Postado para estudo no 4º Tri./2017
(Escrito por Ellet Joseph Waggoner,
um dos dois mensageiros de 1888)
Tradução e Edição
César L.
Pagani.
Índice
1. O Poder de Deus Está no Evangelho;
2. O Pecado de Outros Também é Nosso;
3. A Graça de
Deus: Dom Gratuito;
4. Crendo na
Maravilhosa Promessa de Deus;
5. Graça
Abundante;
6. O Jugo de
Cristo é Suave e o Seu Fardo é Leve;
7. Casados Com um
Péssimo Marido;
8. A Gloriosa
Libertação de um Matrimônio Insuportável;
9. Quem São os
Verdadeiros Israelitas?;
10. Boas Novas de Grande Alegria;
11. Todo o Israel Será Salvo;
12. A
Justificação Pela Fé na Prática;
13. O Crente e os Governos Terrestres;
14. Deus, o Único Juiz;
15. Louvem ao Senhor Todos os Gentios, e,
16. Saudações Pessoais.
Notas gerais desta edição:
1) Acréscimos
feitos ao longo do texto do autor são precedidos de asteriscos e postos entre parêntesis;
2) A
versão bíblica usada é a Almeida
Corrigida e Revisada Fiel, da Sociedade
Bíblica Trinitariana do Brasil, Belenzinho, São Paulo; por entendermos ser a
mais aproximada da Versão King James
(a versão do rei Tiago) usada pelo autor na edição original desta obra. Você
pode obtê-la diretamente da referida editora, ligando de todo o território
nacional para o tel.: 0800-12-4008; em São Paulo: (11) 2693-5663; via internet através
do e-mail: sbtb@vivlias.com.br, ou no
site: www.biblias.com.br. Via fax (011) 2695-3635.
Outras versões utilizadas serão identificadas como segue:
ARA — Almeida, Revista e Atualizada; (Ocorrências, Cap 1: 1+1+,1+
ARC — Almeida, Revista e Corrigida; 1+1+
NVI — Nova Versão
Internacional;
ARIB —Almeida Revisada, Imprensa Bíblica;
Quando nenhuma versão em português retratar o sentido da KJV
esta será traduzida literalmente, e indicada com essa abreviatura: KJV — Versão
King James (Versão do Rei Tiago); (Ocorrência: 1+
3) As citações ipsis
litteris das Sagradas Escrituras serão seguidas das respectivas referências
entre parêntesis, e as simples alusão a elas, apenas separa da referência por vírgula.
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Nota ao Leitor
A história inspirada nos assegura que em quase todas as
epístolas de Paulo há algumas "coisas difíceis de entender" (II Pedro
3:16). Talvez seja o caso da epístola aos Romanos, em maior medida do que qualquer
outra. Mas sua compreensão não é algo impossível, exceto para os "indoutos
e inconstantes".(1)
Vê-se que são os que torcem "também as outras
Escrituras" para sua própria perdição, aqueles que interpretam mal o
ensino de Paulo. Os que têm o desejo de compreender e que lêem as singelas
promessas da Bíblia com proveito, não se encontrarão entre eles.
Ao empreender seu estudo, você se animará ao recordar que se
trata simplesmente de uma carta dirigida à igreja de Roma. Nada faz supor que a
congregação em Roma fosse diferente do grande corpo de cristãos em geral. Lemos sobre
eles que "não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos
poderosos, nem muitos de nobre nascimento" (1 Coríntios 1:26). Os
verdadeiros seguidores de Jesus sempre estiveram entre as pessoas comuns. Desse
modo, na igreja de Roma deveria haver negociantes, artesãos, trabalhadores,
carpinteiros, jardineiros, etc., como também muitos criados das famílias de
cidadãos ricos, e alguns poucos que ostentavam posição elevada. Quando
consideramos que era esperado confiantemente que esse tipo de pessoas
entendesse a carta, podemos sentir-nos animados em crer que o mesmo há de
suceder hoje.
A exortação e a asseveração de Paulo a Timóteo constitui o
melhor guia para estudar qualquer de suas epístolas e a Bíblia em geral.
"Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em
todas as coisas". Deus é seu
próprio intérprete. São as palavras da Bíblia que explicam a Bíblia. É por isso
que convém perguntar-se, uma e outra vez, o que quer dizer exatamente o texto,
em relação com o que o precede e o que o segue.
Os comentários que acompanham o texto têm por objeto fixar mais
detalhadamente na Palavra de Deus a atenção do estudante, bem como ajudar o
leitor casual. Que o estudo desta epístola seja uma grande bênção a você, e que
a Palavra lhe seja de grande valor, devido à luz crescente que o Espírito Santo
faz brilhar a partir dela, é minha oração fervente.
Ellet. J. Waggoner
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