terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Lição 2 — Vejo, quero, pego, por Arlene Hill

Para 6 a 13 de janeiro de 2018

O subtítulo para as lições deste trimestre sobre mordomia é "Motivos do Coração". O aspecto mais importante da mensagem de 1888 é que tudo depende do que move o coração. A menos que aceitemos que nada podemos fazer para nos salvar, nossos esforços para agradar a Deus apresentam um falso evangelho que é sempre guiado pelo eu. Sem a contínua comunhão com o Espírito Santo, qualquer justiça que pensamos ter é considerada por Deus como trapos de imundícia.
A solução é um novo coração, como Davi anseia no Salmo 51: "Cria em mim. Ó Deus, um coração puro..." (*vs. 10). Ele não pede que Deus remende as partes más num coração, de outra forma, muito bom. Devemos aceitar que Deus nos deu o primeiro corpo que Ele criou para nós no primeiro Adão (veja o argumento de Paulo sobre os dois Adãos em Romanos, capítulo 5) e Ele "nos renasce" no segundo Adão (Cristo) e nos dará um corpo completamente novo na ressurreição. A raça humana precisa de um Criador, não mais programas "funcionais" para nos fazer pensar que estamos ficando melhor.
Deus nos criou corpos e tudo o de que necessitamos para dar a estes suporte físico e emocional. Paulo resumiu toda a questão de nossa mordomia para Deus em Romanos 12: 1: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos, em sacrifício vivo, santo e aceitável para Deus, que é o seu culto espiritual de adoração" (New American Standard Bible). Usando essa passagem, Ellet J. Waggoner explica que, devido à infinita sabedoria e poder de Deus, "Ninguém pode acrescentar-Lhe nada. Ninguém pode colocar Deus em obrigações para Si. Ninguém pode dar-Lhe algo pelo qual Ele deve receber alguma coisa em troca".1 É somente o que Deus nos deu que podemos devolver a Ele.
Analisando mais a fundo esta passagem em Romanos, Waggoner chega à conclusão de que, uma vez que  Deus nos criou e providenciou tudo o de que necessitamos, Ele não precisa de nada – isto é "razoável que todos submetam-Lhe seus corpos, para Ele controlar. Ele somente tem a sabedoria e o poder de fazê-lo  apropriadamente".2
A extensão da lógica de dar a Ele nossos corpos inclui tudo o mais que Ele nos deu para dar sustento aos nossos corpos, a mais importante das quais é fé. Em essência, Deus nos criou, equipou e nos habilitou para sermos bons mordomos de tudo o que Ele nos deu. A ideia de mordomia tem se tornado associada somente com a responsabilidade financeira, mas é bem mais do que isso.
Waggoner descreve uma completa mudança de atitude devido ao fato de que o pecado nos acometeu. Depois da queda do primeiro Adão, nossa herança proveniente dele está incorporada no título desta lição: "Vejo, quero, pego". Nascemos com orgulho egocêntrico como motivação para tudo o que fazemos. Isso parece desesperador, mas Deus consagrou um novo e vivo caminho que começa com o renascimento (*Hebreus 10:20. Mas veja também ao que isto nos leva em Salmo 119:45 e Tiago 1: 25). Parece uma solução simples, mas o nosso orgulho não nos deixa facilmente. Não temos a tendência natural da humildade. O orgulho sempre está erguendo sua horrível cabeça, principalmente em descobrir maneiras que melhorem o que Deus chamou de “bom”.
"O Orgulho é o Inimigo da Fé. — Os dois não podem viver juntos. Um homem pode pensar com sobriedade e humildade apenas como resultado da fé que Deus dá. . . . O homem que tem confiança em sua própria força e sabedoria, não irá depender do outro. A confiança na sabedoria e no poder de Deus vem somente quando tomamos conhecimento e reconhecemos nossa própria fraqueza e ignorância.
"Fé, um dom de Deus." (*Efé. 2:8, ú.p.).— Essa fé que Deus concede ao homem está descrita em Apocalipse 14:12: "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus". Deus não dá fé somente aos santos, como ainda lhes dá os mandamentos, mas os santos mantêm a fé, e outros não. A fé que eles mantêm é a fé em Jesus, portanto é a fé de Jesus que é dada aos homens".3
"Guardar" é geralmente o que os mordomos fazem. Eles guardam o que lhes tem sido dado. O mordomo injusto (Lucas 16:13) foi informado de que ele seria demitido por desperdiçar os bens de seu mestre. O mordomo injusto disse: "Eu vejo, eu quero, então eu levo". Quando o mestre descobriu, ele espertamente concedeu descontos aos devedores do seu mestre, não para garantir algum retorno em potencial de "dívidas incobráveis", mas para gerar boa vontade para que os devedores o acolhessem quando ele fosse demitido. Este mordomo não estava "guardando" nada para o seu mestre, estava era manipulando-o. O mestre o elogiou por sua astúcia, esquecendo-Se das segundas intenções do mordomo.
O que Jesus está ilustrando com esta parábola? Aprendemos que todas as pessoas, não apenas os crentes, recebem fé. Deus nos dá a liberdade de mantê-la ou usá-la para propósitos individuais. Muitos cometem o erro de que, uma vez que recebemos apenas uma "medida da fé” (*Rom 12:3), é nossa responsabilidade cultivá-la através da prática. Em outras palavras, Deus não nos deu fé suficiente, então devemos fazer a nossa parte. Esta é outra maneira de negar o poder e a suficiência de Deus.
"Em que medida? — Vimos que a fé é dada a todo homem. Isso pode ser conhecido também pelo fato de que a salvação é dada a cada homem, e colocada ao seu alcance, e a salvação é somente pela fé. . . .
"A questão é, em que medida Deus deu a todos os homens a fé? Isso é realmente respondido no fato já aprendido, de que a fé que Ele dá é a fé de Jesus. A fé de Jesus é dada no dom do próprio Jesus, e Cristo é dado em Sua plenitude a todo homem. Ele provou a morte por cada homem (Heb. 2: 9). "A graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo" (Efésios 4:7). Cristo não está dividido, portanto, a todo homem é dado tudo de Cristo e a toda a Sua fé. Há apenas uma medida".4
Portanto, nossa mordomia é baseada em guardar a fé de Jesus, que nos foi dada em plena medida sem necessidade de nosso crescimento espiritual. Não é preciso fazer nada além de guardar e apreciar o que Deus nos deu. Ninguém naturalmente tem essa inclinação de "motivos do coração", mas, se nos apegarmos às suas promessas pela fé, teremos a mente de Cristo gradualmente substituindo nosso coração, que só pode ver, querer e pegar.
Arlene Hill
Notas Finais:                                                                       
1) Ellet J. Waggoner, Romanos, pág. 177.
2) Ibidem                                                                               
3) Ídem, pág. 179, enfase adicionada;                                   
4) Ibidem                                                                               
___________________________

Notas:                                                                                    
Veja, em inglês, o vídeo desta 2ª lição do 1º trimestre de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/SUGAa76s9Gs

Esta lição está na internet, em inglês, no sitio: 1888message.org/sst.htm

O Pastor Paulo Penno preparou um estudo sobre Romanos, verso por verso, dos capítulos 14, 15 e 16. Se você quiser recebê-lo envie um e-mail para dailybread@1888message.org; solicitando-o.
Diga: Please send me Paul Penno’s study on Romans chapters 14, 15, e 16.
___________________________