quarta-feira, 29 de abril de 2015

Lição 5 – Cristo como Senhor do sábado, por Paulo Penno

Para 25 de abril a 2 de maio de 2015

Volte comigo, ao longo dos séculos para um dia, quase dois mil anos atrás, na pequena e humilde aldeia de Nazaré. Seguimos nosso caminho rua abaixo sobre uma rua de pavimento de paralelepípedos estreitos, passando pelas pequenas lojas com as suas frentes abertas. Vemos os profissionais atuando em seus trabalhos enquanto passamos em frente de oficina após oficina.
Chegamos a uma oficina que é diferente. A frente está bem caiada de branco, e a rua foi varrida. Entramos e encontramos um homem bondoso e forte exercendo o ofício de carpinteiro, e ao seu lado um jovem assistente de uns 21 anos de idade. O jovem está aplainando um pedaço de madeira, tornando-a reta. Ele descansa um momento e enxuga a testa. Ele não é outro senão o Príncipe do Céu, o Rei Jesus, vindo para lançar Sua sorte com os trabalhadores e os pobres.
Voltamos novamente porque ficamos fascinados pela pequena oficina. Voltamos no sábado, mas a loja está fechada. Notamos que as pessoas estão todas caminhando em direção a um edifício notável no centro da vila. Nós as seguimos e encontramos lugares só na parte traseira de uma congregação bem cheia. Para nossa surpresa, vemos o filho do carpinteiro ali presente, (*participando do culto. Voltamos anos depois, também no sábado, e vemos novamente o filho do carpinteiro) “chegando a Nazaré, onde fora criado, e, segundo o seu costume, entrou na sinagoga no dia de sábado, e levantou-Se para ler" (Lucas 4:16).
O costume de Jesus era a observância do sábado. Seu Salvador e meu, desde o primeiro até o último dia de Seu ministério, observava apenas um dia — o sétimo dia do mandamento — como o sábado, dia de repouso.
O nosso nome, adventistas do sétimo dia, proclama o evangelho de Jesus Cristo. O sábado do sétimo dia é o descanso de Deus do evangelho, em Jesus Cristo. Será que é isso que Ellen White deu a entender quando disse que se deve proclamar "o sábado mais amplamente"?1 (*O sábado) é o selo do amor de Deus nos corações de Seu povo.

O que Deus tencionava que a Mensagem de 1888 cumprisse
Ellet J. Waggoner ofereceu uma ponderação que leva a pensar: "Uma contemplação inteligente da criação de Deus nos dá uma verdadeira concepção do Seu poder; pois o Seu eterno poder e divindade são compreendidas pelas coisas que Ele fez. . . . É a fé que dá a vitória; portanto, uma vez que a fé vem por aprender o poder de Deus, por Sua palavra e pelas coisas que Ele fez, obtemos a vitória para triunfar através das obras de Suas mãos. O sábado, portanto, que é o memorial da criação, é, se devidamente observado, uma fonte do maior reforço do cristão na batalha”.2 Há muito sabemos que a mensagem de Apocalipse 18 será o povo de Deus apresentando "o sábado mais amplamente”.3 Obviamente, isso é o que Deus pretendia que a mensagem de 1888 realizasse para nós.
Deus criou a Terra em seis dias e descansou no sétimo dia. Isso fez do sábado o dia de descanso de Deus. Ele terminou a obra que havia realizado nos seis dias da criação. O sétimo dia foi seu descanso perfeito.
O sábado: O Sinal da Paz. Como é o sábado o sinal da mensagem da cruz de Cristo? O sábado foi o sinal original da paz com Adão antes do pecado entrar. O sábado é o sinal de paz com Deus para aqueles cujo "eu" é crucificado com Cristo. O sábado foi o sinal original da paz no mundo primitivo e o será na Terra renovada. O sábado é para ser o sinal de paz da aliança eterna de Deus com a humanidade restaurada na nova Terra.
Como a mensagem da cruz de Jesus revela a verdade do sábado mais amplamente? Qual é a ligação entre o sábado e a expiação que Cristo concede aos pecadores? O significado da palavra "expiação" [at-one-ment] é “com a mesma mente,” tradução literal do inglês da palavra “atonement.” Como Deus faz com que rebeldes estejam em paz com Ele? O que se segue é uma explicação da relação entre a mensagem de 1888 e o sábado do sétimo dia, tal como apresentado no Evangelho de Lucas.
Cristo completou Sua obra de criação em seis dias e descansou no sétimo dia. Cristo completou o Seu sacrifício perfeito no Calvário no sexto dia — a sexta-feira — e descansou no túmulo no sétimo dia. O sinal de Seu "descanso" no triunfo sobre o pecado é o sábado. As mulheres que embalsamaram o Seu corpo para sepultamento "no sábado repousaram, conforme o mandamento" (Lucas 23:56), com Ele no sétimo dia. O sábado é o memorial da criação e da redenção de Cristo. O sábado é a declaração de paz de Cristo aos pecadores. Ele legalmente declarou a todos o Seu perdão dos pecadores com as palavras: "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).
Jesus expôs o "pecado desconhecido" que está enterrado no coração de cada rebelde. É a raiz de nossa controvérsia com Deus. É a causa de nossa falta de entendimento de Sua natureza como sendo um Deus de ira e indignação contra nós. A causa da nossa desconfiança de Deus é que, oculto no interior, se acha o desejo de nos livrarmos de Deus. Os pecadores acusam a Deus por toda a sua culpa, a inquietação. Eles olham para Ele como sendo exigente com todos os tipos de regras muito difíceis e restritivas. (*E dizem:) Se pudéssemos livrar-nos de Deus, então teríamos paz.
Realmente, o problema não é nos livrarmos de Deus. O problema é livrar-nos dos nossos equívocos a respeito da natureza de Deus como irado para com os pecadores, e ver o Seu amor por você e por mim revelado na morte de Cristo. Jesus morreu na cruz para revelar o nosso pecado inconsciente pela qual queremos nos livrar dEle. Se pudermos ver isso, em seguida, podemos começar a saber o que significa o perdão.
A expiação diz respeito a Deus vencer nossos corações rebeldes. A expiação não tem nada a ver com a mudança de disposição de Deus para conosco como pecadores. "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo a Si mesmo" (2 Cor. 5:19, KJV). "Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais, tendo sido reconciliados, seremos salvos pela Sua vida" (Rom. 5:10).
Qual é a verdadeira expiação? Deus não precisa de reconciliar-Se com os pecadores. Os pecadores precisam da expiação a fim de se reconciliarem com Deus. Deus nunca vai Se reconciliar com o "pecado". Mas Ele dá a expiação da morte de Jesus (*como um dom) aos pecadores para que se reconciliem com Ele.
Paulo apresenta o verdadeiro conceito da expiação com estas palavras: "Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rom. 3:23 e 24).
Aqui está o dom de justificação de Deus para "todos" os que "pecaram." É um dom universal. Que Deus daria aos pecadores uma absolvição legal é um presente que demonstra a enormidade de Seu amor. Todos os pecadores deveriam estar mortos porque a morte é o salário do pecado; mas, o fato é que todos os pecadores vivem. Por quê? Porque Jesus morreu a morte que todos os pecadores mereciam, e agora Deus pode pleitear perante o universo que a Sua lei é justa e reivindicada. A lei foi mantida. Ele concede um segundo tempo de graça, um período de tempo para os pecadores individuais verem e apreciarem o Seu dom de modo a que possam, como indivíduos, ser reconciliados com Ele pela morte de Seu Filho.
Jesus é o "Descanso" do pecado. Quando Jesus morreu na sexta-feira e descansou na tumba no dia de sábado, Deus declarou a Sua paz ao mundo inteiro de pecadores. Ele concedeu "descanso" do pecado a todos. Jesus é o "descanso" do pecado a todos os pecadores de corações inquietos, sem descanso.
A reconciliação dos corações dos pecadores é a justificação pela fé. "Ao qual Deus [o Pai] nos propôs para propiciação pela fé em Seu [de Jesus] sangue, para demonstrar a Sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos (*passados), sob (*mediante) a paciência de Deus; ... para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus" (Rom. 3: 24-26). Não é apenas o sacrifício de Jesus o que a palavra "propiciação" significa, é o sacrifício de Deus. Deus não precisa de "propiciação" para aplacar a Sua ira para com os pecadores e, assim, reconciliar-Se com eles, que são os únicos que precisam de "propiciação." Os pecadores é que são cheios de escuridão e incompreensões sobre o caráter de Deus.
O pecador agora experimenta uma mudança de coração. Ele é nascido de novo pela regeneração da manifestação do amor de Deus na morte de Jesus por ele ou ela pessoalmente. Ele experimenta a justificação pela fé, que é o perdão dos pecados. Seus pecados passados ​​são perdoados, ou seja, são removidos. Ele sabe que este é o caso, porque acredita na palavra de Deus sobre este assunto.
Paul E. Penno
Notas:
1) “Vi que Deus tinha filhos que não reconheciam o sábado e não o guardavam. Eles não haviam rejeitado a luz sobre este ponto. E ao início do tempo de angústia fomos cheios do Espírito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente” (Ellen G. White, Primeiros Escritos, pág. 33, ênfases acrescidas)
2) Ellet J. Waggoner, Christ and His Righteousness [Cristo e Sua Justiça], pág. 43 (edição Glad Tidings).
3) Ellen G. White Primeiros Escritos, páginas 33 e 85.
Nota final: Esta lição e o vídeo dela estão na internet em: http://1888mpm.org

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em
   Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.