sexta-feira, 26 de junho de 2009

Lição 13 - Missão

Grande tempo, despesas, esforço e cuidado, são gastos em nossa missão para conquistar uma alma. A mensagem do terceiro anjo tem sido a base de nossa missão Adventista já por 140 anos ou mais. A (*membresia da) igreja mundial aproxima-se de 20 milhões, com uma multidão de escolas, casas editoras, hospitais, e organizações auxiliares.

Qual é o número "mágico" que desencadeará o desfecho final? Estaríamos algo mais perto do retorno de Jesus (*se) a mensagem do terceiro anjo ainda durasse outros 140 anos? Há uma missão de auto-propagação que apresse o retorno do Senhor? Como é a grande comissão do evangelho a ser concluída (Mat. 28:19, 20)?

Parece que os primeiros cristãos não necessitaram ser aguilhoados para compartilhar (*a mensagem) com seus vizinhos. "não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma” (1 Tess. 1:8). Era um sonho do pastor-evangelista. Todos eram ganhadores de almas, altamente motivados.

Paulo revela a fonte do zelo pela missão quando escreve: “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2 Cor. 5:14, 15). Compreenderam que se Um não tinha morrido por todos, então todos estariam perdidos. Então deviam a própria vida a Jesus e não podiam mais viver para si. Viveram para compartilhar a boa nova do dom de Jesus a outros. Toda auto-motivação desapareceu. O resultado era que judeus e Gentios responderam à Palavra de salvação do pecado.

Este entendimento do evangelho aconteceu no Pentecostes. Pedro proclamou a seus companheiros: "Mas vós negastes o Santo e o Justo, e matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos" (Atos 3:14, 15, 19). Como o significado de morte dos Jesus na cruz foi ensinado, as pessoas viam que Ele morreu o equivalente à segunda morte pelo salário do pecado. Este presente de amor divino, o Espírito usou para convencer corações do pecado, e eles se arrependeram. A conseqüência foi 3000 almas adicionadas ao corpo de Cristo num único dia.

Este foi o resultado da primeira chuva do Espírito no Pentecostes sinalizando o começo de ministério de Cristo como Sumo Sacerdote. A chuva serôdia é prometida ao povo de Deus no fim do Seu ministério neste Dia de Expiação com o suporte do Espírito. A mensagem do alto clamor é a cruz levantada. Quando pecadores vêem este grande amor de Deus e apreciam a morte de Cristo em seu lugar, sua gratidão será expressada pelo artigo genuíno de fé, que os trará à harmonia com toda a vontade de Deus.

Ellen White em visão testemunhou o que acontecerá segunda vez novamente (“the second time around,” *isto é, o alto clamor, que se iniciou com a mensagem dada em 1888, tendo sido rejeitada, agora deveria ser pregada segunda vez, novamente.):

“A luz que se derramou sobre os expectantes penetrou por toda parte, e aqueles, nas igrejas, que tinham alguma luz ... obedeceram à chamada ... Um poder compulsivo movia os sinceros. ...”

"Servos de Deus, dotados de poder do alto, com rosto iluminado e resplandecendo com santa consagração, saíram para proclamar a mensagem provinda do Céu. Almas que estavam espalhadas por todas as corporações religiosas responderam à chamada, e os que eram preciosos retiraram-se apressadamente das igrejas condenadas, assim como fora Ló retirado às pressas de Sodoma antes de sua destruição"1 e 3.

Em 1888 o Senhor "enviou-nos o começo” dessa mensagem. Ellen White chamou-a "a luz que irá iluminar a terra com sua glória". Tivesse sido aceita, "então a forte e aclara luz daquele outro anjo que desce do céu, tendo grande poder, teria enchido a terra com sua glória... Mensageiros celestiais lamentaram, impacientes pela demora. ... Os anjos do céu procuravam comunicar por agências humanas justificação pela fé, a justiça de Cristo". "O alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo"2.

Uma tal missão de auto-propagação (*de ‘um poder compulsivo’) deve focalizar nossa atenção no que deve ser recuperado (*—a mensagem da justiça de Cristo, que nos foi outorgada em 1888). Jesus merece Sua recompensa de uma noiva que responde Seu amor para com ela. (*Ela estará então preparada, para que Ele possa vir. Apoc. 19:7) Essa futura noiva deve incluir muitos dos que ainda estão em Babilônia esperando por serem chamados dela.

-Paul E. Penno

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.

----------

Notas do pastor Paulo Penno:

1) Ellen G. White, Primeiros Escritos, pp. 278, 279, ênfase adicionada.

2) Ellen G. White, Materiais de 1888, paginas 673, 1070-1073, ênfase acrescida. (*Estes “Materiais de 1888,” são 1841 páginas que a Conferência Geral publicou em 1988, no centenário da Assembléia da Conferência Geral de 1888. São 4 volumes xerocopiados de materiais que Ellen G. White escreveu sobre 1888 e que ainda não haviam sido publicados. As xérox são dos próprios originais em inglês).

Nota do tradutor:

3) Leia o artigo “O Alto Clamor,” no 1º volume de Primeiros Escritos, começando na página 277 até 279. É uma detalhada descrição da nossa Missão, e da capacitação para exercê-la. O 4º anjo é comissionado para descer à Terra, a fim de unir sua voz com o terceiro anjo, e dar poder e força à sua mensagem. Grande poder e glória foram comunicados ao anjo, e, descendo ele, a Terra foi iluminada com sua glória” (p. 277,1º§).

Note que a glória que ilumina a terra não é nossa, ela é trazida pelo 4º anjo (Apoc. 18:1), mas nos é comunicada de tal modo e com tanto poder, “grande autoridade,” para dar poder e força à mensagem,” que João parece chamá-la nossa, “e a terra foi iluminada com a sua glória.”

Nas duas páginas seguintes, incluindo o texto citado pelo pastor Paulo Peno, lê-se:

“... Vi então outro poderoso anjo comissionado para descer à Terra, a fim de unir sua voz com o terceiro anjo, e dar poder e força à sua mensagem. Grande poder e glória foram comunicados ao anjo, e, descendo ele, a Terra foi iluminada com sua glória. A luz que acompanhava este anjo penetrou por toda parte, ao clamar ele poderosamente, com grande voz ... a mensagem da queda de Babilônia, conforme é dada pelo segundo anjo, é repetida com a menção adicional das corrupções que têm entrado nas igrejas desde 1844. A obra desse anjo vem, no tempo devido, unir-se à última grande obra da mensagem do terceiro anjo, ao tomar esta o volume de um alto clamor. E o povo de Deus assim se prepara para estar em pé na hora da tentação que em breve devem enfrentar. Vi uma grande luz repousando sobre eles, e uniram-se destemidamente para proclamar a mensagem do terceiro anjo.

Foram enviados anjos para ajudar o poderoso anjo do Céu, e ouvi vozes que pareciam fazer ressoar em toda parte: "Sai dela, povo Meu, ... Essa mensagem pareceu ser adicional à terceira mensagem, unindo-se a ela, assim como o clamor da meia-noite se uniu à mensagem do segundo anjo em 1844. A glória de Deus repousou sobre os santos, pacientes e expectantes, e deram fielmente a última advertência solene, proclamando a queda de Babilônia, e chamando o povo de Deus para sair dela para que possam escapar de sua terrível condenação.

“A luz que se derramou sobre os expectantes penetrou por toda parte, e aqueles, nas igrejas, que tinham alguma luz e que não haviam ouvido e rejeitado as três mensagens, obedeceram à chamada, e deixaram as igrejas decaídas. Muitos tinham chegado à idade de responsabilidade pessoal, desde que estas mensagens haviam sido proclamadas, e resplandecera sobre eles a luz; e tiveram o privilégio de escolher a vida ou a morte. ... Um poder compulsivo movia os sinceros, ... Deus estava na obra, e cada santo, ... unia-se com os guardadores de todos os mandamentos de Deus; e com poder proclamaram amplamente a terceira mensagem. Vi que esta mensagem se encerrará com poder e força muito maiores do que o clamor da meia-noite.

“Servos de Deus, dotados de poder do alto, com rosto iluminado e resplandecendo com santa consagração, saíram para proclamar a mensagem provinda do Céu. Almas que estavam espalhadas por todas as corporações religiosas responderam à chamada, e os que eram preciosos retiraram-se apressadamente das igrejas condenadas, assim como fora Ló retirado às pressas de Sodoma antes de sua destruição. O povo de Deus foi fortalecido pela excelente glória que sobre ele repousava em grande abundância e o preparou para suportar a hora da tentação. Vi, por toda parte, uma multidão de vozes a dizer: "Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus." Apoc. 14:12.


_______________________