fugir deixando para trás o luxo de seu palácio para se refugiar na Inglaterra. Sim, ele teria sido mais feliz se vivesse em paz e segurança em uma casa de barro, com apenas uma bicicleta para se locomover. Ele era um bom homem preso na "miséria" da riqueza e poder, como diz o apóstolo Tiago.
A agenda principal de Elias é "transformar" corações em um grande ministério cósmico de reconciliação de corações. O maior "coração" que precisa de "transformação" é o coração da futura "esposa do Cordeiro" — a Sua igreja (Apocalipse 19: 7, 8).
O "Cordeiro" (que significa, o Cristo crucificado) a ama e quer Se casar com ela, mas ela adiou "as bodas do Cordeiro," permanecendo despreparada como noiva, alienada quanto a uma mais profunda maturidade conjugal. Preocupações egocêntricas e avarentas têm sido sua principal motivação. Isso significa que "ela" está adiando a apropriada entrega total do coração que qualquer noiva faz a seu futuro marido.
Em outras palavras, a corte "ao Cordeiro" tem sido, até agora, sem sucesso. A derradeira "profecia" do fim dos tempos declara que ela (Sua igreja) vai se arrepender como uma noiva, e entregará seu coração a Ele em um amor esponsal corporativo. Esta rendição do coração em todo o mundo vai lançar o reprimido Coro de Aleluia por toda a eternidade, quando ela "tornar-se pronta" para as "bodas" (Apocalipse 19:1-7).
O fato de não estar pronta envolveu a futura noiva em vergonhosa e dolorosa rejeição do Esposo, o que O tem, naturalmente, humilhado. Ela, e não Ele, criou um rompimento cósmico dos amantes. Graças ao ministério de “Elias," a cura de seu coração deve vir e virá. Será o "arrependimento de todos os tempos."
Aqueles que forem leais ao futuro Noivo também em profunda contrição permanecerão na comunhão leal da futura noiva. Eles vão cumprir o apelo de Tiago "venha agora" com ela (5: 1).
"Elias" vai "levantar" a "Cristo e este crucificado" perante os pecadores, de forma clara e poderosa, além de qualquer modo que o tenha sido em toda a história passada (João 12:32, 33; 1 Cor 2: 1-3.).
--Paul E. Penno

Notas finais (a última é do tradutor):

[1] Ellen G. White, Spiritual Gifts, vol. 2, pág. 245;
[2] Idem, págs. 245, 246;
1) Baganda é um grupo étnico nativo de Uganda.
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Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.