terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Lição 3 — Deus ou mamom?, por Robert Wieland,


Para 13 a 20 de janeiro de 2018
               
                Uma característica importante nos ensinamentos de Cristo era a frequência e seriedade com que Ele repreendia o pecado da avareza e apontava o perigo das aquisições mundanas e o amor desordenado do ganho. Nas mansões dos ricos, no templo e nas ruas, Ele advertia aqueles que perguntavam sobre a salvação: "Acautelai-vos e guardai-vos da avareza" (*Luc. 12: 15). "Não podeis servir a Deus e a Mammom" (*Mat. 6:24). 
-Ellen G. White, The Retirement Years
(Os anos da aposentadoria) pág. 95
_________________________________
Uma verdade fundamental está subjacente a toda existência humana. Nenhum ser humano em qualquer lugar pode reivindicar título legítimo até mesmo um dólar como sendo dele ou dela. Este princípio, que é o coração da mensagem de 1888, é ensinado em um verso bem conhecido: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça" (João 3:16 ). Obviamente, isso significa que "o mundo" estava condenado a "perecer" a menos que Deus desse esse presente. É um reconhecimento contundente e direto de que "o mundo" (todos, não apenas crentes) deve tudo a esse presente divino. Ninguém pode acreditar no evangelho sem reconhecer imediatamente que ele agora se relaciona com dinheiro e coisas materiais de uma maneira nova.
Outro texto afirma o mesmo princípio ainda mais claramente: "O amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se Um morreu por todos, logo todos morreram; e Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2ª Coríntios 5:14,15). O idioma original implica que uma nova compulsão agora agarra o coração, mais forte que a velha compulsão do egoísmo.
Esta poderosa verdade coloca um machado na raiz do nosso caso amoroso com o dinheiro. Se acreditarmos que Cristo "morreu por todos", é o mesmo que dizer que morremos junto com Ele e que se Ele não tivesse morrido por todos, todos estaríamos mortos e, portanto, não teríamos nada.
Ellet J. Wagoner diz: "Faz uma grande diferença a quem servimos. O servo deriva sua importância da dignidade daquele que é servido. [O apóstolo] Paulo serviu ao Senhor Jesus Cristo. Todos podem servir ao mesmo Mestre. ‘Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois seus servos daquele a quem obedeceis?’ (Romanos 6:16). Mesmo o servo comum que obedece ao Senhor é servo do Senhor, e não do homem. ‘Ninguem pode servir a dois senhores; porque há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom’ (Mateus 6:24). Nenhum homem pode servir ao Senhor e ter outro serviço além disso" (Waggoner sobre Romanos, págs. 9 e 10).
Você pode agora estar lutando com alguma tentação de colocar algo de que realmente não precisa, ou alguma pessoa, como o objeto da devoção do seu coração em lugar do seu verdadeiro Salvador.

• Antes que seja tentado a sacrificar sua alma, Deus mostra um vislumbre de quão maravilhoso é o Céu.
• Antes de se aferrar a algumas riquezas terrenas, Ele revela a você a verdadeira riqueza de Sua salvação "em Cristo".
• Antes de adorar um "ídolo" terrestre, Ele mostra quão preciosa é a Sua eterna amizade.
• Antes de buscar a realização em alguma fascinação proibida, Ele mostra a preciosidade eterna do amor verdadeiro.
• Antes que você seja deslumbrado pela "glória" das luzes do Rio, a Cidade Maravilhosa, Ele mostra um vislumbre da glória eterna da cruz de Jesus!
Tudo isso está no abençoado preâmbulo dos Dez Mandamentos: "Eu Sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão" (Êx 20,2). Como podemos ser tão estúpidos para deixar qualquer coisa do "Egito" espiritual confundir e nos desorientar?
Então, o que há de errado e o que é certo sobre o uso do dinheiro? Os Dez Mandamentos, se apreciados e seguidos, há muito tempo resolveriam as dolorosas desigualdades econômicas do mundo. Mas eles não conseguiram. Alguns vírus espirituais continuam a criar vastos abismos entre os "que têm" e os "que não têm".
Aqui está a Boa Nova: Quando entendemos e acreditamos no preâmbulo inspirado, quando apreciamos o que o Filho de Deus fez por nós, a idolatria moderna perde o seu charme. Não são as cruzes de ouro, prata ou madeira em igrejas que cativam nossas almas; é a compreensão do amor de Cristo revelado em Sua cruz. À luz dessa cruz de Cristo, o nosso "ídolo" querido se transforma em "cinzas" mesmo antes de adorá-lo! Todo o brilho que uma vez nos atraiu se ofuscou, e realmente começo a "gloriar-me, [“vangloriar-me,” na Bíblia inglesa revisada] ... na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Deus nunca nos pede para desistir de algo, a menos que, antes de tudo, nos mostre quão precioso é o presente que Ele já nos deu! Talvez possamos dizer isso dessa maneira: Ele nunca nos pede que desistamos de uma boneca até que nos mostre um precioso bebê vivo em nossos braços. Ele nunca nos pede para desistir de um carro de brinquedo de plástico até que primeiro nos mostre que Ele já nos deu um genuíno carro novo.
Herdar a riqueza do universo "em Cristo" por toda a eternidade — é por isso que você não pode colocar outros "deuses" (mammom) diante do Senhor quando acredita na verdade do evangelho. Não é uma viagem a trabalho. É uma viagem de fé. A fé é como uma dinamite; é poderosa, "funciona". Isso o salva antes de você pecar! Isso o salva do pecado!
A solução de Jesus para o nosso egoísmo não é para envergonhar-nos, mas para compartilhar com todos nós a boa nova de que podemos desfrutar de uma vitória dinâmica e prática sobre o amor ao dinheiro.
Uma grande pequena pepita da verdade está em Gálatas 5:16, 17. Se deixar o Espírito Santo segurá-lo pela mão ao escolher caminhar com Ele, você "não pode fazer as coisas más" que, de outra forma, sua natureza pecaminosa desejaria que fizesse!
A partir dos escritos de Robert J. Wieland, 
e outros, como observado.
____________________________ 

Notas:
Veja, em inglês, o vídeo desta 2ª lição do 1º trimestre de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/2eRaR8pnOXg

Esta lição em inglês está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
____________________________
 Biografia do autor, Pr. Roberto Wieland:  
       
O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. Autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local. Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, pediram à Associação Geral que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888. 38 anos depois, em 1988, a Associação Geral atendeu o pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888.

Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
____________________________