terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Lição 7—As sete trombetas, por Robert Wieland



Para 9 a 16 de fevereiro de 2019

A mensagem de 1888 e sua história têm uma relação direta com a verdade das sete trombetas de Apocalipse 8-11. Ellen White identificou claramente a mensagem de 1888 como “o começo” do alto clamor de Apocalipse 18 e o início também da chuva serôdia:
 “O tempo do teste está exatamente sobre nós, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa o pecado. Este é o começo da luz do anjo cuja glória encherá a Terra inteira [Apocalipse 18:1-4]”.1
 “[Se tivesse sido aceita] então a luz forte e clara daquele outro anjo que desceu do céu tendo grande poder, teria enchido a Terra com sua glória. . . . A própria mensagem que Deus quis que saísse da Assembleia de Minneapolis”.2
“[Foram] aguaceiros da chuva serôdia do céu”.3
As sete trombetas ocupam quatro capítulos do Apocalipse—quase um quinto do livro. Sabemos que Apocalipse 2 e 3 descrevem a verdadeira Igreja de Deus ao longo de sete períodos da história mundial, desde o tempo dos apóstolos até o fim do mundo. É a história do verdadeiro povo de Deus em relação a Ele:
“Os nomes das sete igrejas são simbólicos da Igreja em diferentes períodos da Era Cristã. O número 7 indica completude, e é simbólico do fato de que as mensagens se estendem até o fim dos tempos, enquanto os símbolos usados ​​revelam a condição da Igreja em diferentes períodos da história do mundo”.4
Da mesma forma, o capítulo 6 de Apocalipse descreve os sete selos, que também abrangem “diferentes períodos da história do mundo” “até o fim dos tempos”, descrevendo o verdadeiro povo de Deus em relação ao mundo:
Depois vem um interlúdio durante o qual uma grande tempestade final do mundo ameaça desabar continuamente, mas é mantida sob controle por “quatro anjos” que “retêm” os ventos. Durante esse tempo, Deus “sela” o Seu povo para estar pronto para a segunda vinda (capítulo 7): A sétima trombeta é o fim do mundo e o “silêncio no céu”. Mais uma vez, o ciclo da história mundial se completa.
Quatro capítulos inteiros se dedicam novamente à história do mundo! As sete trombetas descrevem os eventos mundiais relacionados à verdadeira Igreja de Deus. Essa é a opinião que os adventistas do sétimo dia têm admitido desde a época dos primeiros pioneiros, durante todas as décadas do ministério de Ellen White. Ela nunca disse uma palavra para depreciar os entendimentos proféticos daqueles pioneiros ou líderes da Igreja na era de 1888. Não havia nada errado com seus principais entendimentos proféticos; o problema deles era entender mal a mensagem da justiça de Cristo. As sete trombetas são os sete principais períodos da história mundial desde a época de Cristo e incluem:
1) O ministério sumo sacerdotal de Cristo para o mundo (8:2-5).
2) A queda abismal da civilização mundial que prevaleceu no tempo de Cristo (8:6-13).
3) A ascensão do Islã como um protesto contra a apostasia e as razões de sua filosofia que
 abala o mundo (9:1-21).
4) A ascensão do Grande Movimento do Segundo Advento e seu impacto no mundo, incluindo
 a história do Grande Desapontamento de 1844 (capítulo 10).
5) O fim da perseguição dos santos durante a Idade das Trevas (11:1-3).
6) O cuidado de Deus por Seu povo e seu sustento na perseguição (11:4-6).
7) A Revolução Francesa e os primórdios do comunismo mundial (11:4-7).
8) A perseguição do povo de Deus na França e o regozijo papal sobre isso (11:9,10).
9) O crescimento e ministério das grandes Sociedades Bíblicas mundiais (11:11,12).
10) A história da Revolução Francesa (11:11).
11) A inauguração do ministério de Cristo no Compartimento Santíssimo (11:15-17).
12) O começo do último grande tempo angústia para o mundo (11:18).
13) A obra da expiação final de Cristo realizada no Compartimento Santíssimo (11:19).
É é aí que a mensagem de 1888 e sua história figuram proeminentemente no capítulo 10. É o evento que anuncia a conclusão da grande comissão evangélica que começou há muito tempo no Pentecostes: “Nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como Ele anunciou aos profetas, Seus servos” (10:7).
Quando o “sétimo” dos anjos que sopram as “sete trombetas” “começarem a soar”, a mensagem que Deus envia não será uma mensagem de obras, mas uma mensagem de fé. Não vai cerrar os punhos e triturar os dentes e se esforçar mais, mas será uma revelação da graça muito mais abundante de um Salvador completo, a quem devemos “contemplar”. Devemos estar “considerando a Cristo ... inteligentemente, assim como Ele é, [isto] transformará a pessoa num cristão perfeito, pois ‘por contemplarmos somos transformados’”5.
Alguns ridicularizam isso como a heresia do perfeccionismo, mas não é a perfeição da carne, e sim o crescimento em Cristo, pela fé Nele, até a perfeição de caráter, enquanto o povo de Deus ainda está em carne pecaminosa. Em outras palavras, será simplesmente vencer como Ele venceu, como o próprio Jesus diz: "Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no Meu trono, assim como Eu venci" (Apo. 3:21). Será o viver na vida de Seu povo que caiu, de carne pecaminosa, Sua vida vencedora em nossa carne pecaminosa caída que Ele “assumiu”.
Há duas palavras gregas para justiça que descrevem essa maravilhosa ação de Cristo. Para o leitor que não vê “a mensagem do terceiro anjo em verdade” nesta passagem em Romanos, ajudará a tornar a distinção clara. A única mensagem de 1888 da justiça de Cristo é revelada no grego de Romanos, e uma vez que você a veja, irá lhe surpreender: “A justiça de Deus [dikaiosune] ... é pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem” (Rom. 3:22).
Agora observe o que acontece quando o povo de Deus “crê”—há uma segunda palavra grega usada desta vez: “O que era impossível à lei, visto  como estava enferma pela carne, Deus enviando o Seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei [dikaiomata] se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rom. 8: 3 e 4).
Agora, finalmente, a dikaiosune (justiça de Cristo) é manifestada na vida daqueles que acreditam em quão boa é a Boa Nova, e agora é dikaiomata neles. Nós vemos isto novamente quando no final do sopro da sétima trombeta no Dia da Expiação, este processo abençoado de viver (pela fé) foi completado:
 “Ouvi como se fosse a voz de uma grande multidão, ... Alegremo-nos e regozijemo-nos, e honremos a Ele: porque as bodas do Cordeiro está vindo, e Sua esposa se aprontou. E foi concedido que ela fosse vestida de linho fino, limpo e branco: porque o linho fino é a justiça dos santos [dikaiomata]’” (Apo. 19:6-8).
Essa transição da “justiça de Cristo” (dikaiosune) para “a justiça dos santos” (dikaiomata) era o tema da mensagem de 1888 da justiça de Cristo durante todos esses anos, quando Ellen White ficou tão feliz em ouvir a mensagem. Ela nunca antes a ouvira proclamada publicamente. Foi para dizer isto que o sétimo anjo tocou a sua trombeta: “Nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas seus servos” (Apo. 10:7).
 “Quando o irmão Waggoner trouxe essas ideias em Minneapolis, foi o primeiro ensinamento claro sobre esse assunto, de qualquer boca humana que eu tivesse ouvido, exceto as conversas entre mim e meu marido. ... E quando outro a apresentou, cada fibra do meu coração disse: Amém”.6
Que gloriosa boa nova! Note que a constante ênfase é algo que nunca é visto em nenhuma das mensagens de “justiça pela fé”, “evangelho” das igrejas evangélicas guardadoras do domingo. Digamos que sejam sinceros e fiéis à luz, conforme lhes foi permitido vê-la. Mas não compreendem isso. É algo totalmente único da mensagem adventista do sétimo dia que foi “enviada” a nós na era de 1888: este ministério especial de Cristo como Sumo Sacerdote está centrado no Compartimento Santíssimo do santuário celestial, onde a “porta” foi “aberta” “pela” voz do sétimo anjo”, uma mensagem nunca antes claramente ouvida na história do mundo. É a mensagem do dia final da Expiação cósmica, a purificação do santuário celestial que começou em 1844.
Sim, essa “mui preciosa mensagem” não se envergonha de falar esta palavra: “A perfeição, perfeição de caráter, é a meta cristã—a perfeição alcançada na carne humana neste mundo [note, não de “carne humana”], e assim feito e consagrado um caminho pelo qual, Nele, todo crente pode alcançá-lo. Ele, tendo atingido isto, tornou-Se nosso grande Sumo Sacerdote, pelo Seu ministério sacerdotal no verdadeiro santuário para permitir-nos alcançá-lo”.7
O que fez Ellen White tão feliz quando ouviu que isso era o que vira foi um corte do nó górdio no adventismo: “Essa mensagem [de 1888] deveria tornar mais proeminente diante do mundo o Salvador levantado, o sacrifício pelos pecados do todo o mundo”.8
Ela percebeu que bem no fundo dessa mensagem estava a grande verdade de uma justificação legal universal para os pecados do mundo inteiro, pois todos foram “imputados” a Cristo. Essa conquista gloriosa para “todos os homens” tornou possível a Deus tratar cada ser humano como se a dívida de pecado tivesse sido paga, a fim de enviar a Sua chuva aos justos e aos injustos igualmente. “O sacrifício dos pecados do mundo inteiro” envolveu a vinda de Cristo para “provar a morte de todo homem” (Heb. 2:9), pois: “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, ... [pois o] Senhor lançou sobre Ele a iniquidade de nós todos” (Isa. 53:5, 6).
                 
-- Extraído dos escritos de Robert J. Wieland

Notas finais:               .

1) Materiais The Ellen G. White sobre 1888, pág. 1073.                
2) Ibid., pág. 1070
3) Ellen G. White, Special Testimonies, Series A, No. 6, p 19.         
4) Ellen G. White, Atos dos Apóstoloes, pág. 585.                       
5) Ellet J. Waggoner, Cristo e Sua Justiça, pág.7, edição Boas Novas (1999)
6) Materiais The Ellen G. White sobre 1888, pág. 349                   
7) Ibidem, págs. 88 e 89.                      
8) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e obreiros Evangélicos, pág. 91
9) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e obreiros Evangélicos, pág. 91 e 92 (1896)
_________________________________________________

      Notas:                                                  
No vídeo deste tema desta semana você pode ver e ouvir o pastor Paul Penno https://youtu.be/RQMXd-JesZo

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm

_________________________________________________

Biografia do autor, Pr. Roberto Wieland:

O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local. Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral: 1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e 2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Estes e sua mensagem receberam mais de 374 recomendações de Ellen G. White. 38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido.

_________________________________________________