quinta-feira, 2 de abril de 2015

Lição 1 – A Primeira Vinda de Jesus, por Paulo E. Penno

Para 28 de março a 4 de abril de 2015


Bem-vindo a uma série de treze estudos no Evangelho de Lucas na perspectiva dinâmica da mensagem de 1888. Alguma vez você já se perguntou por que Lucas supera Mateus, Marcos e João em relatar mais detalhadamente a história do nascimento de Jesus? Estes três eram escritores judeus; Lucas era um gentio. Ele estava escrevendo para nós, apresentando Jesus numa luz especialmente atraente para nós, que estamos "de fora". Só ele fala da mensagem do anjo para o mundo "vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo" (Lucas 2:10). Paulo diz para todos os apóstolos: "Nós vos anunciamos” as boas novas, Atos 13:32, e a última mensagem que Deus irá enviar ao mundo será "o evangelho eterno" (Apocalipse 14: 6-12).
Desde que o pecado entrou no mundo, Deus tem estado em atividade de ser um Salvador noite e dia, sem jamais ter um feriado. Esse é o Seu relacionamento com você, a partir deste momento, mesmo que possa ter pecado gravemente. Ele sempre tem uma mensagem de esperança para enquanto você tiver ouvidos para ouvi-la. Ele diz, acredite em Meu amor, aprecie o Meu sacrifício por você, Meu presente de justificação, receba o Meu dom do perdão, Minha vida eterna que compartilho com você. De onde você está, neste momento, há um caminho de esperança, uma boa nova para você. Responda a essa boa notícia, acredite nela.
Só Lucas fala da humildade do nascimento de Jesus num abrigo de gado—um incentivo inestimável para todos quantos vivem em lugares humildes.1 Só Lucas fala do bebê que está envolvido em "panos", provavelmente trapos que Maria foi capaz de arranjar no último momento. Só Lucas nos diz várias vezes que Maria era um tipo de mulher quieta, tímida, que preferia ficar à parte e manter-se calada (Lucas 2:19, 51).
Lucas deve ter agido como um "repórter" gentio forasteiro, e entrevistou Maria após a ressurreição de Cristo. Ele nos fala de sua estranha "humilhação" “—baixeza” (Lucas 1:48, *Almeida Fiel). Deixa-nos querendo saber como era, por que ela se sentia atraída tão estreitamente à Ana com o coração partido do poema de 1º Samuel 1. O poema de louvor de Maria  (após a visita de Gabriel) segue o modelo do poema de louvor de Ana (2: 1-10). As duas tinham algo em comum! Somente Lucas nos permite ver esta jóia de valor inestimável.
O peso de coração de Lucas é nos revelar a Jesus como Aquele que está tão perto de nós que ninguém, nem mesmo a família, ou cônjuge, pode estar mais perto. Quase tudo nesse mundo vai tentar seduzi-lo para longe dEle.
O Antigo Testamento havia terminado com uma promessa. Devemos ler a grande promessa como é, palavra por palavra, em Malaquias 4: 5-6:
"Eis que eu vos enviarei o profeta Elias,antes da vinda do grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais, ... "
Deus honrou a fé dos judeus honestos dos dias de Cristo e enviou-lhes "Elias" em cumprimento da promessa de Malaquias porque esperavam sinceramente que a vinda do seu Messias seria "o grande e terrível dia do Senhor". Até mesmo os discípulos se perguntavam "quem" e "onde" o seu "Elias" era e estava. Jesus lhes disse para não o buscarem no seu futuro; ele já tinha chegado na pessoa de João Batista: "Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu nenhum maior do que João Batista ... E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir" (Mat. 11: 11-14).
Mas o dia de João não era "o grande e terrível dia do Senhor". Esse dia é agora. Portanto, podemos esperar "Elias" vir como uma mensagem da mesma forma que a mensagem de João foi o cumprimento da promessa de Malaquias.
Assim como os judeus nos dias de João Batista foram animados sobre a vinda de seu longamente aguardado Messias, hoje estamos aguardando a vinda de nosso há muito aguardado "Elias", que vai ministrar a reconciliação dos corações alienados, e preparar as pessoas para encontrar Jesus quando Ele voltar.
A mensagem de João Batista cumpriu a profecia para o seu tempo. Ellen White, em seus dias, reconheceu que a mensagem de 1888 a cumpria. Ela escreveu: "Alguém está por vir no espírito e poder de Elias, e quando ele aparecer, os homens podem (*vir a) dizer, 'És por demais zeloso, não interpretas as Escrituras de forma adequada Deixe-me dizer-te como ensinar a sua mensagem’.
"Há muitas pessoas que não conseguem distinguir entre a obra de Deus e a do homem. Vou dizer a verdade como Deus a dá para mim, e digo agora, se continuardes a encontrar falha, a ter um espírito de discordância, nunca conhecereis a verdade. ... "2
Em nossos dias, será "Elias" algum super-homem ou super-mulher carismática? O Senhor "vai levantar dentre o povo homens e mulheres comuns para realizar a Sua obra, . . . um despertamento que surpreenderá muita gente. . . . Os mensageiros celestes irão trabalhar com aqueles que são chamadas pessoas comuns".3 Sozinho, Elias tinha efetuado um reavivamento e reforma em Israel; e "o Senhor Deus de Elias" ainda vai ajudar os Seus servos que trabalham aparentemente sozinhos para reavivamento e reforma hoje.
O anjo disse de João, "E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto”. (Lucas 1: 16-17). Ele vai se especializar em ministérios de reconciliação.
Esse não pode ser um trabalho de temor, ainda que a cláusula final diga: "que eu não venha, e fira a terra com maldição" (Mal. 4: 6). Deixa uma impressão superficial de ser o maior movimento impulsionado pelo medo na história; mas não pode ser porque o medo nunca opera o tipo de "reconciliação", que é o tema do grande Dia da Expiação. É o "coração", que vem a ser "transformado", e só o amor pode fazer esse tipo de "viragem". E o único amor que pode operar esse milagre estupendo é o amor de Cristo.
Portanto, a vinda de "Elias": o ministério da experiência de ter o eu "crucificado com Cristo", que por sua vez deve significar o maior soerguimento de "Cristo, e este crucificado" já conhecida na Terra—e que, claro, será a mensagem do quarto anjo de Apocalipse 18:1-4. Então, finalmente, as "palavras sábias para as famílias", no livro de Provérbios, vai se cumprir ao seu máximo em produção de frutos.
O amor, não com o terror paralisante, trará a "terceira mensagem angélica" diretamente aos corações feridos.

--Paul E. Penno

Endnotes:

1)  “Não é o temor do castigo, ou a esperança de uma recompensa eterna, que leva os discípulos de Cristo a segui-Lo. Contemplam o incomparável amor do Salvador, revelado em sua peregrinação na Terra, da manjedoura de Belém à cruz do Calvário, e essa visão dEle atrai, abranda e subjuga o coração. O amor desperta na alma dos que O contemplam. Ouvem-Lhe a voz, e seguem-nO. (Ellen White”, em O Desejado de Todas as Nações, pág. 480).
(*Justificação pela fé é a peça central do evangelho, a partir da qual toda doutrina bíblica deriva seu significado. O próprio Jesus, em Sua vida, morte e ressurreição, é a personificação da justiça pela fé e, portanto, Ele tem o nome, "o Senhor Justiça nossa" (Jer. 23:6). Esta é a verdade que inflamou os ardentes e redentivos incêndios da Reforma Protestante, na ausência dos quais se arrastou a longa Idade média. E este é o único assunto que vai engolir todos os outros com seu poder e glória nos eventos finais da história humana).
Um interesse prevalecerá, um assunto engolirá todos os outros—Cristo justiça nossa” (Review and Herald, 23 de dezembro de 1890, art. B, parágrafo19).
2) “Como Lidar com um Ponto Controvertido de Doutrina”, (The Advent Review and Sabbath Herald, de 18 de fevereiro de 1890. Transcrito em Materiais de Ellen G, White sobre 1888, vol. 2, pág. 534).
3) Ellen G. White, Eventos Finais, pág. 204

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.

___________________________________________