Para 3 a 10 de
março de 2018
A lição
desta semana concentra-se em dois elementos essenciais da mensagem de 1888: a
purificação do santuário celestial de todo pecado e a segunda vinda de Cristo.
O primeiro deve ser realizado nos corações do povo de Deus antes que o segundo
possa ocorrer. A declaração judicial do perdão dos pecados depende unicamente
da obra de Cristo na cruz e no santuário celestial. A morte de Cristo
proporcionou o sacrifício expiatório, e Sua obra como nosso sumo sacerdote no
santuário celestial realiza a aplicação da benção desse sacrifício na vida dos
fiéis. Portanto, o primeiro trabalho na purificação do santuário celestial é a purificação
— a remoção de todo pecado — dos corações e mentes do povo de Deus.1
Este é o
objeto do concerto eterno (ver 1ª João 3: 5-10). "Enquanto os pecados dos
crentes penitentes estão sendo removidos do santuário, haverá uma obra especial
de purificação, de destruição do pecado, entre o povo de Deus na Terra. Este
trabalho está mais claramente apresentado nas mensagens de Apocalipse 14."2
"O
perdão tem um significado mais amplo do que muitos supõem. ... O perdão de Deus
não é apenas um ato judicial pelo qual Ele nos liberta da condenação. Não é
apenas o perdão do pecado, mas abandono do pecado".3
A purificação do santuário celestial e a segunda vinda de Cristo são o
núcleo da exclusiva mensagem adventista do sétimo dia. Nenhum outro grupo na
terra foi chamado para levar adiante esta obra. É o motivo de estarmos neste
mundo como embaixadores de Deus. A declaração do apóstolo Paulo: "embaixadores da parte de Cristo, como
se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, ‘que vos reconcilieis
com Deus’" (2ª Coríntios 5:20), é a força motriz da nossa mensagem do
último dia.
O primeiro anjo de Apocalipse 14 designou um povo para a
pregação do evangelho eterno. O Concerto eterno (evangelho) chama todos os
homens, em toda a terra, a reconhecer o Criador como o único Deus verdadeiro,
que não só criou todas as coisas "no começo", mas recria o caráter
dos pecadores penitentes através do poder da fé de Jesus Cristo. Assim que uma
pessoa reconhece o significado abrangente do fato de que o Deus dos céus é o
Criador, o Sábado entra em foco como um dia que honra a Deus e O elogia por Sua
obra tanto para nós quanto em nós.
O segundo anjo nos diz então que a verdade fundamental de
Deus como Criador e a santidade de Seu sábado do sétimo dia estão em contraste
direto e em conflito com a mensagem de Babilônia, que se centra nas obras do homem.
Reconhecer a verdade do evangelho dessas duas mensagens significa que todas as
outras ideias sobre Deus e a salvação caem no chão como recusas insustentáveis do
poder de Deus para salvar do pecado.
O terceiro anjo convoca toda a humanidade para atender as
mensagens dos primeiro e segundo anjos e "sair" das falsas ideias
sobre a salvação que atormentaram a raça humana desde a queda.
As mensagens dos três anjos são, em conjunto, "o
concerto eterno" em relação à purificação do santuário celestial. A obra
de Cristo no primeiro apartamento é uma obra de perdão, mas Sua obra no lugar
santíssimo é uma obra de apagar todo pecado. Deus tem uma superabundância de
perdão que continua até o fim da liberdade condicional para o mundo, mas o apagar da
mancha do pecado no coração do povo de Deus prepara o caminho para a segunda
vinda de Cristo. Esta é a distinção da "mensagem do terceiro anjo em
verdade" — a fé e a justiça de Cristo que purifica do pecado, todos
os que crerem nas boas novas.4
Através da obra de Cristo no ministério do Seu santuário,
Ele está preparando Seu povo para a segunda vinda. Esta preparação em nossos
corações envolve um conhecimento aprofundado de Seu caráter para que nos
tornemos tão intimamente familiarizados com Ele que o engano será impossível durante
a deturpação final de Seu caráter ao mundo através das "grandes
maravilhas" e blasfêmia propagadas pelas duas bestas de Apocalipse 13.
Nessa preparação, o próprio Cristo é refletido no mundo através do Seu povo,
que O levanta e, assim, "atrair todos os homens" a Ele (João 12:32).
"O tempo da vinda do Senhor e a restauração de todas
as coisas estão mesmo nas próprias portas. E quando Jesus vier, deve levar o
Seu povo a Si mesmo. É apresentar a Si mesmo a Sua gloriosa igreja, “sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante”
mas isso é "santa e
irrepreensível" (*Efé. 5:27). É ver-Se perfeitamente refletido em
todos os Seus santos.
"Assim, antes que Ele venha, Seu povo deve estar
nessa condição. Antes de Ele voltar, devemos ter sido trazidos a esse estado de
perfeição na completa imagem de Jesus. Efésios 4: 7, 8, 11-13. E esse estado de
perfeição,este desenvolvimento em cada crente à medida da estatura completa de Cristo (*VS.
13)—
este é o encerramento do mistério de Deus, que é Cristo em vós a esperança da glória (*Col, 1:27) ...
"O tempo presente é o momento em que a vinda de
Jesus e a restituição de todas as coisas estão às portas, e este
aperfeiçoamento final dos santos necessariamente deve preceder a vinda do
Senhor e a restituição de todas as coisas, sabemos por todas as evidências de
que agora estamos nos momentos da restauração —
o
tempo da chuva serôdia. E com toda a certeza disso, também estamos no tempo do
apagamento total de todos os pecados que já foram registrados contra nós".5
Nós somos os administradores especiais de Deus da
mensagem mais singular de Cristo e de Sua justiça. É uma mensagem que não está
sendo pregada por qualquer outra entidade na terra. Esse sendo o fato, devemos
nos perguntar: se este é o foco de Deus; se a mensagem que Deus confiou a A. T.
Jones e E. J. Wagoner em 1888 é a mensagem que preparará um povo para receber o
derramamento da chuva, para que um povo seja o embaixador final de Deus no
mundo; se é a mensagem que trará o fim do ministério de Cristo no céu, para que
Ele possa vir como "REI
DOS REIS, E SENHOR DOS SENHORES" (Apocalipse 19:16), então, por que temos
que empregar esforços gastando nossas energias com qualquer outra mensagem?6
—Ann
Walper
Notas
finais:
1) Veja as págs.
119, 120, de “O Caminho Consagrado para a
perfeição Cristã”, de A. T. Jones, Edição
Glad Tidings (2003).
2) Ellen G. White, O Grande Conflito,
pág. 425.
3) Ellen G. White, O Sermão da Montanha,
pág. 114
4) Veja, de Ellen G. White, Mensagens
Escolhidas, livro. 1, pág. 372
5) De Alonso T. Jones, O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã, págs. 125 e 126;
6) Com eventos
atuais que desafiam, confundem e falsificam a proclamação da verdade vital de
Deus, veja a declaração de Ellen G. White em Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 204: “O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma
grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa
reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de
nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Os princípios
fundamentais que têm sustido a obra ... seriam tidos na conta de erros.
Estabelecer-se-ia uma nova organização. ... Introduzir-se-ia um sistema de
filosofia intelectual.”
Notas:
Veja, em inglês, o vídeo desta 9ª lição do 1º trim. de
2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/_bAhGjN_9vY
Esta lição em inglês está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
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Biografia da autora:
A irmã Ana Walper é uma adventista dedicada à pesquisa bíblica e às
atividades da igreja. Atualmente ela é diretora dos departamentos de liberdade
religiosa; escola sabatina; saúde e temperança, e é coordenadora de uma das
unidades evangelizadoras da escola sabatina. É também ativa instrutora bíblica.
Profissionalmente é enfermeira padrão, e durante as férias escolares ela
trabalha como enfermeira voluntária em acampamentos da juventude adventista nos
estados de Tenneessee e Kentucky nos EUA. Ela é também escritora independente já por 16 anos
em jornais de sua cidade sobre as boas novas de Cristo e Sua Justiça.
Atenção: Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
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