quinta-feira, 21 de março de 2019

Lição 12—O julgamento de Babilônia, por Paulo Penno




Para 16 a 23 de março de 2019

O livro do Apocalipse nos assegura uma sólida razão para a esperança, revelando como a comunicação constante do céu com a humanidade ilumina os corredores obscuros da história. E faz mais, abrindo uma visão cósmicao significado eterno da história do mundo, passado, atual e futuro. Apocalipse é um profundo retrato, descrevendo em poucas palavras, a verdade mundial mais profunda, porém reconhecível, do que qualquer coisa que pudéssemos ganhar de uma prateleira de livros não inspirados.
O clímax do Apocalipse se concentra em problemas sem precedentes que descerão sobre a terra à medida que nos aproximamos do fim dos tempos. Todas as instituições do mundo que achamos seguras se revelarão sem sentido. Grandes poderes que nós supomos ingenuamente eram benignos se transformarão naqueles que são destrutivos da liberdade e da verdadeira felicidade humana. "As cidades das nações caíram; e da grande Babilônia Se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda ilha fugiu, e os montes não se acharam" (Apo. 16:19). 20).
Não é uma imagem bonita. Mas o senso comum vê que a injustiça, a corrupção, o crime, a ganância e a sensualidade já estão ganhando a vantagem. A ruína das guerras civis que temos visto na TV é uma lição objetiva sobre a que o mundo inteiro está destinado, de acordo com o Apocalipse. O que prova que o livro do Apocalipse é verdadeiramente inspirado por Deus é uma boa notícia, não uma má notícia. Ele fala de redenção e salvação.
A "ira" de Deus não é uma revanche contra a humanidade rebelde. Ele é grande demais e sábio demais para isso. O tempo futuro do problema é simplesmente o resultado natural da história do homem insistindo em seu próprio caminho egocêntrico. Embora Deus nos tenha dado liberdade de escolha, "todos nós andavamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava de seu caminho" (Isa. 53: 6). A rebelião final do homem é simbolizada em Apocalipse pela "batalha do Armagedom", quando as nações "entregarão o seu poder e autoridade à besta. Estes combaterão contra o cordeiro” (Apo. 17:13, 14). Em vez disso, eles odeiam a Cristo e iniciam a guerra, não Ele.
Essa batalha é o último capítulo para um mundo que rejeita a graça de Deus. O que Satanás quer é alistar todo ser humano na terra para se juntar a ele em sua guerra sem esperança contra Deus. Até que uma pessoa rejeite a verdade que Deus lhe envia, ele não pode ser totalmente enganado pelas mentiras que Satanás lhe envia; mas uma vez que ele finalmente rejeita a verdade, ele não tem defesa contra eles.
Segundo Apocalipse, as nações do mundo aprovarão um decreto autorizando o povo a matar os santos depois de um certo tempo. Mas Cristo, como sempre, identifica-se com o seu povo perseguido. Ele aceita esta declaração de guerra contra o seu povo como uma declaração de guerra contra si mesmo. Quando Babilônia - a mistura de nações e religiões - passar este decreto, aquela cidade terá cometido seu último erro trágico. Ela estará condenada para sempre.
Mas como a insignificante guerra contra Deus pode incomodá-lo? Há uma coisa que despertará a Sua ira: os iníquos tentam tirar o ódio deles contra Ele oprimindo o Seu povo.
Na cruz, Cristo perdoou livremente aqueles que o assassinaram. E Ele manteve silêncio por milênios enquanto os tiranos e perseguidores torturaram e mataram Seus seguidores aos milhões, porque alguma semente de esperança floresceu para que a humanidade pudesse aprender a fazer melhor. Deus deve dar ao mundo todas as chances de aprender e se arrepender. Mas a humanidade interpretou mal Seu percebido "silêncio".
Quando o mundo tentar crucificar o Senhor novamente na pessoa de Seus santos, o Armagedom será sua recusa final à Sua graça, uma tentativa deliberada de reencenar o Calvário e Sua cruz em escala global. Após esta escolha trágica final, a ira de Deus será uma retirada de Sua misericórdia, deixando o mundo para si mesmo como nunca antes, exceto no dilúvio dos dias de Noé.
Deus ordenou que essa união babilônica de igreja e estado fosse unida para a batalha, até que o evangelho de Sua graça pudesse cumprir seu propósito no mundo. O ponto focal do Apocalipse não é o tempo terrível de problemas que estão chegando. Deus tem notícias melhores para nós do que isso. Há uma proclamação dos últimos dias de uma mensagem de graça.
A pura mensagem da graça é muito mais abundante do que todo o abundante pecado que o demônio levou os humanos a mergulharem. Mas os conceitos legalistas tradicionais do evangelho ficam aquém da sua verdadeira clareza do Novo Testamento, e ficam muito aquém de sua poderosa verdade.
A infindável sucessão de pecar e arrepender-se e depois pecar novamente não é o que Cristo morreu para realizar por nós. Somente uma ideia diminuída de Seu sacrifício e Seu trabalho no Sumo Sacerdócio pode acomodar tal derrota. Há um século (na era de 1888), o Senhor deu aos adventistas do sétimo dia uma compreensão "mui preciosa" do evangelho como o poder de Deus para a salvação. É uma união única de justiça pela fé e o ministério do Dia da Expiação de Cristo.
"Sempre foi o engano de Satanás, e sempre foi o trabalho de seu poder para [nos] pegar, pensar que Cristo está tão longe quanto é possível colocá-Lo. Quanto mais longe [nós] colocamos Cristo, mesmo aqueles que professam crer Nele, melhor está o diabo satisfeito, e então ele despertará a inimizade que está no coração natural ... Está Cristo longe ainda? - Não; Ele não está longe de nenhum de nos.' ... E tão certamente quanto você obtém uma definição de "não muito longe", você tem a palavra "próximo". Ele está perto de todos, para nós, e sempre foi ... Ele quer que todos nós possamos ver a proximidade do Cristo vivo, que habita no coração e resplandece na vida cotidiana "(A. T. Jones, General Conference Bulletin, 1895). pág. 478).
Milhões de cristãos têm fome de "ver" Cristo como um Salvador próximo e não distante, como Alguém que sabe como nós humanos somos tentados, e que de fato salva ao máximo aqueles que vêm a Deus por Ele (Heb. 4: 15; 7:24, 25).
- Paul E. Penno
_____________________________________

Notas:                                                           

No vídeo deste tema desta semana você pode ver e ouvir o pastor Paul Penno https://youtu.be/1pCVhcASTgU
 _____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com.br) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.