quinta-feira, 20 de março de 2008

Lição 12 - Missão e Comissão

Com alegria descobrimos que "O Evangelho" é a característica mais proeminente da lição desta semana! O autor põe uma meta clara da lição da semana na última sentença da introdução (a parte da seção de sábado à tarde): "Nesta semana, vamos estudar o evangelho no contexto da grande comissão".

O Evangelho é a revelação de Jesus Cristo nos homens: Romanos 1:16, 17 diz que “... o evangelho de Cristo é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê ...”, e que neste evangelho poderoso, a justiça de Deus é demonstrada no crente. Isto é "pela graça... pela 'fé em Jesus' (Apoc. 14:12), e isso não vem de nós; é dom de Deus" (Efésios 2,8).

Paulo foi muito claro sobre como ele recebeu o evangelho. O evangelho que ele pregou não era de acordo com os homens, ninguém o recebeu de homem algum, nem foi ensinado por eles, mas veio pela revelação de Jesus Cristo, quando agradou a Deus revelar Seu Filho nele (Gálatas 1:11, 12, 15, 16).

O Evangelho é a lei em Cristo. O Evangelho é o próprio Jesus Cristo.

Um dos mensageiros de 1888, de quem Ellen G. White disse que portava credenciais do céu1, escreveu: "Somos plenamente assegurados de que o Evangelho é tornar Cristo conhecido nos homens. Ou antes, o Evangelho é Cristo nos homens, e a pregação dele é manifestar aos homens a possibilidade de Cristo habitar neles. ... O mistério de Deus é a Sua manifestação na carne. Quando os anjos fizeram conhecido aos pastores o nascimento de Jesus, foi o anúncio que Deus tinha vindo ao homem na carne; e quando foi dito que esta boa nova devia ser para todas as pessoas, foi revelado que o mistério da habitação de Deus em carne humana era para ser proclamado a todos os homens, e repetido a todos que devessem crer nEle" (E. J. Waggoner, The Present Truth, o periódico A Verdade Presente, de 5 de maio de 1896).

O Evangelho é uma salvação sempre presente: Assim é que “Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus." (1ª João 4:2, 3). Preste atenção novamente (*no termo verbal “confessa”) no tempo presente. Não é suficiente confessar que Jesus Cristo veio na carne; isso não trará nenhuma salvação a qualquer pessoa. Devemos confessar, com conhecimento indiscutível, que Jesus vem agora em carne, e então nós somos de Deus. Cristo encarnou-Se há 1800 anos atrás2 para demonstrar tal possibilidade. O que Ele fez uma vez, Ele pode fazer outra vez. Aquele que nega a possibilidade (*a capacidade) de Sua vinda na carne dos homens agora, nega assim esta possibilidade (*esta realidade) de ter Ele jamais entrado na carne3. (*Carne humana caída4).

"Então nossa parte é, com humildade de mente, confessar que somos pecadores; que, em nós, não há nenhuma coisa boa. Se não o fazemos, então a verdade não está em nós; mas, se o fizermos, então Cristo, que veio ao mundo com o propósito expresso de salvar pecadores, virá e assumirá Sua morada conosco, e, então, a verdade de fato estará em nós. Então haverá perfeição manifestada em meio à imperfeição. Haverá integralidade em meio à fraqueza. Porque nós somos 'perfeitos nEle' (Col. 2:10). Ele criou todas coisas pela palavra do Seu poder, e portanto pode tomar homens que não são senão nada, e pode fazer deles (*filhos) 'para louvor e glória da Sua graça' (Efésios 1:6) (*vs. 5). 'Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.(Romanos. 11:36)" (Idem, 18 de maio de 1893).

O Evangelho cria discípulos pela cruz:Porque o amor (Ágape) de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se Um morreu por todos, logo todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (II Cor. 5:14, 15). "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).

O Evangelho equipa os discípulos através de Ágape, (II Cor. 5: 16, 17, 20, 21):

Verso 16: “Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne.” Aprendemos a ver aos outros com os "olhos de Ágape”:

Verso 17:“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é;... eis que tudo se fez novo”. A Bíblia quer dizer exatamente o que diz—tornamo-nos uma nova criação, e é agora tão natural andar no Espírito como antes era natural andar na carne. Este poder que nos recria é o Ágape de Deus. Cria em nós o que não existia aí antes. “Porque somos feitura Sua” (Efésios 2:10) e Sua fé, trabalhando por amor, faz as obras de Deus em nós (Gálatas 5:6).

Verso 20, Somos feitos para ser "embaixadores da parte Cristo" (II Cor. 5:20).
Verso 21: Isso “para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus.”

O Evangelho comissiona os discípulos: Jesus sumaria o Evangelho e a comissão na Sua oração ao Pai, achada em João 17:

O verso 6: “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo Me deste.”
O verso 11: “E Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo.”
O verso 14: “Dei-lhes a Tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como Eu não Sou do mundo.”

O verso 18: "Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo.

Somos chamados para fora do mundo, mas permanecemos aqui. Nós não somos mais do mundo, mas somos enviados a ele.

O discipulado no tempo do fim não será diferente de discipulado em qualquer outro tempo, porque discipulado é sempre o seguir um Salvador presente no tempo presente.


Daniel Peters5


Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.


Notas do tradutor:


1) Realmente, Ellen G. White foi bem específica e clara quando, após ter analisado as pessoas e mensagem dos dois jovens pastores Waggoner e Jones, pregadores oficiais da assembléia da Conferência Geral de Mineápolis (1888), endossou-os em mais de 100 declarações. Comece examinando o que está impresso em português em:

Testemunhos para Ministros, a partir da pág. 91

Na pág. 97 (no meio da página): “... esses homens ... têm sido como que sinais no mundo, testemunhas de Deus, ... zelosos, movidos pelo Espírito de Deus, ... firmes como a rocha aos princípios...” E no último parágrafo daquela página, você lê: “Se rejeitardes os mensageiros delegados por Cristo, rejeitais a Cristo.” Ao meio da pág. 93, lemos: “Deus deu a seus servos um testemunho que apresentava a verdade como está em Jesus, e que é a terceira mensagem angélica, em linhas claras e distintas.” E à pág. 95, primeiras linhas: “É essa justamente ... a mensagem que Ele deu a Seus servos... exatamente o de que o povo necessita. Os que receberam a mensagem foram grandemente abençoados, pois viram os brilhantes raios do Sol da Justiça, e lhes brotaram no coração a vida e a esperança.” Voltando à pág. 92, lemos: “Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem Angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida. ... A mensagem do evangelho de Sua graça devia ser dada em linhas claras e distintas, para que não mais o mundo dissesse que os adventistas do sétimo dia falam na lei, na lei, mas não ensinam a Cristo e nem nEle crêem.” Voltando à pág. 93, ao meio: “por anos tem estado a igreja olhando para o homem, e dele esperando, mas sem olhar para Jesus, em quem Se centraliza nossa esperança de vida eterna.”


Em Mensagens Escolhidas, vol. 3, no meio da pág. 174, ela apela para que esta mensagem fosse apresentada com “um espírito semelhante ao de Cristo, como o Pastor E. J. Waggoner revelou durante toda a apresentação de suas idéias; e que esse assunto não fosse tratado em forma de debate. ... Visto que o Pastor Waggoner (*não se excedia, mas) se portava como um cavalheiro cristão, ...


2) Isto foi escrito por Ellet Josaeph Waggoner no final do século XIX. Hoje nós dizemos que Cristo encarnou-se há 2.000 anos atrás;


3) O Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, pág. 661 nos diz que “A verdade enunciada em I João 4:2 e 3, precisa ser enfatizada em todos os tempos, mas especialmente nos nossos próprios dias. ... Nós precisamos estar pessoalmente cônscios da encarnarão, para lembrar-nos de que Deus, que tornou este milagre possível, está também apto para realizar qualquer milagre que seja necessário para nossa salvação.” Este milagre é Ele viver em cada um de nós hoje, em nossa carne pecaminosa. Ele está desejoso de o fazer, mas não violará nosso livre arbítrio se não O permitirmos. Quando Cristo leu de Isaias 61:1 (conforme registrado em Lucas 4:18) “O Espírito do Senhor ... Me enviou para apregoar liberdade aos cativos”, Ele quis significar: viver em nós para que sejamos livres, livres do pecado do qual somos escravos. Há uma atitude perigosa concernente à vitória sobre o cativeiro do pecado ocorrendo no pensamento de alguns cristãos. Uma das mais comuns expressões que são ouvidas hoje da boca de “cristãos” é “—eu posso entender que Deus perdoa meus pecados, más é difícil para mim crer que Ele possa me fazer parar de pecar.” Muitos hoje vivem resignados com a idéia de que “Sobre este pecado tal e tal eu não consigo obter vitória, já tentei minha vida toda, eu sempre fui assim, Deus me conhece, me compreende. Eu só vou parar de cometê-lo quando Ele voltar, vitória para mim não é possível". É verdade que vitória para o homem, por si só, é impossível, Mas Jesus confirmou que veio de Deus para proclamar liberdade do pecado aos cativos. Para tal é necessário que Ele habite em nossa carne pecaminosa agora. Se não O confessarmos como vindo hoje em carne, na nossa carne, tal como ela é desde a queda, não estamos agindo como filhos de Deus. Tais pessoas privam-se da bênção de uma vida vivida em Cristo.


4) Lembre-se de que no Novo Testamento o termo “carne”, (“SARX”, do grego), é a natureza humana caída, deteriorada, pecaminosa.

Karl Barth, (1886/1968) geralmente considerado por muitos o maior teólogo cristão-protestante do século XX, pastor da Igreja Reformada, diz, em sua obra Church Dogmatics: “Carne é a natureza humana marcada pelo pecado de Adão.”

O dicionário Revised Bauer-Arndt-Gingrich Greek Lexicon, diz que a palavra “sarx”, “carne”, em grego, é a tendência dentro do homem caído para desobedecer a Deus em todas as áreas da vida; o instrumento desejoso do pecado (particularmente nos escritos de Paulo).


5) Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela "mui preciosa mensagem" e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e a sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 Calmada Avenue, Whittier, CA 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner, e tem um site na internet: http://www.1888mpm.org/ onde você pode ler, em inglês, a maioria dos livros de Woggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia, do Espírito de Profecia, e de toda a literatura relativa à mensagem de 1888.