quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Lição 8—Unidade na fé, por Ann Walper


Para 17 a 24 de novembro de 2018


O nosso Guia de Estudos começa a lição 8 com um instantâneo da controvérsia de 1888, mas a imagem está imprecisa e deve ser colocada em foco apropriado.

Sim, houve discussão sobre quais tribos constituíam os dez chifres de Daniel 7. No entanto, a controvérsia e as “atitudes hostis” começaram dois anos antes e permanecem conosco até hoje. Em 1886, E. J. Waggoner escreveu um comentário sobre os concertos que enfocava Gál. 3:24 em Cristo em vez da lei. A liderança da Associação Geral criticou a posição de Waggoner porque eles a consideraram como um enfraquecimento da base de seu argumento em apoio à perpetuidade do sábado. A atitude deles era: jogar fora a lei é lançar fora o apoio à verdade do sábado! Waggoner não estava jogando fora a lei. Ele estava colocando a lei no seu devido lugar. O objetivo não era o perfeito cumprimento da lei, mas a perfeita justiça de Cristo como a única fonte de nossa salvação.

*Nota: Veja o livro O Calvário no Sinai, que traduzimos e publicamos na íntegra em agosto de 2017 no blog Ágape Edições (http://agape-edicoes.blogspot.com/). Ali são relatados os eventos que começaram em 1886, O Calvário no Sinai, é uma excelente história em torno da Assembléia da Conferência Geral de 1888 realizada em Minneapolis durante a qual A. T. Jones e E. J. Wagoner apresentaram uma mensagem de Cristo e Sua justiça que foi referida por Ellen G White como "o início da chuva Serôdia" e "a mensagem dos três anjos na verdade". Esta obra do pastor Paul Penno será benéfica para quem quer entender por que ainda estamos aqui neste mundo e por que a igreja tem encontrado dificuldade em aceitar a "mensagem de 1888" de Cristo e Sua justiça, particularmente a questão dos "Dois concertos".

Quando Ellen White se posicionou ao lado de Waggoner e Jones no debate, os irmãos mais velhos e mais experientes ficaram contrariados. A. G. Daniells escreveu mais tarde que ela tinha que ficar “quase sozinha” contra quase toda a Associação Geral em sua defesa da posição de Waggoner e Jones sobre a justiça pela fé em Cristo somente.1 Os pés dos irmãos mais velhos estavam firmemente colocados no concreto de sua posição de “ficar ao lado dos antigos marcos”. Eles não podiam aceitar que dois jovens com praticamente nenhuma experiência teológica pudessem ter sido escolhidos por Deus, e receberam “credenciais divinas2 para ensiná-los—os irmãos com experiência teológica—sobre o concerto eterno e a justiça pela fé.

Como a discussão continuou nos anos seguintes a Minneapolis, em 1890, Ellen White escreveu a Uriah Smith dizendo que ele, Dan Jones e o “Irmão Porter” estavam “gastando [seus] poderes de investigação por nada para produzir uma posição sobre os concertos diferente da posição que o irmão Waggoner apresentou. ... A questão do concerto é uma questão clara e seria recebida por toda mente sincera e sem preconceitos. ... Vocês se afastaram da luz porque temiam que a questão da lei em Gálatas tivesse de ser aceita.”3

Ellen White escreveu: “Na manifestação do poder que ilumina a terra com a sua glória [referindo-se a Apo. 18:4 sob o poder da chuva serôdia], eles [os opositores da mensagem de 1888] verão apenas algo que, em sua cegueira, acham perigoso, algo que despertará seus medos e se prepararão contra isso. Porque o Senhor não trabalha de acordo com as suas expectativas e ideias, eles se oporão ao trabalho” .4

A lição de terça-feira discute nossa singular doutrina do santuário. Certamente devemos nos firmar fortemente em nossas doutrinas distintivas e essenciais—a obra de nosso Sumo Sacerdote por Seu povo e a purificação do santuário celestial. Esta é a nossa “doutrina essencial” que nos chamou a atenção em 1844, e nos separa de todas as outras denominações no mundo inteiro. Mas quando foi a última vez que você ouviu um sermão na manhã do sábado sobre qualquer aspecto do santuário?5 Há outras pessoas que guardam o sábado, que anseiam pela vinda de Cristo nas nuvens de glória, e que entendem a não-imortalidade da “alma” do homem. Mas nenhuma outra pessoa entende o ministério de nosso Sumo Sacerdote em purificar um “povo peculiar” que defenderá o Seu caráter de amor diante de um mundo em desintegração, à beira de auto destruir-se.

Durante o mesmo período em que Deus estava procurando um povo a quem pudesse derramar as bênçãos do céu, Satanás estava trabalhando rapidamente, criando uma falsa teoria de justiça, tão enganosa que capturou a mente de muitos dos “eleitos” de Deus. Esse engano estava enraizado no panteísmo, ensinado por J. H. Kellogg em Battle Creek, e infectou algumas das “estrelas mais brilhantes” da Igreja naquela época. Era uma teoria que tornava o santuário uma bagagem desnecessária na busca do homem pela santidade.

 “Qualquer homem que procura apresentar teorias que nos afastem da luz que nos veio sobre o ministério no santuário celestial, não deveria ser aceito como um professor. Um verdadeiro entendimento da questão do santuário significa muito para nós como um povo”.6 Essas palavras foram escritas no contexto da crise do panteísmo, precipitada pelos ensinamentos de Kellogg sobre a natureza de Deus. “Se Deus é uma essência que permeia toda a natureza, então Ele habita em todos os homens; e para alcançar a santidade, o homem tem apenas que desenvolver o poder dentro de si”.7

A crise que confrontou a Igreja na virada do século passado (o “alfa”), levantará a sua cabeça novamente (como o “ômega”) pouco antes do retorno de Cristo. Muitas pessoas ficarão confusas sobre nossas doutrinas distintas, e serão levadas a abandonar a verdade do santuário e tudo o que é parte dessa verdade (por exemplo, o juízo investigativo; purificação e transformação de nossos caracteres antes da segunda vinda).

 “Há nele [no panteísmo] o começo de teorias que, levadas à sua conclusão lógica, destruiriam a fé na questão do santuário e da expiação. Eu não acho que o Dr. Kellogg tenha visto isso claramente. Eu não acho que ele compreendeu que, ao estabelecer o seu novo fundamento de fé, estava direcionando seus passos para a infidelidade”.8

A teoria do panteísmo é que tudo é um e tudo é deus (monismo). Se tudo é deus, então o homem é deus. Essa ideia foi enganosamente transformada em “Cristo em vós”, uma falsificação do ensinamento bíblico de “Cristo em vós, esperança da glória ... para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo” (Col. 1:27, 28). Se tudo é deus, então tudo é bom, e o conceito de que o pecado nos separa de Deus é negado, e a salvação “do pecado” perde todo o significado. Não precisamos de um Salvador, se deus é “nós”, como declara o panteísmo. Tudo o que uma pessoa precisa fazer é “buscar o deus”—ou  “centelha divina”—dentro de cada um de nós, abrindo a mente através da meditação “consciente”, respiração controlada, repetindo lentamente as sílabas ressonantes enquanto tenta obter uma “mente clara”, e “enfocando o divino”.

No entanto, existe um vasto abismo entre esse tipo de meditação hipnótica da “nova era” e o tipo de “hora de reflexão ponderada”, o “meditar sobre cada palavra de Deus” que somos aconselhados a fazer quando “contemplamos a vida de Cristo”. “Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Cristo. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grande sacrifício por nós, nossa confiança Nele será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de Seu espírito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender ao pé da cruz a lição de arrependimento e humilhação”.9

Note: O foco não está em nós, mas na obra de justiça de Cristo. Tal contemplação profunda pode e deve provocar uma resposta de um coração quebrantado e contrito. Lágrimas podem fluir, ritmo cardíaco acelerar-se (ao invés de lento, como na meditação da “nova era”), enquanto nossa mente reflete sobre as diferenças entre nossa pecaminosidade, e o amor e justiça demonstrados por Deus no Getsêmani e na cruz.

Retornando à nossa discussão sobre o santuário, descobrimos que um elemento essencial para a doutrina do santuário é Cristo, nosso Sumo Sacerdote, e Seu ministério na purificação de um povo de todo pecado. A natureza que Cristo assumiu em Sua encarnação é um aspecto necessário do santuário. Se Cristo não foi “tocado com os sentimentos de nossas enfermidades” para que pudesse ser “em todos os pontos tentado como nós somos” (Heb. 4:15, KJV), então Ele não se qualifica como nosso Sumo Sacerdote. No desígnio de Deus no santuário terrestre, o sacerdote era tirado do meio do povo que devia representar em sua obra de intercessão. O sacerdote tinha tentações e inclinações comuns para pecar; ele “sabia o que havia no homem” (ver, por exemplo, João 2:25) e, portanto, estava preparado para apresentar as petições arrependidas de homens e mulheres caídos diante do trono da graça.

Quando Cristo Se tornou humano, a fim de salvar a raça humana, teve que assumir aquilo que Ele não era. Mesmo que Jesus tenha tomado sobre Si as inclinações e propensões comuns da carne decaída, nunca uma vez Ele as favoreceu, e nunca uma vez Jesus pecou, ​​nem mesmo por um pensamento. Portanto, Paulo nos implora: “De sorte que haja em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus” (*Fil. 2:5, KJV), porque com essa mente, nós também podemos vencer todo pecado.10

 “Agora, quanto a Cristo não ter ‘idênticas paixões' como as nossas: Nas Escrituras todo o caminho até Ele é como nós e conosco de acordo com a carne. Ele é a semente de Davi de acordo com a carne [Rom. 1:3] Ele foi feito à semelhança da carne pecaminosa [Rom. 8:3]. (*Mas) Não vá muito longe. Ele foi feito à semelhança da carne pecaminosa, não à semelhança da mente pecaminosa. Sua carne era nossa carne, mas a mente era 'a mente de Cristo Jesus'. Por isso, está escrito: 'Deixe esta mente estar em você, que também estava em Cristo Jesus'. [Fil. 2:5] Se Ele tivesse tomado a nossa mente, como, então, poderíamos ter sido exortados a 'deixar esta mente estar em você, que também estava em Cristo Jesus?' Já teria sido assim”.11

Se nós simplesmente deixássemos essa mente estar em nós—parássemos de lutar contra a obra do Espírito Santo para nos purificar—então Cristo poderia terminar Sua obra no santuário celestial, e vir para levar o Seu povo purificado para casa. O trabalho de purificar um povo deve começar no coração do povo, que é a causa da fonte do pecado que flui para o santuário celestial.

 “O serviço no santuário terrestre mostra também que, para que o santuário seja purificado e que a tarefa do serviço evangélico seja concluída, deve primeiro ser concluído nas pessoas que têm uma parte no serviço. ... A purificação do santuário, como o próprio santuário, era a remoção e o descartar do santuário de toda a transgressão do povo. ... E este fluxo deve ser interrompido em sua fonte nos corações e vidas dos adoradores, antes que o próprio santuário seja purificado. ... O ministério de Cristo no verdadeiro santuário realmente leva os pecados para sempre, torna os que se chegam perfeitos, aperfeiçoa “para sempre os que são santificados” (*Heb. 10:14).12

A vitória sobre todos os pecados nesta vida presente através do poder da fé de Cristo operando somente em nós “tanto o querer como o efetuar segundo a Sua boa vontade” produzirá a operação de Seu amor através de nós para com os outros (Fil. 2:12 e 13). Este é o objetivo do ministério de Cristo no santuário celestial—a exibição final do poder de Deus para transformar nossos caracteres. Então estaremos preparados para mostrar visivelmente o Seu caráter de amor ao mundo perdido.13 É isto que desenvolverá um povo unido e “peculiar” de quem Ele pode declarar: “Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus!” (Apo. 14:12)

*Ver nota 14 abaixo.
Ann Walper
_______________________________

Notas finais:                                                      Endnotes:

1) Veja The Abiding Gift of Prophecy (O presente permanente da profecia) de A. G. Daniells, pág. 369;

2) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, pág. 91, e Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 259;

3) Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 1, pág. 604; Carta 59, 1890;

4) Review and Herald Extra, de 23 de dez. De 1890;                                         

5) Um excelente livro para estudar a mensagem do santuário é The Cross and Its Shadow (A Cruz e Sua Sombra), por S. N. Haskell, que foi delegado na assembléia da Associação Geral de 1888, e um dos poucos que àquela ocasião creu na mensagem de Jones e Waggoner.

6) Manuscrito 125 de Ellen G. White, 1907, pág. 6;                                     

7) Ellen G. White, A Fé Pela Qual Eu Vivo, MM de 1958, pág 40;                         

8) Ellen G. White, Carta 33, 1904, parágrafo 4;                                                

9) Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 83;                           

10) Veja The Good News is Better Than You Think (As Boas Novas são Melhores do que Você Pensa) de Robert J. Wieland, edição CFI. 2018, págs. 13, 14, 24, 52, e 53 para uma discussão de como você “deixa” que a mente de Cristo esteja em nós;

11) Sermão nº 17 da série A Terceira Mensagem Angélica, de A. T. Jones, publicado no Boletim da Associação Geral de 1895, pág. 327;

12) O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã, de A. T. Jones, págs. 120 e 121, edição Boas Novas, 2003;

13) Veja Caminho a Cristo, de Ellen G. White, págs. 415 e 416.                      

14) “Ao aceitar a doutrina evangélica que a expiação foi completada na cruz (sem atenção a Dan 8:14 e 1844) e que Jesus nasceu com a
natureza humana de Adão antes da queda, a maioria dos púlpitos da igreja hoje não nos ensina que Jesus é o nosso Exemplo ao vencer a tentação e o pecado. (Com isto estamos dizendo que) a mensagem do santuário não é mais relevante no que diz respeito ao plano da
salvação... e que nós podemos ser salvos em nossos pecados, o desenvolvimento do caráter não é necessário, os mandamentos de Deus
não podem ser guardados perfeitamente pelo poder do Espírito Santo. O Espírito de Profecia é considerado uma antiguidade irrelevante do século 19 e o Sábado não é mais guardado de acordo com Isaías 58:13” (Dennis Priebe, pastor adventista, autor do livro “Face à Face com o Real Evangelho”).      
Ellen G. White advertiu: "No futuro, engano de toda espécie está para surgir, e precisamos de terreno firme para nossos pés. Queremos colunas sólidas para a edificação. Nem um só alfinete deve ser removido daquilo que o Senhor estabeleceu. O inimigo introduzirá falsas teorias, tais como a doutrina de que não existe santuário. Esse é um dos pontos em relação ao qual haverá um desvio da fé. Onde encontraremos segurança senão nas verdades que o Senhor nos deu nos últimos cinquenta anos? (Conselhos aos Escritores e Editores, pág. 53; Cristo em Seu Santuário, página 14).

_______________________________

Notas:                                                                                          

Veja, em inglês, o vídeo desta 6ª lição do 4º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/Sdn9GeTx5yk

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm. 
_______________________________

Biografia da autora:
A irmã Ana Walper é uma adventista dedicada à pesquisa bíblica e às atividades da igreja. Atualmente ela é diretora dos departamentos de liberdade religiosa; escola sabatina; saúde e temperança, e é coordenadora de uma das unidades evangelizadoras da escola sabatina. É também ativa instrutora bíblica. Profissionalmente é enfermeira padrão, e durante as férias escolares ela trabalha como enfermeira voluntária em acampamentos da juventude adventista nos estados de Tenneessee e Kentucky nos EUA. Ela é também escritora independente já por 16 anos em jornais de sua cidade sobre as boas novas de Cristo e Sua Justiça.
_______________________________