terça-feira, 13 de junho de 2017

Lição 12 — O Dia do Senhor



Para 10 a 17 de junho de 2017
Pedro adverte que "nos últimos dias virão escarnecedores" (2ª Pedro 3: 3), motivados por desejos e ensinamentos pecaminosos: o mundo sempre continua em estado estacionário, sem a intervenção de Deus, sem catástrofes, sem fim. Eles ridicularizam: "Onde está a promessa de Sua vinda?" (Vs. 4). Os escarnecedores preferem andar "segundo as suas próprias concupiscências" e não se sentem incomodados com a inspiração moral e espiritual em vista do dia do Senhor. Eles ensinam que tudo permanece o mesmo, mas Pedro ensina catástrofe: o mundo é "guardado ... para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios” (vs. 7). Assim como os “anjos que pecaram ... foram reservados para juízo” (2ª Pedro 2: 4), os injustos também são reservados para julgamento (vs. 9), e a escuridão é reservada para os falsos mestres (vs.17).
Como você se prepara para o dia do Senhor e o aparente atraso do fim? Nós chocamos as pessoas dizendo que são impacientes porque nossa vida é tão curta. Mas Deus opera em um calendário muito diferente, “um dia para o Senhor é como mil anos” (2ª Pedro 3: 8). Então, o Senhor não está atrasado, pois alguns entendem a lentidão.
Outra razão para o atraso é que Deus não "quer que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (vs. 9). Você é um daqueles que foram "chamados". Depende de como você responde à chamada para saber se você está "escolhido". Cristo escolheu todos os que O escolherão. Nossa "eleição" não é algo misterioso que depende do capricho ou fantasia de Deus. Deus está votando por nós, e Satanás está votando contra nós; e, portanto, depende do nosso próprio voto de que maneira as eleições ocorrerão! Aqueles que simplesmente escolhem a Cristo serão habilitados por Sua graça a serem fiéis até o fim. Deus esperou pacientemente nos dias de Noé. Mas a paciência dEle não é para sempre, pois o dilúvio veio.
Mais um ponto: "O dia do Senhor virá como o ladrão" (2ª Pedro 3:10). Um ladrão é inesperado. O dia do Senhor é a segunda vinda de Cristo e todos os eventos catastróficos associados a ele.
As consequências práticas da crença no dia do Senhor são: Que tipo de pessoas você deve ser? A pergunta é respondida por Pedro: "Que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade" (vs. 11).
Então, Pedro nos exorta, "Aguardando e apressando-vos para a vinda do dia de Deus" (vs. 12). Podem os crentes realmente apressar aquele dia, apesar de como é a experiência divina quanto ao tempo?
Tem a volta de Jesus sido atrasada? (1) Fixou o Pai inexoravelmente o tempo da Sua vinda, de modo que Seu povo não possa acelerá-lo nem atrasá-lo? Ou, (2) pode Seu povo apressar Seu retorno como 2ª Pedro 3:12 sugere: "Aguardando e apressando-vos para a vinda do dia de Deus..."? O original pode ser entendido tanto como (a) desejando sua vinda ou (b) como acelerarando a sua chegada. Aqueles que acreditam que o Pai fixou a data inexoravelmente se agarram à ideia “a” acima. Aqueles que acreditam que nós podemos atrasar a Sua vinda atêm-se à opção “b”.
Jesus deixa claro que só o Pai conhece o tempo de Sua segunda vinda (Marcos 13:32), mas isso não significa que Ele tenha fixado o tempo como predestinação calvinista. Ele "designou" o tempo no sentido de que depende da conclusão da comissão do evangelho: "Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo para testemunho de todas as nações, e então o fim virá" ( Mateus 24:14). O quando depende de nós.
O carater de Deus está implicado nesta questão. Se Ele fixou o tempo, então Ele enganou Seu povo por repetidas mensagens dizendo que está "perto". Alguns argumentam que quando Ele diz "sabei que Ele está próximo, às portas", (*Mat. 24:33) quer dizer algo diferente do que toda linguagem humana significa por "próximo", mas novamente isso implica decepção. Se eu disser a uma pessoa com fome que o almoço está "perto" quando quero dizer na semana que vem, eu o enganei.
O que as lições de Parábolas de Jesus, pág. 69, significa ao dizer: "Quando o caráter de Cristo for perfeitamente reproduzido em Seu povo, então Ele virá para reivindicá-los como Seus próprios"?
Deve significar o que diz. O que fala não é uma impossibilidade. É o que Cristo morreu para tornar possível e o que Ele vive e ministra no Santíssimo do santuário celestial para tornar realidade. As objeções negam logicamente a possibilidade de os seres humanos "vencerem assim como [Cristo] venceu" (Apocalipse 3:21). Nesta última hora do grande conflito, não devemos negar o plano de salvação e negar o poder e glória do Filho de Deus para salvar as pessoas do pecado.
O retorno de Cristo tem-se "atrasado"? Ellen White parece reconhecer que tem havido um atraso: "A repugnância que Deus sente de que Seu povo pereça, eis a razão de tão longa tardança"1 "A vinda do Senhor está atrasada".2 "Ele [Jesus] atrasa a Sua vinda".3 "Por quarenta anos a incredulidade, a murmuração e a rebelião excluíram o antigo Israel da terra de Canaã. Os mesmos pecados têm retardado a entrada do Israel moderno na Canaã celestial. Em nenhum dos casos houve falta da parte das promessas de Deus. É a incredulidade, a mundanidade, a falta de consagração e a contenda entre o professo povo de Deus que nos têm detido neste mundo de pecado e dor por tantos anos.”4
Mas cinco anos depois, o Senhor enviou os chuveiros iniciais do céu da chuva seôdia e do "início" da mensagem de alto clamor que deve iluminar a terra com glória.(*Apoc. 18:1) Falando da incredulidade manifestada a partir de 1888, ela disse: "Se todo soldado de Cristo tivesse cumprido seu dever, se todo vigia nos muros de Sião tivesse dado à trombeta um sonido certo, o mundo poderia antes dessa data ter ouvido a mensagem de advertência. Mas o trabalho está com anos de atraso. Que conta será dada a Deus por assim retardar o trabalho?"5 "Retardar" soa como "atraso".
O que é claro é que a segunda vinda de Cristo não pode acontecer até dar-se o "casamento do Cordeiro vir". E Apocalipse 19: 1-9 deixa claro que o único motivo pelo qual o "casamento" não ocorreu é que a Noiva dEle "não se preparou", pois quando ela se preparar ", o noivo celestial não irá tardar. Assim, esta questão envolve o caráter do próprio Cristo. Ele ama essa futura noiva? E Ele quer vir?

Paul E. Penno




Notas finais, todas do Espírito de Profecia de Ellen G. White:                                    

1) “A longa noite de trevas é probante, mas em misericórdia a manhã é adiada, pois se o Mestre viesse, quantos se achariam desapercebidos! A repugnância que Deus sente de que Seu povo pereça, eis a razão de tão longa tardança.”  Testemunhos Para a Igreja, vol. 2, pág. 194; e Evangelismo, pág. 694;
“Houvesse o desígnio de Deus sido cumprido por Seu povo em dar ao mundo a mensagem de misericórdia, e Cristo haveria, antes disto, de ter vindo à Terra, e os santos teriam recebido as boas-vindas à cidade de Deus.” — Evangelismo, pág. 694;
“Sei que, se o povo de Deus houvesse mantido viva ligação com Ele, se Lhe houvessem obedecido à Palavra, estariam hoje na Canaã celestial.” —Boletim da Assembléia da Associação Geral de 1903, e Evangelismo, pág. 694;
“Se todo atalaia sobre os muros de Sião houvesse dado à trombeta um sonido certo, o mundo haveria antes desta data ouvido a mensagem de advertência. A obra, porém, acha-se com atraso de anos. Enquanto os homens dormiram, Satanás marchou furtivamente sobre nós.” — Testemunhos Para a Igreja, vol. 9, pág. 29; e Evangelismo, pág. 694;

2) Manuscript Releases, vol. 10, pág. 268; Carta 84, 1886.

3) Manuscript Releases, vol. 10, pág. 265; Manuscrito nº 5, de 1876

4) Evangelismo, pág. 696; Manuscrito nº 4, 1883.

5) Boletim Diário da Associação Geral de 28 de fevereiro de 1893, pág. 419

_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo E. Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________