quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Lição 7 - Jesus e os excluídos sociais, por Ellet J. Waggoner/Daniel H. Peters



Para 8 a 15 de fevereiro de 2014

Os rejeitados de todo o mundo têm um medo comum — que Deus não vai aceitá-los, e milhares que têm professado ser seguidores de Cristo por anos, ainda duvidam de sua aceitação com Deus. É, para nós, os excluídos, que Ellet J. Waggoner escreveu para nos dar simples garantia da Palavra de Deus de que somos aceitos e não mais rejeitados.1 Esta verdade é uma pedra angular da mensagem de 1888.
"Será que o Senhor vai me receber?" Eu respondo por outra pergunta: Será que um homem receberá o que ele comprou? Se você for até a uma loja e fizer uma compra, você receberá as mercadorias quando elas forem entregues? Claro que você vai recebê-las  , não há nenhuma possibilidade para qualquer dúvida sobre isso. O fato de que você comprou os bens, e pagou com seu dinheiro por eles, é prova suficiente, não só de que você está disposto, mas que você está ansioso, para recebê-los. Se você não os quisesse, você não os teria comprado. Além disso, quanto mais você pagar por eles mais ansioso você estará para recebê-los. Se o preço que você pagou foi alto, e você quase tinha dado sua vida para ganhá-lo, então não pode haver nenhuma dúvida de que você vai aceitar a compra quando ela lhe for entregue. Sua grande ansiedade (*ao contrário) é que não haja falha alguma na entrega.
Agora vamos aplicar esta simples ilustração natural ao caso de o pecador vir a Cristo. Em primeiro lugar, Ele nos comprou. "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; Portanto, glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1ª Cor. 6:19, 20).
O preço que foi pago por nós foi o Seu próprio sangue — Sua vida. Paulo disse aos anciãos de Éfeso: "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com Seu próprio sangue" (Atos 20:28). "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1ª Pedro 1: 18 , 19). Ele "Se deu a Si mesmo por nós" (Tito 2:14). Ele "Se deu a Si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai" (Gálatas 1:4).
Ele não comprou uma determinada classe, mas todo o mundo de pecadores. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito" (João 3:16). Jesus disse: "O pão que Eu der é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo" (João 6:51). "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a Seu tempo pelos ímpios. ... Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rom 5:6, 8).
O preço pago era infinito, por isso sabemos que Ele muito desejou aquilo que comprou. Ele, em Seu coração, estava determinado a nos obter. Ele não podia estar satisfeito sem nós. (Veja Fil. 2:6-8; Heb.12:2, e Isa. 53:11).
"Mas eu não sou digno." Isso significa que você não vale o preço pago e, portanto, você está temeroso de vir a Cristo com medo de que Ele vá rejeitar a compra. Agora, você pode ter um pouco de medo quanto a isso, se o negócio não foi selado, e o preço não foi já pago. Se Ele Se recusar a aceitá-lo, com o fundamento de que você não vale o preço, Ele não só perderia você, mas também o valor pago. Mesmo que as mercadorias para as quais você pagou não valham o que você deu por elas, você mesmo não seria tão tolo a ponto de jogá-las fora. Você preferiria obter algum retorno para o seu dinheiro do que não ganhar nada.
Não temos nada a ver com a questão de valor. Quando Cristo estava na terra, com interesse pela compra, Ele "não necessitava de que alguém testificasse do homem, pois Ele bem sabia o que havia no homem" (João 2:25). Jesus nos comprou com Seus olhos abertos, e Ele sabia o valor exato do que Ele comprou. Ele não fica de todo decepcionado quando chegamos a Ele e Ele vê que somos indignos. Nós não temos que preocupar-nos sobre a questão do valor, se Ele, com Seu perfeito conhecimento do caso, estava satisfeito em fazer o negócio, devemos ser os últimos a reclamar!
A mais maravilhosa verdade de tudo é que Ele comprou-nos pela razão de que não somos dignos. Seu olho experiente viu em nós grandes possibilidades, e Ele nos comprou, não pelo que éramos então, ou agora valemos, mas pelo que Ele poderia fazer de nós. Ele diz: "Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro" (Isaías 43:25). Nós não temos justiça; por isso Ele nos resgatou, "para que nEle fossemos feitos justiça de Deus" (2ª Cor.5:21). Paulo Diz: "Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade, e estais perfeitos nEle, que é a cabeça de todo principado e potestade" (Col. 2:9, 10).
Aqui está todo o processo:"Todos nós ... éramos por natureza filhos da ira, como os outros também, mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo Seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nos séculos vindouros, as abundantes riquezas da Sua graça pela Sua benignidade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Efé. 2:3-10).
Quando Ele nos receber, não valendo nada, e, finalmente, nos apresentar irrepreensíveis diante do trono, será para a Sua glória eterna, e então não haverá ninguém que atribua valor algum para si.
Certamente todas as dúvidas quanto à nossa aceitação diante de Deus devem ser definidas em paz. Mas não são. O coração perverso de incredulidade ainda sugere dúvidas. "Eu acredito em tudo isso, mas ..." Aí, pare neste ponto, se você acredita que não vai dizer "mas". Quando as pessoas adicionam "mas" para a afirmação que eles acreditam, eles realmente querem dizer: "Eu creio, mas não acredito." Mas você continua: "Talvez você esteja certo, mas me ouça. O que eu ia dizer é que eu acredito nas declarações da Escritura que você citou, mas a Bíblia diz que se somos filhos de Deus, teremos o testemunho do Espírito e o testemunho em nós mesmos, e eu não sinto ser qualquer testemunha, portanto, eu não posso acreditar que eu sou de Cristo. Eu creio em Sua Palavra, mas eu não tenho o testemunho." Eu entendo a sua dificuldade, deixe-me ver se ela pode ser removida.
Quanto a você ser de Cristo, você mesmo pode resolver isso. Você já viu o que Ele deu por você. Agora, a pergunta é: "Você já entregou-se a Ele?" Se você tomou esta decisão, você pode ter certeza de que Ele te aceitou. Se você não for dEle, é apenas porque você se recusou a entregar a Ele o que Ele comprou. Você O está defraudando. Ele diz: "Todo o dia estendi as Minhas mãos a um povo rebelde e contradizente" (Rom. 10:21). Ele lhe implora para dar-Lhe o que Ele comprou e pagou, entretanto você se recusa, e O acusa de não estar disposto a recebê-lo. Mas se do fundo do coração, você rendeu-se a Ele para ser Seu filho, você pode ter certeza de que Ele lhe recebeu.
Agora quanto a você crer em Suas palavras, entretanto duvidando de que Ele te aceite, porque você não sente o testemunho em seu coração, eu ainda insisto que você não crê. Se você tivesse crido, você teria o testemunho. Ouça a Sua Palavra: "Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso O fez, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do Seu Filho" (1ª João 5:10).
E "quem crê no Filho de Deus tem o testemunho em si mesmo." Você não pode ter o testemunho até que você creia, e assim que você crê, você tem o testemunho. Como é isso? Porque a sua crença na Palavra de Deus é o testemunho! Deus diz assim: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem" (Heb. 11:1).
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rom 8:16). Como o testemunho é dado? Pela Palavra. Ali o testemunho está escrito, e o Espírito Santo traz à nossa lembrança as palavras registradas.
Devemos lembrar-nos de que Cristo nos aceita não por nossa causa, mas por Sua própria causa, não porque somos perfeitos, mas que n'Ele podemos ir até a perfeição. Ele nos abençoa, de modo que na força da bênção possa nos desviar de nossas iniquidades, *“para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades” (Atos 3:26).
Deus falou no início e colocou as estrelas em seu lugar, e este mesmo Criador, o Salvador do mundo, voltou a falar com a mulher "adúltera", dizendo: "Vá e não peques mais." O poder que sustenta as estrelas era dela para guardá-la de pecar. Este comando é para nós hoje e vai nos impedir de pecar — mas, se nós crermos.
(*E se cremos) não (*somos) mais excluídos!2

- Ellet J. Waggoner / Daniel H. Peters

Nota:
[1] Cristo e Sua Justiça, "A Aceitação de Deus", págs. 78-86 (edição Glad Tidings).
2) Asteriscos (*...) indicam acréscimos do tradutor.
 
O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs. 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.

Ellet J. Waggoner foi um dos dois pastores que nos apresentaram a mensagem da Justiça de Cristo em 1888 em Mineápolis. Devido à resistência da liderança em abraçar esta mensagem, Ellen G. White e os dois saíram pelas igrejas pregando-a diretamente aos membros, e, diz ela, “obtivemos grande aceitação e muitas consagrações.” Depois disto, por voto da Conferência Geral, os três foram separados: Ellen G. White foi enviada para a Austrália, Waggoner para a Europa. E Jones permaneceu nos Estados Unidos. Ele tinha formação acadêmica como médico, mas foi tocado pelo chamado para o ministério, e preferiu exercê-lo ao invés de desfrutar dos grandes rendimentos da sua profissão. Os dois mensageiros, até o ano de 1896, em centenas de sermões, campais, igrejas, publicações e nas Assembléias da Associação Geral eram oradores e escritores constantes. Ellen G. White endossou a pessoa e a mensagem dos dois mensageiros da Justiça de Cristo 374 vezes. Temos a relação, em inglês, destes endossos para enviar a você, gratuitamente, se no-la solicitar, bastando nos remeter um envelope subscritado para você mesmo, com selo para o peso de 2 folhas A4.

______________________________