sexta-feira, 19 de junho de 2009

Lição 12— Comunidade

(*No guia de estudos deste trimestre, em inglês,) o quadro de ilustração da lição 12 mostra uma “cruz “, e, à sua sombra, um grupo ou comunidade de indivíduos, e, ao fundo, um edifício de uma igreja. Esta ilustração trás três grupos de indivíduos à mente, e eu vejo cada grupo como uma comunidade ou grupo de pessoas.

1. A primeira comunidade inclui todo o mundo. O mundo inteiro está à sombra da cruz. "Todos os homens” receberam o dom de "justificação de vida" pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz (Rom. 5:18; John 3:16). "Mesmo esta vida terrestre devemos à morte de Cristo. O pão que comemos, é o preço de Seu corpo quebrantado. A água que bebemos é comprada com Seu derramado sangue. ... A cruz do Calvário acha-se estampada em cada pão. Reflete-se em toda fonte de água”. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 660, 3º §).

2. (*O Segundo grupo) sob a persuasão do Espírito Santo, verão a morte do Cristo na cruz como sua morte (2ª Cor. 5:14). Com "uma profunda apreciação de coração" (fé); aceitarão o Amor de Deus fluindo da cruz no próprio coração. Pelo poder e ação do Espírito Santo este grupo une-se à comunidade de crentes conhecida como a igreja universal de Deus (1ª Cor. 12:13, Marcos 16:16). Esta comunidade foi chamada igreja invisível universal de Deus. Seus membros são conhecidos só por Ele e eles estão inteiramente à sombra da cruz.

3. (*O terceiro grupo), como a segunda comunidade de "membros", cresce em seu entendimento de que a morte do Cristo foi a sua morte, eles veem que Sua morte foi uma "morte pelo pecado" (Rom. 6:2 e 10). Eles também chegam a entender que Jesus Cristo é o Senhor de sua vida e que a vida dEle era também sua vida (vs. 11-13). Os membros desta comunidade veem a necessidade de batismo por imersão para simbolizar a morte deles em Cristo (vs. 3, 4). Eles então procuram o batismo de água por um representante de igreja visível de Deus. Tornam-se discípulos de Cristo como membros desse corpo (Mat. 28:19, 20). É desta terceira comunidade que trata a maior parte da nossa lição.

Domingo: Deus não está interessado em uma comunidade de um edifício, baseada nas normas sociais do mundo. Ele está interessado numa comunidade de crentes que aceita sua posição "nEle" (1ª Cor. 1:30; Gal.. 3:27-29).

Segunda-feira: A definição da Bíblia de um santo é achada em Salmo 50:5: "Ajuntai-Me os meus santos; aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifício". O sacrifício referido neste verso é o sacrifício de Cristo como o Salvador do mundo. Sem levar em conta seus dons e talentos recebidos de Deus, cada membro da igreja é especialmente valioso a Deus e vital à boa saúde da igreja.

Terça-feira: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus: e, se somos filhos, somos logo herdeiros também; herdeiros de Deus, e co-herdeiros com Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados" (Rom. 8:16, 17).

"Eu Sou o bom Pastor: o bom de Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge: e o lobo as arrebata, e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas" (João 10:11-13).

Como filhos de Deus e co-herdeiros com Jesus, nós temos uma responsabilidade pelas Suas ovelhas. Somos "sob pastores.” Nosso papel e responsabilidade em discipulado na igreja serão ditados por nossos talentos, a necessidades, e a influência do Espírito Santo.

Quarta-feira: "'Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão e sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, e tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz" (Tiago 3:13-18).

O princípio aqui apresentado é o produto natural da religião cristã. Especialmente esses que são empenhados em proclamar a última mensagem solene a um mundo moribundo irão procurar cumprir esta Escritura. Embora possuindo temperamentos e disposições diferentes, eles entenderão claramente todas as questões de crença religiosa. Falarão as mesmas coisas; terão o mesmo julgamento; serão um em Cristo Jesus.

"Estamos aqui hoje para comparar idéias e formar planos de modo que todos possamos trabalhar em harmonia. Ninguém deve achar que sua opinião é perfeita, que suas idéias estão acima de crítica, e que pode prosseguir em um caminho próprio, sem ter em conta as opiniões dos outros com os quais ele está unido na obra. Quando nós pensamos que sabemos tudo o que vale a pena saber, nós estamos numa posição onde Deus não nos pode usar. A terceira mensagem anjélica não é uma mensagem estreita (*esclusivista). É mundial (*totalmente inclusiva); e devemos estar unidos, tanto quanto possível, na maneira de apresentá-la ao mundo" (Esboços Históricos das Missões Estrangeiras Adventistas do Sétimo-Dia, pág. 124).

A nota da lição menciona a Nova Jerusalém. Apocalipse 7 lista os doze grupos de pessoas chamados pelos nomes das doze tribos de Israel. Estes doze nomes são típicos das características das pessoas que têm esse nome. Simbolizam todos os tipos de pessoas que Deus deseja salvar. O Espírito Santo trabalha neste mundo para preparar-nos para o céu. Tem um "novo coração" para cada um de nós, e Deus tem um portão na Cidade Santa esperando para que nós possamos passar por ele.

Quinta-feira: "O Senhor poderia difundir Sua obra sem nossa cooperação. Ele não depende de nós, de nosso dinheiro, nosso tempo, nem do nosso trabalho. Mas a igreja é muito preciosa à Sua vista. É o cofre que contém Suas jóias, o curral que abriga Seu rebanho, e Ele anseia vê-lo sem mancha ou nódoa. Ele a ama com amor inexprimível. Isto é o motivo por que Ele nos deu oportunidades de trabalhar para Ele, e Ele aceita nosso trabalho como símbolo de nosso amor e lealdade" (Testemunhos para a Igreja, vol. 6, pág. 261).

"Deixe estar em você, a mesma mente que estava também em Cristo Jesus" (Fil. 2:5, KJV). Quando nós verdadeiramente tivermos a mente de Cristo dentro de nós, a igreja será preciosa à nossa vista. Nós verdadeiramente a veremos como o corpo de Cristo! Apreciaremos estar na igreja assim como apreciamos estar "em Cristo" como falado nas Escrituras Sagradas. Esta apreciação de Jesus e Sua igreja nos "constrangerá" a serviço cada vez maior.

Sexta-feira: Somos lembrados de que Cristo é a cabeça da Sua Igreja. Estando acordes com "esta" Cabeça, viveremos em unidade "em Cristo".

J. B. Jablonsk

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira


Nota do tradutor:

“Nossa vida deve ser consagrada ao bem e à felicidade dos outros, como foi a de nosso Salvador. Devemos esquecer-nos a nós mesmos, sempre à espreita de oportunidades - mesmo em coisas pequeninas - para mostrar gratidão pelos favores recebidos de outros, e estar atentos para observar oportunidades para animar outros, confortando-os em suas tristezas e aliviando-lhes as cargas por mostras de terna bondade e pequenos atos de amor. Essas atenciosas cortesias que, iniciando-se em nossa família, estendem-se até fora do círculo familiar, ajudam a perfazer a soma da vida feliz; e a negligência desses pequeninos atos perfaz a soma das tristezas e amarguras da vida.” Testimonies, vol. 3, págs. 539 e 540, e Mente Caráter e Personalidade, vol 1, págs 85 e 86.


_________________________