Para 1 a 8 de novembro de 2014
O que é fé
genuína? Tiago lida com essa questão importante na última parte do capítulo 2.
A mensagem de 1888 nos ajuda a ver nas Escrituras o verdadeiro motivo para a
fé. Isto está implícito em nossa lição de quarta-feira (5 de novembro), mas a ideia
não foi totalmente desenvolvida: “A verdadeira fé é ‘a fé que opera pelo amor’ (Gál. 5: 6.)".
Vamos
começar pelo fim. É lá que se encontra a ilustração de Tiago que explica a
relação entre fé e obras. Um cadáver sem respiração não produz nada (Tiago
2:26). Assim, "fé" sem "obras" é morta. Obviamente, o sopro
da vida é o princípio vital do corpo humano. O Doador da vida é o próprio Deus.
Da mesma forma, Jesus é o “Autor e
Consumador de nossa fé” (Heb. 12: 2). Tiago não está colocando fé contra
obras ou vice-versa; ele contrapõe uma fé viva contra uma fé morta.
Tiago se
envolve em conversa com um "homem
vão" (Tiago 2:20). Este homem vazio é um autoproclamado cristão que
defende uma separação entre fé e obras. Ele diz: Acredite “há um só Deus" (Tiago 2:19), e isto é suficiente para a
salvação.
Mas Tiago
contraria a ortodoxia cristã vazia, dizendo: “Também os demônios creem e estremecem?" (vs. 19, ú.p.).
Não é a
essência da fé crer em Deus? Não diz Hebreus que aquele que se aproxima de Deus
deve "crer que Ele existe"?
(Heb. 11: 6). Mas crer que Deus existe não vai suficientemente longe, porque
quando os demônios pensam em Deus diz Tiago que isto faz com que eles tremam.
A fé dos demônios não mudar seu comportamento em nada. Eles continuam a odiar a
Deus e a guerrear contra Ele e Seus seguidores.
Então, qual
é o objetivo de Tiago? Você pode falar tudo o que quiser sobre o quanto você
crê que há um só Deus, mas se tudo o que você pode fazer é proclamar a sua
ortodoxia (*pureza de opinião e doutrina), você não é nada mais do que um falador vazio. Na realidade, você não
é melhor do que os demônios.
Na opinião
de Tiago fé genuína atua. A fé é a principal causa da evidência secundária
vista nas obras. Ele cita dois exemplos do Antigo Testamento para apoiar a sua
conclusão: Abraão e Raabe. Aparentemente você não poderia ter dois polos mais
opostos do que Abraão, o amigo de Deus, e Raabe, a meretriz; mas ambos tiveram
a fé que opera. Eles são exemplos de justificação por obras.
Pense em
Abraão, por exemplo. Considerando que Tiago tem como certo que os seus
leitores judeus vão saber as circunstâncias do sacrifício de Isaac feito por
Abraão, ele simplesmente vai direto ao ponto. Abraão foi justificado pelas
obras, quando ofereceu Isaque no altar (Tiago 2:21).
Deus havia
dito a Abraão para fazer isso. O que Abraão não sabia era que Deus precisava que ele, Abraão, fizesse isso. No grande conflito, Satanás acusou Abraão de
adorar a Deus com segundas intenções, de proveito próprio. Abraão encontrou-se de
repente projetado no palco do universo para que todos os seres inteligentes
pudessem vê-lo. Estava ele disposto a sacrificar seu único filho legítimo que
Deus lhe havia dado? Abraão foi colocado ali mesmo, em apuros, como o próprio
Deus, que deu o Seu Filho unigênito porque Ele ama o mundo.
A fé de
Abraão foi duramente testada, mas sem hesitação, a fé triunfou porque o
sacrifício amoroso de Deus o motivou. Viu através do horror imediato de
sacrifício humano, e percebeu o grande paradoxo de Deus em (*opção A:) poupar o Seu
Filho e perder o mundo, ou (*opção B:) amar o mundo dos pecadores, e perder Seu Filho. O
Pai tomou a decisão de sacrificar o Seu amor pelo Filho e para sempre dar-Lhe
ao mundo. Deus proclamou o evangelho a Abraão, e ele escolheu exercer este dom da
fé com o sacrifício de Isaac. Este Divino amor abnegado, que Se auto sacrifica
exibido no pai dos hebreus, foi a pedra angular da igreja antiga.
Reconhecemos
que o foco de Tiago é que a fé funciona. Abraão foi "justificado pelas obras." Mas a mensagem de 1888
pergunta, por que a fé de Abraão funcionou? A resposta é: porque a causa
principal foi o amor que Se auto nega, e o amor abnegado do Pai em dar Seu
Filho unigênito. Na verdade, João 3:16, o versículo mais amado em toda a
Bíblia, é baseado na decisão de Abraão de sacrificar Isaque seu único, unigênito
filho, prometido por Deus. Esta "verdade
presente" está faltando na lição.
Mas muitos
estão provavelmente esquecendo-se de outra história que faz parte do quadro —
de que modo "a prostituta Raabe," da pagã Jericó, tem um papel
significativo na história? Muitos estudiosos concluíram que as evidências
sugerem que Salmom se encaixa no quadro como um dos "espiões" que se
hospedou na casa de Raabe, antes da destruição de Jericó.
Em sua
genealogia, Mateus nos diz que alguém chamado "Salmom" se casou com
Raabe e se tornou pai de Boaz, que se casou com Ruth, e, portanto, Raabe entra
na linha genealógica de Jesus de Nazaré, “o parente mais próximo" em todo
o mundo, o único que nos podia "redimir" do pecado (cf. Mat. 1: 4,
5).
Raabe foi
uma personagem muito incomum; ela teria interesse por e apelou a qualquer
israelita cujo coração fosse sensível às obras do Espírito Santo. Raabe tinha
pensado através dos assuntos do dia; seu coração foi condenado: o único Deus
verdadeiro, o Senhor, estava com Israel; a verdade estava lá. Ela experimentou
uma conversão do paganismo, um arrependimento corporativo. Raabe foi
convertida; ela entregou seu coração ao Espírito Santo.
Um livro
popular de Ellen G. White é intitulado Fé e Obras, o título foi adicionado por
editores muito tempo depois da morte da autora. No entanto, dentro do livro ela
repetidamente fala que a fórmula correta é a "fé que opera."1
A visão de
Tiago da mensagem de 1888 vai além da chamada visão da Reforma (*do século XVI)
de que a justificação pela fé é meramente uma transação legal que ocorreu
há dois mil anos de distância, sem consideração com o coração do próprio
crente. Ela também vai muito além da visão "histórica"
adventista atual usual que entende a justificação pela fé como o indulto ou
perdão pelos pecados do passado, ao mesmo tempo uma vida de obediência presente
é rotulada como "santificação".
Por mais que
a justificação pela fé dependa da obra substitutiva legal de Cristo fora do
crente, sua essência é uma mudança dentro do crente. O mérito em que a
justificação pela fé descansa nunca está dentro do crente, mas a justificação
pela fé em si é evidente no crente: O eu é "crucificado
com Cristo" (Gál. 2:20). É por isso que a justificação pela fé é
dependente da justificação alcançada pela humanidade na cruz. E genuína
santificação é a experiência compreensiva, a justificação em curso pela fé,
separado em Deus.
A fé do
crente é imputada como justiça. A fé compreende a totalidade da justiça de
Cristo. Tudo que o Senhor pede do pecador é a verdadeira fé; Ele credita a ele
toda a justiça perfeita de Cristo.
Sim, a
Bíblia é verdadeira; há apenas um Salvador, Jesus; nenhum de nós é um co-salvador.
A salvação não é uma viagem de 50% obra de Cristo e 50% obra nossa; ela é 100%
salvação por Cristo, recebida pela fé. Mas a fé não é a "fé morta" que o apóstolo Tiago condena (Tiago 2:20). A "fé morta" não pode produzir
nada além de justiça própria (que não possui uma agradável fragrância!). Uma fé
viva funciona; ela irá operar; ela vai trabalhar; ela sempre trabalha por Ágape.
-Paul E. Penno
Nota de rodapé:
[1] "O essencial da fé para a salvação não é mera
fé nominal, mas um princípio permanente, derivando energia vital de Cristo.
Este amor vai levar a alma a sentir o
amor de Cristo a tal ponto que a pessoa vai ser refinada, purificada,
enobrecida (*veja, Daniel 12:10, Rom. 7:6, 1ª Pedro 2:24, Hebreus 9:28). Esta
fé em Cristo não é meramente um impulso, mas um poder que opera por amor e
purifica a alma" (Review and Herald,
18 de agosto de 1891; grifo do autor).
(
[*Procedemos a uma pesquisa no sítio https://egwwritings.org/# com “fé que opera,” e encontramos oito ocorrências desta maravilhosa fórmula na compilação “Fé e Obras”:
[*Procedemos a uma pesquisa no sítio https://egwwritings.org/# com “fé que opera,” e encontramos oito ocorrências desta maravilhosa fórmula na compilação “Fé e Obras”:
1ª) “... opera pelo amor. Dizei isto de
vosso coração: “Senhor, creio
que ...” (Fé e Obras, pág. 14, 2º§); 2ª) “... fé que
precisamos ter não é uma fé indolente; a
fé que salva é aquela que opera ...” (Fé e Obras, pág. 42, 3º§); 3ª) “... dessa fé operante que necessitais. Como ela opera? Ela opera pelo amor” (Fé e Obras, pág. 63, 1º§); 4ª) “... que
todo passo seja um passo de fé;
precisamos de fé nesse sacrifício
que ... o tempo. É a fé que opera
pelo amor que é demonstrada por Jesus ...” (Fé e Obras, pág. 63, 2º§); 5ª) “... o
apóstolo declara que a fé sem as obras é morta. Precisamos ter aquela fé que opera pelo amor e purifica”
(Fé e Obras, pág. 79, 1º§); 6ª) “...
à fé ... a qual “opera arrependimento
para a ...” (Fé e Obras, pág. 89, 2º§); 7ª) “...
completa entrega do coração, antes que possa ocorrer a justificação; e ...
contínua, mediante ativa e viva fé que
opera por amor e purifica a ..” (Fé
e Obras, pág. 89, 4º§); 8ª) “... poder sobrenatural, que opera em
seu espírito ... ; não que exista na fé
qualquer ...” (Fé e Obras, pág.
90, 2º§).
No prefácio do livro Fé e Obras, os Depositários do
Patrimônio Literário de Ellen G. White, dizem que embora ela não tenha usado da palavra em Mineápolis, entretanto apelava aos presentes para que “mantivessem o coração
aberto para receber a luz da Palavra de Deus exposta pelos Pastores E. J.
Waggoner e A. T. Jones” (Fé e Obras,
pág. 11, 2º§). Fim de nossa pesquisa*].
Paulo
Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na
Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no
endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi
ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na
Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos
escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva
Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele
escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja
Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos
sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também
pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E.
Penno Junior. Você pode
vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na
igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do
tradutor.
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