terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Lição 9—Satanás e seus aliados, por Paulo Penno



Para 24 de fevereiro a 2 de março de 2019

Cento e cinquenta anos atrás, um pequeno grupo de estudantes da Bíblia descobriu o que é conhecido como “a mensagem do terceiro anjo”. Das profecias de Daniel e Apocalipse, entenderam que o papado deveria se elevar em poder, sua “ferida mortal” de 1798 seria curada, e todo o mundo deveria se admirar da besta (Apocalipse 13). Eles viram que chegaria a hora em que o papado ditaria aos Estados Unidos da América o que fazer, e que esta república se uniria no culto da besta e diria ao mundo que “fizessem uma imagem à besta, que recebera a ferida da espada, e vivia” (Apo. 13:14).
Naquela época, no início da década de 1800, os Estados Unidos eram uma nação esmagadoramente protestante. Hoje, a mídia americana repetidamente chama o papa de “vigário de Cristo”, “Sua santidade” e “o santo Padre”, que é um notável cumprimento dos entendimentos que os pioneiros adventistas derivaram do seu estudo das Escrituras. É singular e digno de grande admiração—o enorme prestígio que o papado desfruta atualmente.
No entanto, destacados descendentes desses pioneiros adventistas hoje ridicularizam o entendimento dos pioneiros da profecia, dizendo-nos que não importa em que doutrina creiamos, o mais importante de tudo é “um relacionamento com Jesus”. A questão é: qual Jesus? Aquele em que o papa é o vigário? Ou Aquele que está ministrando no segundo compartimento do santuário celestial no Dia cósmico da Expiação, preparando um povo para ficar de pé quando a marca da besta for aplicada?
"Que diferença (*isso) significa para mim na minha vida?" pergunte a milhões de pessoas sinceras que simplesmente querem seguir Jesus e crer Nele. "Devemos acreditar que a salvação é pela graça somente pela fé? Ou é pela fé mais por nossos próprios esforços?" A diferença parece trivial? Mas pense de novo!
“Que diferença (*isso) significa para mim na minha vida?” pergunte a milhões de pessoas sinceras que simplesmente querem seguir Jesus e crer Nele. “Devemos acreditar que a salvação é pela graça somente pela fé? Ou é pela fé mais nossos próprios esforços?” A diferença parece trivial? Pense de novo!
Em última análise, quando a fumaça se dissipar, significará a diferença entre aceitar o selo de Deus ou aceitar a marca da besta (Apo. 7:1-4; 13:11-18; 15:2-4). É um ou outro, muito sério!
O apóstolo Paulo não turvou as águas do cristianismo; ele esclareceu poderosamente o evangelho. E os mensageiros de 1888 viram o que Paulo estava ensinando. Paulo ensinou que a justificação pela fé é uma experiência de total reconciliação do coração com Deus (Rom. 3:23-31; 5:11). E se o seu coração (que por natureza é “inimizade contra Deus”, Rom. 8:7) for reconciliado com Deus, será ao mesmo tempo reconciliado com a Sua santa lei. E se o seu coração está verdadeiramente reconciliado com a santa lei de Deus, você obedecerá essa lei—de bom grado, voluntariamente. Em outras palavras, haverá uma mudança de vida.
A questão final que o Livro do Apocalipse diz que polarizará a humanidade será a da verdade versus falsidade—o selo de Deus versus a marca da besta. E hoje, todos os problemas que você e eu enfrentaremos estão relacionados àquele final: estamos procurando, aceitando, acolhendo a verdade?
O papa defende a santidade do domingo, empregando a razão e a lógica habilmente declaradas (ou ilógicas) para apoiar a ideia de que o domingo é agora o verdadeiro sábado de Deus. Ele argumenta que o sétimo dia era o sábado do “antigo concerto”, e o domingo é o sábado do “novo concerto”. Assim, a doutrina bíblica dos dois concertos é agora vista como parte integrante da questão final da marca da besta versus o selo de Deus.
O que se pensava ser uma pequena disputa teológica acaba sendo uma questão de tremenda importância. A mensagem de 1888 aponta para o problema. Os dois concertos não são questões de tempo ou dispensação; eles são eternos. Havia algumas pessoas nos tempos do Antigo Testamento que viviam sob o verdadeiro novo concerto; Há pessoas que vivem hoje que ainda estão em escravidão ao velho concerto. Onde você está, depende da sua compreensão e da sua crença na “verdade do evangelho” (Gál. 2:5, 14), ou da sua disposição em crer na verdade, ou seja, na falsidade de uma falsificação ou no que Paulo disse ser “outro evangelho” (Gál. 1:6, 7). Um levará ao selo de Deus, o outro à marca da besta. E quando esta verdade é entendida como a luz do sol, um povo será preparado para a segunda vinda de Cristo.
É hora de parar de vacilar entre duas opiniões. Se Baal for Deus, siga-o, como Elias disse; mas se o Cristo da mensagem do terceiro anjo é Deus, vamos segui-lo por todo o caminho. E isso significa crer e aceitar “a mensagem do terceiro anjo em verdade”, que é a mensagem da justiça de Cristo que ainda deve iluminar a Terra com glória.

Paul E. Penno

            Notas:                                                  
No vídeo deste tema desta semana você pode ver e ouvir o pastor Paul Penno https://youtu.be/6at3kBtdXV8

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm

_________________________________________________


Biografia do autor, Pastor Paulo E. Penno Jr:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________