terça-feira, 7 de maio de 2019

Lição 6—A canção de amor do rei, por Robert J. Wieland



Para 27 de abril a 4 de maio de 2019

Cântico de Salomão e a Mensagem de Laodicéia

Há uma história de amor oculta na mensagem de Laodiceia que poucos desta geração parecem ter discernido. Mas os estudiosos atentos e reverentes da Escritura têm visto isso há séculos. De alguma forma, isso escapou de nossos pioneiros, e nossos olhos têm sido muito “distraídos” desde então para vê-lo.
O grego de Apo. 3:20 diz algo assim: “Eis que tomei minha posição à porta e estou batendo, batendo. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, eu irei a ele e terei um relacionamento íntimo com ele”.
Esta é uma clara alusão a uma história no livro “Cântico dos Cânticos” de Salomão, um livro que despertou mais constrangimento do que uma compreensão ponderada. A fraseologia que Cristo usa é uma citação direta e exata da Septuaginta, epi ten thuran, “à porta”, como encontrada em Cântico dos Cânticos 5:2; “Ó sono, mas meu coração está desperto: a voz de meu Amado bate à porta ..."
A expressão “à porta” não é encontrada no Antigo Testamento hebraico para esta passagem. Os editores do Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia aparentemente falharam em verificar a Septuaginta que a Igreja primitiva usava livremente, pois dizem: “O cântico de Salomão não é citado em nenhum lugar do Novo Testamento” (vol. 3, p. 1111). Mas é, aqui na nossa mensagem de Laodiceia pelo nosso próprio Senhor! Nosso Senhor também Se referiu a ele em João 7:38, dizendo: “Aquele que crê em Mim, como a escritura tem dito,” referindo-se a Cântico dos Cânticos 4: 12-16, a única escritura do Velho Testamento a que Ele podia ter-se referido. Assim, Cristo coloca o Seu selo de aprovação no livro e afirma que seu herói é Ele mesmo.
A heroína deve, portanto, ser a própria Laodiceia. E assim é. Sua história está claramente delineada nela:
Foi na história de 1888 que nosso Senhor “bateu” como um Amante Divino buscando a entrada na porta de Sua futura noiva. A citação direta de Jesus da Septuaginta é um comentário inspirado que diz: “A mensagem de Laodiceia deve ser entendida à luz do Cântico de Salomão”. Se Cristo não é onisciente (Ele diz que não sabe o tempo de Sua segunda vinda—Mar. 13:21), talvez Ele não tenha conhecido o resultado do apelo de 1888. Não podemos apreciar a Sua vontade divina de tomar para Si a Sua futura Noiva? Não podemos sentir como Cristo "o amante" esperava com inesgotável esperança que ela iria responder?

Mas Ellen White disse depois: “O desapontamento de Cristo está além da descrição”.1 
 O Cântico de Salomão conta o que aconteceu melhor do que os nossos próprios
 historiadores disseram. O futuro noivo está falando
                                                                                Uma busca infrutífera
 
                                                                    Eu dormia, mas o meu coração velava;
                                                                    e eis a voz do meu amado que está batendo:
                                                                    abre-me, minha irmã, meu amor,
                                                                    pomba minha, imaculada minha,
                                                                    porque a minha cabeça está cheia de orvalho,
                                                                    os meus cabelos das gotas da noite.

                                                                   Já despi a minha túnica;
                                                                 como a tornarei a vestir?
                                                                 já lavei os meus pés;
                                                                 como os tornarei a sujar?   

            O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta
e o meu coração estremeceu por amor dele.   
                                                                  E eu desmaiei quando Ele falou

           Eu me levantei para abrir ao meu amado
Mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido
Busquei-O e não O achei
Chamei-O  e não me respondeu

(Cânico dos cânticos 5:2-6)

O resto do capítulo descreve muito bem nossas décadas de história, que rolaram implacavelmente desde então. Tudo isso é conhecido pelo universo celestial; só nós tropeçamos em cegueira e patética vergonha, procurando Aquele a quem uma vez rejeitamos tão tragicamente:

Acharam-me os guardas
que rondavam pela cidade
espancaram-me, feriram-me,
tiraram-me o manto
os guardas dos muros
conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém
que, se achardes o meu amado, lhe digais
que estou enferma de amor (versos 7, 8).

O que isso significa? "Desmaiar de amor" é "doente de amor" na conhecida versão King James. A palavra hebraica significa estar “doente, fraco, enfermo”. Isso não significa o que comumente queremos dizer como “doente do amor”, isto é, profundamente apaixonado. Todos os outros usos dessa palavra no Antigo Testamento significam "doente".
               
               O que o próximo verso significa?
Os encantos do amante perdido
Que é o seu amado mais do que outro amado
  a mais Formosa entre as mulheres,
                  Que é o teu amado mais do que outro amado,
Que tanto nos conjuras?” (verso 9)


Há algo de distintivo sobre o Cristo ao qual ainda aprenderemos a amar profundamente?
Outra palavra no Cântico dos Cânticos da Septuaginta é arrebatadora. As outras mulheres pediram a nossa heroína para nos dizer por que o seu amante é tão "diferente" dos outros. Ela fala com entusiasmo de Suas excelências nos versos 10-16, e então conclui dizendo: “Tal é meu Amante, e meu amigo, ó filhas de Jerusalém.” A palavra traduzida por “amigo” é plesion, que significa “o outro próximo ou perto de” em grego (cf. João 4:5). O que é distintivo sobre o Cristo a quem devemos amar e proclamar ao mundo? Ellen White diz da mensagem de 1888:
No sábado à tarde muitos corações foram tocados, e muitas almas foram alimentadas com o pão que desceu do céu ... Nós [ela, A. T. Jones e E. J. Waggoner] sentimos a necessidade de apresentar a Cristo como um Salvador que não estava longe, mas perto à mão.”2
Claramente, isso é uma alusão à cristologia que Jones e Waggoner apresentaram que O tornaram "próximo", que O trouxe verdadeiramente próximo como nosso "parente" que veio "à semelhança da carne pecaminosa", "tentado em todos os pontos como nós somos mas sem pecado”. Há também uma ligação com Zacarias 12:10 na Septuaginta. O leitor se lembrará da tenra passagem que descreve a íntima simpatia que o povo de Deus aprenderá a sentir por Cristo quando perceberem que Ele é Aquele a quem eles trespassaram. A Versão do Rei Tiago diz que eles devem lamentar por Ele, como alguém chora por seu único filho ”, diz a Septuaginta,“ eles devem lamentar por Ele, como por um ente querido,” a mesma palavra que no Cântico dos Cânticos.
Note como Ellen White claramente relaciona a fraseologia do Cântico dos Cânticos com os resultados da mensagem de 1888:
“A vida cristã, que antes lhes parecia [à juventude] indesejável e cheia de inconsistências, agora aparecia em sua verdadeira luz, em notável simetria e beleza. Aquele que tinha sido para eles como uma raiz de terra seca, sem forma ou semelhança, tornou-se o principal entre dez mil (Cântico dos Cânticos 5:10) e aquele completamente amável”.3
É uma história de amor, na verdade, a mais pungente já escrita. Ela respira a mesma esperança de reconciliação e reunião final que a mensagem de Laodiceia.
Por tal esperança vale a pena morrer e vale a pena viver. Se nossas pobres pequenas almas são finalmente salvas e chegarmos ao Céu para aproveitar nossas recompensas - isso não é de todo importante. O importante é que o Amante profundamente desapontado e futuro Noivo recebam Sua recompensa, que Ele finalmente receba, como Sua Noiva, uma igreja que seja capaz de uma verdadeira apreciação do coração dEle.


Robert J. Wieland
_____________________________________

Notas finais:                                                         

1) Ellen G. White, Review and Herald,  de 15 de dez. de 1904.                              
2) Idem, de 5 de março de 1889, ênfase acrescida.                                               
3) Idem, 12 de fevereiro de 1889                                                                             
_____________________________________

Nota:                                                                      

O video desta lição, do pr. Paulo Penno, está na internet em https://youtu.be/OyZXln7S8RE, também no sítio http://1888message.org/sst.htm
_____________________________________


Biografia do autor, Pastor Pr. Roberto Wieland

O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local. Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral: 1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e 2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White. 38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido.




    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.

­­
­­

_____________________________________