quarta-feira, 4 de abril de 2018

Lição 1 — O conflito cósmico, por Paulo Penno



Para 1 a 7 de abril de 2018

Não houve novos mundos ou planetas criados no universo desde que Deus terminou a Sua obra de criação. “Assim terminaram os céus e a terra, e todo o exército deles”, diz Gênesis 2: 1. O que tem ocupado a Deus desde então? A resposta: uma obra de reconciliação entre o Céu e a Terra, porque "houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam e os seus anjos” (Apocalipse 12: 7).
Quando estudamos “a controvérsia cósmica”, não encontramos muitas boas notícias, mas também estamos estudando sobre "A história do grande conflito entre o bem e o mal, desde o tempo em que a princípio se iniciou no céu até o final da rebelião e extirpação total do pecado” (Ellen G. White, Cristo Triunfante, pág. 7), e isso é uma boa notícia.
A primeira página do Novo Testamento declara que Jesus veio para salvar o Seu povo dos seus pecados" (não nos seus pecados” Mat. 1:21). Deus não pode erradicar o pecado de Seu universo até que primeiro o erradique dos corações humanos. É aí que o pecado criou raízes; o coração humano é o último covil onde o dragão do pecado se esconde. As raízes do pecado vão até os dedos dos pés. Pode o pecado ser vencido, erradicado? O resultado do grande conflito entre Cristo e Satanás depende desta resposta.
Alguns dizem que o pecado em si nunca será vencido até que Cristo venha pela segunda vez, leve os Seus santos e lhes dê carne santa, removendo a tentação deles, ficando implícito que enquanto você e eu tivermos nossa “carne pecaminosa”, o pecado ainda vencerá.
Mas a Bíblia é clara: embora ainda tenhamos carne pecaminosa ou natureza pecaminosa, "o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" (Rom. 6:13, 14). "Superabumdou a graça" "onde o pecado abundou" (Rom. 5:20). Em outras palavras, a ideia é clara: a graça é mais forte que o pecado. Se isso não for verdade, o grande conflito deve terminar em derrota para Deus.
Esta graça de Deus opera através da revelação do amor de Deus (Ágape) (2ª Cor. 5:14, 15). Portanto, “o ágape de Cristo nos constrange . . . daqui em diante” a não viver para si mesmo, mas “para Ele” que morreu por nós e ressuscitou. O amor de si mesmo é a própria essência do pecado, seu elemento por excelência que encheu o coração de Lúcifer no começo e que aqui no fim de todos os tempos força a “igreja dos laodicenses” a ser morna de coração.
Cristo venceu o problema do pecado por Sua vida sem pecado e Seu sacrifício na cruz (João 12:31-33). Para que o grande conflito chegue ao fim, Ele deve ter um povo cuja fé demonstre que tal Ágape os “obrigará” a vencer “assim como [Ele] venceu” (Apocalipse 3:21).
A imagem brilhante no final da Bíblia é o centro das atenções do Céu para um grupo que está em “um mar de vidro misturado com fogo” que “obteve a vitória” sobre o pecado, “tendo as harpas de Deus”. Isso não foi realizado arrebatando-os com carne sem pecado, mas dando-lhes graça para “vencer” em carne pecaminosa.
O grande conflito envolveu o universo assim como este planeta caído. Apocalipse 12:12 diz que por causa da vitória conquistada nesta reconciliação, “Alegrai-vos, céus e vós que neles habitais” (*Apoc. 12:12). Finalmente, será dito: "O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso jubilo vibra por toda a vasta criação"  (O Grande Conflito, pág. 678).
Esta abençoada harmonia será o resultado da obra de Deus no Seu Dia da Expiação cósmico, que significa simplesmente, o Seu Dia da Reconciliação, a purificação do santuário celestial, o fim da alienação.
Está o seu coração humano reconciliado com Deus? Está alerta para perceber que o seu coração humano natural "é inimizade contra Deus: pois não é sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode ser" (Romanos 8:7), exceto através da expiação de Cristo? Você ainda luta com uma sensação persistente de que de alguma forma deve se tornar bom antes que Ele possa ser reconciliado com você, e antes que Ele possa realmente aceitá-lo e respeitá-lo? Tem aquela sensação incômoda de que Ele não pode verdadeiramente ser o seu amigo até que você seja digno? Enquanto está sentado no chiqueiro, gostaria de ter um pai que perdoasse e aceitasse o pródigo?
Nesse caso, você precisa saber sobre o Dia da Expiação; como nunca antes na história mundial, a atenção do mundo está voltada agora para o sacrifício expiatório de Cristo, onde “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. . . . rogamos pois . . . da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus”! (2ª Coríntios 5:19, 20). Mas você pode não fazer isso a menos que primeiro acredite que Ele está reconciliado com você! Então, “passe uma hora de meditação todos os dias” contemplando a cruz onde essa reconciliação foi realizada (O Desejado de Todas as Nações, p. 83).
Paul E. Penno
_____________________________________

Notas:

Veja, em inglês, o vídeo desta 13ª lição do 1º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/fUv8egqk71g

Esta lição em inglês está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­