quarta-feira, 25 de março de 2015

Lição 13 — As Mulheres e o Vinho, por Paul e. Penno

Para 21 a 28 de março de 2015

O capítulo final em nosso estudo de todo o trimestre de Provérbios é um relato de duas mulheres. O capítulo 31 ilustra a “Lei de Salomão”. Há o termo avulso “mulheres” (Prov. 31:1-3) contrastado com a “mulher virtuosa” (vs. 10).
Em profecia, uma mulher é um símbolo de uma igreja, uma mulher pura sendo uma igreja pura, e uma mulher má aplicando-se a uma igreja má. A “mãe” retratada em Apoc. 17:1 é um símbolo de uma igreja que tem sido infiel a Cristo, e que tem “filhas”.
 “Caiu caiu Babilônia ... que a todas as nações deu a beber do vinho da ira de sua prostituição” (Apoc. 14:8). Agora o anjo diz a João que “os que habitam na Terra se embebedaram” com esse vinho do mal (Apoc. 17:2). A pregação do puro e verdadeiro evangelho de Jesus Cristo concede sabedoria, bom julgamento e estabilidade às nações do mundo. À luz da verdade de Deus, elas podem fazer progresso.
A “Lei de Salomão” é adotar as falsas doutrinas ensinadas por Babilônia. Algumas das ideias de Babilônia são: a) os mortos podem comunicar-se com os vivos; b) a fé inicia o perdão de Deus; c) a esperança de recompensa e medo da punição do “fogo eterno” motivam o pensamento do velho concerto; (*etc... etc. ... As letras “a,” “b,” e “c” também foram acrescidas pelo tradutor). Tudo isso abre a porta para as mentiras mais confusas enviadas pelo próprio Satanás.
Quando as sete pragas começam a cair, o Espírito Santo é retirado daqueles que a Ele resistiram por tanto tempo. São deixados sem o bom senso normal, como um ébrio que não sabe o que está fazendo. Como nossa lição diz: “O efeito destrutivo do vinho ... deturpa ... facilmente o discernimento”1 
A história do Rei Salomão é uma das mais fantásticas em toda a história sagrada. Ele começa aparentemente perfeito com aquele mui raro dom da sabedoria, obtém tudo a ela adicionando: coleta anual de “666 talentos de ouro” até ter toneladas dele; desfruta paz com sua prosperidade, e (*fama:) “toda a terra buscava a face de Salomão para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração” (1º Reis 10:24).
Salomão, você conseguiu! Você trouxe o céu à Terra, melhor ainda, você está cumprindo a promessa de Deus a Abraão de que “em ti serão benditas todas as famílias da Terra” (Gên. 12:3). Daí, Salomão, você pôs tudo a perder; deixou de lado o certo e “seguiu após Astarote, a deusa dos sidônios, e após Milcom, a abominação dos amonitas”. Você edificou templos para deuses pagãs e os estabeleceu em sua santa cidade de Jerusalém (1 Reis 11:1-8)!  Por que, sim, por que, fez isso? O que o levou a cair dessa maneira?
Quanto mais Salomão bancava o bobo no que tange a mulheres, mais a mulher ideal o assustava. Quão rara ela era, essa mulher modelar que assustava os sonhos de Salomão. “Mulher virtuosa, quem a encontrará? Pois o seu valor muito excede ao de rubis” (Prov. 31:10). “Virtuosa” refere-se a pureza e todas as qualidades morais.
Salomão havia visto sua mulher ideal no vilarejo. “Ela faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e púrpura” (Prov. 31:22). Nem mesmo a filha do Faraó, sua bajulada e privilegiada rainha criada no colo do luxo, se vestia melhor do que a mulher virtuosa. A rainha podia obter seus linhos no Egito e a seda da Índia. Suas vestes bordadas e capas de púrpura imperial podiam vir de bazares fenícios. Mas a esposa de Salomão — em toda a sua glória — não  se trajava mais gloriosamente do que a virtuosa mulher que tanto cativou o rei.
Seu devoto marido gostava que ela se vestisse bem. Ela havia obtido o direito de vestir seda e púrpura. Ela era uma rainha com todos os seus direitos. A mulher ideal trajava suas finas roupas com uma graça inconsciente e total falta de orgulho de ostentação.
Isso se aplica à noiva de Cristo dos últimos dias. Há um dom especial do Espírito de Deus para preparar o Seu povo para a trasladação por ocasião da vinda de Jesus. “Amadurece o grão para a colheita”, ou seja, atrai o Seu povo para longe de seu amor do mundo de modo a que deseje que o reino de Deus venha. 
Isso significa uma mudança na experiência cristã de pensamento do velho para o novo concerto. Foi a principal questão que impactou a mensagem de 1888. Ela demonstrava que aqui está a “luz” no evangelho que é maior do que aquela das igrejas populares observadoras do domingo.
A justificação pela fé no Dia da Expiação é algo que vai além do entendimento de Lutero, Calvino ou dos evangélicos.  
Vemos essa mudança em Apo. 19: “Vindas são as bodas do Cordeiro, e já a Sua esposa se aprontou” (vs. 7). A “mulher” cresce. Ela se torna uma Noiva que entende e ama o seu Noivo. A preocupação com Ele se torna maior do que sua anterior preocupação com a sua própria salvação.
Ellen White nos tem ensinado a pensar que a chuva serôdia é uma “mensagem da justiça de Cristo”, um entendimento mais claro de santidade prática — tudo pela fé.2 A ideia está no verso seguinte: “E a ela [a noiva] foi concedido que fosse vestida de linho fino, puro e branco: pois o linho fino é a justiça dos santos”.3
Finalmente, a chuva serôdia é bem-vinda, não mais resistida. Agora é recebida. O povo de Deus tomou o passo que conclui a mensagem da verdadeira testemunha — venceram como Ele venceu, Apoc. 3:21. Sua fé amadureceu sob o refrigério da “chuva serôdia” recebida.
Este relato quase incrível deve ter uma lição para nós hoje--é a “Lei de Salomão” que deve ser cumprida novamente 3.000 anos mais tarde até que a lição seja aprendida. Acrescente-se a impressionante “santa” obediência de Salomão em seus primeiros anos, com as inegáveis bênçãos de Deus, o fato do pensamento do velho concerto, e a receita dos chamados para o desenvolvimento da apostasia nacional se desenvolver. Salomão reverte 500 anos da história de Israel, leva-os de volta à escuridão “egípcia” da qual haviam sido libertos.
Agora, em nossa moderna história adventista, se acrescentarmos a toda nossa “santa” obediência à lei, com as inegáveis bênçãos de Deus, o fator da teologia do velho concerto, também inevitavelmente terminamos indo para “Babilônia” para aprender métodos de culto e padrões de pensamento. Novamente revertemos nossa própria história. Aqueles que foram sagradamente comissionados a proclamar, “caiu a grande Babilônia”, cumprem a “Lei de Salomão” por adotar a teologia e culto de Babilônia. Salomão finalmente teve o bom senso de se arrepender. Senhor, concede esse mesmo precioso dom a nós!
Paul E. Penno

Motas:                                                                       
[1] 3º parágrafo da lição de domingo;                                           
[2] Testemunhos para a Igreja, vol . 6, pág. 19  (de 1906);          
[3] Ver Joel 2:23, 24, margem, “ensino de justiça”. Aqui em Apoc. 19 Cristo emprega um substantivo diferente, indicando que agora a grande mudança na experiência cristã teve lugar do velho para o novo concerto. Sua palavra é dikaiomata, enquanto o termo comum para justiça de Cristo é dikaiosune. O último é imputado ao crente num sentido legal; Sua dikaiomata é comunicado num sentido prático, agora uma parte intrínseca do caráter, ainda pela fé somente, mas real. Agora finalmente um imenso obstáculo no grande conflito com Satanás foi superado — pela fé de Jesus. Seu povo “condenou” o pecado em sua carne caída, pecaminosa.

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
______________________________