segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Lição 6—O Povo de Deus selado, por Arlene Hill



Para 2 a 9 de fevereiro de 2019


 “Mas como as estrelas no vasto circuito de sua indicada órbita, os desígnios de Deus não conhecem adiantamento nem tardança. ... Assim, nos divinos conselhos fora determinada a hora da vinda de Cristo. Quando o grande relógio do tempo indicou aquela hora, Jesus nasceu em Belém”.1
 “Os que estiverem vivendo sobre a Terra quando a intercessão de Cristo cessar no santuário celestial, deverão, sem mediador, estar em pé na presença do Deus santo. Suas vestes devem estar imaculadas, o caráter liberto de pecado, pelo sangue da aspersão. Mediante a graça de Deus e seu próprio esforço diligente, devem eles ser vencedores na batalha contra o mal. Enquanto o juízo investigativo prosseguir no Céu, enquanto os pecados dos crentes arrependidos estão sendo removidos do santuário, deve haver uma obra especial de purificação, ou de afastamento de pecado, entre o povo de Deus na Terra. Esta obra é mais claramente apresentada nas mensagens do capítulo 14 de Apocalipse. Quando esta obra tiver sido cumprida, os seguidores de Cristo estarão prontos para o Seu aparecimento”.2
Essas duas citações familiares, ambas escritas por Ellen G. White, parecem contradizer-se. No entanto, requer pouca análise para ver que as duas afirmações não são contraditórias, uma vez que se referem a dois períodos de tempo diferentes. A primeira declaração é obviamente referindo-se à primeira vinda de Cristo. A segunda declaração refere-se ao final do tempo quando Cristo retorna pela segunda vez.
                No entanto, há aqueles que usam a primeira declaração para dizer que nada pode influenciar o segundo retorno de Cristo, portanto, pode haver “nem pressa e nem demora” em Seu retorno. Eles acham que o céu e a Terra devem esperar até que o grande relógio cósmico chegue a algum ponto futuro desconhecido, como se nosso destino depende das estrelas.
Considere outra declaração de Ellen White escrita no final da década de 1800:
Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.
“É privilégio de todo cristão não somente procurar, mas apressar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (2ª Pedro 3:12, margem). Se todos os que professam Seu nome produzissem fruto para a Sua glória, quão depressa não estaria o mundo todo semeado com a semente do evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande seara, e Cristo viria recolher o precioso grão.”3
O que deve acontecer que resultará na aceleração da vinda de Jesus? “Todos os que professam o Seu nome darão fruto para a Sua glória para o mundo”. Apo. 18:1 nos diz que um quarto anjo (mensageiro) iluminará a Terra com a glória de Deus. A Igreja Adventista nunca pode separar-se das mensagens dos três anjos, que são verdade presente para o nosso tempo. Uma leitura cuidadosa da mensagem do quarto anjo mostra que é uma reiteração das advertências e admoestações das mensagens dos três anjos, mas “tendo grande poder”. A citação acima de Parábolas de Jesus descreve que quando “todos” que professam o Seu nome dão frutos “para Sua glória” o evangelho irá ao mundo “rapidamente”.
Nossa lição desta semana trata do selamento dos santos. “Nós falamos muito do tempo em que o povo de Deus seria selado e viveria sem um mediador ou um intercessor enquanto enfrentavam o tempo de angústia no final. O próprio fato de que um mediador é necessário a qualquer momento indica que há um problema. Esse problema é o pecado, e quando chega o dia em que nenhum mediador for requerido, significa que o problema foi removido. ... O ponto principal da verdade do santuário é que Cristo não permanecerá um Intercessor e Substituto para sempre; Deve haver um desenvolvimento de caráter que nenhuma comunidade de santos já tenha experimentado anteriormente, e eles vencerão “assim como Ele [Cristo] venceu” (Apo. 3:21). A questão básica não é preparar um povo para a morte, mas para a trasladação”.4
“A Bíblia ensina claramente que a justiça é pela fé. Portanto, o único elemento que o povo de Deus precisa para se preparar para a segunda vinda de Cristo é a fé genuína. A mensagem que o mundo precisa ouvir é a verdade da justiça pela fé à luz da purificação do santuário—‘o terceiro anjo em verdade’. A fé é entendida em seu verdadeiro sentido bíblico—uma apreciação de coração do Ágape de Cristo”.5
“Ser selado pelo selo do Espírito Santo é o sinal de um cristão genuíno que pertence a Deus e o sinal de segurança da salvação. ‘Nele, você também’, explica Paulo, ‘depois de ouvir a mensagem da verdade, evangelho da vossa salvação—também tendo crido, fostes selados Nele com o Espírito Santo da promessa, que é dado como penhor de nossa herança, com vistas à redenção da possessão de Deus, para o louvor da Sua glória’ (Efé 1: 13-14; cf. 2ª Cor. 1: 21-22)”.6
Como Deus sela as pessoas? Da descrição de Paulo, vem depois de “ouvir” o evangelho, para aqueles que também creem. Isso pode acontecer em um momento, como aparentemente aconteceu com o ladrão na cruz, ou, mais provavelmente, durante uma vida inteira de experiências que testam a crença expressa primeiramente com o que chamamos de conversão.
Abraão é um dos melhores exemplos. Ele creu em Deus o suficiente para deixar tudo e levar a sua família para um país desconhecido com base numa promessa. Fé maravilhosa, mas vacilou durante toda a sua vida. Finalmente, ele estava pronto para o teste final de sacrificar o seu filho. Naquele momento de sua vida, Abraão não questionou, nem explicou os seus planos para quem pudesse detê-lo. Chegou a um ponto em que todas as suas esperanças, sonhos e ambições eram secundários em seguir o mandamento de Deus. Até as opiniões de familiares e amigos eram secundárias.
O processo de selamento acontece em nossas vidas da mesma maneira. Os quatro cavaleiros começam com um cavalo branco de vitória, mas aqueles que rejeitam essa vitória recebem juízos de guerra, fome, pestilência e feras. Tudo isso tem a intenção de nos levar ao arrependimento. Tudo o que é constante na experiência humana será abalado, e nossa escolha será cremos que Deus salvará, seja fisicamente neste mundo ou, mais tarde, na ressurreição.
 “Sob a sétima trombeta, o amor de Deus é destacado numa mensagem final de misericórdia e alerta para ‘toda nação, tribo, língua e povo’ imediatamente antes da segunda vinda do ‘Filho do homem’. Apocalipse 14 apresenta a cena final como um conflito entre o “evangelho eterno” puro e verdadeiro e uma imitação em massa conhecida como “Babilônia”. O drama profético é totalmente simples, até mesmo uma criança pode compreender o seu significado global. A iluminação especial do Espírito Santo é o que Deus solenemente promete a qualquer um que busque entender (veja Dan. 12: 4, 10; Apo. 1: 1-3)”.7

Arlene Hill
_________________________________________________

Notas finais:                                                     

1) Ellen G. White, O Desejando de todas as nações, pág. 32.

2) Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 425.

3) Ellen G. White, Parábolas de Jesus, pág. 69, ênfase adicionada.

4) Donald K. Short, "Então o Santuário Será Purificado," pág. 44, edição CFI (2018).

5) Compilado por Robert J. Wieland, Dez Grandes Verdades que Tornam a Mensagem de 1888 Singular, da série "Verdades do Evangelho, estudo nº 9," pág. 30 (1998).

6) Ranko Stefanovic, Revelação de Jesus Cristo: Comentário do Livro de Apocalipse, Imprensa da Universidade Andrews, pág. 261.

7) Robert J. Wieland, Dial Daily Bread, (Pão Diário Digital) "The Prophetic Drama Is Starkly Simple" (O Drama Profético é Totalmente Simples)  (8 de Dez, de 2018).
_________________________________________________
Notes:

No vídeo deste tema desta semana você pode ver e ouvir o pastor Paul Penno https://www.youtube.com/watch?v=aB_BLQtFzxU,

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
_________________________________________________

Biografia da autora Arlene Hill:

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street, Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642. Ela também foi oradora do seminário “Elias, convertendo corações”, realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia, telefone: +001 XX 760-749-9524
Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
_________________________________________________