terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Lição 8—Satanás , um inimigo derrotado, por—Paul E. Penno



Para 16 a 22 de fevereiro de 2019

O título desta lição, “Satanás, um inimigo derrotado”, quase faz parecer que o Grande Conflito foi encerrado na cruz. Mas, claro, o “trimestrário” não nos deixa lá. Dá “esperança” e segurança, sem qualquer pensamento à necessidade de Cristo de reconciliar Sua alienada Noiva Remanescente a Si mesmo—A Expiação—o coração da mensagem de 1888. Em muitos quadrantes da Igreja, o remanescente não é mais um tema especial. É apenas um apêndice “remanescente” da nossa curiosa história do século XIX.
Existem muitas religiões no mundo. Apenas uma afirma ter relevância para o mundo inteiro e incorpora uma compulsão intrínseca de sua proclamação ao mundo: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito” (João 3:16). “Este é realmente . . . o Salvador do mundo” (João 4:42). “O pão de Deus é aquele que dá vida ao mundo”; “o pão que Eu darei é a Minha carne, que Eu darei pela vida do mundo” (João 6:33, 51). “Não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos” (Atos 4:12). “Não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego” (Rom. 1:16). “Deus nosso Salvador . . . terá todos os homens para serem salvos e para chegar ao conhecimento da verdade” (1 Tim. 2: 3, 4). Ele “é o Salvador de todos os homens, especialmente daqueles que creem” (1ª Tim. 4:10). “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1ª João 2: 2). “O evangelho eterno a pregar aos que habitam na terra e a toda nação, e tribo, e língua e povo” (Apo. 14: 6).
Suponha que alguma denominação cristã afirme ser a única Igreja verdadeira descrita na Bíblia: seria tal afirmação necessariamente arrogante? Não há uma única Igreja verdadeira na Terra? E suponha que em algum lugar da Terra uma verdadeira Igreja satisfaça os critérios doutrinários da Bíblia, mas ela é tão atormentada por confusão interna e apostasia e retrocesso que não pode fazer nenhuma afirmação confiável perante o mundo, isso significa que ela nunca será curada e purificada?
O ensino bíblico pode parecer atualmente impraticável, mas isso não significa que é inatingível, dada a liderança e ministério do Espírito Santo de Deus, ademais que há pelo menos algumas pessoas na Terra que são honestas de coração, que responderão à Sua liderança. Se a última afirmação não é verdade, então deve ser óbvio que Cristo morreu por nada!
Existe tal corpo remanescente que o Noivo Celestial pode atrair para Si mesmo? A mensagem de 1888 centra-se na obra do Dia do Período final dos tempos, de Cristo, nosso Sumo Sacerdote, que realiza essa união com Sua noiva. A Escritura fala de “um só corpo e um só Espírito . . . um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efé. 4: 4, 5). Fala de um povo que “guarda os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Apo. 14:12), uma “semente remanescente” que surge após séculos da Idade das Trevas como os que distinguem “guardar os mandamentos” de Deus, e [que] tem o testemunho de Jesus” (Apo. 12:17). Eles são distintos de “Babilônia”, um falso sistema de adoração que enganará “todos os que habitam sobre a Terra”, exceto aqueles “cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro” (Apo. 13: 8). Eles testemunharão à Terra e ao céu que é possível que um “corpo” corporativo e organizado de crentes em Cristo “siga o Cordeiro aonde quer que vá”, que se mostre diante do universo como um corpo corporativo “em cuja boca não se encontra engano, porque estão sem culpa diante do trono de Deus” (Apo. 14: 4, 5). Estes acabarão por ser o cumprimento da visão de Paulo de uma “Igreja gloriosa, não tendo mancha, ou ruga, ou qualquer coisa semelhante, mas . . . santa e sem defeito” (Efé.5:27). Com toda honestidade, é preciso admitir que não existe tal “Igreja imaculada” na Terra hoje, mas se a Bíblia é verdadeira, algum dia haverá.
O que conseguirá essa transformação? Há uma sugestão em Efé.5:2: a proclamação de Àgape, que resultará na experiência da justificação pela fé (Rom. 5:8-11). Se tal “Igreja” é reconciliada com Deus, ela também será reconciliada com a santa lei de Deus.
Deus confiou a Seu povo na Terra, o Seu “remanescente” de Apo. 12:17 e 14:12, o trabalho de proclamar a “mensagem de selamento”. Se eles forem fiéis em proclamar “o evangelho eterno” de modo que a mensagem possa preparar um povo para a trasladação, então o Senhor diz que fará a Sua parte e “conterá” ou restringirá aqueles terríveis “quatro ventos” de guerra. A verdade “seladora” não é uma mensagem diluída emprestada de Babilônia, mas o evangelho autêntico que Paulo diz ser “o poder de Deus para a salvação”, a mensagem da justiça de Cristo (Rom. 1:16).
Daniel e Apocalipse claramente ensinam que a hora deste grande Dia da Expiação é agora. “O que é esse grande ‘Dia da Expiação’ quando Deus pede um arrependimento especial de Seu povo?” É o seu trabalho final no Santíssimo Compartimento do santuário celestial. O próprio Cristo, como grande Sumo Sacerdote em Seu santuário, é totalmente dedicado a dar um fim ao pecado e ao sofrimento neste planeta. Não somos chamados a entender, a ter plena simpatia por ele?
O Dia da cósmica Expiação é exatamente o que o Seu nome diz—o Dia da reconciliação final (“expiação” significa um-com-um). Não é uma ideia difícil de entender.
É quando o coração alienado da humanidade finalmente se faz totalmente reconciliado com Deus e Sua santa lei. Não que todo ser humano se submeta a este trabalho de “um-com-um”; muitos recusarão o seu amargo fim. Mas o Senhor conseguirá conquistar um “remanescente” para a plena unidade consigo mesmo.
Eles vão demonstrar o que “todos os homens” poderiam experimentar se quisessem. Este “remanescente” finalmente apreciará plenamente a Cristo pelo que Ele é. Eles “crescerão” da imaturidade de “filhos” “até a medida da estatura da plenitude de Cristo”, “falando a verdade em amor [Ágape]” (Efé. 4:13-15). Assim, como seus pares, em princípio, eles “julgarão” toda a humanidade.
Opostos e ridicularizados, vão “seguir o Cordeiro [o Cristo crucificado] para onde quer que vá. . . . Na sua boca não se achou engano; porque estão sem culpa diante do trono de Deus” (Apo. 14:1-5). Isso geralmente é considerado um sonho impossível. Mas se isso não acontecer, Cristo ficará para sempre envergonhado e desacreditado. Ele morreu especificamente para atingir esse objetivo.
Mas esse “remanescente” nunca será consciente de que honram a Cristo. Quanto mais semelhantes a Ele crescem para serem santificados pelo Espírito, mais indignos se sentirão. No julgamento final, não assumirão que Cristo os está convidando: “Vinde, banditos de Meu Pai”. Eles vão olhar em volta, esperando que Ele chame outros, não eles mesmos (ver Mat. 25:31-40).
Totalmente em um com Ele, um grupo “vencerá mesmo como [Ele] venceu” (Apo. 3:21). Sua Noiva terá “se preparado” para “o casamento do Cordeiro” (Apo. 19:1-8). Finalmente é o seu triunfo!
Então finalmente o sacrifício de Cristo terá sido plenamente vindicado—Ele glorificado, não eles.

Paul E. Penno

            Notas:                                                   Notes:
No vídeo deste tema desta semana você pode ver e ouvir o pastor Paul Penno https://youtu.be/BxrDK5anYW8
Pastor Paul Penno's video of this lesson is on the Internet at: https://youtu.be/BxrDK5anYW8

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
"Sabbath School Today" is on the Internet at: http://1888message.org/sst.htm

_________________________________________________


Biografia do autor, Pastor Paulo E. Penno Jr:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________