terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Lição 1—O evangelho de Patmos, por Paulo Penno




Para 29 de dez. de 2018 a 5 de jan. de 2019

Qual é a relação entre o Apocalipse e a Mensagem de 1888?
Ellen White diz que há uma relação muito próxima entre a mensagem de 1888 da justiça de Cristo e as características gerais das profecias do Apocalipse.
Pode haver “assuntos de menor importância que exijam estudo e correções cuidadosos”, diz ela; mas “"os grandes sinais demarcadoes da verdade, mostrando-nos a dieção na história profética, devem ser cuidadosamente observados, para que não sejam derribados, e substituídos por teorias que trariam confusão em vez de genuíno esclareciento".1
Por que Ellen White estava tão preocupada em 1896 Sobre o Futurismo Adventista?
Ficou claro para ela que “a mui preciosa mensagem” da era de 1888 estava “em grande medida” encontrando determinada resistência e rejeição.2 Na maneira de ela ver, os entendimentos proféticos básicos de nosso povo naquela época eram corretos e adequadamente concebidos de modo a iluminar a Terra com a glória da mensagem do alto clamor se apenas nossos irmãos tivessem aceitado a luz adicional da mensagem de 1888 da justiça de Cristo.
Em outras palavras, combinada com a compreensão profética de nosso povo naquele tempo, a proclamação da mensagem de 1888 poderia ter concluído a comissão do evangelho naquela geração. Em nenhum momento Ellen White expressou a necessidade de uma nova interpretação de Daniel e Apocalipse. Em vez disso, ela pediu que uma compreensão muito mais diligente das profecias como “a corrente da verdade nas profecias” fosse buscada pelo estudo diligente e com oração de nossos pioneiros.
Seus avisos de falsas doutrinas se tornaram mais insistentes depois de 1888. Vemos a justificativa para essas advertências na presente confusão profética nesta Igreja. A perspectiva de um “pluralismo” totalmente desunido, causando mais confusão, é desanimadora para qualquer um que anseie que a Igreja “se una firmemente”.
É de conhecimento geral que há uma grande confusão hoje em relação a essas profecias. Onde está a “luz genuína”? Somos informados:
"Especialmente deveria Daniel e o Apocalipse terem atenção como nunca antes na história de nossa obra. Quando nós, como um povo, compreendermos o que este livro significa, ver-se-á entre nós grande reavivamento ... Quando os livros de Daniel e Apocalipse forem bem compreendidos, terão os crentes uma experiência religiosa inteiramente diferente ... O Senhor abençoa a todo aquele que com humildade e mansidão procura compreender o que é revelado no Apocalipse”.3
Estes chamados solenes para um estudo mais profundo das profecias não implicam que precisamos de um novo modelo de interpretação que deve negar ou suplantar o entendimento que o Espírito Santo deu aos nossos pioneiros.
Foi durante a crise de 1888 que Ellen White disse: "Hão de vir muitas coisas destinadas a enganar, trazendo algumas das marcas da verdade. Assim que elas forem postas em movimento como o grande poder de Deus, Satanás estará todo pronto para nelas entretecer aquilo que preparou a fim de desviar almas da verdade para este tempo".4
De acordo com os conselhos inspirados de Ellen White, nada agradaria mais o inimigo do que ver os adventistas do sétimo dia inventando novos esquemas de interpretação de Daniel e Apocalipse, fragmentando-se em partes, reaplicando as profecias do tempo e criando confusão e impedindo o trabalho de ganho de almas. Novos membros ficariam arrasados ​​se novas teorias lhes fossem instiladas e encontrassem confusão profética na Igreja!
A adulteração dos “grandes marcos miliários de . . . nosso roteiro na história profética” produzirá “confusão”. “Um adversário que não dorme” está trabalhando para distorcer esses entendimentos proféticos. “A fé . . . é minada” quando esses “eventos no desenrolar da profecia que tiveram seu cumprimento no passado são indicados como futuros”. Reconhecer que esses entendimentos anteriores estavam corretos para o seu tempo, mas aplicá-los novamente “para o futuro” também é um exemplo de confusão.
Qual é a melhor esperança para resolver nossa confusão profética?
À luz dos claros conselhos de Ellen White, como poderia uma nova invenção da interpretação profética encontrar aceitação mundial geral nesta nossa geração? Será impossível convencer a Igreja mundial a desqualificar O Grande Conflito, que continuará de forma convincente a refutar todas as novas interpretações e re-aplicações das profecias. O Espírito Santo estabeleceu um selo de aprovação a esse livro.
Nossa desunião deve nos levar a nos envergonhar profundamente a ponto de jejuar, orar e por humilhação corporativa. Nossa única esperança é “unir-nos fortemente” numa apreciação mais profunda dos “grandes sinais proféticos” que construíram esta Igreja Adventista do Sétimo Dia desde os seus primórdios.
Numerosas tentativas daqueles que dizem: “Isto é verdade. Eu tenho nova luz”, são alimentados por um sentimento de perplexidade com o longo atraso no retorno de Cristo. “Precisamos de uma nova interpretação das profecias” é o clamor. Mas a verdadeira chave para entender esse longo atraso, muito além de quando a geração que viu “sinais” nos céus deveria ter testemunhado Seu retorno, é explicada pela história de 1888.
Nenhuma mente honesta pode ler Mateus 24:34, Marcos 13:30 e Lucas 21:32 sem reconhecer que a intenção original do Senhor era que a mesma geração que experimentou o Grande Desapontamento de 1844 testemunhasse a fruição da “bendita esperança”. A rejeição da mensagem de 1888 foi  totalmente contrária ao plano gracioso do Céu e às expectativas dos anjos.
O cenário profético que prevaleceu na era de 1888 voltou a ter lugar no contexto da história atual. Um desvio de 70 anos em que o comunismo russo pareceu deslocar o papado como a “besta” de Apocalipse 13 agora chegou ao fim. Os principais personagens novamente ocupando o centro do palco são o romanismo revivido como a “primeira besta”, um poderoso Estados Unidos como a besta de dois chifres (um protestantismo cada vez mais próximo de Roma), um islamismo renascente e um espiritismo explosivo. É uma interpretação profética que já vimos (deja vue profético.)
Está na hora de mais uma vez “uma mui preciosa mensagem” se tornar finalmente realidade como o Senhor pretendia. Deve ir sem supressão e sem oposição à Igreja mundial e daí iluminar o mundo como um todo.

--Paul E. Penno
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Notas finais de Ellen G. White                           
1) Mensagens Escolhidas, livro 2, ág. 101                                                            
2) Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 234 e 235;                                              
3) Testemunhos para Ministros e Obreiros Evngélicos, págs. 112 a 114;            
4) Mensagens Escolhidas, livro 2, pág. 92;                                                           

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Notas:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
Veja, em inglês, o vídeo desta 13ª última lição do 4º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/u2u_g7CyP1s

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm

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Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
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