quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Lição 5—A experiência de unidade na igreja primitiva, por Paulo Penno



Para 27 de outubro a 3 de novembro de 2018 

Durante este trimestre, milhões de cristãos em todo o mundo estão estudando especialmente a unidade dentro da Igreja. Estamos estudando o que a Bíblia fala sobre essa unidade. Cristo orou por isso (João 17:20, 21). Paulo disse que a Igreja de Cristo a produzirá (Efé. 4:13-16). A própria doutrina de Deus exige isso (v. 2-6). Mas nós temos que encarar a realidade: as igrejas frequentemente têm discordâncias e divisões, mesmo dentro de uma denominação e mesmo dentro de um corpo da igreja.
Numa Igreja que por 150 anos representou a criação em 6 dias, uma leitura literal de Gênesis 1, 2, etc., existem agora vozes poderosas defendendo a evolução. E há divisões sobre a ordenação de mulheres, sobre música nos cultos da igreja, etc. E para muitos, “a bendita esperança” da breve segunda vinda de Cristo está recuando para o pano de fundo, e um milênio terreno materialista está tomando o seu lugar.
Por que a desunião parece florescer assim? E como a Igreja pode iluminar a Terra com glória se estiver num estado dividido? E o que pode trazer a verdadeira unidade pela qual Cristo orou? Existe uma solução.
Se Deus é real e Sua Bíblia é verdadeira, segue-se que Deus tem uma solução para o problema da desunião.
Deus trará seu povo para a união. Aquilo que duvidar hoje parece impossível, o Espírito Santo realizará.
Deus trará Seu povo para a união. Aquilo que para céticos hoje parece impossível, o Espírito Santo realizará.
Ele trouxe os onze apóstolos desunidos para a unidade antes do dia de Pentecostes. Eles estavam todos concordemente no mesmo lugar” (Atos 2:1). Essa foi a “chuva temporã” e promete-se que a “chuva serôdia” será ainda maior.
Efésios nos indica a solução: para aqueles “levados em roda por todo vento de doutrina”, é a mensagem de Ágape  (4:14, 15). Tal mensagem é o evangelho objetivo, a mensagem do que Cristo realizou, a pura verdade bíblica da justificação pela fé.
Cristo prometeu solenemente que, se Ele fosse levantado na Sua cruz, isto é, se o seu Ágape fosse claramente proclamado, Ele “atrairá a si todos os homens”, e isso, evidentemente, é a unidade perfeita (João 12:32). Deixem a liderança de uma Igreja que está sendo fragmentada receber a “mui preciosa mensagem” da justiça de Cristo; o milagre da unidade será tão certo quanto o dia se segue à noite.
 “Pentecostes” é uma palavra importante para os cristãos. Veio 50 dias após a ressurreição de Cristo. Os discípulos se reuniram para orar e estudar por 10 dias antes, de modo que na ocasião em que o Dia de Pentecostes chegou, finalmente estavam em total harmonia e unidade, concordemente no mesmo lugar” (Atos 2:1). Que o Senhor apresse o dia em que Seus “apóstolos” modernos estarão finalmente “unidos” em seu entendimento da verdade do evangelho!
Uma grande bênção veio naquele dia. O verdadeiro e genuíno “dom de línguas” manifestou-se para que todos, de todas as partes do mundo que estavam reunidos em Jerusalém, ouvissem as boas novas em sua própria língua, para que fossem claramente compreendidas. O Espírito Santo foi dado numa plenitude nunca igualada.
O que havia na mensagem de Pentecostes contendo tão tremendo poder que 3.000 foram convertidos, verdadeiramente convertidos, num dia?
Foi algo que nem Paulo articulou com clareza? Ellen G. White disse: “Grandes verdades que foram ouvidas e contempladas desde o dia de Pentecostes resplandecerão da palavra de Deus em sua pureza original” (Fundamentos da Educação Cristã, pág. 473; 1897).
Existe uma “grande verdade” que brilhou claramente no dia de Pentecostes que nem o apóstolo Paulo pregou? Sim, há uma: falando àquela grande multidão de milhares de pessoas de muitas nações e línguas, Pedro declarou corajosamente que haviam crucificado o Filho de Deus: “Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus a quem vós crucificastes Deus O fez, Senhor e Cristo” (Atos 2:36). Alguns dias depois, ele lhes disse: "Negastes o Santo e o Justo, ...  e matastes o Príncipe da vida" (Atos 3:14, 15). Nada nas epístolas de Paulo é tão forte, tão diretamente confrontacional!
O que aconteceu no dia de Pentecostes? Um arrependimento mais profundo do que jamais foi conhecido. O assassinato do Filho de Deus é o maior pecado já cometido; O arrependimento por esse pecado é o maior que um coração humano pode conhecer. Acha que pode ser possível que o sermão de Pedro se aplique a nós hoje?
--Paul E. Penno
Notas:                                                       
Veja, em inglês, o vídeo desta 5ª lição do  4º trim. de 2018,  exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/wA2bML8eDKU
O Pastor Paul Penno's video of this lesson is on the Internet at: https://youtu.be/wA2bML8eDKU

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
"Sabbath School Today" is on the Internet at: http://1888message.org/sst.htm
______________________________https://ecp.yusercontent.com/mail?url=https%3A%2F%2Fconstant.email%2Ft%2FSPz7bwsZO2xYko63kvYr1g%2FJYAGBN08xeRUIC892nqXI4Qw&t=1540894704&ymreqid=4872f2c4-0795-a8db-01ec-020011010000&sig=7BeYAtbX.dlUGpuUlU7egg--%7EC
Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________