quinta-feira, 8 de março de 2018

Lição 10 — A função da mordomia cristã, por Anna Walper


Para 3 a 10 de março de 2018

A lição desta semana concentra-se em dois elementos essenciais da mensagem de 1888: a purificação do santuário celestial de todo pecado e a segunda vinda de Cristo. O primeiro deve ser realizado nos corações do povo de Deus antes que o segundo possa ocorrer. A declaração judicial do perdão dos pecados depende unicamente da obra de Cristo na cruz e no santuário celestial. A morte de Cristo proporcionou o sacrifício expiatório, e Sua obra como nosso sumo sacerdote no santuário celestial realiza a aplicação da benção desse sacrifício na vida dos fiéis. Portanto, o primeiro trabalho na purificação do santuário celestial é a purificação a remoção de todo pecado dos corações e mentes do povo de Deus.1
Este é o objeto do concerto eterno (ver 1ª João 3: 5-10). "Enquanto os pecados dos crentes penitentes estão sendo removidos do santuário, haverá uma obra especial de purificação, de destruição do pecado, entre o povo de Deus na Terra. Este trabalho está mais claramente apresentado nas mensagens de Apocalipse 14."2
"O perdão tem um significado mais amplo do que muitos supõem. ... O perdão de Deus não é apenas um ato judicial pelo qual Ele nos liberta da condenação. Não é apenas o perdão do pecado, mas abandono do pecado".3
A purificação do santuário celestial e a segunda vinda de Cristo são o núcleo da exclusiva mensagem adventista do sétimo dia. Nenhum outro grupo na terra foi chamado para levar adiante esta obra. É o motivo de estarmos neste mundo como embaixadores de Deus. A declaração do apóstolo Paulo: "embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, ‘que vos reconcilieis com Deus’" (2ª Coríntios 5:20), é a força motriz da nossa mensagem do último dia.
O primeiro anjo de Apocalipse 14 designou um povo para a pregação do evangelho eterno. O Concerto eterno (evangelho) chama todos os homens, em toda a terra, a reconhecer o Criador como o único Deus verdadeiro, que não só criou todas as coisas "no começo", mas recria o caráter dos pecadores penitentes através do poder da fé de Jesus Cristo. Assim que uma pessoa reconhece o significado abrangente do fato de que o Deus dos céus é o Criador, o Sábado entra em foco como um dia que honra a Deus e O elogia por Sua obra tanto para nós quanto em nós.
O segundo anjo nos diz então que a verdade fundamental de Deus como Criador e a santidade de Seu sábado do sétimo dia estão em contraste direto e em conflito com a mensagem de Babilônia, que se centra nas obras do homem. Reconhecer a verdade do evangelho dessas duas mensagens significa que todas as outras ideias sobre Deus e a salvação caem no chão como recusas insustentáveis ​​do poder de Deus para salvar do pecado.
O terceiro anjo convoca toda a humanidade para atender as mensagens dos primeiro e segundo anjos e "sair" das falsas ideias sobre a salvação que atormentaram a raça humana desde a queda.
As mensagens dos três anjos são, em conjunto, "o concerto eterno" em relação à purificação do santuário celestial. A obra de Cristo no primeiro apartamento é uma obra de perdão, mas Sua obra no lugar santíssimo é uma obra de apagar todo pecado. Deus tem uma superabundância de perdão que continua até o fim da liberdade condicional para o mundo, mas o apagar da mancha do pecado no coração do povo de Deus prepara o caminho para a segunda vinda de Cristo. Esta é a distinção da "mensagem do terceiro anjo em verdade" a fé e a justiça de Cristo que purifica do pecado, todos os que crerem nas boas novas.4

Através da obra de Cristo no ministério do Seu santuário, Ele está preparando Seu povo para a segunda vinda. Esta preparação em nossos corações envolve um conhecimento aprofundado de Seu caráter para que nos tornemos tão intimamente familiarizados com Ele que o engano será impossível durante a deturpação final de Seu caráter ao mundo através das "grandes maravilhas" e blasfêmia propagadas pelas duas bestas de Apocalipse 13. Nessa preparação, o próprio Cristo é refletido no mundo através do Seu povo, que O levanta e, assim, "atrair todos os homens" a Ele (João 12:32).
"O tempo da vinda do Senhor e a restauração de todas as coisas estão mesmo nas próprias portas. E quando Jesus vier, deve levar o Seu povo a Si mesmo. É apresentar a Si mesmo a Sua gloriosa igreja, “sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante” mas isso é "santa e irrepreensível" (*Efé. 5:27). É ver-Se perfeitamente refletido em todos os Seus santos.
"Assim, antes que Ele venha, Seu povo deve estar nessa condição. Antes de Ele voltar, devemos ter sido trazidos a esse estado de perfeição na completa imagem de Jesus. Efésios 4: 7, 8, 11-13. E esse estado de perfeição,este desenvolvimento em cada crente à medida da estatura completa de Cristo (*VS. 13)— este é o encerramento do mistério de Deus, que é Cristo em vós a esperança da glória (*Col, 1:27) ...
"O tempo presente é o momento em que a vinda de Jesus e a restituição de todas as coisas estão às portas, e este aperfeiçoamento final dos santos necessariamente deve preceder a vinda do Senhor e a restituição de todas as coisas, sabemos por todas as evidências de que agora estamos nos momentos da restauração o tempo da chuva serôdia. E com toda a certeza disso, também estamos no tempo do apagamento total de todos os pecados que já foram registrados contra nós".5

Nós somos os administradores especiais de Deus da mensagem mais singular de Cristo e de Sua justiça. É uma mensagem que não está sendo pregada por qualquer outra entidade na terra. Esse sendo o fato, devemos nos perguntar: se este é o foco de Deus; se a mensagem que Deus confiou a A. T. Jones e E. J. Wagoner em 1888 é a mensagem que preparará um povo para receber o derramamento da chuva, para que um povo seja o embaixador final de Deus no mundo; se é a mensagem que trará o fim do ministério de Cristo no céu, para que Ele possa vir como "REI DOS REIS, E SENHOR DOS SENHORES" (Apocalipse 19:16), então, por que temos que empregar esforços gastando nossas energias com qualquer outra mensagem?6

Ann Walper



Notas finais:                                                                     




1) Veja as págs. 119, 120, de “O Caminho Consagrado para a perfeição Cristã”, de A. T. Jones, Edição Glad Tidings (2003).
2) Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 425.                                               
3) Ellen G. White, O Sermão da Montanha, pág. 114                                       
4) Veja, de Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, livro. 1, pág. 372             
5) De Alonso T. Jones, O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã, págs. 125 e 126;
6) Com eventos atuais que desafiam, confundem e falsificam a proclamação da verdade vital de Deus, veja a declaração de Ellen G. White em Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 204: “O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra ... seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organização. ... Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual.”




Notas:                                                                         



Veja, em inglês, o vídeo desta 9ª lição do 1º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/_bAhGjN_9vY


Esta lição em inglês está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
_______________________________

Biografia da autora:

 A irmã Ana Walper é uma adventista dedicada à pesquisa bíblica e às atividades da igreja. Atualmente ela é diretora dos departamentos de liberdade religiosa; escola sabatina; saúde e temperança, e é coordenadora de uma das unidades evangelizadoras da escola sabatina. É também ativa instrutora bíblica. Profissionalmente é enfermeira padrão, e durante as férias escolares ela trabalha como enfermeira voluntária em acampamentos da juventude adventista nos estados de Tenneessee e Kentucky nos EUA. Ela é também escritora independente já por 16 anos em jornais de sua cidade sobre as boas novas de Cristo e Sua Justiça.

Atenção: Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
 _______________________________