Para 29 de dez. de 2018 a 5 de jan. de 2019
Qual é a relação entre o Apocalipse e a
Mensagem de 1888?
Ellen White diz que há uma relação muito
próxima entre a mensagem de 1888 da justiça de Cristo e as características
gerais das profecias do Apocalipse.
Pode haver “assuntos de menor importância que
exijam estudo e correções cuidadosos”, diz ela; mas “"os grandes
sinais demarcadoes da verdade, mostrando-nos a dieção na história profética,
devem ser cuidadosamente observados, para que não sejam derribados, e
substituídos por teorias que trariam confusão em vez de genuíno
esclareciento".1
Por que Ellen White estava tão preocupada em
1896 Sobre o Futurismo Adventista?
Ficou claro para ela que “a mui preciosa mensagem” da era de 1888 estava “em grande medida” encontrando determinada resistência e rejeição.2 Na maneira de ela ver, os entendimentos proféticos básicos de nosso povo naquela época eram corretos e adequadamente concebidos de modo a iluminar a Terra com a glória da mensagem do alto clamor se apenas nossos irmãos tivessem aceitado a luz adicional da mensagem de 1888 da justiça de Cristo.
Ficou claro para ela que “a mui preciosa mensagem” da era de 1888 estava “em grande medida” encontrando determinada resistência e rejeição.2 Na maneira de ela ver, os entendimentos proféticos básicos de nosso povo naquela época eram corretos e adequadamente concebidos de modo a iluminar a Terra com a glória da mensagem do alto clamor se apenas nossos irmãos tivessem aceitado a luz adicional da mensagem de 1888 da justiça de Cristo.
Em outras palavras, combinada com a
compreensão profética de nosso povo naquele tempo, a proclamação da mensagem de
1888 poderia ter concluído a comissão do evangelho naquela geração. Em nenhum
momento Ellen White expressou a necessidade de uma nova interpretação de Daniel
e Apocalipse. Em vez disso, ela pediu que uma compreensão muito mais diligente
das profecias como “a corrente da verdade nas profecias” fosse buscada pelo
estudo diligente e com oração de nossos pioneiros.
Seus avisos de falsas doutrinas se tornaram
mais insistentes depois de 1888. Vemos a justificativa para essas advertências
na presente confusão profética nesta Igreja. A perspectiva de um “pluralismo”
totalmente desunido, causando mais confusão, é desanimadora para qualquer um
que anseie que a Igreja “se una firmemente”.
É de conhecimento geral que há uma grande
confusão hoje em relação a essas profecias. Onde
está a “luz genuína”? Somos informados:
"Especialmente deveria Daniel e o Apocalipse terem
atenção como nunca antes na história de nossa obra. Quando nós, como um povo,
compreendermos o que este livro significa, ver-se-á entre nós grande reavivamento
... Quando os livros de Daniel e Apocalipse forem bem compreendidos, terão os
crentes uma experiência religiosa inteiramente diferente ... O Senhor abençoa a
todo aquele que com humildade e mansidão procura compreender o que é revelado
no Apocalipse”.3
Estes chamados solenes para um estudo mais
profundo das profecias não implicam que precisamos de um novo modelo de
interpretação que deve negar ou suplantar o entendimento que o Espírito Santo
deu aos nossos pioneiros.
Foi durante a crise de 1888 que Ellen White disse:
"Hão de vir muitas coisas destinadas a enganar, trazendo algumas das
marcas da verdade. Assim que elas forem postas em movimento como o grande poder
de Deus, Satanás estará todo pronto para nelas entretecer aquilo que preparou a
fim de desviar almas da verdade para este tempo".4
De acordo com os conselhos inspirados de
Ellen White, nada agradaria mais o inimigo do que ver os adventistas do sétimo
dia inventando novos esquemas de interpretação de Daniel e Apocalipse,
fragmentando-se em partes, reaplicando as profecias do tempo e criando confusão
e impedindo o trabalho de ganho de almas. Novos membros ficariam arrasados se novas teorias lhes fossem instiladas e
encontrassem confusão profética na Igreja!
A adulteração dos “grandes marcos miliários
de . . . nosso roteiro na história profética” produzirá “confusão”. “Um
adversário que não dorme” está trabalhando para distorcer esses entendimentos
proféticos. “A fé . . . é minada” quando esses “eventos no desenrolar da
profecia que tiveram seu cumprimento no passado são indicados como futuros”.
Reconhecer que esses entendimentos anteriores estavam corretos para o seu
tempo, mas aplicá-los novamente “para o futuro” também é um exemplo de
confusão.
Qual é a melhor esperança para resolver nossa
confusão profética?
À luz dos claros conselhos de Ellen White,
como poderia uma nova invenção da interpretação profética encontrar aceitação
mundial geral nesta nossa geração? Será impossível convencer a Igreja mundial a
desqualificar O Grande Conflito, que continuará de forma convincente a
refutar todas as novas interpretações e re-aplicações das profecias. O Espírito
Santo estabeleceu um selo de aprovação a esse livro.
Nossa desunião deve nos levar a nos
envergonhar profundamente a ponto de jejuar, orar e por humilhação corporativa.
Nossa única esperança é “unir-nos fortemente” numa apreciação mais profunda dos
“grandes sinais proféticos” que construíram esta Igreja Adventista do Sétimo
Dia desde os seus primórdios.
Numerosas tentativas daqueles que dizem:
“Isto é verdade. Eu tenho nova luz”, são alimentados por um sentimento de
perplexidade com o longo atraso no retorno de Cristo. “Precisamos de uma nova
interpretação das profecias” é o clamor. Mas a verdadeira chave para entender
esse longo atraso, muito além de quando a geração que viu “sinais” nos céus
deveria ter testemunhado Seu retorno, é explicada pela história de 1888.
Nenhuma mente honesta pode ler Mateus 24:34,
Marcos 13:30 e Lucas 21:32 sem reconhecer que a intenção original do Senhor era
que a mesma geração que experimentou o Grande Desapontamento de 1844
testemunhasse a fruição da “bendita esperança”. A rejeição da mensagem de 1888
foi totalmente contrária ao plano
gracioso do Céu e às expectativas dos anjos.
O cenário profético que prevaleceu na era de
1888 voltou a ter lugar no contexto da história atual. Um desvio de 70 anos em
que o comunismo russo pareceu deslocar o papado como a “besta” de Apocalipse 13
agora chegou ao fim. Os principais personagens novamente ocupando o centro do
palco são o romanismo revivido como a “primeira besta”, um poderoso Estados
Unidos como a besta de dois chifres (um protestantismo cada vez mais próximo de
Roma), um islamismo renascente e um espiritismo explosivo. É uma interpretação
profética que já vimos (deja vue
profético.)
Está na hora de mais uma vez “uma mui
preciosa mensagem” se tornar finalmente realidade como o Senhor pretendia. Deve
ir sem supressão e sem oposição à Igreja mundial e daí iluminar o mundo como um
todo.
--Paul E. Penno
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Notas finais de Ellen G. White
1) Mensagens Escolhidas, livro 2, ág. 101
2) Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 234 e 235;
3) Testemunhos para Ministros e Obreiros Evngélicos, págs. 112 a 114;
4) Mensagens Escolhidas, livro 2, pág. 92;
1) Mensagens Escolhidas, livro 2, ág. 101
2) Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 234 e 235;
3) Testemunhos para Ministros e Obreiros Evngélicos, págs. 112 a 114;
4) Mensagens Escolhidas, livro 2, pág. 92;
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Notas:
Veja, em inglês, o vídeo desta 13ª última
lição do 4º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio:
https://youtu.be/u2u_g7CyP1s
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Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi
pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia,
EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400,
Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao
ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez
mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva
Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro
“O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do
7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br)
em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu
muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé
segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN,
etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós
usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal
orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro
de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist
Church localizada no endereço: 14919
Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
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