quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Lição 3—“A fim de que todos sejam um”, por Paulo Penno



Para 13 a 20 de outubro de 2018

Quase todas as classes da Escola Sabatina podem ser divididas em questões bíblicas tais como qual a natureza que Cristo “tomou” em Sua encarnação, ou qual é a singular ideia adventista de purificação do santuário, ou o que é justificação. As boas novas de nossa vitória “assim como (Cristo) venceu” são frequentemente denegridas como a heresia do “perfeccionismo”. “Ministérios independentes” e publicações independentes são legião. Nossas interpretações das profecias de Daniel e do Apocalipse são variadas e contraditórias.
Nossos líderes perguntam melancolicamente com referência à mensagem de Apocalipse 18 do quarto anjo, que ilumina a Terra: “Como podemos iluminar o mundo com a glória das mensagens dos três anjos, se estamos ocupados lutando entre nós mesmos?” Algumas vezes em nossas Lições da Escola Sabatina, fala-se de unidade cristã, como “seria bom se . . .”. Jesus ainda está proferindo Sua oração de João 17? Quanto mais nos aproximamos do fim do mundo, mais parecemos despedaçados pelas convicções do nosso coração sobre o que é a verdade. A maioria dos pastores agora se recusa a pregar sobre as sólidas verdades adventistas do sétimo dia que estabeleceram nossa identidade.
Qual é a única solução eficaz?
Jesus pediu a Seu Pai para “santificá-los através de Tua verdade: Tua palavra é a verdade. ... Por eles Eu Me santifico, para que eles também sejam santificados pela verdade. ... Eu oro ... para que todos sejam um ... para que o mundo creia que Tu Me enviaste” (v. 17-21). Em outras palavras, Apocalipse 18 é uma mera fantasia, a menos que nos unamos na simples experiência de acreditar na verdade revelada.
Nas célebres Conferências sobre o Sábado em 1848, nossos pioneiros ajoelharam-se em seu caminho “santificado” ante verdades sólidas que estabeleceram esta Igreja. Eles resolveram a grande desilusão, abraçando de todo coração a verdade da doutrina do santuário.
Mas o Senhor Jesus viu que depois de algumas décadas, a verdade ainda era em grande parte uma convicção intelectual. Um formalismo morto estava absorvendo a Igreja e sua liderança ministerial ou pastoral. Portanto, em 1888, “em Sua grande misericórdia”, Ele “enviou uma mui preciosa mensagem” que Ele pretendia que nos trouxesse a um coração perfeito e unidade intelectual, preparado para o movimento final de Apocalipse 18. Por muitas décadas, a verdade completa do que aconteceu foi cuidadosamente escondida de nosso conhecimento, pois os testemunhos de Ellen White a respeito de “1888” foram enterrados nos cofres do Patrimônio literário de Ellen G. White, e a pesquisa foi desencorajada. Em 1987, preparatório para um grande Centenário em 1988, o White Estate (*O Patrimônio Literário de Ellen G. White) publicou em quatro grandes volumes, The Ellen G. White 1888 Materials (*Materiais de Ellen G. White sobre 1888) todas as palavras que ela havia escrito sobre “1888”. O total é de 1821 páginas.
O resultado: descobrimos que inúmeras vezes ela compara a “nossa” reação denominacional àquela “mui preciosa mensagem” à “reação dos judeus” a Jesus Cristo. Ela compara a mesma incredulidade crua que assolou o antigo Israel nos dias de Coré, Datã e Abirão, até nossa desunião de incredulidade em relação à liderança do Senhor na mensagem de 1888.1 Esse espírito não foi cem por cento, mas era “em grande medida” e “em grande parte”.2 O resultado foi decisivo na medida em que desviou o dom da chuva serôdia e impediu que essa geração testemunhasse os eventos de Apocalipse 18.
Uma fé genuína inclui em si mesma uma crença da verdade. Ellen White declarou que tempo virá em que os adventistas do sétimo dia estarão totalmente unidos em sua sincera crença na verdade teológica, como foi em nosso início pioneiro. Não haverá mais classes divididas da Escola Sabatina ou igrejas divididas. Falando de “aqueles que estão empenhados em proclamar a última mensagem solene a um mundo agonizante”, diz ela, “embora possuam diferentes temperamentos e disposições, verão olho a olho em todos os assuntos de crença religiosa. Falarão as mesmas coisas; terão o mesmo julgamento, serão um em Cristo Jesus”.3
O problema do antigo Israel era a rebelião contra a liderança do Senhor; é o nosso também. Mas o Espírito Santo está dando o dom do arrependimento denominacional: “Então a obra irá avante com solidez e energia dobradas. Comunicar-se-á aos obreiros uma nova eficiência em toda linha. Os homens aprenderão da reconciliação tornada necessária pelo pecado—reconciliação trazida pelo Messias mediante o Seu sacrifício. A última mensagem de advertência e salvação será dada com vigoroso poder. A Terra será iluminada com a glória de Deus, e nos competirá testemunhar a breve vinda de nosso Senhor e Salvador em poder e glória.”4

--Paul E. Penno
_____________________________________

Notas finais:                                                      

1) Materiais de Ellen G. White sobre 1888, pág 600;                                        
2) Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 235;                             
3) Ellen G. White, "Historical Sketches of the Foreign Missions of the SDA" (Esboços Históricos das Missões Estrangeiras da IASD)  pág. 124;                                              
4) Ellen G. White, Medicina e Salvação, pág. 185.                                             
_____________________________________


Notas:                                                                   

Veja, em inglês, o vídeo desta 3ª lição do 4º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/urzd_BTmU28

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm

_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________