Para
9 a 16 de fevereiro de 2019
A
mensagem de 1888 e sua história têm uma relação direta com a verdade das sete
trombetas de Apocalipse 8-11. Ellen White identificou claramente a mensagem de
1888 como “o começo” do alto clamor de Apocalipse 18 e o início também da chuva
serôdia:
“O tempo do teste está exatamente sobre nós,
pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de
Cristo, o Redentor que perdoa o pecado. Este é o começo da luz do anjo cuja
glória encherá a Terra inteira [Apocalipse 18:1-4]”.1
“[Se tivesse sido aceita] então a luz forte e
clara daquele outro anjo que desceu do céu tendo grande poder, teria enchido a
Terra com sua glória. . . . A própria mensagem que Deus quis que saísse da
Assembleia de Minneapolis”.2
“[Foram]
aguaceiros da chuva serôdia do céu”.3
As sete
trombetas ocupam quatro capítulos do Apocalipse—quase um quinto do livro.
Sabemos que Apocalipse 2 e 3 descrevem a verdadeira Igreja de Deus ao longo de
sete períodos da história mundial, desde o tempo dos apóstolos até o fim do
mundo. É a história do verdadeiro povo de Deus em relação a Ele:
“Os
nomes das sete igrejas são simbólicos da Igreja em diferentes períodos da Era
Cristã. O número 7 indica completude, e é simbólico do fato de que as mensagens
se estendem até o fim dos tempos, enquanto os símbolos usados revelam a condição da Igreja em diferentes períodos da
história do mundo”.4
Da
mesma forma, o capítulo 6 de Apocalipse descreve os sete selos, que também
abrangem “diferentes períodos da história do mundo” “até o fim dos tempos”,
descrevendo o verdadeiro povo de Deus em relação ao mundo:
Depois
vem um interlúdio durante o qual uma grande tempestade final do mundo ameaça
desabar continuamente, mas é mantida sob controle por “quatro anjos” que
“retêm” os ventos. Durante esse tempo, Deus “sela” o Seu povo para estar pronto
para a segunda vinda (capítulo 7): A sétima trombeta é o fim do mundo e o
“silêncio no céu”. Mais uma vez, o ciclo da história mundial se completa.
Quatro
capítulos inteiros se dedicam novamente à história do mundo! As sete trombetas
descrevem os eventos mundiais relacionados à verdadeira Igreja de Deus. Essa é
a opinião que os adventistas do sétimo dia têm admitido desde a época dos
primeiros pioneiros, durante todas as décadas do ministério de Ellen White. Ela
nunca disse uma palavra para depreciar os entendimentos proféticos daqueles
pioneiros ou líderes da Igreja na era de 1888. Não havia nada errado com seus
principais entendimentos proféticos; o problema deles era entender mal a
mensagem da justiça de Cristo. As sete trombetas são os sete principais
períodos da história mundial desde a época de Cristo e incluem:
1) O ministério sumo sacerdotal de Cristo para o mundo (8:2-5).
2) A queda abismal da civilização mundial que prevaleceu no tempo de
Cristo (8:6-13).
3) A ascensão do Islã como um protesto contra a apostasia e as razões de
sua filosofia que
abala o mundo (9:1-21).
4) A ascensão do Grande Movimento do Segundo Advento e seu impacto no
mundo, incluindo
a história do Grande
Desapontamento de 1844 (capítulo 10).
5) O fim da perseguição dos santos durante a Idade das Trevas (11:1-3).
6) O cuidado de Deus por Seu povo e seu sustento na perseguição
(11:4-6).
7) A Revolução Francesa e os primórdios do comunismo mundial (11:4-7).
8) A perseguição do povo de Deus na França e o regozijo papal sobre isso
(11:9,10).
9) O crescimento e ministério das grandes Sociedades Bíblicas mundiais
(11:11,12).
10) A história da Revolução Francesa (11:11).
11) A inauguração do ministério de Cristo no Compartimento Santíssimo
(11:15-17).
12) O começo do último grande tempo angústia para o mundo (11:18).
13) A obra da expiação final de Cristo realizada no Compartimento
Santíssimo (11:19).
É é aí
que a mensagem de 1888 e sua história figuram proeminentemente no capítulo 10.
É o evento que anuncia a conclusão da grande comissão evangélica que começou há
muito tempo no Pentecostes: “Nos dias da
voz do sétimo anjo, quando ele tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de
Deus, como Ele anunciou aos profetas, Seus servos” (10:7).
Quando
o “sétimo” dos anjos que sopram as “sete trombetas” “começarem a soar”, a
mensagem que Deus envia não será uma mensagem de obras, mas uma mensagem de fé.
Não vai cerrar os punhos e triturar os dentes e se esforçar mais, mas será uma
revelação da graça muito mais abundante de um Salvador completo, a quem devemos
“contemplar”. Devemos estar “considerando a Cristo ... inteligentemente, assim
como Ele é, [isto] transformará a pessoa num cristão perfeito, pois ‘por
contemplarmos somos transformados’”5.
Alguns
ridicularizam isso como a heresia do perfeccionismo, mas não é a perfeição da
carne, e sim o crescimento em Cristo, pela fé Nele, até a perfeição de caráter,
enquanto o povo de Deus ainda está em carne pecaminosa. Em outras palavras,
será simplesmente vencer como Ele venceu, como o próprio Jesus diz: "Ao que vencer, lhe concederei que se
assente comigo no Meu trono, assim como Eu venci" (Apo. 3:21). Será o
viver na vida de Seu povo que caiu, de carne pecaminosa, Sua vida vencedora em
nossa carne pecaminosa caída que Ele “assumiu”.
Há duas
palavras gregas para justiça que descrevem essa maravilhosa ação de Cristo.
Para o leitor que não vê “a mensagem do terceiro anjo em verdade” nesta
passagem em Romanos, ajudará a tornar a distinção clara. A única mensagem de
1888 da justiça de Cristo é revelada no grego de Romanos, e uma vez que você a
veja, irá lhe surpreender: “A justiça de Deus [dikaiosune] ... é pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos
os que creem” (Rom. 3:22).
Agora
observe o que acontece quando o povo de Deus “crê”—há uma segunda palavra grega
usada desta vez: “O que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus enviando
o Seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o
pecado na carne, para que a justiça da lei [dikaiomata]
se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”
(Rom. 8: 3 e 4).
Agora,
finalmente, a dikaiosune (justiça de
Cristo) é manifestada na vida daqueles que acreditam em quão boa é a Boa Nova,
e agora é dikaiomata neles. Nós vemos
isto novamente quando no final do sopro da sétima trombeta no Dia da Expiação,
este processo abençoado de viver (pela fé) foi completado:
“Ouvi
como se fosse a voz de uma grande multidão, ... Alegremo-nos e regozijemo-nos,
e honremos a Ele: porque as bodas do Cordeiro está vindo, e Sua esposa se
aprontou. E foi concedido que ela fosse vestida de linho fino, limpo e branco:
porque o linho fino é a justiça dos santos [dikaiomata]’” (Apo. 19:6-8).
Essa
transição da “justiça de Cristo” (dikaiosune)
para “a justiça dos santos” (dikaiomata)
era o tema da mensagem de 1888 da justiça de Cristo durante todos esses anos,
quando Ellen White ficou tão feliz em ouvir a mensagem. Ela nunca antes a
ouvira proclamada publicamente. Foi para dizer isto que o sétimo anjo tocou a
sua trombeta: “Nos dias da voz do sétimo
anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou
aos profetas seus servos” (Apo. 10:7).
“Quando o irmão Waggoner trouxe essas ideias
em Minneapolis, foi o primeiro ensinamento claro sobre esse assunto, de
qualquer boca humana que eu tivesse ouvido, exceto as conversas entre mim e meu
marido. ... E quando outro a apresentou, cada fibra do meu coração disse:
Amém”.6
Que
gloriosa boa nova! Note que a constante ênfase é algo que nunca é visto em
nenhuma das mensagens de “justiça pela fé”, “evangelho” das igrejas evangélicas
guardadoras do domingo. Digamos que sejam sinceros e fiéis à luz, conforme lhes
foi permitido vê-la. Mas não compreendem isso. É algo totalmente único da
mensagem adventista do sétimo dia que foi “enviada” a nós na era de 1888: este
ministério especial de Cristo como Sumo Sacerdote está centrado no
Compartimento Santíssimo do santuário celestial, onde a “porta” foi “aberta”
“pela” voz do sétimo anjo”, uma mensagem nunca antes claramente ouvida na
história do mundo. É a mensagem do dia final da Expiação cósmica, a purificação
do santuário celestial que começou em 1844.
Sim,
essa “mui preciosa mensagem” não se envergonha de falar esta palavra: “A
perfeição, perfeição de caráter, é a meta cristã—a perfeição alcançada na carne
humana neste mundo [note, não de “carne humana”], e assim feito e consagrado um
caminho pelo qual, Nele, todo crente pode alcançá-lo. Ele, tendo atingido isto,
tornou-Se nosso grande Sumo Sacerdote, pelo Seu ministério sacerdotal no
verdadeiro santuário para permitir-nos alcançá-lo”.7
O que
fez Ellen White tão feliz quando ouviu que isso era o que vira foi um corte do
nó górdio no adventismo: “Essa mensagem [de 1888] deveria tornar mais
proeminente diante do mundo o Salvador levantado, o sacrifício pelos pecados do
todo o mundo”.8
Ela
percebeu que bem no fundo dessa mensagem estava a grande verdade de uma
justificação legal universal para os pecados do mundo inteiro, pois todos foram
“imputados” a Cristo. Essa conquista gloriosa para “todos os homens” tornou
possível a Deus tratar cada ser humano como se a dívida de pecado tivesse sido
paga, a fim de enviar a Sua chuva aos justos e aos injustos igualmente. “O
sacrifício dos pecados do mundo inteiro” envolveu a vinda de Cristo para
“provar a morte de todo homem” (Heb. 2:9), pois: “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, ... [pois o] Senhor
lançou sobre Ele a iniquidade de nós todos” (Isa. 53:5, 6).
-- Extraído dos escritos de Robert J. Wieland
Notas
finais: .
1) Materiais The Ellen G. White sobre 1888, pág. 1073.
2) Ibid., pág.
1070
3) Ellen G.
White, Special Testimonies, Series A,
No. 6, p 19.
4) Ellen G. White, Atos dos
Apóstoloes, pág. 585.
5) Ellet J. Waggoner, Cristo e Sua Justiça, pág.7, edição Boas Novas (1999)
6) Materiais The Ellen G. White sobre 1888, pág. 349
7) Ibidem, págs. 88 e 89.
8) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e obreiros Evangélicos,
pág. 91
9) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e obreiros Evangélicos,
pág. 91 e 92 (1896)
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Notas:
No vídeo deste tema desta semana você pode ver e ouvir
o pastor Paul Penno https://youtu.be/RQMXd-JesZo
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Biografia do autor, Pr. Roberto Wieland:
O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor
adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor
de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a
África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua
morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era
atuante na sua igreja local. Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o
pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos
Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral: 1º) que fossem
publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e 2º) que fosse
publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Estes e sua mensagem
receberam mais de 374 recomendações de Ellen G. White. 38 anos depois, em 1988,
a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de
4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de
Ellen G. White sobre 1888. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo
ainda atendido.
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