quarta-feira, 28 de março de 2018

Lição 12 — Os hábitos de um mordomo, por Paulo Penno




Para 17 a 24 de março de 2018



Aqui está um pensamento sugerido por nossa Lição da Escola de Sabatina de adultos, segundo perspectiva de 1888. Muitas vezes ouvimos dizer que, embora Cristo nos faça começar o voo, devemos continuar seguindo por conta própria, mantendo a nossa velocidade ou vamos bater. Eu devo "ler a Bíblia, orar e testemunhar", para reter a salvação. Estas são as coisas que eu acho difíceis de fazer.
É bom ler a Bíblia, orar e testemunhar, mas fazer essas coisas como obras não é a maneira de reter a salvação. Se é verdade que Deus toma a iniciativa em nossa salvação, é igualmente verdade que Ele mantém a iniciativa. Em outras palavras, uma vez que você começa a vida cristã, o Senhor não recua como um vendedor de carros quando lhe vendeu o veículo, deixando você a lutar depois disso sozinho. Lutar por nossos próprios esforços desencoraja-nos e endurece o coração.
O Bom Pastor ainda toma a iniciativa de procurar Sua ovelha perdida. Ele ainda está batendo na porta do coração. "Aquele que em vós começou a uma boa obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1: 6). Nunca devemos pensar que nosso divino Amigo Se torna indiferente em relação a nós.
Como Jesus em Sua humanidade manteve Sua proximidade com o Seu Pai? Ele era humano, tinha apenas 24 horas por dia como nós, estava ocupado como nós, e precisava dormir como nós. Ele nos dá uma visão surpreendente de Sua vida devocional: o Pai manteve a iniciativa. Falando sobre Sua vida de estudo da bíblia e oração, Jesus disse na profecia: "O Senhor Deus Me deu uma língua erudita, para que Eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-Me todas as manhãs, desperta-Me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem” (Isaías 50: 4).
Seu pai O acordava cada manhã para poder ouvir e aprender. O Senhor promete alimentos nutritivos a todos os que "têm fome e sede de justiça" (Mateus 5: 6). Uma vez que existe apenas um tipo de justiça (pela fé), o que o Senhor quer dizer é que a fome de toda a vida por mais e mais justiça pela fé é a felicidade. Você está com fome para aprender mais e mais, nunca satisfeito com o que aprendeu ontem mais do que está satisfeito com a comida que comeu ontem. 
Não comemos o nosso alimento diário porque a Bíblia nos diz, mas porque estamos com fome. A Bíblia revela um amoroso Pai celestial e Salvador e Espírito Santo ansiosos por manter ligação conosco. Ele nos convida continuamente a "tomarmos o desjejum", mas, claro, se não tivermos fome, não o faremos.
Isto é o que o Senhor dá aos que ouvem e acreditam nas boas novas. Eles querem mais, assim como quando você provar algo delicioso vai querer mais. Eles não precisam ajustar seus despertadores para acordar a tempo, ou se esforçam por ler e orar como uma "obra".
É fácil para nós transformar a vida devocional num programa de obras. Observe como Jesus respondeu à iniciativa diária de Seu Pai em despertá-Lo "cada manhã" para "aprender": "O Senhor Deus Me abriu os ouvidos, e Eu não fui rebelde, não Me retirei para trás" (Isaías 50: 5) .
Com que frequência nós fomos "rebeldes" e nos afastamos dEle batendo à nossa porta nas manhãs! Às vezes é porque ficamos acordados para assistir ao show na TV até altas horas da noite, privando-nos do repouso e ficando surdos aos Seus apelos. (Há uma razão pela qual a Escritura diz que o dia começa ao pôr-do-sol!)
Para despertar nossas almas é que a fome e a sede são o propósito da mensagem de 1888 da justiça de Cristo.
O evangelho é o pão da vida; e uma vez que você o prova, sempre vai querer "comer" sem ser forçado a fazê-lo. Que alegria! Sempre estar com fome e sedento por mais. As diversões do mundo todo perdem o seu apelo quando você "prova" o evangelho pelo que é. Muitos estão agora testemunhando que essa fome foi despertada em suas almas ao ouvirem ou lerem as verdades da mensagem de 1888.
Suponha que você continue tentando, mas não entenda essa "fome"?
Isto não quer dizer que nunca há tempo para a alimentação forçada. Uma pessoa doente deve ser alimentada temporariamente por via intravenosa. Mas essa não é a maneira saudável de viver. E nunca encontramos saúde tomando comprimidos e cápsulas em vez de alimentos saudáveis. Cinco ou dez minutos de estudo bíblico apressada e forçadamente e uma oração casual não são nutrientes espirituais adequados.
Se você ficar doente com gripe, não vai tirar um dia de folga da escola ou trabalho para ficar na cama e se recuperar? Por que não tirar um dia de folga para jejum e oração? Não procurando o Senhor como se Ele estivesse tentando Se esconder de você, mas tomando o tempo para ouvi-Lo enquanto Ele o procura.
Há momentos em que um sábio médico mantém um paciente em coma com alimentação intravenosa; mas normalmente uma pessoa saudável come porque está com fome, não por causa de uma fria e severa obrigação. Seu problema pode não ser que o seu dia de 24 horas seja muito curto (isso seria culpa de Deus). Provavelmente, pessoas boas e sinceras incutiram em você uma ideia errada de Deus.
Deus não está esperando por você para manter um relacionamento com Ele; quer que você saiba que Ele está mantendo um relacionamento com você. Tudo começa com a iniciativa dEle, não a sua. Ele quer que você se salve mais do que você quer ser salvo.

Paul E. Penno
_____________________________________
Notas:                                                                                                   
Veja, em inglês, o vídeo desta 12ª lição do 1º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio:
https://youtu.be/u4wpM1LaMJo

Esta lição em inglês está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________