sexta-feira, 28 de março de 2008

Lição 13 - Padrões de Discipulado

Durante minha longa vida, conheci muitos pastores e evangelistas, mas eu nunca soube de qualquer um que teve o privilégio de fazer todas as maravilhosas coisas que Jesus disse a Seus discípulos para fazer: 1

1) "Curar os doentes". Oramos por eles, damos-lhes tratamentos, nós os levamos a médicos e clínicas—graças a Deus que nós podemos fazer algo. Mas falta-nos os maravilhosos dons curadores que Jesus deu a Seus discípulos.

2) "Limpar os leprosos.” Esse presente também nos falta;

3) "Ressuscitar os mortos." Com certeza nós falta esse presente;1

4) "Expulsar demônios”. Sim, agradeça ao Senhor, o ministério do puro evangelho de Jesus realiza este trabalho maravilhoso. O evangelho se puramente proclamado, faz isto.

A compaixão de coração pela sofredora humanidade—este é um dom que todos nós podemos experimentar se abrirmos os nossos corações ao ensino do Espírito Santo. Eis onde Jesus e nós temos um íntimo vínculo de companheirismo—uma aliança que nunca pode ser quebrada.

O amor de Cristo (Ágape no Novo Testamento) traz consigo a mesma compaixão que Jesus sentiu pela humanidade sofredora. Nossas orações para que o Senhor faça algo para ajudar às pessoas sofredoras O movem à compaixão que Ele já sentiu por elas; mas ver que temos essa compaixão faz o Senhor feliz. O Salmista diz, "Bendize ó minha alma, ao Senhor..."2 O verbo "bendizer" significa fazer feliz; mas, como podemos fazer o Senhor ficar feliz? Quando compartilhamos Sua compaixão pelos sofredores!

Na oração do Senhor nós rogamos, "Perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos os nossos devedores"3. O perdão é um dom do Espírito Santo; receber o perdão de nossos pecados remove de nós um enorme peso; pelo Seu sacrifício na Sua cruz, o Senhor Jesus efetuou um perdão para o mundo (mas muitos ainda não sabem disto).

Alguns contestam; dizem que não é justo que o Senhor deva outorgar o dom (*do perdão) a todos; mas a Sua doação deste presente não quer dizer que o receberam. Não é uma questão de ser justo—se o Senhor fosse estritamente imparcial conosco nós iríamos todos perecer; mas Sua mui abundante graça (cf. Romanos. 5:20) vai bem além de ser honesto; Ele já morreu a segunda morte de todo o mundo. Esta é uma provisão de abundante graça que é infinita!

É nosso bendito privilégio ministrar esta copiosa graça a pecadores: conte-lhes que o Senhor já os perdoou em virtude de Sua cruz. Não se preocupe que isto os encorajará a continuar pecando; o Senhor no-lo disse, não temamos contar às pessoas o que Ele fez. Ele cuidará deles se abusarem da Sua graça. Nós não devemos temer; devemos proclamar a graça.

É possível que na verdadeira "igreja remanescente" da profecia da Bíblia (cf. Apoc. 12:17) possamos estar excluindo ou marginalizando alguns puros e verdadeiros servos do Senhor? Gostaríamos de poder responder com um retumbante "Não"! mas a serva do Senhor nos diz francamente que, quando "o Senhor, na Sua grande misericórdia, enviou a Seu povo uma mui preciosa mensagem,"4 há 120 anos atrás, a verdade é que "nós", corporativamente (*como um corpo, uma igreja institucional) rejeitamos os (*dois) mensageiros (*de 1888) que Ellen White disse tiveram "credenciais do céu,"!5. Mais de cem vezes ela diz que "nós", nesse sentido de um corpo organizacional (*adventista), os tratamos como os judeus trataram Jesus.

Permitamos que o Senhor nos dê coragem, a você e a mim, para nos levantarmos destemidamente em favor (*destes dois) ostracizados e marginalizados (*servos do Senhor) que foram leais a Ele quando a maioria os desprezava! Ellen White levantou-se corajosamente para defender A. T. Jones e E. J. Waggoner na era de 1888!6

Nossa Lição 13 lembra-nos de algo muito importante: Israel nunca era uma progênie de DNA puro de Abraão. O verdadeiro Israel sempre foi "por fé". A lição para nós hoje é: dos milhões, sim bilhões do mundo hoje que parece não preocuparem-se com Cristo, nós não temos nenhuma idéia quantos darão um passo decisivo e ser leais ao quarto anjo, que iluminará a terra com a glória do encerramento da mensagem de Cristo (Apoc. 18:1-4). (*É) tempo para nós sermos humildes!

Temos estado tentando pregar a mensagem durante muito tempo; não nos esqueçamos de que a palavra de Deus não "voltará para Ele vazia" (Isa. 55:11). Não sejamos como Jonas que duvidou que sua pregação tivesse sido abençoada pelo Senhor! “Deus não é injusto para esquecer-Se" do que nós fizemos para Ele, mesmo que nós possamos nos esquecer (Heb. 6:10). Especialmente devem, os que trabalharam altruistamente para proclamar as verdades gloriosas da mensagem que o Senhor nos deu há 120 anos, não duvidar de Seu cuidado amoroso; seu trabalho nunca será em vão.

—Robert J. Wieland7


Tradução e acréscimos, antecedidos por asteriscos, de João Soares da Silveira.



Notas do tradutor:


1) Milagres não São Prova do Favor Divino

“Não busque manifestações miraculosas. Não nutra ninguém a idéia de que providências especiais ou manifestações miraculosas devam ser a prova da genuinidade de sua obra ou das idéias que defende. ... A genuína operação do Espírito Santo em corações humanos é prometida, para dar eficiência mediante a Palavra. Cristo declarou ser a Palavra espírito e vida. ‘Porque a Terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar,’ Hab. 2:14. ... A Bíblia nunca será suplantada por manifestações miraculosas. ... Apegai-vos à Palavra, recebei o enxerto da Palavra, que torna os homens sábios para salvação. Este é o sentido das palavras de Cristo quanto a comer Sua carne e beber Seu sangue. E Ele diz: ‘E a vida eterna é esta: que Te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.’" João 17:3. Mensagens Escolhidas, Vol. 2, Pág. 48 ...

Os Milagres não São Prova ... Satanás procurará desviar conversos da fé. ... Os que não aceitam a Palavra de Deus tal qual reza, serão apanhados em sua armadilha. ... O testemunho dado à igreja primitiva pelo mensageiro do Senhor, deve Seu povo ouvir em nossos dias: ‘Ainda que nós mesmos ou um anjo do Céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.’ Gál. 1:8. O homem que torna a operação de milagres a prova de sua fé verificará que Satanás pode, por meio de uma variedade de enganos, efetuar prodígios que parecerão genuínos milagres. Ele esperou fazer disto um elemento de prova para os israelitas ao tempo de seu livramento do Egito.” Manuscrito 43, 1907. Ídem pág 52

Maravilhosos Milagres Iludirão. ... Muitas coisas estranhas parecerão admiráveis milagres, ... enganos manipulados pelo pai das mentiras. Carta 136, 1906. Os que rejeitam a Cristo e Sua justiça (*falando aqui da ‘mui preciosa mensagem’ de 1888) aceitarão o engano que está inundando o mundo. ... Homens, sob a influência de espíritos maus operarão milagres. Eles farão com que as pessoas fiquem doentes mediante lançarem sobre elas encantamentos, removendo-os depois de repente, levando outros a dizerem que a pessoa doente foi miraculosamente curada. Isto Satanás tem repetidamente feito. Carta 259, 1903. Essas obras de cura aparente levarão os adventistas do sétimo dia à prova. Muitos que tiveram grande luz deixarão de andar na luz, porque não se tornaram um com Cristo.” Carta 57, 1904, Idem, pág 53

Porque os Milagres São Hoje Menos Importantes. A maneira por que Cristo trabalhava era pregar a Palavra, e aliviar o sofrimento por obras miraculosas de cura. Estou, porém, instruída de que não podemos agora trabalhar dessa maneira, pois Satanás exercerá seu poder pela operação de milagres. Os servos de Deus hoje não poderiam trabalhar mediante milagres, pois espúrias obras de cura, pretendendo ser divina, serão operadas.”

Os Milagres no Conflito Final. Satanás, rodeado de anjos maus, e pretendendo ser Deus, operará milagres de toda espécie para enganar, se possível os próprios escolhidos. O povo de Deus não encontrará sua segurança na operação de milagres, pois Satanás havia de falsificar qualquer milagre que fosse feito. O tentado e provado povo de Deus encontrará seu poder no sinal mencionado em Êxodo 31:12-18. Devem tomar posição baseados na Palavra viva - "Está escrito". Este é o único fundamento sobre que podem estar seguros. Os que quebraram seu concerto com Deus hão de naquele dia achar-se sem esperança e sem Deus no mundo.” Ídem pág. 54. “Os adoradores de Deus distinguir-se-ão especialmente por seu respeito ao quarto mandamento –uma vez que esse é o sinal de Seu poder criador e o testemunho de Seu direito sobre a reverência e homenagem dos homens. ... Na decisão da luta, toda a cristandade achar-se-á dividida em duas grandes classes - os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, e os que adoram a besta e sua imagem e recebem seu sinal. ... Mas em meio do tempo de angústia que está para vir –um tempo de angústia tal como nunca houve desde que houve nação –o escolhido povo de Deus permanecerá firme. Satanás e seus anjos não os podem destruir, pois anjos excelentes em poder os protegerão.” Carta 119, 1904. Ídem, pág. 55.


2) Salmos 103: 1, 2 e 22; 104: 1 e 35;


3) Mateus 6:12; Lucas 11:4;


4) Testemunhos para Ministros, pág. 91, último parágrafo;


5) Mensagens Escolhidas, Vol. 1 págs. 234 e 235; Testemunhos para Ministros, págs. 96 e 97;


6) Em Mineápolis, em 1888, nas reuniões da Conferência Geral, no 3º trimestre daquele ano, Deus chamou a atenção do povo adventista para a justiça de Cristo, como um requisito para receber a chuva serôdia, de maneira enérgica, pelo ministério de dois jovens ministros, Jones e Waggoner.

Ellen White apoiou estes dois jovens ministros, que enfrentaram grande oposição da maioria dos deputados da Igreja naquele tempo, especialmente a liderança. ... Ellen White, ante a recusa da Igreja em aceitar esta luz, foi impressionada por Deus para perseverar em explicar a mensagem da justiça de Cristo diretamente ao povo. Assim ela tomou os jovens pregadores com ela e passaram a pregar nas várias igrejas a mensagem que não tinha sido endossada na Sessão da Conferência General.

"Foi-me confirmado tudo que eu tinha declarado em Minneapolis, que uma reforma deve ir pelas igrejas. As reformas devem ser feitas, pois fraqueza espiritual e cegueira estavam sobre as pessoas que tinham sido abençoadas com grande luz e oportunidades e privilégios preciosos. Como reformadores eles tinham saído das igrejas denominacionais, mas eles agora agem num modo semelhante que aquelas igrejas agiram. Esperamos que não haja necessidade para outra saída. Enquanto nos esforçarmos em manter o "unidade do Espírito" nos laços da paz, nós não iremos cessar de protestar falando e escrevendo contra o fanatismo". “Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 1, páginas 356, 357 (1889), LDE 48,1.

Depois de dois anos levando a mensagem de Cristo e Sua Justiça diretamente ao povo, parece que estes esforços não produziam fruto em algumas pessoas: "Por quase dois anos nós temos estado aconselhando ao povo para virem (*às reuniões) e aceitarem a luz e a verdade concernente à Justiça de Cristo, e alguns não sabem se devem vir e apossar-se desta verdade preciosa ou não. Eles estão amarrados às próprias idéias. Eles não deixam o Salvador entrar". Review and Herald, de 11 de março de 1890. No entanto, em maio de 1890, Ellen White relatou, na Review and Herald, que frutos de arrependimento e justiça começavam a ser notados: "Vimos almas saírem do pecado para a justiça. Vimos fé ressuscitada nos corações dos contritos". Review and Herald de 27 de maio de 1890;


7) Roberto J. Wieland é um pastor adventista jubilado, missionário na África por quase a totalidade de seu ministério de 50 anos, sendo hoje o maior pesquisador e escritor da “mui preciosa mensagem” da Justiça de Cristo, que nos foi outorgada na 27ª Assembléia da Conferência Geral da Igreja Adventista do 7º Dia, em Mineápolis, estado de Minnessota, EUA, em 1888. Ele é um profícuo autor, tendo escrito dezenas de livros e centenas de artigos, publicados em diferentes lugares e periódicos.

Ele escreve diariamente uma página inspiracional chamada “Dial Daily Bread” (Pão Diário Virtual), que você pode ler em inglês em dailybread@1888message.org, Falamos mais sobre ele na nota de nº 3 do comentário da 2ª lição da Escola Sabatina deste trimestre; e na nota 11 da lição 7. Você as pode conferir simplesmente clicando nos respectivos arquivos à margem deste blog.

Tenha um feliz sábado,

Lhe deseja o irmão em Cristo,

João Soares da Silveira.