Para 8 a 15 de novembro de 2014
Há
uma pequena
canção de ninar (*americana) que tenta
transmitir a diferença entre o dano
físico e o emocional: "Paus
e pedras podem quebrar seus ossos, mas palavras
nunca podem machucá-lo." Podemos
não ter uma escolha quando somos
machucados fisicamente, mas podemos escolher se palavras vão nos ferir emocionalmente.
Pelo menos esse é o sentimento, mas na realidade a maioria de nós não tem a coragem emocional para nunca
ser afetado por palavras ferinas.
Uma
criança cujos
pais consistentemente dizem-lhe que ela é burra vai começar a acreditar que é verdade. Crianças abaixo de certa idade raramente têm discernimento para entender que podem rejeitar a
avaliação da acuidade mental dos pais, uma vez que isto vem
com a maturidade se a criança estiver disposta a pensar de forma independente sobre si mesma.
Se tal maturidade
nunca se desenvolve, a criança estará fadada a carregar as palavras
negativas, permitindo que seus ecos formem a sua própria imagem ao longo da vida. O fracasso dos pais em controlar a língua é adotado pela criança,
e se esta não for reprogramada vai
repetir o pecado do
pai e torná-lo seu próprio
pecado.
Tiago
nos diz que
"por sua própria vontade, Ele [Deus]
nos fez Seus próprios filhos através da Palavra da verdade, para que possamos ser, por assim dizer, os primeiros exemplares de Sua nova criação. Em vista do que Ele nos
fez então, queridos irmãos, todo
o homem seja pronto a ouvir, mas lento para usar a sua língua, e lento para perder a calma. Pois o temperamento de
um homem nunca é o meio de
alcançar a verdadeira bondade de Deus.
Tendo já feito, então, com impureza
e todos os outros males que toca a vida de outros,
e humildemente aceitam
a mensagem que Deus semeou em
seus corações e que pode salvar as vossas almas. ... O homem que simplesmente ouve e não faz nada sobre isso é como alguém vendo o
reflexo do seu próprio rosto
em um espelho. Ele vê a si mesmo, é verdade, mas ele continua
com o que ele estava fazendo sem a menor lembrança de que tipo de pessoa ele viu no espelho. Mas o homem que olha para o espelho perfeito da lei de Deus, a lei da liberdade, e faz disto um hábito, não é o homem que vê e esquece. Ele coloca a lei em
prática e ganha verdadeira
felicidade. Se alguém parece ser
"religioso", mas não pode
controlar a sua língua, engana-se
a si mesmo e podemos estar certos de
que a sua religião é inútil" (Tiago 1: 18-26, O Novo Testamento em Inglês
Moderno, J.B. Phillips).
Não
são
apenas os indivíduos que podem olhar
em um espelho e esquecer o que ele os mostra, mas (*também) é possível uma entidade coletiva cometer este
erro. A mensagem dada durante
o final de 1800 para a nossa Igreja Adventista do Sétimo Dia era um espelho muito especializado, destinada a corrigir um
excesso de ênfase na observância
da lei que nasceu de uma paixão compreensível para
restaurar a importância de guardar o sábado do sétimo dia. Este fervor começou
como nobre inspiração, mas
logo se desintegrou em pregar a lei
sem amor (Ágape) até que estávamos "secos
como as colinas de Gilboa."
Ao
dar
a mensagem pura da
justiça pela fé aos Seus mensageiros, Alonso T. Jones; Ellet J. Waggoner, e Ellen G. White, Deus estava tentando nos fazer discernir o que nós, como igreja tínhamos nos tornado. Em vez de humildemente aceitar
a repreensão que a mensagem poderia semear em
nossos corações, nós fomos lentos em ouvir e rápidos em usar a nossa língua para resistir a preciosa luz. Artigos foram escritos, sermões pregados, argumentos arquitetados, e os
mensageiros foram atacados, tudo
porque as pessoas estavam falando em vez
de ouvir.
O
corpo de Cristo
é vertical, bem como horizontal. Ele abrange todos os que foram seus membros no passado e todos os que estarão no
futuro. Entender o passado
é essencial para compreender o presente
e preparar o futuro. Aqueles que
não conhecem a história estão fadados a
repeti-la. Nós não poderemos compreender verdadeiramente nós mesmos,
se não entendermos nossos antecessores denominacionais.
Ellen
White
discerniu a verdade. A razão por que a mensagem de 1888 foi apenas o "começo" da chuva serôdia e do alto
clamor e não a conclusão, é que, em grande medida, a mensagem foi
rejeitada pela liderança da
igreja (*veja Mensagens Escolhidas, vol.
1, págs. 234 e 235; e Testemunhos par Ministros,
págs. 91 e seguintes). Infelizmente, aqueles que tão fervorosamente creram na doutrina do segundo advento na verdade a adiaram
por gerações. Eles se olharam no espelho, mas esqueceram o que
viram. Se fôssemos ter outra sessão de 1888, onde o Espírito Santo Se manifestasse com a Chuva Serôdia,
nós novamente O insultaríamos?
A menos que haja arrependimento, por
fazê-lo a primeira vez, a resposta tem que ser sim.
Desde 1888, a discussão corporativa da
denominação a respeito da mensagem, se houve alguma, tem-se centrado em questões paralelas: se foi aceita; ou a versão de quem é
certa; ou se ela foi apenas a
mensagem de Martinho Lutero, caso
em que então não houve nada de novo. Muito
do que as publicações oficiais
da igreja focam são isso ou é a interpretação que o escritor dá à
mensagem. Este é o "espelho" errado para se estar olhando. Os
escritos originais dos três mensageiros
a quem Deus usou estão bem preservados e são agora mais facilmente
disponíveis, através das fontes de mídia de massa (a Amazon pode obtê-los). No entanto, muitos têm medo de lê-los, preferindo as opiniões dos comentaristas modernos. Em alguns casos,
esses comentaristas omitem completamente
as caraterísticas vitais, como o fato
de que Cristo, assumiu a semelhança da carne pecaminosa, no entanto não pecou, mas formou
um caráter perfeito que pode ser nosso pela fé. Ao longo de décadas a nossa querida igreja insistiu em pregar
a observância da lei como um requisito
para a salvação. O pêndulo oscilou
entre as linhas conservadoras e liberais. Nós realmente não entendemos onde este pêndulo deveria estar,
mas alguém geralmente é rápido em criticar dizendo
sempre que onde quer que o pêndulo
esteja agora, é errado. A maioria
desiste e diz que não é possível, por isso não deve ser necessário.
No
entanto,
o anjo celestial predisse em Daniel 8:14, "Até 2300 dias, então o santuário será purificado." Os livros do Céu não podem ser purificados do registro
dos pecados até que nossos
corações sejam purificados, o que
traz a questão da justificação
pela fé a um claro foco. A
justificação pela fé é mais do que uma mera declaração legal; ela faz que a alma em inimizade esteja em contato com Deus. No santuário terrestre, ao submeter-se
ao processo de purificação no (*dia 10
do 7º mês), o Dia da Expiação
do Antigo Israel, era requerido alcançar-se a unidade do corpo, mesmo
que por apenas um dia. O Dia Cósmico da Expiação
em que temos vivido desde 1844 irá alcançar uma unidade que é firmada em cada indivíduo de forma permanente.
Há
uma diferença
entre culpa corporativa e condenação.
Como parte da raça humana compartilhamos a culpa
corporativa pelo assassinato do
Filho de Deus, mas não somos
responsabilizados ou condenados a
menos que recusemos o dom do
arrependimento (ver João 3:16,
e Testemunhos para
Ministros e
Obreiros Evangélicos, pág. 38). Como modernos adventistas do sétimo dia,
compartilhamos a culpa corporativa dos
nossos lideres do passado pela
rejeição do início da chuva serôdia e Alto
Clamor, mas não seremos condenados por aquele pecado, se aceitarmos o dom do
arrependimento. Nós aceitamos esse
dom ao aceitarmos a mensagem real,
estudando-a, e compartilhando-a com aqueles que estão dispostos a ouvir.
Por
um longo
tempo, o Senhor Jesus tem esperado por Laodicéia humilhar-se e aceitar o colírio consubstanciado na mensagem de 1888. Somente com ele podemos nos ver
no espelho dos olhos de Deus. Só então
estaremos prontos para ouvir e
lentos para nos justificar com
nossas línguas.
--Arlene
Hill
A irmã Arlene Hill
é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno,
estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista
local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a
Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em
maio de 2010, a
Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th
Street , Reno, Nevada, USA, Telefone 001 XX (775)
327-4545; 001 XX (775) 322-9642.