terça-feira, 22 de março de 2016

Lição 13 — A Redenção, por Paulo Penno



Para 19 a 26 de março de 2016

Estamos bem no século 21 e no novo milênio. Milhões de cristãos em todo o mundo estão convencidos de que era a intenção original de Deus que o que hoje chamamos este “novo milênio” teria sido os “mil anos” de Apocalipse 20. Algo atrasou o encerramento da comissão do evangelho de Cristo, quando disse: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Há um “pequeno” problema chamado o grande conflito entre Cristo e Satanás, que deve ser diretamente enfrentado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, antes que possa verdadeiramente anunciar a boa nova a todos. Esta é a “história que há por detrás” deste trimestre.
Apocalipse 10 diz que era intenção de Deus que, com o soprar da sétima trombeta, quando o juízo pré-advento estivesse para começar, que “o mistério de Deus fosse acabado, como ele anunciou aos seus servos, os profetas” (vs. 7). Em outras palavras, a solução de Deus para o problema do pecado com Laodiceia e sua vitória no grande conflito com Satanás é a verdade do evangelho do santuário em toda a sua clareza, compreendido e apreciado por Seu povo. A intenção de Deus não pode ser anulada para sempre.
O milênio é o julgamento final. A segunda vinda de Cristo vem antes dos mil anos, quando a primeira ressurreição dos crentes e a trasladação dos vivos ocorre. Ele nos levará para estar com Ele onde Ele está. As alegrias do lugar que Ele preparou para nós vão encantar e inspirar os sentidos. Àqueles que vencerem assim como Cristo venceu serão dados tronos em que sentar acima no céu, como prometido (Apo. 3:21). Vamos tomar um papel ativo no processo de julgamento dos mortos deixados para trás juntamente com o diabo e seus anjos.
Satanás tem procurado manter a humanidade enredada pelo pecado. Satanás tem alegado que eles têm provado ser ele o vencedor do grande conflito, um número incontável de seres humanos tem julgado que ele tem razão: e eles pensam que o pecado é forte demais para que seres humanos com naturezas pecaminosas e nutridos pelo pecado “vençam”,. A mensagem de 1888 afirma que em carne humana Cristo “condenou o pecado na carne” 2000 anos atrás; mas agora vem a prova incontestável de que a raça humana também pode “condenar o pecado” na carne humana. O grande conflito será declarado uma vitória incontestável por Cristo, pois o Seu povo professo não estará mais infantilmente contente em permanecer “morno”.
No final dos mil anos a nossa cidade nave espacial irá transportar-nos de volta a esta antiga terra, onde vamos testemunhar a ressurreição dos incrédulos. Inspirados por seu líder, Satanás, eles partirão do ponto onde pararam, na oposição do Cordeiro e sua cidade-reino. Quando são reunidos perante o trono de Deus, vão reconhecer a justiça dos caminhos de Deus e o desejo de serem livrados de sua miséria com a pena de morte.
Longe de a morte ser uma amiga para a humanidade, é uma inimiga, juntamente com o túmulo chamado “inferno” (Apo. 20:14). Diz Paulo, “O último inimigo a ser destruído é a morte” (1 Cor. 15:26). A pena de morte nunca foi descartada pela lei de Deus. É o castigo pelo pecado. Deus havia decretado que fosse apenas para o diabo. Jesus disse: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mat. 25:41).
O Senhor está profundamente triste que alguém mais deva ser levado a esse destino. O profeta Isaías chama a isso o Seu “estranho ato” (Isa. 28:21). Não é da natureza de Deus destruir aqueles a quem ama. (*Mas) Ele os entrega à sua escolha.
Nenhuma pessoa, não importa quão má tenha sido, jamais sofreu o que a Bíblia chama de “a segunda morte” (cf. Ap 2:11; 20:14), com a única exceção de Jesus.
A segunda morte virá somente no final dos mil anos (“millennium”). Quando isso acontecer, finalmente, haverá “silêncio no céu” por um “espaço” de tempo (Apo. 8:1). Deus e os santos anjos estarão de luto pela morte de todos os que optaram por terminar a sua existência pela segunda morte. Eles a escolheram!
Ellen White declara que, no final, o perdido vai acolher a sua morte pelo lago de fogo — assim, a imagem comum dos perdidos serem lançados aos gritos e berros de protesto ao serem jogados dentro dele é incorreta. Vejamos: “Uma vida de rebeldia contra Deus incapacitou-os para o céu. A pureza, santidade e paz dali lhes seriam uma tortura; a glória do Deus seria um fogo consumidor Eles almejariam fugir daquele lugar santo... Receberiam alegremente a destruição para que pudessem esconder-se da face dAquele que morreu para os redimir. O destino dos ímpios se fixa por sua própria escolha. Sua exclusão do céu é espontânea da sua parte, e justa e misericordiosa por parte dos Deus”.1
O Senhor Jesus Cristo fez algo por cada homem, mulher e criança na Terra. A mensagem de 1888 diz que Cristo morreu a segunda morte de todos! “Contemplemos a Jesus, que foi feito um pouco menor que os anjos para o sofrimento da morte, coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos” (Heb. 2:9).
Aquela “morte” que Jesus “provou” não pode ser a primeira morte, que é apenas um sono sem sonhos. Portanto, só pode significar a “segunda morte”.
É por isso que os samaritanos disseram que Jesus já era “o Salvador do mundo”, e Paulo diz que ele “é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem” (1 Tim. 4:10). Isto é duas maneiras em que Jesus é “o Salvador de todos os homens” — Ele é literalmente, em termos práticos, o Salvador daqueles “que crêem”. Mas num sentido judicial, Ele também é o “Salvador do mundo” porque morreu a segunda morte de cada homem. “O seu amor é concedido igualmente sobre todos, a todos Ele vem como um Salvador, mas apenas aqueles que aceitarem a salvação serão salvos”.2
Isso fica claro em Rom. 5:15-18: “O ato de graça de Deus está fora de qualquer proporção com o delito de Adão. Porque se o delito daquele homem trouxe a morte sobre tantos [todos], o seu efeito é em muito ultrapassado pela graça de Deus e o dom que veio a tantos pela graça de um só homem, Jesus Cristo. ... a ação judicial, na sequência de um crime [de Adão], resultou num veredito de condenação, mas o ato de graça [de Jesus], na sequência de tantos crimes, resultou num veredito de absolvição. ... segue-se, então, que, como resultado de um crime [de Adão] deu-se a condenação de todas as pessoas, de modo que o resultado de um ato justo é a absolvição e vida para todos" (Bíblia em Inglês Revisada).
Só pode haver uma resposta de nossa parte se temos corações honestos que podem apreciar o Ágape de Cristo: “portanto”, estamos totalmente dedicados a Jesus, o Seu amor (Ágape) sempre nos constrange a carregar nossa cruz com Jesus, a cruz sobre a qual o eu é crucificado com Ele!
Assim concluímos as lições deste trimestre perguntando a nós mesmos: Estou pronto para o novo mundo de Deus? Ele está pronto para você. O seu nome tem sido escrito sobre uma habitação lá. Seu lugar está assegurado ao lado do Cordeiro.
—Paul E. Penno
Notas finais:
1) Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 543.
2) E. J. Waggoner, “Bondade Que Conduz ao Arrependimento. Romanos 2:4”, The Signs of the Times, de 23 de junho de 1890.

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
Note: O vídeo desta lição, do Pastor Paul Penno, está na internet em:
https://www.youtube.com/watch?v=O_ULurSS4lw