sexta-feira, 13 de março de 2015

Lição 11 – Vivendo pela fé, por Daniel Peters

Para 7 a 14 de março de 2014


Nosso tema da lição, "Vivendo pela Fé", é uma das "grandes verdades do evangelho" da mensagem de 1888, portanto, esta semana gostaríamos de compartilhar com você uma dissertação que se concentra mais sobre este tema a partir da Bíblia, Ellen G. White, e E. J. Waggoner, um dos "mensageiros" de 1888.

A Dinâmica da Mensagem de 1888 Concernente à Fé.                      
Quando primeiro tomei conhecimento da mensagem de 1888 estava confuso sobre a fé—"a nossa fé", "a fé de Jesus", etc. A boa nova da "mui preciosa mensagem" (*Testemunho Para Ministros, pág. 91) começou a tornar-se clara para mim quando entendi a simplicidade da salvação de Deus e o que realmente nos foi concedido.
Uma das primeiras coisas que aprendi foi sobre Hebreus 12: 2: "Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé" (KJV). Eu aprendi que a palavra "nossa" não estava no original e que foi adicionada porque os tradutores não conseguiam entender como o próprio Jesus teria fé. (*Na Almeida Fiel não foi feito este acréscimo). Assim, a linguagem real aqui é: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé." Então, Jesus é o criador e aperfeiçoador da fé—por isso, é a fé de Jesus que nos aperfeiçoa, se não resistirmos à Sua operação.
Uma só fé: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos” (Efé. 4:4-6). Há uma só fé, e esta é a fé de Jesus. É muito importante tomar a Palavra como se lê e aceitá-la pelo que diz.
A medida da fé: A seguir aprendi que Deus tinha dado uma medida de fé para todos: "Digo a cada um dentre vós, ...  pense com moderação, conforme a medida da fé que  Deus repartiu a cada um” (Rom. 12: 3; *grifamos). Então é aí onde obtemos a "nossa" fé? Sim, Ele deu a todos uma medida de fé, mas nos concedeu muito mais no processo. E. J. Waggoner abriu minha mente para o verdadeiro dom que veio com fé: "Em que medida é que Deus deu a cada homem fé? Isto é realmente respondido no fato já aprendido de que a fé que Ele dá é a fé dEle. A fé de Jesus é dada no dom do próprio Jesus, e Cristo é dado em Sua plenitude a cada homem ... Cristo não está dividido, portanto, a cada um é dado tudo de Cristo e toda a Sua fé. Há somente uma medida".1 (grifo nosso).
A Fé de Jesus: Em Apocalipse 14:12 temos o termo "a fé de Jesus" (KJV). Esta é a tradução correta do original e deve ser usada sempre que se encontra o termo "fé em Jesus."
"Nós" sabemos "que o homem não é justificado por obras da lei, mas pela fé de Jesus Cristo, e temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada" (Gál 2:16, KJV). O profeta Habacuque, sob inspiração, escreveu: "O justo viverá pela Sua fé" (Hab. 2: 4). Ele entendeu que era pela própria fé de Deus que vivemos.
As obras da fé: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie; Pois somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para a boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efé. 2: 8-10).
"A fé que atua pelo amor" (Gál. 5: 6). Neste verso nos é dito que é a fé que "opera". A salvação de Deus não tem nada a ver com o legalismo (os esforços do homem), exceto para nos livrar dele!
É a fé de Jesus que obedece os mandamentos de Deus—o homem não pode obedecer, é por isso que a salvação é um dom. "Se você reunir tudo o que é bom e santo e nobre e encantador no homem, e, em seguida, apresentar o assunto para os anjos de Deus como representando um papel na salvação ou mérito da alma humana, a proposição seria rejeitada por traição."2
Fé e Pecado: "Tudo o que não é de fé é pecado" (Rom. 14:23). Isso mostra que a Lei de Deus é a justiça dentro de nós, como resultado de Cristo em nós. É a Sua fé que perfeitamente obedece à lei de Deus, e assim se dá que o que não procede desta fé é pecado.
Crucificado com Cristo: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim" (Gál. 2:20)." Só a cruz tem o poder de salvar. ... É somente na morte que nos tornamos unidos a Ele (Rom. 6: 3). ... A cruz faz uma nova criação"3
Quando estamos crucificados já não vivemos. Estamos mortos. Os mortos não têm pecado, vida, ou fé. Mas (*o texto de Gál. 2:20) diz que há vida presente, mas não é nossa, é a dEle! Cristo vive em nós e tudo o que Cristo tem vem com Ele. Este é o "mistério" de Deus—Cristo vivendo em nós.
"O mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações, e que agora foi revelado aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória" (Col. 1:26, 27). Então como é que este mistério de "Cristo em vós" se relaciona com o nosso tema de viver pela fé?
Judas escreve: "Tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Judas 1: 3, NKJV, grifo do autor). É esta "fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" uma fé diferente do que temos vindo a discutir? Ellen White diz não:
"Um grande número de pessoas que afirmam crer na verdade presente, não sabe o que constitui a fé que uma vez foi entregue aos santos, —Cristo em vós, a esperança da glória. Acham que estão defendendo os marcos antigos, mas são mornos e indiferentes."4
Portanto, a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos é "Cristo em vós, a esperança da glória" (*Col. 1:27 ú p.).— o evangelho completo. Esta é a fé de Jesus—e Jesus é o evangelho.
"A fé de Abraão em Deus, como alguém que poderia trazer coisas à existência pela Sua Palavra, foi exercida com respeito à Sua (*fé) ser capaz de criar a justiça em uma pessoa destituída da mesma."5
"A Bíblia ensina claramente que a justiça é pela fé. Por isso, o único elemento de que o povo de Deus precisa a fim de se preparar para a segunda vinda de Cristo é a fé genuína."6 Esta fé genuína é a fé de Jesus. (*Grifamos).
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê ... Porque a justiça de Deus é revelada, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé" (Rom. 1:16-17).
De fé em fé. "Note-se que ‘de fé em fé’ é dito ser paralelo com ‘o justo viverá pela fé’. ... Assim como vivemos naturalmente pela respiração, também vivemos espiritualmente pela fé, e toda a nossa vida deve ser espiritual. Fé é o sopro de vida para o cristão. Assim como nós naturalmente vivemos de respiração a respiração, devemos viver espiritualmente de fé em fé. Podemos viver, somente um sopro de cada vez; por isso não podemos viver espiritualmente excepto pela presente fé (*de Cristo, momento a momento, em nós).. Se vivemos uma vida de dependência consciente de Deus, a Sua justiça será nossa, porque haveremos de respirá-Lo continuamente."7
"Então, crendo em Cristo, somos salvos pela fé de Cristo, uma vez que temos a Ele pessoalmente habitando em nós, exercendo a Sua própria fé. Todo o poder no céu e na terra está em Suas mãos. Reconhecendo isso, nós simplesmente permitimos a Ele exercer o Seu próprio poder a Sua própria maneira."8
"Se a fé em Cristo é boa para alguma coisa, é boa para tudo. E isso é apenas para a coisa que é boa."9 Isto é o que é viver pela fé.

--Daniel Peters
Notas de rodapé:
1) E. J. Waggoner, em Sinais dos Tempos de 6 de agosto de 1896;                           
2) Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol, 2, pág. 816;                                      
3) E. J. Waggoner, em Gálatas Tornado Claro, Editora Glad Tidings, pág. 139:        
4) Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 1, pág. 403, grifamos;                          
5) E. J. Waggoner em Sinais dos Tempos de 13 de outubro de 1890;                          
6) Robert J. Wieland,  verdade nº 9 de “Dez Grandes Verdades do Evangelho”;           
7) E. J. Waggoner, Waggoner em Romanos, pág. 26;                                                    
8) E. J. Waggoner, em Gálatas Tornado Claro, Editora Glad Tidings, pág. 42;              
9) E. J. Waggoner, A Verdade Presente de 21 de maio de 1891.                                  
*       
*      Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
*                   O irmão Daniel Peters e sua esposa Linda, vivem na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA. Ele trabalha como conselheiro oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.
         
Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
___________________________________