segunda-feira, 3 de julho de 2017

Sumário de tudo que Paulo fala em Gálatas



Sumário de tudo que Paulo fala em Gálatas

1. Ele adverte contra um falso evangelho em oposição à "verdade do evangelho" (1: 6-12; 2: 5, 14).
2. A compreensão de Paulo sobre essa "verdade" forçou-o a lutar com a liderança da igreja do seus dias. Seu entendimento era mais claro do que a do apóstolo Pedro, ou Tiago (1: 16-20; 2: 12-14).
3. Os "todos os homens" que são pecadores não são aceitos por Deus por qualquer coisa boa que possam fazer, mas "pela fé de Jesus" (2: 15-19).
4. Os corações humanos honestos se identificam com Cristo em Sua cruz. Tal como acontece com Ele o resultado natural é: o eu é crucificado. A menor mancha de legalismo "frustra a graça de Deus" e nega a cruz (2:20, 21).
5. A alternativa para a "verdade do evangelho" se tornar uma forma de espiritismo. "A pregação da fé" é uma apreciação expontânea do coração pela Boa Nova no evangelho; ela opera milagres (2: 1-5).
6. Todos os seres humanos crentes repetem a experiência da incredulidade de Abraão, seguido por seu aprendizado para crer (2: 6-14).
7. "A maldição" da lei não é obediência a ela, mas a desobediência. A experiência de Cristo em Sua cruz foi aquela "maldição", o horror de nossa segunda morte (3: 10-14).
8. A lei foi escrita em pedra por causa da incredulidade de Israel quanto ao velho concerto; mas isso não invalida a promessa de Deus do novo concerto para escrevê-la no coração (3: 16-21).
9. A lei do velho concerto foi escrita nas antigas (*táboas) pedra e serviu como um policial que conduzia Israel sob o legalismo, até que eles voltassem para a experiência de Abraão de justificação pela fé (3: 22-29).
10. Todos os que vivem sob um sentimento de condenação e medo são como o menino descalço, supervisionado pelos escravos da fazenda, embora nascido para ser o herdeiro da propriedade (4: 1-3).
11. O dogma da Imaculada Conceição (*de Maria ou mesmo só de Jesus) nega a verdade da identidade genética completa de Cristo com nossa raça humana caída, que é necessária para a verdadeira redenção do pecado (4: 4-7).
12. "A mensagem do terceiro anjo em verdade"1 é a plena verdade libertadora do novo concerto (4: 16-31).
13. A salvação pela fé não pode ser compreendida a menos que a fé seja entendida como aquela que "opepra por amor [Ágape]" (5: 1-6).
14. Proclamar "a verdade do evangelho" sempre traz perseguição ao seu proclamador das boas novas do evangelho(5:11, 12).
15. A verdadeira liberdade inerente à fé verdadeira nunca produz “liberdade para dar ocasião à carne” (5:13, 14).
16. O Espírito Santo é mais forte do que a "carne" com todos os seus vícios pecaminosos. Portanto, se alguém entende e crê na "verdade do evangelho" pregada por Paulo, verá que é fácil de ser salvo e difícil de se perder (5: 16-18; compare Mateus 11: 28-30; Atos 26:14).
17. "Andar no Espírito" é acreditar que Ele está segurando sua mão, não vice-versa (5: 18-25, compare com Isa. 41:10, 13).
18. Não podemos realmente ajudar alguém a menos que possamos sinceramente nos colocar em seu lugar (a sorte dele pode vir a ser a minha, exceto pela graça de Deus)  (6: 1-6).
19. A marca final da besta será "perseguição por causa da cruz de Cristo". "A verdade do evangelho", como é em Gálatas, será parte do "alto clamor" final que iluminará a terra com glória (6:12, 13).
20. Entender e crer neste evangelho da cruz, liberta a pessoa do cativeiro e do mundanismo em todas as suas formas (6:14).


--Robert J. Wieland

________________________________

Nota do Tradutor:
1) Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 372: “Vários me escreveram, indagando se a mensagem da justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e tenho respondido: ‘É a mensagem do terceiro anjo, em verdade’.” Originalmente esta declaração foi publicada na “The Review and Herald” de 1º de abril de 1890. Na literatura adventista, a expressão “mensagem do terceiro anjo” e “as três mensagens angélicas” são equivalentes.
________________________________

Biografia do autor deste sumário de Gálatas

O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.
Ele é autor de dezenas de livros.
Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral:
1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e
2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones.
38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas: Materiais de Ellen G. White sobre 1888. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido, muito embora haja inúmeras recomendações da serva do senhor à mensagem e às pessoas deles. Esta é uma das muitas evidências de que a liderança até hoje ainda reluta em aceitar plenamente a mensagem de 1888 de justificação pela fé, uma vez que isto significaria reconhecer a rejeição dela por parte de antigos líderes.

________________________________