quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lição 9 – Crendo no Filho de Deus

"Um Mau Coração de Incredulidade". É o coração mau que não crê. É o nevoeiro escuro que se levanta do baixo chão pantanoso do pecado que obscurece a visão, e torna difícil ver a verdade. É verdade que a incredulidade é a causa primária do pecado, mas o pecado, por sua vez, gera incredulidade. O coração descrente é sempre mau, não importa quão bom o exterior possa ser. Na medida em que o homem amar o pecado, tão certamente a incredulidade irá anuviar sua mente; mas tão logo o coração se volte para o Senhor, o véu é levantado, e a alma se regozija na glória da luz solar de Deus (veja 2ª Cor. 3:16-18; 4:2-4).
Quando Devemos Crer? Há somente um tempo (*para isso), e que é, hoje. "Hoje se ouvirdes a Sua voz, não endereçais os vossos corações” (*Heb. 3:15 e 4:7) "Exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje” (*Hebreus 3:13, veja também 10:15). Ontem já passou; não existe. Nem há tampouco qualquer tempo como amanhã; (*porque) ainda não existe, e quando o que os homens chamam de amanhã vier, eis que, será hoje. Cada homem tem todo o tempo que existe, e este tempo é hoje; nenhum outro tempo tem Deus jamais dado aos homens. Ele disse, "ouvi-te em tempo aceitável, e no dia da salvação Eu socorri; eis que agora é o tempo aceitável; e agora é o dia da salvação" (2ª Cor. 6:2, KJV). Como se chama o dia da salvação?—hoje; "é chamado hoje". Aquele que rejeita a salvação hoje, a rejeita eternamente. "Hoje" pode parecer ser um dia muito grande, mas tenha certeza de que a noite está vindo.
A Causa da Surdez. "Hoje se ouvirdes a Sua voz, não endereçais os vossos corações” (*Heb. 3:15 e 4:7). Aqui vemos o efeito que o coração tem nos ouvidos. O coração é enganoso, acima de todas coisas, porque é pecaminoso, “perverso” (Jer. 17:9), "desesperadamente mau" (KJV). (Veja também Marcos 7:21-23), e o pecado é enganador. "O engano do pecado" endurece o coração (Heb. 3:13), e um coração duro torna os ouvidos surdos à voz do Espírito Santo. Não é uma exortação desnecessária que tão frequentemente é repetida no livro de Apocalipse: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (*Apoc. 3:13).
As Obras de Deus e Seus Caminhos. Deus diz dos filhos de Israel no deserto, eles "viram por quarenta anos as Minhas obras" (*Heb. 3:9). mas "não conheceram os Meus caminhos” (*vs. 10). "Fez conhecidos os Seus caminhos a Moisés, e Seus atos aos filhos de Israel” (Sal. 103:7). Note que enquanto todos os filhos de Israel viram os atos, ou obras do Senhor, Moisés só é mencionado como conhecendo os caminhos do Senhor. Por que?—Porque Moisés tinha os seus olhos, assim como seus ouvidos, abertos. O seu coração volveu-se ao Senhor, e portanto ele O via com rosto desvendado. Um coração duro, "um coração mau e infiel" (*Heb. 3:12) torna uma pessoa cega, assim como surda. A única razão por que Deus não fez conhecidos os Seus caminhos aos filhos de Israel, foi porque eles não veriam; porque Deus fez tudo da Sua parte. Mostrou-lhes as Suas obras, e este é o único modo que qualquer pessoa pode se fazer verdadeiramente conhecida. Se conhecemos todas as obras de um homem, então conhecemos o próprio homem. Embora Israel vira as “maravilhas que Deus fez,” "cedo se esqueceram das Suas obras," "e das maravilhas que lhes fizera ver" (Salmo 78:4-11; 106:13); portanto eles não conheciam Seus caminhos.
As Mesmas Coisas Reveladas a Nós. As obras de Deus são todas a respeito de nós, e elas O revelam a nós. "Porque as Suas coisas invisíveis desde a criação do mundo, são claramente vistas, pelas coisas que estão criadas" (Rom. 1:20). Todos os dias de nossa vida temos estado vendo as obras de Deus, que claramente revelam "as Suas coisas invisíveis" mesmo "o Seu eterno poder, como a Sua divindade,” e, entretanto, nós não temos conhecido Seus caminhos. Todos os dias Deus tem feito milagres tão maravilhosos como o abrir do Mar vermelho, entretanto as pessoas os ficam olhando, e, circunspetas, discutem se a era dos milagres não passou! Verdadeiramente há necessidade para a exortação, “Prestem atenção”(1)
Conhecimento e Vida. O que é conhecer a Deus?—é vida eterna. "E a vida eterna é esta: que Te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Aquele que conhece a Deus entra imediatamente na vida eterna, tendo passado da morte para a vida (cf. 1ª João 3:14 e 4:7). Nós não devemos cometer o erro de confundir vida eterna com imortalidade. Tanto vida como imortalidade são trazidas à luz pelo Evangelho (2ª Tim. 1:10, KJV), mas imortalidade não será outorgada até que ocorra a vinda do Senhor e a ressurreição, quando soar a última trombeta (veja 1ª Cor. 15:51-54). A vida eterna, no entanto, é para ser desfrutada agora, se a recebermos, porque nós somos salvos somente pela vida de Cristo "manifestada em nossa carne mortal" (2ª Cor. 4:11; cf. Rom. 5:10). Somente vida, vida eterna pode conquistar a morte; portanto, aquele que tem a vitória sobre a morte e a sepultura, deve ter vida eterna, que é garantida somente pela fé. "Quem é sábio observará estas coisas," isto é, as obras maravilhosas do Senhor, "eles compreenderão as benignidades do Senhor" (Salmo 107:43). Então irão alegrar-se na esperança, que a posse de vida eterna dá.
Vida Eterna e Repouso. O Deus verdadeiro, cujo conhecimento é vida eterna, é "o Deus vivo e um Rei eterno" (Jer. 10:10, KJV). Mas "o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem Se cansa, nem Se fatiga" (Isa. 40:28). Isto porque Ele é o Deus vivo. A característica da eternidade é frescor. Vida eterna é juventude perpétua, de modo que "os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (vs. 31). Vida eterna é repouso, repouso eterno—repouso que permanece, não importando que perturbações surjam. Foi para este descanso que Deus chamou o Israel antigo, mas no qual eles não puderam entrar por causa de incredulidade. Deus jurou que eles não deveriam entrar no Seu descanso, não porque Ele não o permitiria, mas porque era impossível. Rejeitaram a fé, a única coisa que traz descanso. "E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade" (*Heb. 3:19). Se tivessem crido, teriam entrado nele. Nós também podemos entrar no mesmo descanso que foi oferecido a eles, e entrar hoje, se nós “atentarmos”(1) à voz que chama, "Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endereçais os vossos corações” (Heb. 3:15 e 4:7), "Ouvi e vossa alma viverá” (*Isa. 55:3) e repouse no Senhor.

—Ellet J. Waggoner


Ellet J. Waggonerste foi um dos dois mensageiros de 1888. O artigo acima é parte do que foi publicado na revista The Present Truth (A Verdade Presente), edição de 21 de Outubro de 1897). Em inglês você o pode encontrá, inteiro, acessando: http://1888mpm.org/book/lesson-15-believe-today-and-rest

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira

Nota do tradutor:
1) As advertências, são, na Almeida Fiel, expressas com verbos, tais como “guardar”: guardai-vos, Gên. 31: 24 e 29; Ex. 10:28, 19:12, e 34:12; Deut. 2:4, 4:9, 15 e 23; “ter cuidado”, Num. 23:12; 1º Crônicas 22:13, 1ª Tim. 4: 16; “olha pois”, 1º Crônicas 28:10; vede, Heb. 3:12, Gálatas 5:15, 1ª Cor. 3:10, 8:9, 10:12; estai atento, 2ª Pedro 1:19; atentar, Salmo 94:8, Col. 4:17; teme, Rom. 11:21, etc...
________________________