terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Lição 5—Os Sete Selos, por Paul E. Penno



Para 26 de jan. a 2 de ferv. de 2019

De acordo com O Grande Conflito,1 os sete selos são historicistas, virtualmente o que nós, como povo, mantemos por 160 anos. A nova luz de que precisamos desesperadamente não são cálculos de tempo alimentados por computador, mas a mensagem da justiça de Cristo que nos permitirá desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo. A verdadeira motivação necessária não é aquela que é inspirada por novos períodos de tempo sensacionais, mas por uma apreciação mais profunda do que custou ao Filho de Deus nos redimir pela Sua cruz e Seu ministério no santuário. É isso que complementa a visão adventista das profecias e as torna relevantes e inspiradoras.
Os sete selos são uma dessas “grandes linhas de profecia”2, que é historicamente paralelo às sete igrejas e às sete trombetas. Os selos são uma revelação de Cristo através de mensageiros celestiais desde o tempo dos apóstolos até a segunda vinda de Jesus.
Cristo está nos dizendo através dos selos que o evangelho imaculado da igreja primitiva seria uma grande bênção na vida daqueles que o receberam e que o evangelho seria rejeitado ao longo do tempo pelo chamado Cristianismo, resultando em terríveis aflições e perseguição para aqueles que a proclamaram. Levaria esses longos vinte séculos para recuperar o evangelho apostólico e exceder com clareza sua proclamação ao mundo. Exatamente como isso seria realizado é um desvelar de Jesus Cristo a partir de 1844 e seu desdobramento posterior na mensagem de 1888.
Os “quatro seres viventes” apreciam o custo do Filho de Deus em dar a vida pelos habitantes da Terra. Eles O amam tanto que prendem a atenção de João (Apo. 6:1) na comissão de “mensageiros-anjos de Deus para a Terra, trazendo pessoas ao arrependimento, vida e vitória; protegem os justos e mantêm sob controle os ímpios”.3
A Igreja cristã primitiva sob a liderança dos apóstolos de Jesus foi movida com amor divino para proclamar Cristo crucificado e ressuscitado dos mortos. O “cavalo branco” é a era efesiana da Igreja antes de perder o seu primeiro amor (Apo. 2: 4).
Segue-se no tempo o cavalo vermelho flamejante, representando o encontro do evangelho com violência e derramamento de sangue. E, então, as condições de fome do “cavalo negro” durante a idade das trevas (1.260 anos), quando era tão difícil encontrar a pureza do evangelho quanto em tempos econômicos tão ruins, leva um dia para comprar um pouco de trigo e cevada (Apo. 6:5, 6). O cavalo amarelo significa morte e destruição para os fiéis mártires.
O quinto selo encontra o sangue dos mártires clamando por justiça divina. Agora segue terremotos e fogos celestiais no sexto selo chamando a atenção para o cumprimento da profecia bíblica nos séculos XVIII e XIX.
Ellen White escreve:
“Especialmente devem Daniel e o Apocalipse merecer a atenção como nunca dantes na história de nossa obra. ... Quando nós, como um povo, compreendermos o que este livro [Apocalipse] para nós significa, ver-se-á entre nós grande reavivamento.”4
Aqui está nossa chuva serôdia e alto clamor que prepara um povo, finalmente, na longa e sórdida história da Terra, para uma compreensão mais clara do evangelho, a fim de proclamá-lo a toda nação, tribo, língua e povo.
A mensagem do terceiro anjo foi proclamada nos quatro cantos da Terra por mais de um século. Mas até agora, eles não prepararam um povo para a vinda de Jesus. Os três anjos precisam de ajuda. Eles não podem fazer tudo sozinhos. Carecem do derramamento do Espírito Santo em proporções de chuva serôdia, assim como os apóstolos no dia de Pentecostes, apenas em maior grau. É por isso que João “viu outro anjo descer do céu, que tinha grande poder; e a terra foi iluminada com a Sua glória” (Apo. 18:1).
Como essas profecias da formação dos selos estão relacionadas à mensagem de 1888 da justiça de Cristo? A mensagem de 1888 foi enviada pelo Senhor para validar o entendimento das profecias que nossos pioneiros perceberam. Tivesse a mensagem de 1888 sido aceita, nosso entendimento profético teria sido completado e o “grande reavivamento” prometido teria preparado aquela geração para a vinda do Senhor.

Paul E. Penno
_____________________________________

Notas finais:                                                 

1) Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 321;                                         

2) ibidem;                                                                                                      

3) Robert J. Wieland, O Evangelho em Reveração, pág 37                        

4) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 112 e 113, ênfase acrescida
_____________________________________

Notas:                                                              

No vídeo deste tema desta semana você pode ver e ouvir o pastor Paul Penno https://youtu.be/ey5J9F-Cu4E

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________