terça-feira, 12 de março de 2019

Lição 11—As sete últimas pragas, por Roberto Wieland


Para 9 a 16 de março de 2019

Apo. 16: 1 e 2: E ouvi, vinda do templo, uma grande voz que dizia aos sete anjos: ‘Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.’ E foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.” 
                                                                              
Nunca o Senhor foi forçado a dar uma ordem que Ele tanto repugna para dar como esta! Ele "é longânimo para conosco, não querendo que alguns se pereçam, senão que todos venham a arrepender-se" (2ª Pedro 3: 9). Ele disse há muito tempo: "Não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus. Conviertei-vos, pois, e vivei. (Eze. 18:32).
Se Ele pudesse cumprir o Seu desejo, Ele salvaria a todos: "Deus, nosso Salvador, ... quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (1ª Tim. 2: 3, 4). "E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo mundo" (1ª João 2: 2). A única razão pela qual alguém sofrerá as sete últimas pragas é que ele resistiu e rejeitou a salvação que o Senhor já lhe deu, porque "Deus tem dado a cada um uma medida da fé" (Rom. 12: 3).
Mas, por mais doloroso que essa ação seja para Deus, Ele não tem escolha senão deixá-la acontecer. "O lagar está cheio, os vasos dos lagares transbordam - porque a sua malícia é grande" (Joel 3:13).
Não será "o suco de uva" que fluirá desse grande lagar, mas o sangue da maldade. Tal visão terrível ainda não foi vista nesta Terra. Essas pragas literais ainda não caíram, porque são declaradas como "últimas pragas". Elas não podem cair até que o mundo tenha sido avisado e a obra da salvação tenha sido encerrada. E essa obra não pode se encerrar enquanto houver uma alma humana em algum lugar que ainda possa responder às Boas Novas da graça de Cristo.
Enquanto o Espírito Santo estiver atuando na Terra, julgamentos e desastres levarão muitas pessoas a pensar e a se arrependerem. Foi verdade até este tempo, como diz Isaías, que "havendo os Teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça"  (Isa. 26: 9). Mas antes que as últimas pragas sejam derramadas, o Espírito Santo terá sido finalmente expulso da Terra pela rejeição dos ímpios. Será então demonstrado que os problemas não trarão ao arrependimento aqueles que rejeitaram a bondade de Deus, pois somente “a benignidade de Deus te leva ao arrependimento” (Rom. 2: 4). Apocalipse diz que Satanás terá então controle total sobre os habitantes da Terra, pois “não se arrependeram"  (Apo. 16:9).
É durante o derramamento dessas pragas que as advertências contra adorar a besta e a sua imagem e receber sua marca serão cumpridas, e os rejeitadores da graça de Deus "não têm repouso nem de dia nem de noite" (Apo. 14:10, 11). Essas pragas trarão a queda da Babilônia em "um dia", que, em harmonia com o princípio do ano-dia de interpretar a profecia bíblica, poderia significar um ano de tempo literal.
Como seria este mundo se não fosse pelo poder restritivo do Espírito Santo? Multidões não percebem que devem toda a sua segurança e felicidade sob a medida da lei e ordem que prevalecem, para o ministério abençoado do Espírito de Deus na Terra. Durante o tempo das pragas, todos verão claramente que quando os homens se entregarem ao controle de Satanás, eles mesmos produzirão um inferno aqui na Terra.
A praga das chagas malignas recai sobre aqueles que se submetem à pressão para receber a "marca da besta", seja sinceramente tendo a marca em suas testas ou insinceramente por tê-la em suas mãos. Mas para o Seu povo fiel, o Senhor dá esta garantia: "Não ... terás medo da peste que anda na escuridão. ... Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas não chegará a ti ... nem praga alguma chegará à tua tenda" (Salmo 91: 5-10).
Como a mensagem de 1888 se encaixa no significado das sete últimas pragas? As três primeiras frases que Ellet J. Waggoner publicou em forma de livro logo após a Assembleia da Associação Geral de 1888 resumem em miniatura a "mui preciosa mensagem". Como o carvalho está na semente, os elementos essenciais da visão de E. J. Waggoner e A. T. Jones sobre a natureza de Cristo (*na encarnação), a vida sem pecado e a purificação do santuário estão aqui em poucas palavras:
"No primeiro verso do terceiro capítulo de Hebreus, temos uma exortação que compreende todas as injunções dadas ao cristão. É esta: ‘Por isso, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão.’ Fazer isso, conforme a Bíblia ordena, considerar Cristo contínua e inteligentemente, assim como Ele é, transformará alguém em um cristão perfeito, pois "contemplando, somos transformados".1
Ou estamos apressando o término da comissão do evangelho, ou prosseguindo em nossa história de mais de 130 anos em adiar o glorioso "casamento do Cordeiro" (Apo. 19:7, 8). Foi há 130 anos que o Senhor Jesus quis propor à "mulher" corporativa que Ele ama: "Vamos nos casar!" Todo o Céu estava esperando para se alegrar porque "vindas são as bodas do Cordeiro, e já a  Sua esposa se aprontou" (Apo. 19:7). Mas não, ainda não.
E a pergunta hoje é: “Que bem fazemos se aqueles que batizamos, se tornam laodiceanos? Que progresso obtemos?
Nós, como uma  Igreja mundial, estamos escrevendo um "livro" sobre "discipulado". O último capítulo é sobre um "discipulado" tão maduro, tão completo que prepara os "discípulos" ao redor do mundo para estarem prontos para o fim do tempo de graça para os seres humanos, preparando-os para se levantarem durante o derramamento das sete últimas pragas, preparando-os para enfrentar o teste final do fechamento da porta da graça. Isso será o "discipulado" derradeiro.
E aqui ficamos cara a cara com a realidade da nossa história da Igreja. A ideia de "deixe brilhar sua luz" era "verdade presente" há 130 anos, quando o Senhor estava pronto para "iluminar" nossa luz sobre um mundo escuro, iluminando a Terra com a glória daquele quarto anjo de Apo. 18:1-4. (Lembre-se, quando o Apocalipse fala de anjos com uma mensagem, é o povo de Deus que realmente dá a mensagem.)
A ideia é clara como a luz do sol: (1) Veja Jesus como Ele realmente é; (2) considere Seu trabalho como Sumo Sacerdote; e (3) a fé Nele transformará o crente em "um cristão perfeito". Aqui estava o "princípio" do cumprimento da promessa dos Primeiros Escritos de um "refrigério" que "daria poder . . . e prepararia os santos para se levantarem . . . quando as sete últimas pragas forem derramadas". 2

 
                                                                                                                              Dos escritos de Robert Wieland
____________________________

 
Notas finais:                                                                            
1) Ellet J. Waggoner, Cristo e Sua Justiça, pág. 7, edição Glad Tidings (1999)

2) Ellen G. White, Primeiros Escritos, pág. 86                                  
       
Notas:                                                                      
No vídeo deste tema desta semana você pode ver e ouvir o pastor Paul Penno https://youtu.be/0Z6gK-4SHK8


Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
____________________________

Biografia do autor, Pr. Roberto Wieland:
               
O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. Autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local. Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, pediram à Associação Geral que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888. 38 anos depois, em 1988, a Associação Geral atendeu o pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888.
Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
____________________________