terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Lição 11—Unidade na adoração, por Arlene Hill



Para 8 a 15 de dezembro de 2018

Reunir-se com pessoas para adorar a Deus pode ser uma experiência abençoada que é melhor do que a soma dos indivíduos que adoram separadamente. A cultura da adoração celestial sempre inclui um número infinito de seres satisfeitos em se unir na adoração de seu Deus Criador. Como consta na parte de domingo da nossa lição: “Adoração é uma resposta de nossa fé em Deus por Suas obras poderosas: primeiramente, por nos criar e, em segundo lugar, por nos redimir”. É importante notar que por este último motivo somente os seres humanos podem louvar a Deus, porque Jesus apenas redimiu os seres humanos. Somente os seres humanos podem cantar o cântico de Moisés e do Cordeiro:

 “E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus,
e a cantico do Cordeiro, dizendo:
‘Grandes e maravilhosas são as Tuas obras,
Ó Senhor Deus, Todo-Poderoso;
Justos e verdadeiros são os teus caminhos,
Ó Rei dos santos”.

 “Quem te não temerá, ó Senhor, e não glorificará o teu nome?
Porque só tu és santo;
POR ISSO TODAS AS NAÇÕES VIRÃO E SE PROSTARÃO DIANTE DE TI,
Porque os teus juízos são manifestos”.
(Apo. 15:3,4)

 A declaração “todas as nações virão e adorarão” é uma declaração de unidade. Quando os “atos justos” do Senhor tiverem sido plenamente pregados e apreciados, haverá verdadeira unidade de adoração e a previsão de Isa. 45:23 será cumprida.

“Eu jurei por mim mesmo,
A palavra saiu da minha boca em retidão
E não vai voltar atrás
Para Mim todo joelho se dobrará, toda língua jurará lealdade “
(Veja também Rom. 14:11 e Fil. 2:10).
1ª Tes. 4: 3 nos diz que a vontade de Deus é nossa santificação. 1ª Tim. 2: 4 diz que Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Significa isso que todo ser humano será salvo e irão para o céu? Não, apesar do que muitos passaram a acreditar, haverá pessoas que se perderão. A mensagem de 1888 diz que:
 “... a Palavra de Deus ensina - que ‘a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens’. Tito 2:11, Deus operou a salvação para cada homem, e a eles a concedeu, mas a maioria a rejeita e a joga fora. O juízo final irá revelar o fato de que a salvação completa foi dada a cada homem e que os perdidos deliberadamente jogaram fora sua possessão de direito de primogenitura”.1
A Bíblia ensina claramente que haverá muitos que seguem o caminho que Faraó escolheu depois de receber informações de Moisés de que o Deus do céu, Jeová, existia e estava no controle dos eventos na Terra.
 “Embora cada uma das pragas egípcias aumentasse a obstinação e a dureza de coração de Faraó, ele e seus oficiais tinham que admitir que as pragas eram atos do ‘dedo de Deus’ (Êxo. 8:19), e permitiram que Israel fosse libertado para o terra prometida (Êxo. 12:31-32).”2
Faraó finalmente cede e diz a Moisés e Arão: “Então chamou a Moisés e a Arão à noite e disse: ‘Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito, e ide, e abençoai-me também a Mim’“ (Êxodo 12:31,32). 

Observe que Moisés e Arão disseram consistentemente a faraó que queriam sair para "adorar". Imagine como teria sido diferente se faraó tivesse reconhecido que todas as pessoas pertenciam a Jeová, em vez de dizer a Israel "saí do meio do meu povo". Todo o Egito poderia ter se unido em adoração juntos como o povo de Nínive fez quando seu rei os conduziu em arrependimento. Isso poderia ter acontecido, mas Faraó preferiu "rejeitar" as bênçãos que poderiam teriam vindo a ele e a seu povo. Todas as pessoas, mesmo aquelas que Deus deu a Faraó para governar, são na realidade povo de Deus.
Depois de privar seu povo das bênçãos de adorar junto com o povo que Deus havia escolhido, Faraó pediu egoisticamente a Moisés e Aarão “abençoai-me também a Mim”. Este é um reconhecimento de que ele, Faraó, o poderoso líder/deus do Egito, precisava das bênçãos de Jeová.
No final dos tempos, somos informados de que todo joelho se curvará,3 admitindo a soberania de Jeová, mas, como Faraó, finalmente procurarão atacar e matar a Deus e àqueles cuja fé Nele é genuína e humilde. Os egípcios não poderiam ter participado na adoração unificada do Deus verdadeiro sem reconhecer que os deuses que fizeram para si eram impotentes para salvá-los.
O Israel moderno comete o mesmo erro hoje quando insistimos em acrescentar algo à nossa justiça do que Jesus Cristo realizou por nós. Mas, se somos crucificados com Cristo e não adoramos através de nossos próprios esforços, haverá unidade de adoração entre nós.

--Arlene Hill
_________________________________________________
Notas Finais:                                             

1) E. J. Wagggoner, Boas Novas, pág. 14, edição CFI (2016)             

2) Ranko Stefanovic, Revelation of Jesus Christ: Commentary on the Book of Revelation, second ed., p. 478; Andrews University Press (2009). (Revelação de Jesus Cristo: Comentário sobre o Livro de Apocalípse, segunda edição , pág. 478; Imprensa da Universidade de Andrews (2009).

3) *Versos da Bíblia, versão Almeida Fiel, relacionados a cada joelho se dobrar e cada lingua confessar:

*Isa. 45:23, ú. p. “Por Mim meso tenho jurado, já saiu da Minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de Mim se dobrará todo joelho, e por Mim jurará toda a línua”

*Romanos 14:11 – “Porque está escrito:
Como Eu vivo, diz o Senhor,
que todo joelho se
dobrará a mim,
E toda língua confessará
a Deus.”

*Filipenses 2: 10-11 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e da terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus.”
_________________________________________________
Notas:                                                         

Veja, em inglês, o vídeo desta 11ª lição do 4º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/Ra9AcNXBPTs

             Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
_________________________________________________

Biografia da autora:

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street, Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642. Ela também foi oradora do seminário “Elias, convertendo corações”, realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia, telefone: +001 XX 760-749-9524
Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
_________________________________________________