sexta-feira, 7 de agosto de 2009

LIÇÃO 6 - CRISTO E ANTICRISTO

Anticristo significa oposto a Cristo. O espírito do anticristo é, portanto, o espírito que é oposto ao Espírito de Cristo. O apóstolo João diz, "E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus: mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir; e eis que já está no mundo" (1ª João 4:3). Há muitas formas dele, pois o mesmo apóstolo diz, "também agora muitos se têm feito anticristos” (1ª João 2:18). Mas não importa qual é a forma nem o disfarce, o espírito de anticristo é, principalmente, o espírito de Satanás, porque ele é "o espírito que agora opera nos filhos da desobediência" (Ef. 2:2).

O grande oponente de Cristo nem sempre conduz seu trabalho de oposição abertamente. Ele "se transfigura em anjo de luz" (2ª Cor. 11:14), e "engana todo o mundo inteiro" (Apoc. 12:9). Agora, ninguém pode enganar a menos que aparente falar a verdade1; portanto deve ser esperado que Satanás irá, em seu trabalho, falsificar a verdade a mais parecida quanto ele puder. Cristo adverte-nos que "surgirão falsos cristos, e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os próprios escolhidos" (Mat. 24:24). Sendo este o caso, ninguém deve se surpreender ao descobrir que Satanás efetuou e ainda continua seu trabalho sob o traje do cristianismo. É somente quando as pessoas são bem plenamente dadas a seu serviço, e há poucos a desafiá-lo, que ele tira seu disfarce.

Se possível, enganaria “os próprios eleitos” (*ú. p. do verso 24, na KJV). E por que não é possível enganá-los? Cristo dá a resposta. Disse do pastor da ovelha, "Quando Ele tira para fora as Suas ovelhas, Ele vai adiante delas, e as ovelhas O seguem; porque elas conhecem Sua voz. Mas de nenhum modo seguirão um estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos” (João 10:4, 5). E então disse, "Eu Sou o bom Pastor, e conheço Minhas ovelhas, e das Minhas Sou conhecido" (vs. 14).

Em tornar-se familiarizado com Cristo, portanto, e somente assim, podemos escapar dos enganos do inimigo. É necessário que estudemos o Espírito de Cristo de modo que possamos saber, por contraste, o espírito do anticristo. Isto muito claramente é delineado pelo apóstolo Paulo, na sua exortação a nós para termos o mesmo Espírito, veja Fil. 2:1-8.

A característica de Cristo aqui, é visto ser humildade. Ele diz de Si mesmo, "Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim; que sou manso e humilde de coração" (Mat. 11:29). Note bem que quando Ele veio à terra Ele tomou sobre Si mesmo a forma de um servo. Isso não quer dizer que Ele não serviu, pois Ele também disse que Ele "não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a Sua vida em resgate por muitos" (20:28). O que quer dizer é que teve somente que tomar a forma de um servo, porque tinha a mente para servir antes de Ele vir à terra dar Sua vida na cruz.

Este é um espírito bem diferente do que prevalece entre os homens. A mais alta virtude conhecida entre os homens é um homem não procurar aquilo que não é seu próprio. A forma comum de auto-justificação é, "eu quero nada mais do que me é devido; eu quero simplesmente meus direitos.” Mas esse desejo não estava em Cristo. Ele abandonou as glórias das cortes celestiais. Entregou tudo aos cuidados do Pai, que "O exaltou sobremaneira" (*Fil. 2:9). por causa da mente que estava nEle, que era a mente de Deus, pois "Deus estava em Cristo" (2ª Cor. 5:19). Se homens que permanecem tão firmemente em seus direitos, exigem que lhes sejam dados tudo (*todos os direitos) que lhes são devidos, fossem coerentes, e reivindicassem a mesma coisa de Deus, Ele seria duro com eles.

O estudo do Espírito de Cristo é um assunto inesgotável; mas nós [podemos] formar um contraste agudo com o espírito do anticristo. Cristo declarou que Seu reino não era deste mundo, ao passo que Satanás reivindica que o mundo inteiro é seu próprio (veja Lucas 4:5, 6). Portanto é chamado "o deus deste século" (2ª Cor. 4:4), e “o príncipe deste mundo" (João 14:30). É por esta razão que em Ezequiel 28 Satanás é representado como “o rei de Tiro” (*vs. 12) enquanto o rei nominal é chamado o príncipe de Tiro (*vs. 2). Quando homens maus regem são simplesmente instrumentos nas mãos de Satanás, que é o real governador. É rei, enquanto eles são somente príncipes (vs. 12-17).

Satanás perdeu sua primeira posição porque “elevou-se o teu coração por causa da tua formosura”. "Como caíste do céu, Ó Lúcifer2, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração, eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte: Subirei sobre as alturas das nuvens; e serei semelhante ao Altíssimo” (*vs.17). Esta é a primeira indicação do espírito do anticristo—pensar em si mesmo (Isa. 14:12-14). Note que o pensamento do Satanás era todo de si mesmo. O pronome "eu" é o que mais está na sua língua. Ele ia ser como o Altíssimo. Ele colocaria seu trono ao lado do trono de Deus. Ele não estava contente com ser o primeiro entre os anjos; ele queria ser Deus. Ele estava seguro que seus talentos e beleza mereciam um lugar muito mais alto do que lhe foi concedido. A ambição causou sua queda.

Note o contraste entre Cristo e Satanás. Cristo tinha tudo por direito, era Deus por natureza, mas renunciou todo. Ele não procuraria os próprios interesses, e deixaria outros preocuparem-se consigo mesmos; Ele esvaziou Se, e pensou só nos outros. Satanás não tinha nada de si próprio, mas somente aquilo que lhe foi dado, mas projetou agarrar tudo. Ele era um ser criado, mas pensou que deveria ser Deus, e que podia ser. Ele agarraria tudo o que sua ambição ansiou, não importava as consequências de outros. Este é o espírito do anticristo. Portanto podemos dizer que o espírito do anticristo é, simplesmente, o espírito do eu.

Onde quer que o eu predomine, aí Satanás reina. "O espírito que ... opera nos filhos da desobediência" (Ef. 2:2) é o espírito egoístico. Não pode ser plenamente compreendido que o “eu” é Satanás. Cada manifestação de si nada mais é que a manifestação da obra de Satanás no homem. Cada pecado entre os homens originou-se do egoísmo; e os tempos perigosos dos últimos dias serão devido ao fato de que os "homens serão amantes de si mesmos" (2ª Tim. 3:1 e 2).

Por outro lado, "Cristo não agradou a Si mesmo" (Rom. 15:3). Todos que serão Seus discípulos deverão negar-se a si mesmos. Como Cristo esvaziou-Se, e permitiu Deus aparecer na Sua plenitude, do mesmo modo os discípulos de Cristo devem permiti-Lo atuar nos seus corações, expurgando o eu pelo mesmo poder por que Ele esvaziou-Se, para que eles "sejam cheios de toda a plenitude de Deus" (*Ef. 3:19).

--Ellet J. Waggoner

Este artigo é parte do que apareceu na revista A Verdade Presente de 10, de agosto de 1893, págs. 292-295. [Se desejar ler este artigo inteiro de Waggoner, acesse http://1888mpm.org/articles/christ-and-anticist]


Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira,



Notas do tradutor:

1º) Como disse a serva do Senhor, “O Erro Tira sua Vida da Verdade. Satanás tem operado com poder enganador, introduzindo uma multiplicidade de erros que obscurecem a verdade. O erro não pode subsistir por si mesmo, e se extinguiria de pronto, não se apegasse como parasita à árvore da verdade. O erro tira sua vida da verdade de Deus. ... Mediante falsas doutrinas, Satanás consegue terreno onde firmar-se, e cativa a mente dos homens, fazendo com que se apeguem a teorias que não têm fundamento na verdade. ... e à medida que a tradição caminha de século para século, vai adquirindo poder sobre o espírito humano. O tempo, todavia, não torna o erro verdade, tampouco seu peso opressivo faz com que a planta da verdade se mude em parasita. A árvore da verdade dá seu genuíno fruto, mostrando sua verdadeira origem e natureza. A parasita do erro também produz seu fruto, e torna manifesto que seu caráter é diverso da planta de origem celeste. ... É pelas falsas teorias e as tradições, que Satanás obtém poder sobre a mente do homem. ... Toda má obra tem sua origem no trono dele, e é ali que encontra apoio” (Evangelismo pág. 589 e 590; originariamente publicado na Review and Herald, de 22 de outubro de 1895. Neste blog você encontra este texto completo na primeira nota de rodapé da lição 1 deste trimestre).

2º) O texto acima foi extraído da KJV. Em português apenas a versão Almeida Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana trás o nome Lúcifer, ao invés de estrela da manhã. Na Bíblia estrela da manhã é Cristo. Satanás quer se fazer passar por Cristo. Isto pode ter sido a razão dele influir na mente dos tradutores das demais versões que o denominam por um título pertencente e Cristo. A Bíblia Almeida Corrigida e Fiel (1994), da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil é a mais correta quer existe no Brasil, de acordo com os textos majoritários dos manuscritos originais. Você a pode adquirir pelo fone 0800 12 4008 ou WWW.biblias.com.br