quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lição 8 - Com os ricos e famosos, por Paulo Penno,



Para 15 a 22 de fevereiro de 2014

Quando Phil Robertson, citou o apóstolo Paulo equiparando homossexuais com os idólatras1, ele despertou um ninho de vespas, e foi suspenso por tempo indeterminado por parte do  seriado Dinastia Pato, “Duck Dynasti” (*da emissora de televisão americana) A & E. Descrições divisíveis de cristãos entre si e os ímpios e profanos, é uma deturpação da "verdade do evangelho."
Tem havido uma série de tais categorizações nas últimas lições da Escola Sabatina: discipular crianças, doentes, "comuns," excluídos sociais, poderosos, ricos, e famosos. Será que o evangelho de Jesus Cristo lança uma visão de mundo de uma forma tão diversificada? Será que Jesus e os primeiros apóstolos tinham estratégias diferentes para atingir as diversas classes da sociedade? Deveríamos nós nos especializar em ministérios para vários segmentos da sociedade? Ou será que existe um verdadeiro evangelho que atinge o coração com necessidades de cada alma no mundo?
Uma verdade brilha claramente da mensagem de 1888, que é essencial para os promotores de discipulado cristão. O problema do "nós" e "eles", do "justos" e "pecadores", que é tão discriminador, é curado pelo dom de Cristo do arrependimento corporativo.
O segredo do poder de ganhar almas de Jesus foi encontrado em Sua identificação com os pecadores através do arrependimento. Como o Portador do pecado, Ele, "como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" (*Heb. 4:15). Deus "Que não conheceu pecado, O fez pecado por nós" (*2ª Cor. 5:21). Ele experimentou a tentação poderosa do diabo para o pecado no deserto, no mundo, e sim, até mesmo de dentro de Si mesmo. Deus O enviou "em semelhança da carne do pecado" (*Rom. 8:3). Ele sabia que Ele poderia pecar. Ele “ofereceu com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas." Ele "aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu" (Heb. 5:7, 8).
A lição que Cristo, nosso Mestre está dando a Laodicéia em nosso Dia da Expiação, vai além do nosso entendimento estreito de "arrependimento individual" pelo pecado. Tal "arrependimento individual" é motivado por levarmos nossas próprias almas pessoais ao céu, de modo a não irmos para o inferno, como o resto do mundo. "Arrependimento Individual" gera promoções divisórias de discípulos que veem os pecadores como grupos ou mesmo categorias.
Nosso Psiquiatra Celestial nos dá uma visão global do mundo, que é curada por arrependimento corporativo. Todo o pecado que existe no mundo seria pecado meu, se eu não fosse guardado pela graça de Deus.
Sim, os cristãos nasceram neste mundo com uma "mente carnal." "A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus" (Rom. 8:7). Somos todos natos leões assassinos, com o potencial de ódio e homicídio.
Esta realidade é confrontada diariamente pela gloriosa verdade do evangelho. A salvação não é constituída de 99 por cento da justiça de Cristo e um por cento da nossa justiça. É (*somente) Cristo, justiça nossa, 100 por cento o tempo todo.
Quando a Testemunha Verdadeira faz Seu apelo, do fundo do coração para Laodicéia: "Sê pois zeloso e arrepende-te" (*Apoc. 3:19) Seu dom é um arrependimento geral ainda a ser realizado. Pode a potencial futura Noiva de Cristo aprender com seu marido e se arrepender, como Ele Se arrependeu, durante Seu ministério terreno?
Arrependimento corporativo é a percepção de que é o meu pecado que "matou" o Filho de Deus. É a "inimizade contra Deus", do meu coração que O pregou na cruz. Portanto, eu, em mim mesmo, não sou melhor do que todo o mundo, por quem Cristo morreu .
Laodicéia está apenas a um batimento cardíaco de distância de realizar a verdade básica de toda a história ensinada pelo Calvário, que ela é a mais "infeliz, miserável, pobre, cega e nua." E, quando ela aprender a lição de arrependimento corporativo ela (*a verdade) vai se manifestar em indivíduos de toda nação, tribo, língua e povo, valorizando espontaneamente as palavras de Cristo na cruz: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (*Lucas 23:34).
Nosso pecado desconhecido assassinou o Messias, o Salvador do mundo. Uma corporação responderá individualmente ao Espírito de Cristo, ao Ele dar a água da vida livremente para todos. Eles não vão se considerar melhores ou de uma classe especial. Eles não vão se ver como evangelizando várias classes de pessoas no mundo. Somos todos pecadores necessitados da muito mais abundante graça de Deus.
Esses pecados "que teriam sido cometidos se tivesse havido oportunidade" de que não nos arrependemos deles, representa a nossa culpa de que não nos damos conta. Outras pessoas os cometeram e nós temos sido gratos que não temos sido suficientemente pressionados pela tentação a cometê-los nós mesmos. Mas Lutero sabiamente diz que somos todos feitos da mesma massa, da mesma forma. Conclui-se que o arrependimento corporativo é o arrependimento dos pecados que nós cometeríamos se tivéssemos tido a oportunidade. Isso vai ainda um pouco mais profundo.
Wesley disse de um bêbado na sarjeta, "Exceto pela graça de Cristo, sou eu" Quando a Igreja aprender a apreciar tal contrição, o amor de Cristo irá desenvolver-se nas suas veias e transformá-la em uma verdadeira "igreja solidária," a mais eficaz forma de ganhar almas que a história já conheceu (Zac. 8:20-2); O Grande Conflito , págs. 611, 612) .
Isto porque somente tal arrependimento pode permitir amar o próximo como a si mesmo, não no sentido de desculpar ou amenizar o seu pecado em que sabemos que poderia ser tão culpado quanto ele (isso rebaixa os padrões cristãos), mas porque tal arrependimento inclui uma purificação eficaz da contaminação do pecado em si. Esse amor vai muito além de uma simpatia sentimental, pois torna-se uma cooperação efetiva com Cristo em alcançar o coração com um, poder redentor e purificador. A Cabeça, finalmente encontra "membros" preparados para serem Seus instrumentos eficazes em efetivamente salvar pessoas. Nunca o arrependimento corporativo incentiva o menor espírito (*que se gaba de ser) "mais santo do que você".
Em um tempo de ampla redução dos padrões e fracassos trágicos, "suspirando e chorando" pelas "abominações" na terra torna-se um negativo e impotente, torcer de mão, a não ser que se desenvolva a partir de um sentido corporativo da fraqueza e da culpa que todos nós ao partilharmos a verdade. Arrependimento corporativo elimina automaticamente a divisão do "nós" versus "eles". É o verdadeiro caminho para o coração da unidade.
Se claramente compreendidas e apresentadas ao mundo, as realizações de sacrifício de Cristo irão mover os corações humanos como nenhuma outra verdade o pode fazer. Tal verdade, apresentada juntamente com os cumprimentos da profecia e as nossas principais doutrinas, trará o poder fenomenal de discipulado que a profecia indica que estará na "chuva serôdia" e no "clamor" de Apocalipse 18. Esta "eficiência" no discipulado diz Ellen White, "poderia ter sido [nossa] em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia de Pentecostes", mas foi "em grande medida" perdida em nossa obra em consequência da rejeição, "em grande medida," da mensagem de 1888. Não é a recuperação da "mui preciosa mensagem," portanto, prioridade para a Igreja a nível mundial?



- Paul E. Penno



Nota de rodapé :


[1] "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus Não erreis : nem os devassos , nem os idólatras , nem os adúlteros , nem os efeminados , nem os abusadores de si mesmos com a humanidade , nem ladrões , nem avarentos, nem os bêbados , nem maldizentes, nem roubadores , herdarão o reino de Deus" (1ª Coríntios. 6:9, 10) .
NOTA DO TRADUTOR:
Duck Dynasti” (Dinastia Pato) é um “reality show” americano no canal televisivo A & E, que retrata a vida da família Robertson, que se tornou rica em seu negócio. Phil Robertson, o patriarca do clã da Dinastia Pato, foi suspenso de seu reality show de sucesso em 18 de dezembro último, após alguns comentários incendiários sobre os gays, que estavam sendo amplamente noticiados pela imprensa como "anti-gay." A suspensão iniciou um debate nacional sobre a tolerância e religião. Mas uma petição coletiva para a volta de Phil Robertson alcançou 250.000 assinaturas.

Nota: Esta lição foi ministrada no sábado 15, e, assim o seu vídeo, do Pastor Paul Penno, está na Internet em:
http://1888mpm.org



Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

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