quarta-feira, 27 de março de 2019

Lição 13—Faço novas todas as coisas, por Paulo Penno



Para 24 a 31 de março de 2019

Qual é a mente de Cristo hoje em direção à denominação organizada conhecida como adventistas do sétimo dia?
O último livro da Bíblia é a “revelação de Jesus Cristo”. Lá podemos traçar Sua “mente” em direção a Sua Igreja e seu destino desde o tempo dos apóstolos até o fim do mundo. No capítulo 12, ele retrata a Igreja como “uma mulher” oposta por Satanás em todas as eras do cristianismo. Finalmente, ela surge no último ato do drama como “o remanescente de sua semente” (King James Version), que “guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus Cristo” (Apo. 12:17). Deve tornar-se a noiva de Cristo, porque é chegado o tempo e, que se dá  “o casamento do Cordeiro . . ., e Sua esposa já se aprontou” (Apo. 19: 7).
A notável demonstração de dois mil anos de história é a exibição pública de uma Igreja completamente leal a Cristo, pois uma noiva fiel é leal ao marido. Os adventistas do sétimo dia sempre viram o seu destino retratado nesses símbolos do fim dos tempos.
Já que a verdadeira Cabeça desta Igreja é o próprio Cristo, Sua honra e vindicação estão envolvidas na vitória dessa “mulher” sobre seu arquiinimigo. Ele conhece uma maneira de trazer cura e unidade ao Seu “corpo”.
Ellen White identifica a Igreja Adventista do Sétimo Dia organizada como esse “remanescente”: “Em um sentido especial, os adventistas do sétimo dia foram colocados no mundo como vigias e portadores de luz. A eles foi confiado o último aviso para um mundo que perece. . . . a proclamação das mensagens do primeiro, segundo e terceiro anjos . . . As mais solenes verdades já confiadas aos mortais nos foram dadas para proclamar ao mundo.1
 “Tenhamos a fé de que Deus vai levar o nobre navio que leva o povo de Deus em segurança ao porto”.2
“A Igreja pode parecer prestes a cair, mas não cai. Ela permanece, enquanto os pecadores em Sião serão eliminados—a palha separada do trigo precioso. Esta é uma provação terrível, mas, mesmo assim, deve acontecer”3
“Estou instruída a dizer aos adventistas do sétimo dia em todo o mundo, Deus nos chamou como povo para ser-Lhe um tesouro peculiar. Ele determinou que a Sua igreja na Terra permaneça perfeitamente unida no Espírito e conselho do Senhor dos Exércitos até o fim dos tempos”.4
Algumas dessas e outras declarações similares foram feitas décadas após a experiência de 1888, indicando que Ellen White ainda considerava a igreja organizada como o corpo de Cristo, enfraquecida e defeituosa como era. Mas deve experimentar arrependimento e reforma espiritual. Como Cristo chamou a família de Abraão para testemunhar Sua verdade em um mundo de paganismo, também chamou os adventistas do sétimo dia a chamar as igrejas cristãs apóstatas e o mundo inteiro, incluindo o judaísmo, o islamismo, o hinduísmo, o budismo e o paganismo, ao arrependimento.
A questão fundamental a ser resolvida é a sua verdadeira identidade: se é uma hierarquia falível de homens e mulheres, não há esperança para o seu futuro, e também não há esperança de que alguma dissidência da mesma tenha êxito; mas se tivermos uma fé firme de que o Senhor Jesus é o verdadeiro Líder desta Igreja, então podemos ter confiança de que Ele a limpará e purificará como prometeu fazer. Se foi o Senhor Jesus quem iniciou o chamado desta Igreja, podemos ter certeza de que Ele sabe como finalizá-lo.
Existem várias grandes verdades sobre a segunda vinda de Cristo que precisamos considerar: Seu caráter não mudou do que era há 2.000 anos atrás. “Este mesmo Jesus ... assim virá da mesma maneira como O vistes subir” (Atos 1:11). Mas Paulo diz que “no fogo flamejante” Ele “se vingará” de seus inimigos (2ª Tes. 1: 8). Seria Ele um tirano sedento de sangue com uma arma a laser para ceifar Seus inimigos em vingança odiosa? Se “Deus é amor” (1ª João 4:8), Cristo ainda deve ser amor quando retornar. Tiago e João queriam chamar o mesmo “fogo . . . do céu” para eliminar os incrédulos samaritanos, mas Jesus disse: “Não, o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los” (Lucas 9: 54, 56). Por que a aparente mudança na segunda vinda?
A razão é que a presença pessoal de Deus é um fogo consumidor (Heb. 12:29). Você já colocou um prato com uma colher de plástico no microondas? Sem problemas. Mas se você deixar lá uma colher de metal, as microondas atacam. A presença pessoal de Deus não é destruição para o Seu povo que venceu o pecado, porque Ele os ama; mas tem que ser destruição para o pecado em si. Aqueles que fizeram a escolha final de se apegar a isso serão como a colher no microondas—a presença pessoal de agape tem que destruí-los, porque eles se apegaram ao pecado como uma videira a uma árvore até que ambos sejam um. Eles simplesmente não podem suportar olhar para o rosto de Cristo. O ponto crucial é: não faz sentido se livrar do pecado agora?
Mas alguém pode dizer: “Sim, eu gostaria, mas é muito profundo dentro de mim. Não vejo como posso superá-lo”. Esse problema é a razão pela qual Jesus Cristo está servindo agora como grande Sumo Sacerdote em Sua obra final no santuário celestial (Hebreus 2:17, 18; 4: 14-16; 7:25; Tito 2:11). Os recursos totais do Céu são nossos para vencer o pecado neste Dia da Expiação. O pecado pode ser removido do coração, do caráter, não importa quão profundamente tenhamos pecado contra o Senhor. Um mero perdão que desculpa ou perdoa, mas deixa intacto não é bom o suficiente. Quando o Senhor verdadeiramente perdoa um pecado, Ele o leva embora. Claramente esta é uma ideia de 1888. Escreve E. J. Waggoner: “A purificação do santuário é o apagar dos pecados do povo de Deus”.5 A essência do adventismo insiste que existe uma diferença entre o perdão do pecado e o apagamento do pecado, e a boa notícia é que Ele o apagará se permitirmos que Ele o faça.
Portanto, a única razão pela qual a segunda vinda tem sido adiada é porque o povo de Deus não está pronto para encarar a Sua presença pessoal. O pecado no coração resultaria em sua destruição. O Senhor os ama demais para submetê-los a tal teste, a menos que estejam prontos. Assim, Pedro diz que Cristo demora, “não querendo que ninguém pereça” (2ª Pedro 3: 9).
Jesus Cristo é um noivo desapontado. Corretamente entendida, toda a Bíblia se torna uma história de amor, com o clímax perto do fim em Apocalipse 19. Um casamento acontece porque finalmente a noiva “se preparou” (v. 7). Cristo há muito desejou aquele dia vindouro, porque o Seu amor por Sua Igreja é comparado ao de um noivo para com sua noiva (Efé. 5: 22-32). Ele colocou o Cântico de Salomão na Bíblia com um propósito—despertar nossos corações para sentir o pleno significado de Seu amor por Sua Igreja. A segunda vinda será levar a noiva para Si mesmo.
O Pai, portanto, não predeterminou o tempo para a segunda vinda de Cristo. Em sua infinita presciência, Ele conhece o tempo, mas o Ele saber não é o mesmo que predeterminar. Por exemplo, Ele sabe quem será salvo e quem será perdido, mas Ele não predetermina a salvação ou condenação para ninguém. E Jesus expressamente diz que não sabe o tempo da Sua vinda (Mar.13:32).
O momento da segunda vinda é diferente da primeira. Confundir os dois é repetir o erro dos antigos judeus que supunham que as profecias dos dois adventos eram as mesmas. Daniel, de fato, predisse exatamente quando Cristo deveria aparecer como Messias, e “como as estrelas no vasto circuito de seu caminho designado, os propósitos de Deus não têm pressa e nem demora”.6 Mas o amor de Deus requer que o tempo para a segunda vinda seja dependente de um povo se preparando.
--Paul E. Penno
Nota finais;                                                                            

1) Ellen G. White , Testemunhos para a Igreja, vol. 9, pág. 19 ;          
2) Ellen G. White, Mensagns Escolhidas, Livro dois, pág.360;                 
3) Idem, pág. 380.                                                             
4) idem, pág. 397.                                               
5) E. J. Waggoner, "Cleansing of the Sanctuary," Signs of the Times, 13 de maio de 86, págs. 279/10.
6) Veja Daniel 9:24-27; Ellen G. White, o Desejado de Todas as Nações, pág. 32.
Notes:
--Paul E. Penno


Notas:                                                                                              Notes:
Veja o video desta lição no site: https://youtu.be/Npu9666gH3w
Pastor Paul Penno's video of this lesson is on the Internet at: 
https://youtu.be/Npu9666gH3w
"Sabbath School Today" is on the Internet at: http://1888message.org/sst.htm
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Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
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