Para 22
a 29 de julho de 2017
"Cristo
nos resgatou da maldição da lei, ... para que a bênção de Abraão chegasse aos
gentios por Jesus Cristo, e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do
Espírito" (Gál. 3:13, 14).
Somos redimidos da maldição da lei, a fim de que
possamos ter a bênção de Abraão, e nós recebemos a bênção de Abraão, a fim de
que possamos receber a promessa do Espírito. Sem
sermos redimidos da maldição da lei, não podemos ter a bênção de Abraão. E
sem a bênção de Abraão, não podemos ter a promessa do Espírito .... Por mais
que uma pessoa possa desejar o dom do Espírito, e por mais que ele o possa
pedir, ele não pode tê-lo a menos que tenha a bênção de Abraão em primeiro
lugar.
Não que o Senhor não queira dar seu Espírito a quem
pede, não que Ele fixe um padrão rígido e obrigue cada um, como que numa
espécie de penitência, a alcançar esse modelo, ou então Ele não dará o Seu
Espírito. Não, não, mas porque para o Senhor dar Seu Espírito
Santo a qualquer pessoa que não tenha a bênção de Abraão seria apenas colocar o
Seu selo sobre o pecado, nomear o
pecado como justiça. Isto, naturalmente, Deus nunca pode
fazer ...
É, portanto, de suma importância saber o que a
bênção de Abraão é, e ter a posse dela. A
todos que a obtiverem o Espírito Santo é livremente dado sem medida ... A
bênção de Abraão é a chave que abre para a plenitude do Espírito Santo:. Com
isso podemos entrar livremente e desfrutar de todos os seus tesouros, sem isso,
ficamos privados deles, e, mesmo que almejando, nunca poderemos obtê-los.
O que, então, é a bênção de Abraão? Nesse
capítulo 3 de Gálatas, verso 9, lemos: "Os
que são da fé são benditos com o crente Abraão." Os
que são da fé são abençoados, a bênção vem pela fé. E
eles "são abençoados com o crente
Abraão." Abraão obteve a bênção pela fé. Fé
em si não é a bênção, é pela fé que a bênção é recebida. Tem
que ser assim, pois, "Tudo o que não
é de fé é pecado" (*Rom 14:23).
Assim, então, a bênção veio a Abraão pela fé ... o
que recebeu Abraham pela fé? - "Abraão
creu em Deus, e isto lhe foi imputado como justiça" (v. 6). A
bênção que Abraão recebeu pela fé foi a justiça. É
a justificação pela fé, então, a bênção de Abraão?-Parece que sim, não é?
Vamos ver se isso está certo: "Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai, segundo a
carne?" (Rom. 4:1). Sabemos
que ele encontrou uma bênção: pois a Escritura fala da "bênção de Abraão," e ela vem sobre nós por Jesus Cristo.
Se estivermos corretos em pensar que a justificação
pela fé é a bênção de Abraão, então quando a Escritura nos diz o que Abraão
encontrou, devemos esperar que ele ocupe este pensamento em primeiro lugar. É
assim mesmo, pois a Escritura continua (Rom. 4:2): "Porque, se Abraão foi justificado [considerado justo] pelas obras, tem de que se gloriar, mas não
diante de Deus." Qualquer coisa em que um homem não possa se glóriar
diante de Deus não é bênção de modo algum. E como se Abraão tivesse sido
considerado justo pelas obras, ele não poderia ter se gloriado diante de Deus,
é perfeitamente claro que a justiça pelas obras não é a bênção de Abraão.
E então? "O
que diz a Escritura?- Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como
justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão
segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê nAquele
que justifica [considera justo] o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça" (*Gál. 4: 3 a 5). Isto,
então, é justificação pela fé — exatamente o que Abraão alcançou. Abraão
encontrou uma bênção; justificação pela fé, então, deve ser a bênção de Abraão.
Mas será que a Escritura fala disso como uma bênção,
de tal forma que possamos estar perfeitamente certos de que isto é exatamente a
bênção de Abraão? Leia a seguir: "Assim
também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as
obras" (*Gál. 4: 6). A palavra diz que Abraão recebeu uma bênção de Deus
crendo. E, em seguida, continuando diretamente nesse
assunto, a mesma palavra diz que Davi descreve como bem-aventurado o homem que
recebe o que Abraão recebeu.É certo que só houve "bem-aventurança" no
que Abraão alcançou, o que Abraão recebeu foi a justiça, e ele recebeu por crer
em Deus, portanto é certo que a justificação pela fé é a
"bem-aventurança", a bênção, de Abraão.
Como é que David descreve a bem-aventurança de
Abraão, e de todos os outros homens que recebem o que Abraão recebeu? — Assim: "Bem-aventurados aqueles cujas maldades
são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o
Senhor não imputa o pecado" (*Gál. 4: 7 e 8).
A palavra "perdoado" (*em inglês,
“forgiven”) é composta de "para" e "dado" (*for+given). Quando
maldades são "perdoadas", algo é dado a eles. O
que é que é dado a eles? — Justiça, sem dúvida, porque Deus estabeleceu Cristo "para demonstar a sua justiça pela
remissão dos pecados dantes cometidos" (*Rom. 3:25). E, bem-aventurados são
eles "cujas maldades são perdoadas." "O Senhor me cobriu com o manto de
justiça".
O que é imputado ao homem a quem o pecado não é
imputado? — Justiça somente, pois ele está descrevendo “o homem a quem Deus imputa justiça" Deus deu a Abraão justiça
por suas iniquidades; aquele que foi pecado, Deus cobriu com o manto da
justiça, e a ele o Senhor imputou justiça em vez de pecado. Foi
toda a justiça de Deus, em todos os aspectos. Isto é o que Abraão
recebeu, e ele o recebeu pela fé. Havia nela a bem-aventurança para Abraão. E
David descreve a bem-aventurança de todos os outros homens que a recebem. Esta,
então, é a bênção de Abraão. Mas a Escritura o diz mais uma vez: "Vem, pois, esta bem-aventurança sobre
a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé
foi imputada como justiça a Abraão". Não pode haver sombra de dúvida, portanto, que a
justiça de Deus que é pela fé é, em verdade, a bênção de Abraão.
Tem você a bênção de Abraão? Onde
você conseguiu a justiça que você reivindica, e sobre a qual você depende para
aceitação e aprovação de Deus? Você a conseguiu do próprio Deus? Você
a conseguiu por crer em Deus? ou você a conseguiu fazendo o seu melhor ?.... Se
você tem alguma justiça que não seja a justiça de Deus, então você não tem justiça
alguma. É a justiça de Deus, e ela somente, que os homens devem procurar. Nenhuma
outra será útil. "Buscai primeiro o
reino de Deus e a sua justiça" (*Mateus 6:33). É
um dom gratuito para cada alma no mundo. "Sendo justificados [considerados justos] gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual
Deus propôs ... para demonstrar a Sua justiça pela remissão dos pecados dantes
cometidos" (*Rom. 3: 24 e 25). "A
saber, a justiça de Deus a qual é pela fé de Jesus Cristo para todos e sobre
todos os que crêem, porque não há diferença" (*Rom. 3:22, KJV).
“Creu Abraão
em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça” (*Rom. 4:3). "Ora, não só por causa dele está
escrito, que lhe foi imputada a ele, mas também por nós, a quem deve ser
imputado, se nós crermos nAquele que ressuscitou a Jesus nosso Senhor dentre os
mortos" (Rom. 4: 23 e 24,
KJV). E você crê nEle? Se sim, então, aceite livremente a Sua justiça, e em
toda a sua plenitude, tão livre e plenamente como é dada.
A justiça de Deus, que é pela fé, é a bênção de
Abraão. “Os que são da fé são benditos com o
crente Abraão”
(Gál. 3:9). Agradeça ao Senhor por isto, e, portanto, aceite a
bênção de Abraão. Pois “Cristo
nos resgatou da maldição da lei” (*Rom. 3:13), — Ele o fez — para que a
bênção de Abraão chegasse a nós. Por
favor, não mantenha essa bênção à distância pela incredulidade. Lança
para longe a incredulidade. Creia em Deus, e deixe a bênção de Abraão, a
justiça de Deus, fluir, e preencha toda a vida com seu poder e seu doce sabor.
—Alonzo T. Jones,
Advent Review e Sabbath Herald,
(Revista Adventista e
o Arauto do Sábado, [série encadernada] pág. 646
Alonzo T. Jones é um dos dois pastores que nos
apresentaram a mensagem da Justiça de Cristo em 1888 em Mineápolis. Devido
à resistência da liderança em abraçar esta mensagem, Ellen G. White e os dois
saíram pelas igrejas pregando-a diretamente aos membros, e, diz ela, obtiveram
grande aceitação em muitas consagrações. Depois disto, por voto da Conferência
Geral, os três foram separados: Ellen G. White foi enviada para a Austrália, Waggoner
para a Europa. E Jones permaneceu nos Estados Unidos. Ele não tinha formação
acadêmica, e isto talvez tenha contribuído para e rejeição da mensagem,
possivelmente a liderança idosa e culta ressentiu-se de um jovem, e sem estudo,
intentasse ensiná-los, entretanto ele lia e estudava muito Os dois mensageiros,
até o ano de 1896, em centenas de sermões, campais, igrejas, publicações e nas
Assembléias da Associação Geral eram oradores e escritores constantes. Por
Exemplo: Na Assembléia da Conferência Geral de 1893 Jones pregou 24 sermões; na
de 1895 foram 26, todos sob o tema das três mensagens angélicas, parte
essencial da mensagem de Justificação pela fé que Ellen G. White chama de a “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, pág. 91, sic.).
Ela endossou a pessoa e a mensagem dos dois mensageiros da Justiça de Cristo
centenas de vezes. Temos a relação, em inglês, destes endossos para lhe enviar gratuitamente,
se no-la solicitar, bastando, para tal, nos remeter um envelope, subscritando-o
a você mesmo, com selo para o peso de 2 folhas A4.
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