quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Lição 2 —Entre os candelabros, por Arlene Hill



Para 8 a 15 de janeiro de 2019

Apocalipse descreve a culminação final do plano de salvação que Deus tem tentado explicar em todas as Escrituras. O foco do livro está nas muitas facetas de Jesus e em Seu relacionamento com a Sua Igreja. A mensagem de 1888 dá a explicação mais clara de como Cristo cumpre a Sua missão de preparar a Sua noiva para o grande casamento celestial.
Apo. 1:12-18 (que é paralelo a Dan. 10:5-12) dá uma descrição abrangente da pessoa de Cristo como vista em visão tanto por Daniel como por João. O espaço nos permite considerar apenas alguns detalhes.
Os pés de Cristo são descritos como sendo de bronze polido. O metal é polido (calcinado), esfregando-o em uma superfície reflexiva brilhante. O antigo Israel usava bronze ou cobre para fazer espelhos. Êxo. 38:8 nos diz que as moças que serviram aos construtores do tabernáculo doaram seus espelhos para serem derretidos a fim de manufaturar a base da pia de bronze. Os sacerdotes eram obrigados a lavar as mãos e os pés na pia quando entravam no santuário “para que não morressem” (Êxo. 30:21).
Na linguagem de sinais das Escrituras, os espelhos ilustram uma função da lei de Deus (Tia. 1:23-25, 2ª Cor 3:17, 18). Talvez o significado dos pés brilhantes de Cristo sugira que a Sua lei ainda está em vigor em Seu governo. “A humanidade de Jesus de Nazaré é o espelho celestial em que vemos refletido tanto o ideal de Deus para a humanidade quanto a condição em que realmente somos.”1 Quando entendemos a humanidade de Cristo, vemos a encarnação do amor e percebemos que nossas naturezas nunca podem alcançar a perfeição que a lei requer. Como o Seu governo ainda é baseado em Sua lei, nunca poderemos fazer parte dele sem ajuda.
Foi para providenciar-nos esta ajuda que Cristo, que era imortal, veio à semelhança da carne pecaminosa. E. J. Waggoner, um dos “mensageiros” de 1888, explica isso em termos simples: “Nós não podemos entender como Cristo poderia ser Deus no princípio, compartilhando igual glória com o Pai, antes do mundo, e ainda nascer como um bebê em Belém”. O mistério da crucificação e Ressurreição é apenas o mistério da Encarnação.  . . . Não podemos entender como Ele poderia criar o mundo a partir do nada, nem como pode ressuscitar os mortos, nem como Ele opera pelo Seu Espírito. Em nossos próprios corações, contudo cremos nessas coisas e as conhecemos”.2
Esta incapacidade de entender pode ser um ponto de tropeço para muitos. Querem entender a mente de Deus antes que possam “saber e crer nessas coisas”. Principalmente, a dificuldade é uma questão de controle. É tão difícil aceitar verdadeiramente “não eu, mas Cristo”. No entanto, Cristo não é apenas nosso Sumo Sacerdote, Ele também deve ser o nosso Rei. A palavra grega traduzida como “túnica” em Apo. 1:13 é usada para descrever os trajes sacerdotais, mas era envolvida por um cinto de ouro que é uma vestimenta real.
Outro aspecto da imagem dos pés de Cristo é que os pés simbolizam o domínio. Em Jó 1:7, Satanás diz para Deus ter vindo de vagar pela Terra e “andar em volta dela”. Deus não contestou a implicação possessória da declaração de Satanás. Em Dan. 7:12-14, o Ancião de Dias deu o reino e o poder e o domínio a “um como um Filho do Homem”. Na cruz, Cristo redimiu e resgatou a raça humana; agora pertencemos a Ele. Cristo não está invadindo quando Ele anda entre Suas igrejas. Ele ganhou o direito de estar lá.
Como Governante deste mundo, Cristo consagrou um caminho específico para salvar a humanidade, como explica A. T. Jones, o outro “mensageiro” de 1888: “Porque Ele se deu por nós”. Tito 2:14 Este ‘preço’ foi pago por toda alma que está na Terra, e por todo aquele que já esteve ou sempre estará na Terra, porque ‘Ele morreu por todos’. Tendo morrido por todos, tendo pago o preço maravilhoso por todos, tendo Se dado por todos, certamente é um fato que todos são Seus. . . . E como todo o nosso ser é pecado e pecado somente, a fim de nos adquirir, para nos comprar, Ele teve que comprar nossos pecados também. . . . porque Ele nos comprou com aquele grande preço, assim também nossos pecados são Dele”.3
É irônico; não somos responsáveis ​​por resolver nosso próprio problema de pecado. Alguém pode dizer, mas a fórmula é “se confessarmos os nossos pecados, Ele os perdoará” (1 João 1: 9). Também interpretam erroneamente Tia. 2:14 como apoiando uma visão “equilibrada” de fé e obras.
Mas Paulo é claro que “pela graça sois salvos pela fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus: não de obras, para que ninguém se glorie” (Efé. 2:8,9). Tiago ou João contradiziam Paulo? “O conflito aparente (que incomoda muitos) é resolvido tão claramente quanto a luz do sol: a salvação é totalmente de graça através da fé, mas a ‘fé’ não está morta; é uma fé viva” que opera. Seu fruto: obediência a todos os mandamentos de Deus (Gál. 5:6).” “Não há ‘equilíbrio’ entre a justiça pela fé e a justiça pelas obras. (mornidão laodiceana, água quente e fria ‘equilibrada’, essa confusão é o problema de Laodiceia.)”4
Cristo não é apenas nosso Sumo Sacerdote perdoador, mas também ganhou o direito de ser nosso Rei e Governante. Nossas obras de nada valem porque Ele fez tudo. Louve a Deus por Sua graça suprema.
Sua Graça esmagadora.

Arlene Hill

Notas finais:                                                         

1) Leslie Hardinge, With Jesus in His Sanctuary, (Com Jesus em Seu Santuário) pág. 110; American Christian Ministries (Edição Ministéro Cristão Americano, de 1991).

2) E. J. Waggoner, Christ and His Righteousness (Cristo e Sua Justiça), pág. 27; Glad Tidings ed. (Edição Boas Novas, de 1999).

3) A. T. Jones, The Consecrated Way to Christian Perfection, (O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã) pp. 5, 6; Glad Tidings ed. (2003). Veja em  www.congressomv.org/caminho-consagrado/ em letra grande, este livro, na íntegra,

4) Robert J. Wieland, "Dial Daily Bread," (Devocional Pão Diário) de 28 de julho de 2012.

Notas:                                                             
O video deste tema desta semana  você pode ver e ouvir o pastor Paul Penno

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm

Biografia do autor, Pastor Paulo E. Penno Jr:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________