quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Lição 10 – Confiança

"Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança está a vossa força" (Isa. 30:15). Vemos aqui as Escrituras instruindo-nos a, "não ter nenhuma confiança na carne" (Fil. 3:3). Note a simplicidade e clareza deste ensino: "Não tem nenhuma confiança na carne". Não permite exceção alguma! "Não" significa não. A carne mais perigosa para se ter confiança é a nossa própria.

Muitas pessoas hoje se preocupam com suas situações financeiras e ao mesmo tempo afirmam crer na Palavra de Deus. Sua preocupação e ansiedade amarram sua incredulidade e falta de confiança em Deus e eles negam Seu poder lamentando e queixando-se da triste sorte a qual sua vida tomou.

Jesus é tão básico e claro em Mateus 6:24-34 quando Ele, O Criador, nosso Provedor e Redentor diz tranquila e calmamente, "Eu vos digo (*vs. 29), ... não andeis inquietos. Porque estas coisas os Gentios [incrédulos] procuram. Porque vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas buscai primeiro o reino de Deus e Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas [dadas]" (*vs. 31 e 32).

Se você não pode depender de Deus para cuidar de você aqui em baixo por alguns curtos dias, meses, ou anos, espera que Ele acredite que você saberá como confiar nEle para cuidar de você pela eternidade? O que você faz aqui, fará lá; o que você é aqui, será lá. De quem você depende daqui, dependerá lá (Apoc. 22:11). "Abraão tinha tal confiança na vida e poder da palavra do Senhor que cria que esta se cumpriria por si mesma". [1]

Pela falta de confiança e certeza na Palavra de Deus, "muitas pessoas hesitam em começar a servir ao Senhor, porque temem que Deus não as aceitará; e milhares que professaram ser seguidores de Cristo durante anos, ainda duvidam da sua aceitação por (*parte de) Deus". [2] O que lhes falta é fé simples que creia exatamente no que Deus diz, e esperar que Sua palavra cumpra o que diz por si mesma.

Eles perguntam, "Irá o Senhor receber-me"? [3] Eu respondo com outra pergunta: Um comprador receberá as coisas que ele adquiriu? Sim, naturalmente que irá! Se ele não as quisesse, ele não as teria comprado. Agora, deixe-nos aplicar esta simples ilustração natural ao caso da vinda do pecador a Cristo. Para começar, Ele nos comprou. "ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1ª Cor. 6:19, 20).

Ele não comprou uma certa classe, mas o mundo inteiro de pecadores. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito (*para que TODO AQUELE que bEle crê ...)" (João 3:16). "Este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo" (João 4:42; veja também 1ª Tim. 4:10).

O preço que foi pago por nós foi o Seu próprio sangue—Sua vida. Ele "Se deu a Si mesmo por nós" (Tito 2:14). Ele "Se deu a Si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai" (Gal. 1:4). O preço pago foi infinito; portanto sabemos que Ele muito desejou o que Ele comprou. Ele determinou em Seu coração obtê-lo. Ele não podia estar satisfeito sem isto (*isto é, sem este objeto de Sua aquisição), (veja Heb. 12:2; Isa. 53:11).

Entretanto, alguns (*ainda assim mesmo) murmuram, "Mas eu não sou digno". [4] Isto significa que você realmente não vale o preço pago, e, portanto você teme vir a Cristo e Ele recusar aceitar o que Ele comprou. A transação que Cristo fez por você foi selada, e o preço já foi pago!

Além do mais, você nada tem a ver com a questão de valor. Quando Cristo estava na terra "Ele bem sabia o que havia no homem" (João 2:25). Ele lhe comprou com os Seus olhos bem abertos, e Ele sabia o valor exato do que Ele estava adquirindo. Ele de jeito nenhum está decepcionado quando você vem a Ele e Ele descobre que você não vale nada. Você não deve preocupar-se com a questão de seu valor; se Ele, com Seu perfeito conhecimento do seu caso, estava satisfeito em fazer a barganha; você deve ser o último a queixar-se.

Agora, pela mais maravilhosa verdade de todas: Ele lhe comprou exatamente pela mesma razão de que você não é digno. Ele não lhe comprou pelo que você era, nem pelo seu valor atual, mas pelo que Ele podia fazer de você. Ele diz: "Eu, eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim" (Isa. 43:25). Nós não temos nenhuma justiça (*em nós mesmos).

Seguramente toda dúvida quanto à aceitação (*da parte) de Deus deve ser descartada. Mas não é. O coração mau de incredulidade ainda sugere dúvidas. Se cremos num Deus que fez o céu e a terra, e que ainda sustem todas as coisas pela palavra do Seu poder, por que nós não confiamos nEle para cuidar de nós, e nos proteger?

Paulo pediu a Deus três vezes que o "espinho na carne" que ele carregava pudesse ser retirado dele. O Senhor o respondeu dizendo, "Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (*2ª Cor. 12:9).

É a graça de Deus suficiente para nós hoje? É a graça dEle suficiente para cuidar de você? Ajoelhe-se ante Ele e peça-Lhe que abata o seu orgulho e auto-suficiência. Sua graça é mais que suficiente.

Quanto a você ser de Cristo, você pode fazer isto por você mesmo. Você viu o que Ele deu por você. Agora a pergunta é, "Você se entregou a Ele"? Ele implora para você entregar-Lhe o que Ele comprou e pagou.

—Daniel Peters

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira
Notas do autor:
1) Ellet J. Waggoner, O Concerto Eterno, Cap. 9, "A Prova de Fé", pág. 79, publicado originalmente na revista The Present Truth (A Verdade Presente), edição de 2 de julho de 1896;
2) Waggoner, "Aceitação com Deus," The Present Truth (A Verdade Presente), 1º de julho de 1897;
3) Ibidem;
4) Ibidem.
______________________