quinta-feira, 19 de junho de 2008

Lição 12 - A Eficácia de Seu Ministério Sacerdotal

Ellen White ficou extremamente feliz quando ouviu a mensagem de justificação pela fé dos lábios de A. T. Jones e E. J. Waggoner. Para ela este claro ensino estava de acordo com a mensagem dos três anjos. "Vinda é a hora do Seu juízo” (*Apoc. 14:7) e nosso Sacerdote está purificando o santuário celestial. Que conexão há entre justificação pela fé e a purificação do santuário celestial por Jesus nosso Sumo Sacerdote?

A resposta é que, desde 1844 Jesus está desempenhando o (*Seu) ministério do Dia da Expiação. Ele está empenhado no final apagar dos pecados. Mas antes que o santuário pussa ser purificado no céu, o templo (*da alma) de Seu povo na terra deve ser purificado. A fonte de contaminação do pecado deve ser estancada em Seu povo. A honra de Deus e a integridade do Seu concerto estão em jogo. Deus tem a solução ao problema de pecado. O evangelho de Jesus Cristo pode perdoar pecados e Sua justiça tem o poder, pela virtude do Espírito Santo, para limpar o templo da alma. Deus prometeu no Seu concerto eterno.1

Então, quando Ellen White ouviu esta mensagem, reconheceu nela o poder e a força do evangelho que prepararia o povo de Deus para ficar de pé com um caráter puro no dia da segunda vinda de Cristo. Eles seriam testemunhas vivas de Deus nas horas de crise. Seriam parte dos 144.000 e trasladados sem ver a morte no Seu retorno. Seriam testemunhas vivas do poder de Deus para salvação do pecado. Vivendo em carne pecaminosa, tentados, provados e afligidos, o mistério da piedade seria revelado neles—"Cristo em você a esperança de glória" (*Col.1:27).

Como o ecoar de um tambor sobre o curso de vários semanas a senhora White escreveu nas colunas da Review and Herald em 1890 daquele seu entusiasmo. A importância deste período de tempo, de janeiro a março de 1890 e o que acontecia no Instituto Bíblico dos ministros em Battle Creek (*a então sede da Organização) é de grande importância.

Note suas declarações (*em diferentes artigos, em seqüência, naquele periódico, lemos): "Estamos no dia de expiação, e temos que proceder em harmonia com a obra de Cristo de purificação do santuário dos pecados do povo. Que nenhum homem que deseje achar-se trajado com as vestes nupciais, resista ao nosso Senhor em Sua função. Como Ele é, assim serão Seus seguidores neste mundo. Nós devemos agora pôr perante o povo o trabalho que, pela fé, nós vemos nosso grande Sumo Sacerdote realizar no santuário celestial".2

"Cristo está no santuário celestial, e Ele ali está para fazer uma expiação por Seu povo. ... Ele está purificando o santuário dos pecados do povo. O que nos compete fazer? —é nossa obra estarmos em harmonia com o trabalho de Cristo. Pela fé temos que cooperar com Ele, estar na união com Ele. ... Um povo deve ser preparado para o dia grande de Deus" 3, A

"Cristo está purificando o templo no céu dos pecados do povo, e nós devemos trabalhar em harmonia com Ele aqui na terra, limpando o templo da alma de sua corrupção moral". 4, B

"O povo não entrou no lugar santíssimo, onde Jesus foi fazer uma expiação por Seus filhos. Necessitamos do Espírito Santo para entender as verdades para este tempo; mas há sequidão espiritual nas igrejas”.5, C Note aqui que entrar no santuário com Jesus pela fé, no dia da expiação, significa progredir com a luz que Jesus deu na terra a Seu povo. A verdade de justificação pela fé que Jones e Waggoner traziam ao povo de Deus era para ser entendida em relação ao ministério do dia expiação por Jesus no santuário.

"Luz está brilhando do trono de Deus, e com que propósito? —é para que um povo possa ser preparado para ficar em pé no dia de Deus".6, D, E

"Se todos nossos irmãos trabalhassem juntos com Deus, não duvidariam que a mensagem que Ele enviou a nós durante estes dois últimos anos é do céu. ... Suponha que você apague o testemunho que tem-nos vindo durante estes dois últimos anos, proclamando a justiça de Cristo, quem você poderia apontar para trazer luz especial para o povo?” 7, F A mensagem presente de justificação pela fé era a mensagem do terceiro anjo em verdade, dando poder e força à purificação do santuário. Isto é o que ela quis dizer por "em verdade”.G, H

As igrejas guardadoras do domingo não seguiram a Jesus, pela fé, no Seu trabalho no Santíssimo em 1844. Destarte passaram a adorar um deus da sua própria criação— Satanás se você preferir. 8 Até hoje, na maioria, eles vêem a mensagem de santuário da Igreja Adventista do Sétimo Dia como um erro colossal. Foi denominado o maior artifício para salvar as aparências para justificar uma equivocada interpretação da Escritura—Daniel 8:14.

Mas ao povo de Deus foi dado um entendimento raro de justificação pela fé em relação à purificação do santuário que é (*uma mensagem para) preparar um povo para a vinda do Senhor. Eis porque o Senhor a deu (*aquela mensagem) a Seu povo para ser proclamada às igrejas cristãs nominais do mundo. Eles inicialmente a tinham rejeitado em 1844.

Cristo agora está no santuário celestial e Ele ministra em nosso favor os méritos da Sua morte expiatória. E só o Seu sangue pode expiar o pecado. Essa não é meramente uma expiação legal. Tem que advir dela uma completa obra prática desta expiação nos corações e vida do povo de Deus ou o grande conflito nunca pode ser acabado. E não pode ir indefinidamente para todo o sempre.

Conquanto gerações passadas de adventistas possam ter visto o juízo investigação como um tempo de preparação e completa reforma, há uma ênfase diferente hoje. O evangelho, a transformação de nossos caráteres de dentro para fora é o que é importante.I Devemos estar vestidos de um manto nupcial a fim de entrarmos nas bodas.

A questão importante aparecendo no fundo é esse casamento—as bodas do Cordeiro—que foi adiada tão longamente. O tempo deve vir, e virá pela graça de Deus, pelo Seu povo despertando e percebendo quão importante é. O tempo deve vir quando a esposa deve fazer-se pronta para o casamento. (*”Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-Lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a Sua esposa se aprontouApoc. 19:7).

—Paul E. Penno

O irmão Paulo E. Penno Junior é um pastor adventista, completando, em 2008, trinta e seis anos de ordenação. Atualmente ele é pastor da igreja de Hayward, na cidade de Hayward, na Califórnia. Um Distrito da Associação Norte Californiana da Igreja Adventista do 7º Dia.

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.

Das notas que se seguem, as numeradas são do autor, e as marcadas com letras do tradutor:

1) "Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados" (Jeremias 31:33, 34).

2) Ellen G. White, "A Necessidade de Consagração Completa," (Review and Herald, 21 de janeiro de 1890, p. 33).

3) Ellen G. White, "O Senhor Deve Ser Nossa Luz," Review and Herald, 28 de janeiro de 1890, p. 49).

A) Continuando esta seqüência de artigos, no dia 4 de fevereiro de 1890 ela escreveu: “A obra mediadora de Cristo, os grandes e sagrados mistérios da redenção, não são estudados e compreendidos pelo povo que reivindica ter luz que nenhum outro povo na face da terra tem”.

4) Ellen G. White, "O Perigo do Falar Dúbio," Review and Herald, 11 fevereiro de 1890, p. 81).

B) Em 18 de Fevereiro ela escreveu no mesmo periódico: “Muitos há entre nós que têm preconceito contra a doutrina do santuário, que estamos estudando nessas reuniões, e não virão ouvi-las”.

5) Ellen G. White, "Necessidade de Zelo na Causa de Deus," Review and Herald, 25 de fevereiro de 1890, p. 113).

C) Este mesmo texto, mais ampliada, foi assim traduzido por nós em outra ocasião: “A adormecida igreja deve ser despertada, o povo não entrou no lugar santíssimo, há aridez espiritual nas igrejas, eles se opõem sem saber ao quê”.

6) Ellen G. White, "Aproxime-se de Deus," Review and Herald, 4 de março de 1890, p. 129).

D) Neste mesmo artigo ela diz mais: “Deveremos defrontar incredulidade em cada forma no mundo, mas é quando encontramos descrença naqueles que devem ser líderes do povo que nossas almas são feridas”.

E) No dia 11 de março ela escreveu: “Por aproximadamente 2 anos, temos insistido com o povo para vir e aceitar a luz e a verdade referente à justiça de Cristo. E eles não sabem se devem vir e se apossar dessa verdade ou não”.

7) Ellen G. White, "A Mensagem Presente," Review and Herald, 18 de março de 1890, p. 161).

F) Ainda nesta mesma edição de 18 de marco de 1890 ela escreveu: “Vocês têm tido a luz do céu ... estes que tem se recusado a receber a verdade, se interpõem entre o povo e a luz. Por quanto tempo irão aqueles que estão no comando da obra manter-se indiferentes à mensagem de Deus”?

G) “Várias pessoas me escreveram perguntando se a mensagem da justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e respondi-lhes: ‘—É verdadeiramente a mensagem do terceiro anjo." Review and Herald, 1º de abril de 1890. Educação pág. 190; Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 372; Eventos Finais, pág. 200.

H) No dia 28 de março de 1890, ainda na Review and Herald, ela escreveu: “Nossas igrejas estão morrendo por falta de serem instruídas quanto à justiça de Cristo”.

Parece que ninguém em Batle Creek captou o que ela estava falando. Qual foi a recompensa por esses artigos na nossa revista adventista americana? Ellen White foi enviada para a Austrália, no ano que se seguiu, contra a sua própria vontade. Ao partir, em outras palavras, ela disse: O Senhor não tinha aprovado nossa ida para a Autrália. Nós éramos mais úteis junto à direção da igreja em Battle Creck. Entretanto ela obedeceu por respeito à liderança da igreja. Waggoner um pouco depois foi enviado para a Inglaterra, A. T. Jones, permaneceu nos EUA. Assim foi desfeito o trio que desde 1888 tentou dar à igreja a mensagem que iria concluir a obra. (Veja Testemunhos para Ministros, págs 91 em diante).

8) "Vi que, como os judeus crucificaram a Jesus, assim as igrejas nominais tinham crucificado estas mensagens, e portanto elas não têm nenhum conhecimento do caminho para o Santíssimo, e não podem ser beneficiadas pela intercessão de Jesus ali. Como os judeus, que ofereciam seus sacrifícios inúteis, eles oferecem suas orações inúteis (*direcionadas) ao apartamento (*o lugar Santo) que Jesus deixou; e Satanás, contente com o engano, assume um caráter religioso, e dirige as mentes destes cristãos professos a si mesmo. ... Ele também vem como um anjo de luz, espalhando sua influência sobre a terra por meio de falsas reformas. As igrejas são exaltadas, e consideram que Deus trabalha maravilhosamente para elas, quando é o trabalho de outro espírito" (Primeiros Escritos, 1882, p. 261).

I) A idéia de 1888, da purificação do santuário, não é a de que o povo de Deus vá realizar esta obra, em absoluto; o Sumo Sacerdote é que o faz, e Seu povo simplesmente para de resisti-Lo, no trabalho de sua função, para emprestar uma expressão de Ellen G. White em “O Caminho a Cristo”, pág. 27 edição de 1892. Mas, atenção, edições posteriores em Inglês, e hoje em português, na 5a página do capítulo “Arrependimento ou Mudança de Rumo”, não mais trazem esta expressão.

Mas irmão, o povo de Deus agora deve permitir que Ele os purifique, e devem retirar as pedras do caminho dEle. A Bíblia nunca disse que o antigo Israel tinha que limpar o santuário sempre foi o Sumo Sacerdote que o fez. Proeminente, na mensagem de 1888, é a idéia de cessar de lutar contra o Senhor. Somente na Conferência Geral de 1888, é que Ellen G. White falou tão claramente:

“Poderá o pecador resistir a esse amor poderá recusar-se a ser atraído para Cristo, porém, se não se opuser, será levado para Ele, em arrependimento de seus pecados”.

Em “Caminho a Cristo”, página 27, novamente, edição de 1892. Parar de resistir a Jesus é a essência desta idéia da purificação do santuário. Aparentemente Ellen G. White pegou esta idéia de Jones e Waggoner.

As Boas Novas são melhores que muitos adventistas sempre pensaram ser.

Tenha um, feliz sábado na companhia do nosso Maravilhoso Deus.

Lhe deseja o irmão em Cristo

João Soares da Silveira