quarta-feira, 22 de abril de 2015

Lição 4 — O chamado para o discipulado, por Paul E. Penno

Para 18 a 25 de abril de 2015

Os irmãos Pedro e André com os seus parceiros Tiago e João tinham passado a noite pescando com arrastão. A parte da noite era a melhor para pesca na Galiléia, mas o árduo trabalho deles nada rendeu por seus esforços. Então, ao amanhecer, eles ancoraram junto à praia seus barcos e passaram a remendar as redes.
O prelúdio para todo o discipulado é o chamado amoroso de Jesus ao pecador. Tal amor atrativo leva ao arrependimento genuíno. Separado de Jesus através da sua labuta noturna, o coração dos discípulos tinha se endurecido na incredulidade. Por conseguinte, não havia nada a mostrar de seus árduos esforços. Mas quando os seus trabalhos se uniram à presença de Cristo, foi Sua palavra que reuniu os peixes do mar.
Até aquele ponto, os discípulos não tinham deixado as suas ocupações para seguirem o Mestre. Jesus fez-lhes o chamado profético: “E Jesus disse a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens” (Lucas 5:10). Embora Pedro e os outros não tivessem qualificações acadêmicas para o serviço evangelístico, o simples fato de que Cristo os escolheu era tudo o de que precisavam. Assim como a palavra de Jesus reunira os peixes, Ele “podia igualmente impressionar corações humanos, atraindo-os com as cordas de Seu amor, de maneira que Seus servos se tornassem ‘pescadores de homens’”.1 Ali estava o Senhor de peixes e pescadores, o Senhor da natureza, o Senhor dos homens e do seu trabalho diário. Todos os seus desejos se tornaram realidade.
A multidão começou a se ajuntar em torno de Jesus. Depois que Ele entrou no barco de Pedro se afastaram um pouco da praia de modo que a multidão crescente pudesse melhorar “ouvir a palavra de Deus” (Lucas 5: 1). Ele falou a “palavra de vida eterna”. Ele falou de “paz aos corações humanos”. “As próprias palavras ... vinham a eles como uma mensagem de esperança na provação, de conforto na dor, de celeste luz em meio as trevas”.2
Jesus era um carpinteiro das elevadas colinas de Nazaré. Pedro e seus companheiros eram pescadores experientes que sabiam quando e onde ir para encontrar peixes. Então, quando Jesus os instruiu a saírem para maior profundidade e lançarem as redes, houve uma reticência inicial por causa da experiência da noite anterior. Eles tinham voltado de mãos vazias.
Mas o “amor por seu Mestre levou os discípulos a obedecer” o Seu comando: “lançai as vossas redes para pescar” (Lucas 5: 4). Imaginem o espanto de Pedro e André quando içaram as redes cheias de tantos peixes que tiveram de pedir a Tiago e João para ajudarem com o seu barco. Os dois barcos estavam transbordando e prestes a “ir a pique”.
Pedro sentiu-se na presença do Criador da natureza. O Espírito Santo impressionou no seu coração o amor de Jesus manifestado no milagre. “A presença da divindade revelou-lhe a própria ausência de santidade. O amor por seu Mestre, a vergonha por sua própria incredulidade, gratidão pela complacência de Cristo, e, sobretudo, o sentido da sua impureza na presença de pureza infinita, tudo o subjugou”.3
Pedro teve um momento intenso, como é descrito pelo apóstolo Paulo: “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém” (Rom. 12:3). Você e eu não estamos dispensados ​​de escutar isso.
Mas Jesus através de Paulo não pára no meio dessa frase. Ele continua: enquanto eu devo pensar em mim de uma forma humilde, devo também “pensar com moderação, conforme a medida de fé que Deus repartiu a cada um” [inclusive eu!]. Não importa o quanto eu pequei, quão indigno eu sou, Deus me deu um presente pessoal adequado de fé. Ele respeita e honra a minha personalidade (Salmo 139: 5-18). Ele já morreu a minha segunda morte (Heb. 2: 9). Ele me elegeu para a salvação eterna (Efé. 1: 4-6), não querendo que eu pereça (1ª Tim. 2: 4). Cristo já é o nosso “Salvador, ... principalmente” se “acreditarmos” (1ª Tim. 4:10; João 4:42). Portanto, fui convidado para o grande banquete da “ceia das bodas do Cordeiro,” e há um convite com lugar reservado com o meu nome nele — tudo em virtude do sacrifício de Cristo na cruz, quando Ele foi para o inferno para me encontrar.
Será que isso significa que vou continuar vivendo em pecado, rebelião e transgressão da santa lei de Deus? Se o amor (Ágape) de Cristo me constrange e me motiva, não posso viver para mim mesmo, 2ª Cor. 5:14, 15, pois o Espírito Santo é mais forte do que a minha própria natureza pecaminosa com a qual nasci (Gal. 5:16, 17), e a graça de Cristo muito mais abundante é mais forte do que o abundante pecado do mundo (Rom. 5:20).

DISCIPULADO DE 1888
Todos sabemos que um “discípulo” é alguém que segue um professor. Portanto, a lição final em “discipulado” é o que os “144.000” nos ensinam: são os que “estão no monte Sião, . . . tendo o nome do Pai escrito nas suas testas, . . . e seguem o Cordeiro onde quer que vá” (Apoc. 14: 1, 4). “Monte Sião” é a Igreja, o mesmo que “Igreja remanescente” de 12:17. O “Cordeiro” que “está no Monte Sião”, portanto, é Cristo e seu povo totalmente reconciliado; o sacrifício de Cristo será finalmente plenamente vindicado nessas pessoas.
A mensagem de 1888 é sobre o ministério de Cristo no Santíssimo do santuário celestial. Ele ministra ao Seu povo dos últimos dias a “expiação” neste tempo final do ministério sumo-sacerdotal; toda raiz enterrada de inimizade contra Deus ou alienação dEle (cf. Rom. 8: 7) terá sido limpa de seus corações; Seu povo finalmente será “um” com Ele. Este é o significado da profecia de Daniel 8:14: “Então, o santuário será purificado”.
A. T. Jones foi claro quanto ao santuário no céu não poder ser “purificado”, até que primeiro todos os corações do Seu povo na terra sejam “limpos”. Assim, a história dos 144.000 é a da vitória final sobre o pecado — uma vitória conseguida apenas pela fé, não pelas obras.
E aqui é onde a mensagem da justiça de Cristo vem a foco: a santificação é realizada nos corações dos crentes pelo ministério da verdade. “Santifica-os [Teu povo] na Tua verdade; a Tua palavra é a verdade”, o próprio Jesus orou (João 17:17). A isso é que o coração dos 144.000 têm-se submetido.
Assim, a mensagem de 1888 esclarece a verdade do juízo investigativo. O menor sinal do Espírito Santo de que algo na vida está em oposição à “verdade de Deus” levará o crente a isso renunciar com prazer. Como as batidas do coração saudável leva o sangue a ser bombeado por todo o corpo, assim o Espírito Santo está operando por toda a Igreja remanescente. O povo de Deus não perderá tempo ou energia lutando contra a direção do Espírito Santo. Não há nada desse negativo “espírito de 1888”, que constantemente se oponha à liderança do Espírito Santo.
Os 144.000 chegam ao ponto onde pode ser honestamente dito deles, “Estes são os que seguem o Cordeiro [Cristo crucificado] para onde quer que vá” (*Apoc. 14:4). Será que vai ser esta geração que abrirá o coração a esta liderança do Espírito Santo?

Paul E. Penno
Notas:                                                                                  
1) Ellen G. White, em O Desejado de Todas as Nações, pág. 249;
    2) Ídem, pág. 245;
3) Ìdem, pág. 246;
Nota adicional: Esta introspecção desta semana e o vídeo do Pr. Paulo Peno está na internet em http://1888mpm.org 
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.

______________________