sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Lição 8 -- Amando Irmãos e Irmãs

As passagens em 1ª João 3 e 4 apresentadas para nosso estudo esta semana são um comentário das palavras de Jesus encontradas em Marcos 12:29-31. Eu não posso melhorar esta exposição pelo "Apóstolo Amado". Recomendo que cada um leia estes versos repetidamente e medite neles! No entanto, eu tentarei realçar algumas questões do evangelho que me chamam a atenção como importantes.
Tanto o título quanto o conteúdo da lição nos encorajam a amar nosso "irmãos e irmãs.” De acordo com Atos 17:26 todos homens e mulheres "foram feitos de um só sangue". Deus acabou Sua criação no sexto dia quando criou Adão e Eva. Isto quer dizer que Deus criou todos nós "em Adão". Nós só podemos concluir que todos no mundo são nossos irmãos e irmãs. Esta admoestação é para amar a todo o mundo com ênfase especial em amar nossos irmãos e irmãs que uniram-se conosco para formar a igreja que deve ser a "noiva de Cristo". "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).
As últimas duas sentenças na nota da seção da lição de domingo apresentam o que deve ser a verdade mais profunda da Escritura. (Abreviadamente, se lê: "... Só ao entendermos o que aconteceu na cruz... podemos amar a Deus como devemos"). Nós nunca plenamente podemos experimentar justificação pela fé a menos que possamos "ver" e ter "profunda apreciação de coração" pela cruz de Cristo. Quando os discípulos finalmente "viam-No" eles nunca foram (*mais) os mesmos e viraram o "mundo de ponta cabeça" (*Atos 17:6 na KJV, a Almeida diz “transtornaram o mundo,”). De acordo com o registro no livro de Atos, os primeiros membros da igreja deram tudo à igreja e uns aos outros com um puro motivo de amor. Porque somos enganados pela nossa própria condição laodiceana, nós não vemos a cruz de Cristo e não somos cheios do amor de Deus.(1)
A lição da segunda-feira pede que definamos amor. Minha concordância (*bíblica) indica que João coerentemente usa a palavra grega Ágape (tanto o substantivo como a forma verbal) nestas passagens. Este é o amor incondicional de Deus, o oposto do amor humano. O amor de Deus é melhor definido pela cruz de Cristo. Este amor Divino está cheio de abnegação, e Paulo escreveu sobre ele em Filipenses 2:5-8. Note que ele diz, "Deixa esta mente estar em você, que também esteve em Cristo Jesus" (vs. 5, KJV). Se experimentamos a "mente de Cristo" ao andar no Espírito, estaremos cheios com o amor de Deus que fluirá a todos nossos irmãos e irmãs. As notas nesta página da lição contêm material útil para nosso estudo.
A lição da terça-feira fala de fé e garantia de salvação. Nós sempre devemos lembra-nos de que o lugar que Jesus preparou para nós está garantido e seguro no céu (João 14:1-3). É vigiado por guardas celestiais. Satanás não o pode pegar e ninguém o roubará nem o destruirá. No entanto, nossa fé está, "em nós". Está constantemente sob ataque de Satanás e seus agentes. Quando nós estamos cansados após um dia duro, nossa fé pode tornar-se fraca. Nós mesmo talvez nos sintamos perdidos. A realidade existe; ainda somos pecadores vivendo num mundo pecaminoso.
Nós sempre devemos olhar à fonte de nossa salvação. Somos salvos pela graça de Deus. Seu ato de graça motivado por amor forneceu esse lugar para nós no céu. Ao aceitamos esse dom de graça, o amor de Deus flui nos nossos corações (Rom. 5:1-5). "No amor não há temor; antes o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor” 1ª João 4:18) (2).
Tudo reduz-se a uma prova de fé. Tudo que Jesus pede de Seus despenseiros é que sejam fieis. Ele disse, "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18:8). A (*última frase da segunda) nota da lição (*de terça-feira) diz: "Estar em Seu amor afasta todo o medo". Na segunda-feira, o autor usou a expressão permanecer no amor. Jesus Cristo é amor. As expressões como "habita em amor," entendido no contexto de João 15, onde Jesus introduziu o conceito "em Cristo", são poderosas em fundamentar nossa garantia de salvação.
A citação de Ellen G. White no final da página é baseada em Zacarias 3. Josué representa a nós. Como ele, nós estamos em trapos imundos. De fato Apocalípse 3 declara que nós estamos nus. Note como Jesus repreende Satanás e nos veste com Seu manto de justiça. Por favor tome tempo para ler esse capítulo e apreciar a garantia de salvação que essa passagem dá. (3)
Jesus apresentou o resumo dos Dez Mandamentos como dois grandes mandamentos. Como o título da lição da quarta-feira declara, isso é amor em ação. Nosso amor por nossos irmãos e irmãs é medido por nosso serviço cheio de abnegação para com eles. Não somente serviço, mas, serviço cheio de abnegação, é o amor de Deus em ação. Jesus deu-nos o exemplo quando andou nos caminhos empoeirados desta terra.
Esta passagem deixa muito claro que nós não podemos amar a Deus se nós não amamos nossos irmãos e irmãs. A lição (*de quarta-feira) pergunta: "Qual das ordens contidas em 1ª João 3: 16 e 17 é mais difícil de seguir?” O fato é que, é impossível amar Deus se nós não amamos nossos irmãos e irmãs em serviço cheio de abnegação. Eu adicionaria a pergunta: "Onde é mais importante praticar este amor semelhante ao de Deus"? A resposta é: "Em casa". O colapso da unidade familiar é um problema muito sério no mundo e na igreja.
A lição da quinta-feira apresenta "Amor e os Mandamentos. "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; e Seus mandamentos não são pesados" (1ª João 5:3).
"Colaborando a vontade do homem com a de Deus, ela se torna onipotente. Tudo que deve ser feito a Seu mando pode ser cumprido por Seu poder. Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras" (Parábolas de Jesus, pág. 333).
A "ordem" de Jesus Cristo para amar é uma promessa que nEle, e por Ele, nós podemos ter essa experiência. Que mais posso eu dizer?

—J. B. Jablonski

Notas compiladas pelo tradutor:

1ª) Ao os apóstolos se inflamarem contando a história, a cruz se tornou o momento da verdade do mundo. Naquele luminoso fleche de revelação, cada homem viu-se julgado. A cruz tornou-se a definição final de amor; e eis aí porque a palavra Ágape alvoroçou o mundo.
Nós pecadores, mortais centralizados em nós mesmos, podemos aprender a amar com Ágape, pois João diz: “o amor [Ágape] é de Deus; e qualquer que ama [com Ágape] é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama [com Ágape] não conhece a Deus; porque Deus é amor [Ágape]” (1ª João 4: 7 e 8).
Paulo encontrou este amor Ágape em Seu coração, pois ele também desejou ser amaldiçoado de Cristo por causa de seu perdido povo (Romanos 9:1-3). Cada qual que vê a cruz como ela verdadeiramente é, e crê, encontra o milagre de Ágape reproduzido em seu próprio coração. Assim é como o mundo vai ser alvoroçado novamente, “Porque o amor [Ágape] de Cristo nos constrange,” que nós “não mais vivamos para [nós mesmos] mas para Aquele que morreu e ressuscitou [por nós]” (2ª Cor.5:14 e 15).
Nós perdemos a essência do Novo Testamento se não enxergarmos Ágape nele. Nós também permanecemos nas trevas sobre o que fé é, pois a fé no Novo Testamento é uma apreciação humana de coração da “largura, e comprimento, e altura, e profundidade do Ágape de Cristo” (Ef. 3:18 e 19). Não pode haver Justificação pela fé sem uma verdadeira apreciação de coração de Ágape!
Moisés é um primordial exemplo de alguém mortal, centralizado no eu, que aprendeu a amar com Ágape.
Um dia o Senhor deu a ele um teste. Israel quebrara o concerto ao adorar o bezerro de ouro, e Ele propôs a Moisés que Ele os exterminaria com uma “bomba-H” divina, e começaria de novo com um novo povo—os descendentes de Moisés. Moisés teve a idéia de que o pecado de Israel era tão grande desta vez para ser perdoado. A tentação de tomar o lugar de Abraão, Isaque, Jacó era muito real. Ele viu-se como em face de um Deus irado que gostava dele, mas que já estava saturado com Israel. Pareceu ser vão para Moisés implorar o perdão para Israel. Assim o que ele fez? Aceitaria a honrosa oferta e deixaria Israel perecer?
Moisés estava profundamente deprimido. Ele nunca chorou tanto em sua vida. Ouça, ao, em quebrados soluços, este mortal como nós, tentar mudar a mente de Deus:
“Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado—” Aqui Moisés para; ele não pode finalizar a sentença (Este é o único travessão em toda a versão King James!) Ele vislumbra o horror de um eterno inferno (*isto é, de uma morte eterna, a segunda mote) se ele partilha a sorte de Israel. Mas ele está decidido. Ele escolhe estar perdido com eles: “... e se não, risca-me, peço-Te, do Teu livro, que tens escrito” (Êxodo 32:31 e 32).
Moisés passara no teste. Eu posso imaginar o Senhor lançando seus braços de amor em volta de Seu pesaroso servo—Ele havia achado um homem de acordo com o Seu coração.
A cruz de Cristo é a definição final de amor; e através dela a palavra Ágape outra vez há de alvoroçar o mundo. Deixe que ela transforme a sua vida também.

(Adaptado do artigo “A Palavra que Alvoroçou o Mundo,” de Roberto Wieland).

2ª) Se alguém ama com Ágape, ele tem “confiança no dia do juízo” (1ª João 4:17). Sem ele alguém mergulha em terror quando confrontado com o julgamento final; com Ágape, ele caminha sem temor, na presença de Deus passando por todos os Seus santos anjos, completamente livre e confiante.
"No amor (Ágape) não há temor, antes o perfeito amor (Ágape) lança fora o temor; porque o temor está relacionado com punição, e o que teme não é perfeito em amor (Ágape).” (v.18). Medo com sua acessória ansiedade é a essência da existência humana em todas as eras. Medo muito profundo para se entender pode tornar-nos doentes, corroendo a essência da alma, até que os órgãos físicos enfraqueçam na sua resistência à doença. Anos podem passar antes que possamos ver ou sentir a doença, mas afinal o órgão mais fraco do corpo cede, e médicos entram em ação para tentar concertar o que Ágape teria prevenido.
Paulo no seu famoso capítulo 13 de 1ª Coríntios diz que cada sublime alvo ético e moral da humanidade, nada é sem Ágape, . Alguém pode “falar as línguas dos homens e dos anjos”, “ter poderes proféticos, e conhecer todos os mistérios e toda a ciência”, ter “fé a ponto de remover montanhas”, “distribuir tudo o que tenho, e ... entregar o corpo para ser queimado” e ainda não ter o mais importante ingrediente: Ágape. Ele termina “nada sendo”. E Ágape tem uma qualidade fenomenal de suportar “todas as coisas” pois “Ágape nunca acaba” (Ibidem).

3ª) Zacarias 3:1-5 fornece a solução para que se entenda como pode ser obtida a justiça necessária para que alguém se torne justo e se salve. Assim reza:
"DEUS me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás: sim, o SENHOR que escolheu Jerusalém te repreende; não é este um tição tirado do fogo? Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do anjo. Tomou este a palavra, e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de finos trajes. E disse eu: Ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o anjo do SENHOR estava ali".
Observem neste relato que a remoção das vestes sujas é o que faz com que a iniquidade seja removida da pessoa. E assim descobrimos que quando CRISTO nos cobre com a veste de Sua própria justiça, não fornece uma capa para o pecado, mas elimina o pecado. E isso mostra que o perdão dos pecados é algo mais do que uma mera forma, algo mais do que um mero registro nos livros de registro dos céus, a ponto de ser o pecado cancelado.
O perdão dos pecados é uma realidade; é algo tangível, algo que afeta vitalmente o indivíduo. Na verdade, isenta-o de culpa, e se ele é livrado de culpa, está justificado, é tornado justo e certamente passou por uma mudança radical. Ele é, na verdade, uma outra pessoa, pois obteve essa justiça para a remissão dos pecados, em CRISTO. Foi obtida somente por revestir-se de CRISTO. Mas "se alguém está em CRISTO, é nova criatura". E assim o pleno e livre perdão dos pecados traz consigo essa maravilhosa e miraculosa mudança conhecida como novo nascimento, pois um homem não pode tornar-se nova criatura, exceto por novo nascimento. Isso representa o mesmo que ter um novo e purificado coração.
O novo coração é um que ama a justiça e odeia o pecado. É um coração disposto a ser conduzido nas veredas da justiça. É um coração tal que o SENHOR desejava que Israel tivesse quando declarou: "Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os Meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre." Em suma, é um coração livre do amor ao pecado, bem como livre da culpa do pecado. Mas o que faz um homem desejar sinceramente o perdão de seus pecados? É simplesmente o seu ódio aos mesmos e seu desejo de justificação. Ódio e desejo estes que foram-lhe despertados por ação do ESPÍRITO SANTO.
O ESPÍRITO luta com todos os homens. Vem como um reprovador. Quando sua voz de reprovação é levada em conta, então imediatamente assume o papel de confortador. A mesma disposição submissa que conduz a pessoa a aceitar a reprovação do ESPÍRITO também conduzi-la-á a seguir os ensinos do ESPÍRITO SANTO, e Paulo declara que "todos os que são guiados pelo ESPÍRITO de DEUS são filhos de DEUS". Rom. 8:14.
Novamente, o que traz justificação ou o perdão dos pecados? É a fé, pois Paulo declara: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com DEUS, por meio de nosso SENHOR JESUS CRISTO". Rom. 5:1. A "justiça de DEUS mediante a fé em JESUS CRISTO, para todos [e sobre todos] os que crêem". Rom. 3:22. Mas este mesmo exercício de fé torna a pessoa um filho de DEUS; pois, diz novamente o apóstolo: "Todos vós sois filhos de DEUS mediante a fé em CRISTO JESUS". Gál. 3:26.
O fato de que todo aquele cujos pecados são perdoados é imediatamente um filho de DEUS é demonstrado na epístola de Paulo a Tito. Primeiramente ele traz à lembrança a ímpia condição em que outrora estivemos e em seguida declara (Tito 3:4-7):
"Quando, porém, se manifestou a benignidade de DEUS, nosso Salvador, e o Seu amor para com os homens, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do ESPÍRITO SANTO, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de JESUS CRISTO nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos Seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna".
Observe que é por ser justificado pela graça que somos tornados herdeiros. Pode-se ver em Romanos 3:24, 25 que essa justificação pela Sua graça é mediante nossa fé em CRISTO. Mas Gálatas 3:26 nos diz que essa fé em CRISTO JESUS nos faz filhos de DEUS; portanto, sabemos que quem quer que tenha sido justificado pela graça de DEUS — foi perdoado — é um filho e um herdeiro de DEUS.
Isso mostra que não há base para a idéia de que uma pessoa deve passar por uma espécie de tempo de graça de santidade diante de DEUS antes que DEUS a adote como Seu filho. Ele nos recebe tal como somos. Não é por nossa bondade que Ele nos ama, mas devido à nossa necessidade. Ele nos recebe, não devido a algo que veja em nós, mas por Sua própria causa e pelo que sabe o que pode ser feito de nós por Seu divino poder. É somente quando reconhecemos a maravilhosa exaltação e santidade de DEUS e o fato de que Ele vem a nós em nossa condição pecaminosa e degradada para adotar-nos em Sua família que podemos apreciar a força da exclamação do apóstolo: "Vede que grande amor nos tem concedido o PAI, ao ponto de sermos chamados filhos de DEUS". I João 3:1. Todos quantos receberam esta honra purificar-se-ão, tal como Ele é puro.
DEUS não nos adota como Seus filhos devido a sermos bons, mas a fim de que Ele possa tornar-nos bons. Declara Paulo: "Mas DEUS, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com CRISTO,--pela graça sois salvos, e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em CRISTO JESUS; para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em CRISTO JESUS". Efés. 2:4-7. E então acrescenta: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de DEUS; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dEle, criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas". Versos 8-10. Esta passagem demonstra que DEUS nos amou enquanto ainda estávamos mortos em pecados. Ele nos dá o Seu ESPÍRITO para nos tornar vivos em CRISTO, e o mesmo ESPÍRITO assinala nossa adoção na família divina, e Ele assim nos adota para que, como novas criaturas em CRISTO, possamos realizar as boas obras que DEUS tem ordenado.”
(Esta nota é o final do capítulo O SENHOR Justiça Nossa, do livro Cristo e Sua Justiça, escrito por Ellet José Wagoner, um dos dois mensageiros de 1888).
__________________________