segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lição 13 — Principais Temas de 1ª e 2ª Pedro



Para 17 a 24 de junho de 2017
Considere o caso do membro da igreja que vive em uma cultura hedonista.A O evangelho foi pregado para ele; ele é inteligente, entende; acredita (ou diz que sim) mas não o vive, não presta obediência ao Senhor ao que sabe ser a vontade de Deus para ele. Ele acena com a cabeça para cada sermão ou estudo da Bíblia. Sim, e vem à igreja. Mas simplesmente não faz as coisas que a Bíblia diz para fazer. O que está errado?
Alguns tentaram ajudá-lo com visões do "tempo do fim", e as "sete últimas pragas" vindouras, e o horror da "marca da besta," Isto simplesmente não o incomoda. 
Ellet J. Wagoner, um dos mensageiros do evangelho de 1888, cuja mente foi guiada pelo Espírito Santo, diz sobre esse tipo de caso: "Eu ainda insisto em que você não acredita". O que ele quer dizer? Há alguma coisa defeituosa em sua ideia de justificação pela fé. Wagoner prossegue: "O preço que nos foi pago foi o próprio sangue de [Cristo]. Sua vida ... ‘resgatado ... com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1ª Pedro 1:18, 19). Ele ‘Se deu a Si mesmo por nós’ (Tito 2:14), ‘por nossos pecados’ (Gálatas 1: 4). ‘Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores’ (Romanos 5: 8 ver também v. 6). ... O preço pago foi infinito".1 Em outras palavras, é impossível acreditar nisso e continuar transgredindo a vontade de Deus em sua vida - "você não crê", diz Wagoner.
Quando Pedro escreve que somos "resgatados ... com o precioso sangue de Cristo", referia-se ao Messias de Deus, das profecias do Antigo Testamento, que morreu. Uma visão infeliz de alguns sobre o Messias é que temos um Salvador divino que ministrou na terra por 33 anos, e então, quando chegou a hora de Ele morrer como o Cordeiro sacrificial de Deus, Ele retirou o Seu eu divino de modo que apenas uma corporeidade humana pagou o preço.
Mas o corretivo para isso é encontrado na resposta de Pedro à pergunta de Jesus: “quem dizem os homens ser o Filho do homem? (*Mat. 16: 13). Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (vs. 16). É o Filho de Deus que morreu e pagou nosso resgate da escravidão até a morte. A Divindade não morreu. O Cristo é o "cordeiro imaculado e incontaminado" (*1ª Pe. 1:19) que morreu.
Por que Pedro e João O chamaram de "Cordeiro de Deus"? Ele é apenas o filho humano de Maria, ou Ele é realmente o divino Filho de Deus? João diz ainda que Ele é "o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Apocalipse 13: 8). O Cordeiro é o Filho de Deus? Pedro diz que o sangue do Cordeiro é "precioso" o que dificilmente poderia ser dito se o Cordeiro é meramente humano. "Fostes resgatados ... com o precioso sangue [vida] de Cristo, como de um Cordeiro imaculado ..." (1ª Pedro 1: 18-20).
Devido à sua crença na imortalidade natural da alma, evangélicos e católicos acreditam que somente o Cristo humano morreu. Alguns até negam isso, afirmando audaciosamente: "Cristo não morreu na cruz!" Sua crença exige a compreensão de que Cristo foi ao "Paraíso" "hoje" com o ladrão perdoado, de modo que Ele realmente não morreu na cruz.
Então, qual é a diferença da morte do Filho de Deus em relação ao perdão de Deus ao pecador obtido na cruz? O conceito de justificação da fé de 1888 nos proporciona uma maior apreciação pelo que custou ao Filho de Deus. Aqui está o poder motriz para a nossa fé que opera pelo Seu amor. Ellen White viu algo nele que Lutero e Calvino nunca viram: "se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus".2 Essa não foi uma declaração superficial da parte dela, pois "Ágape é o cumprimento da lei" (Romanos 13:10 no original). O "precioso sangue" é aquele que "não havendo visto amais; no qual, não O vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; alcançando o fim da vossa fé, a salvação de vossas almas” (1ª Pedro 1: 8, 9).
Em outras palavras, a justificação pela fé genuína é "enraizada e fundada em Ágape", porque a fé é uma apreciação do coração dela. Católicos e Protestantes não podem ver claramente esta bela verdade. Por quê?

Ninguém que acredite que a imortalidade natural da alma pode possivelmente ter uma apreciação adequada do Ágape "adequado", no sentido de preparar o grão para a colheita. Não estamos falando sobre esses milhões ou bilhões que se prepararam para a morte — o adventismo diz respeito a uma preparação para a trasladação na segunda vinda de Jesus (*sem ver a morte) ou nada significa.
Martinho Lutero acreditava na verdade sobre a natureza do homem e, portanto, poderia começar a quebrar a síntese do amor Ágape e egocêntrico que Agostinho havia desenvolvido. Mas seus seguidores reverteram para a doutrina pagã-papal, assim como Calvino, e até mesmo os Wesleys.
Paralelamente ao Dia da Expiação vem uma restauração de Ágape3; Mas as igrejas populares não a veem, embora usem palavras para o amor. Os teólogos como Anders Nygren, Michael Harper ou Leon Morris em seus livros sobre Ágape não conseguem sentir o significado real do que aconteceu na cruz. Mas Ágape é uma revelação da verdade que vem somente do ministério de Cristo no segundo compartimento do santuário celestial.4 As igrejas populares não O seguem até ali por fé; e assim, não podem compreender Ágape, porque acreditam na imortalidade natural da alma. As doutrinas evangélicas da justificação pela fé, portanto, não podem compreender a verdade total da cruz de Cristo. Eles não conseguem entender como Ele morreu a segunda morte para a raça humana.
Não é possível compreender ... a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” (*Efé. 3:18) do Ágape enquanto se acredita na imortalidade natural da alma. Se Cristo soubesse que Ele precisava apenas suportar algumas horas de agonia antes de Se unir com Seu Pai em um espírito desencarnado, isso destruiria o significado da cruz. Na realidade, Ele viu a caverna de uma sepultura eterna que se estendia diante dEle, sem esperança de ressurreição.
Quem é essa Pessoa Única de toda a história que esteve no inferno? Na verdade, Ele saiu de lá novamente, o que ninguém mais fará quando chegar lá! No Pentecostes, Pedro disse que Davi falou de Jesus: "Não deixará a Minha alma no inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja a corrupção" (Salmo 16: 8-11, Atos 2:25, 27). Então, Cristo percorreu todo o caminho para "inferno", a segunda morte, a fim de pagar o nosso resgate.
Os cristãos conservadores estão mergulhados na idéia de que devemos ser punidos pelos nossos pecados, devemos pagar o preço. Mas Pedro ensina a ideia conhecida como o evangelho, um conceito de boas novas que diz que Cristo já suportou o castigo pelos nossos pecados. Ele pagou o preço, "esgotou a pena"5, porque "o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos" (Isaías 53: 6). "Levando Ele mesmo em Seu próprio corpo os nossos pecados... e pelas Suas feridas fostes sarados" (1ª Pedro 2:24). "Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o Justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1ª Pedro 3:18). O que isso significa para o mundo dos pecadores? Cristo já suportou seu castigo. Acabou! Agora não há medo em olhar o juízo. De acordo com Pedro, se apenas o pecador puder ouvir e crer nessas boas novas, ele será transformado pelo perdão de Cristo.
Paul E. Penno Jr.

____________________________________________

Notas finais (a com a letra “A” é do tradutor);                        
A) Hedonismo, s. m. (filos.) sistema filosófico de moral, para o qual todo o bem está no prazer (Caldas Aulete);
1) E. J. Waggoner, Christ and His Righteousness, (Cristo e Sua Justiça) Glad Tidings ed., (Edição Boas Novas) págs. 83; 79, 80 (1999);
2) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91, 92;
3) Veja Ellen G. White, Primeiros Escritos, págs. 55, 56;
4) ibidem;                               
5) Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 340.

____________________________________________

Notas:                                                                     
Veja, em inglês, o vídeo desta 13ª e última lição do 2º trimestre de 2017, ampliada, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/WXBFRjtMMdk
Esta lição está na internet, em inglês, no sitio: 1888message.org/sst.htm

____________________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
____________________________________________