quarta-feira, 6 de março de 2019

Lição 10 —O evangelho eterno de Deus, por Ann Walper




Para 2 a 9 de março de 2019

Três coisas tornam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a denominação mais singular do planeta Terra. Duas das três coisas são a verdade da purificação do santuário e as mensagens dos três anjos. A combinação desses dois é resumida como Cristo e Sua justiça, encontrados na mensagem de 1888. Nenhuma outra Igreja no mundo está ensinando essas mensagens. Se as perdermos de vista, perderemos o propósito de existência que Deus nos deu. Em 1844, Deus chamou um remanescente dentre as Igrejas protestantes que estavam em sua marcha de volta a Roma—sim, mesmo no início dos anos (*da década de) 1800, isto estava acontecendo—e Ele encheu aquele remanescente com um zelo pelo estudo da Bíblia e por compartilhar as mensagens dos três anjos.
O movimento de Guilherme Miller não era o único grupo no mundo que estava se empenhando por estudo bíblico mais profundo. E Satanás teve suas falsificações. Grupos de estudo da Bíblia sobre profecias na Inglaterra e na Escócia estavam desenvolvendo suas próprias visões sobre o cumprimento de profecias e eventos do fim dos tempos. Notavelmente, através da pregação de John Nelson Darby, que veio para a América em 1859, a segunda vinda de Cristo também foi antecipada entre algumas Igrejas evangélicas e pentecostais. Isso foi apenas quatro anos antes de a Igreja Adventista ser formalmente organizada. No entanto, as ideias de Darby não estavam de acordo com a Bíblia, mas se originaram na mente de um padre católico durante o Concílio de Trento (1545-1563), como um meio de desviar a afirmação protestante de que o papado era a besta de Apocalipse 13. Os ensinamentos pré-milenistas dispensacionalistas foram originalmente aceitos por C. I. Scofield e, de alguma forma, são agora a visão profética da maioria das Igrejas evangélicas fundamentalistas e conservadoras modernas.
Faz muita diferença como interpretamos as profecias dos capítulos 7 a 9 de Daniel e todo o livro do Apocalipse. O resultado final dessa diferença é a vida eterna ou a destruição no lago de fogo. A interpretação correta das profecias, especialmente das mensagens dos três anjos, protegerá o crente do engano final de Satanás chamado marca da besta, quando “todo o mundo se maravilhou após a besta” completamente iludido pelos sofismas do espiritismo, combinados com uma má interpretação dos eventos do fim dos tempos (infelizmente, isso incluirá algumas pessoas na Igreja Adventista do Sétimo Dia também; Apo. 13:14; 16:13, 14). “Todos” seguirão o poder da besta, exceto aquele remanescente que estará proclamando a mensagem de arrependimento e a fé de Jesus conhecida como “o Evangelho eterno”.
Essas mensagens são: (1) Um chamado ao arrependimento e adoração reverente e comprometida do Deus Criador que está julgando o mundo com justiça, pelo padrão da justiça, Jesus Cristo. A mensagem do primeiro anjo pede uma lealdade profunda que inclui guardar o sábado do sétimo dia dado por Deus na criação como o sinal e selo da fé que encontra completo descanso em Seu poder para salvar do pecado. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mat. 11:28), o que está em contraste direto com aqueles que aceitam as reivindicações da besta. Os que não acham "descanso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem, e todo aquele que receber o sinal do seu nome" (Apo. 14:11).
 (2) “Babilônia” como o símbolo da palavra de todas as religiões apóstatas que pregam um falso “evangelho” sobre Deus, Seu caráter e Seu método de salvação. Todas as religiões apóstatas afirmam que as obras são necessárias para apaziguar um Deus irado (paganismo) ou ganhar mérito em pagamento por nossas transgressões (papalismo). Papalismo é o paganismo exaltado, como Daniel viu em sua visão (Dan. 8:12, “o diário” é transgressão contínua exaltada como o “evangelho” de Jesus Cristo).
3) A mensagem do terceiro anjo adverte o mundo contra aceitar voluntária ou inconscientemente as mentiras do sistema religioso apóstata que uniu a Igreja e o Estado enquanto falsificam o puro Evangelho de Jesus Cristo. O verdadeiro Evangelho, quando crido de todo o coração, transformará o incrédulo em servo fiel de Deus (ver Rom. 6:17, 18). Produzirá uma profunda fidelidade e lealdade a Deus, pelo que o crente, pelo poder da fé de Jesus em suas vidas, permanecerá firme, mesmo que o mundo caia rapidamente em destruição total, e tudo pareça impossível antes da segunda vinda.
O tempo está se aproximando rapidamente, quando “pelo decreto que impõe a instituição do papado violando a lei de Deus, nossa nação [todas as nações, mas principalmente a América] se desvencilhará completamente da justiça. Quando o protestantismo estender sua mão através do abismo para agarrar a mão do poder romano, quando superar o abismo para apertar as mãos do espiritismo [Apo. 13:12-15], e, sob a influência desta tríplice união [Apo. 16:13, 14], nosso país repudiar todos os princípios de sua Constituição como governo protestante e republicano, e providenciar a propagação de falsidades e delírios papais [a guarda do domingo e a imortalidade “natural” da “alma”], então saberemos que chegou a hora da maravilhosa operação de Satanás e de que o fim está próximo”.1
O primeiro anjo chama todas as pessoas do mundo para honrar o Deus que criou todas as coisas. Honrar a Deus significa que, através da fé de Jesus atuando em nossos corações, guardamos os Seus mandamentos. Guardar os Mandamentos de Deus não é “perfeccionismo” como muitos alegam hoje. Haverá um remanescente de pessoas no fim dos tempos que renuncia totalmente à sua vontade, mediante a fé no poder de Deus para impedi-los de cair sob as mentiras sedutoras de Satanás (Apo. 14:12). Sobre este remanescente é dito —"apresentar-vos irrepeensíveis, com aleria perante a Sua glóia" (Jud. 24). É este remanescente “perfeito” que será selado com “o nome do Pai escrito em suas testas”, que “obteve a vitória sobre a besta e sua imagem e sobre sua marca”, e quem está no “mar de vidro misturado” com fogo, “cantando uma” nova canção “da vitória sobre o pecado, chamada “a canção de Moisés e do Cordeiro” (Apo. 7:3; 14:1; 15:2, 3).
Para ter essa experiência, o povo de Deus deve ser preparado pela fé de Jesus, que produziu a justiça Nele. A própria fé que realizou a vitória em Jesus foi dada a “todo homem” (Rom. 12:1-3). Essa fé opera em nós para transformar os nossos caracteres, adequando-nos ao céu. São “as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória” (Col. 1:27). É o encerramento do “mistério de Deus” nos caracteres do Seu povo (Apo. 10: 7).
 “E o fim deste mistério é o aperfeiçoamento dos crentes, até a medida da estatura da plenitude de Cristo. O mistério da piedade é ‘Deus . . . manifestado na carne’ (1 Tim. 3:16). E a conclusão deste mistério significa não apenas a conclusão da obra de Deus no crente, de modo que o crente apenas reflita a Cristo—tudo de Deus e nada de si—, mas significa também que essa manifestação de Deus na carne será terminada, e que Ele será manifesto somente no espírito: isto significa a mudança dos crentes de carne para espírito; e isto significa trasladação. Agradeça ao Senhor! E agora é a hora.”2
"De todas as denominações e religiões na terra, Deus reconhece como 'santos' apenas aquelas pessoas que guardam os Seus mandamentos através da genuína fé de Jesus. Mas eles não estão procurando guardar os mandamentos em suas próprias forças, nem estão confiando em sua obediência para ganhar para eles um lugar no reino de Deus.A fé de Jesus é sua única motivação.Ele é seu padrão e exemplo.Eles são um povo centrado em Cristo.Eles se alegram na salvação por Sua graça. Eles sabem que 'o amor é o cumprimento da lei "(Rom. 13:10). Cristo é ao mesmo tempo seu Substituto e Exemplo".3
“O coração orgulhoso se esforça por ganhar a salvação [isto é, “perfeccionismo”], mas tanto o nosso título para o céu quanto a nossa aptidão para isso são encontrados na justiça de Cristo [a plenitude da “mensagem de 1888”]. O Senhor não pode fazer nada quanto à recuperação do homem até que, convencido de sua própria fraqueza, e despojado de toda auto-suficiência, ele se entregue ao controle de Deus, então pode receber o presente que Deus está esperando conceder. Da alma que sente sua necessidade nada é retido”.4 “Vi que o terceiro anjo está conduzindo um povo e adequando-o para a trasladação. Devem ser purificados pela obediência à verdade. . . . A verdade é para elevar, limpar, purificar, santificar, para adequar-nos para a trasladação, preparar-nos para a companhia de santos anjos, seres sem pecado no reino de Deus”.5
 “Nós devemos andar pela fé, não pela vista. Pela fé e obediência obtemos toda vantagem. Pela fé “nós todos, com a face descoberta vendo como num espelho a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem de glória a glória, como pelo Espírito do Senhor’. Posso testificar que a justiça de Cristo nos dá as bênçãos da aliança da graça”.6

--Ann Walper
_______________________________

Notas finais:                                                                            
1) Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, vol 5, pág. 451;                    
2) A. T. Jones, Review and Herald, de 13 de dez. de 1898;                        
3) Robert J. Wieland, O Evabgelho em Aocalípse, pág. 114;                
4) Ellen G. White, O Desejado de todas as Nações,pág. 300;                       
5) Ellen G. White, Manuscript Releases, vol. 5, pág. 291;                             
6) Materiais de Ellen G. White sobre 1888,  pág. 1793.                                

_______________________________

Notas:                                                  

No vídeo deste tema desta semana você pode ver e ouvir o pastor Paul Penno https://youtu.be/hqZFxX5slUU

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm

_______________________________

Biografia da autora:

A irmã Ana Walper é uma adventista dedicada à pesquisa bíblica e às atividades da igreja. Atualmente ela é diretora dos departamentos de liberdade religiosa; escola sabatina; saúde e temperança, e é coordenadora de uma das unidades evangelizadoras da escola sabatina. É também ativa instrutora bíblica. Profissionalmente é enfermeira padrão, e durante as férias escolares ela trabalha como enfermeira voluntária em acampamentos da juventude adventista nos estados de Tenneessee e Kentucky nos EUA. Ela é também escritora independente já por 16 anos em jornais de sua cidade sobre as boas novas de Cristo e Sua Justiça.

Atenção: Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
 _______________________________