quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Lição 9 — Declarações de Esperança, por Mary Chun



Para 19 a 26 de novembro de 2016 

Os cristãos são guerreiros esperançosos de Deus enquanto estudamos mais no livro de Jó. Vamos reunir os resultados da nossa Concordância de Strong e buscar no computador o significado real de “Jó” em hebraico. A palavra original é de sentido incerto, mas a definição é de “patriarca”. Jó também leva o nome em hebraico de o “perseguido”, ou de uma palavra árabe que significa o “arrependido” que se volta para Deus. Foi notado no Antigo Testamento que Jó, o patriarca, foi lembrado por sua grande paciência, com o que muitas vezes ouvimos falar da “paciência de Jó”.
Vemos Jó como o exemplo perfeito de enfrentamento de tempos difíceis com grandes perdas e turbulências. Isto é como ver em nossa vida cotidiana a batalha entre Cristo e Satanás. As aflições e sofrimentos de batalhas podem ser deprimentes para o mundo médico, e se prescrevem antídotos de remédios chamados comprimidos para aliviar a dor, contudo os problemas voltam, não vão embora.
Somos humanos, com uma natureza pecaminosa, lutando contra todas as tentações vistas na televisão e no mundo da computação. Somos como Jó, confrontados com os conceitos de Deus distorcidos, de outras pessoas: “Vós, porém, sois inventores de mentiras, e vós todos médicos que não valem nada. ... Calai-vos perante mim, e falarei eu, e venha sobre mim o que vier”. (Jó 13: 4, 13). Esta é realmente a lição que Jó aprendeu, e será exatamente o que o povo de Deus enfrentará no fim dos tempos.
Jó pensou que o tumulto que estava desabando sobre ele por Satanás procedia de Deus. Havia alguns pontos obscuros pelo que lhe era difícil distinguir o bem do mal. Pouco sabia que nos bastidores, como foi revelado no capítulo 1, o Grande Conflito entre Cristo e Satanás foi planejado para ele. Jó tem todo o direito de expressar a sua justa indignação contra Deus, com gritos e protestos aos ouvidos de Deus. Fico feliz de que Deus nos ouve alto e claro, melhor do que com qualquer aparelho auditivo, e respeita a Jó por falar de seu coração.
Jó mesmo raciocinou “a expiação”, como observado em Jó 13:15, “Embora Ele me mate, contudo nEle esperarei”. Vemos a transformação dos corações ao uma corporação unida se postar em harmonia com Deus, à luz do sacrifício de Cristo. E para ser um instrumento de Deus em nossa fortaleza nEle, essa luz da fé que permeia através de nós é como um choque elétrico.
O ponto-chave da esperança é expresso no livro de Jó: Pode uma pessoa justa e favorecida manter sua fé em Deus quando as coisas dão errado? Numa conversa com Satanás, Deus argumenta que tal pessoa pode de fato perseverar, e aponta para o Seu servo Jó como um exemplo. Deus então permite que Satanás lance provações terríveis sobre Jó para testá-lo. Vemos o refinamento da fé de caráter. Satanás aflige Jó com os invasores, o relâmpago que liquida todo o seu gado, então um vento do deserto sopra em sua casa, matando todos os seus filhos e filhas, tirando-lhe todos os bens — ele não tem nada. Jó ainda adora a Deus, e não desiste da sua fé.
Houve momentos em que você viu Jó constantemente questionando a Deus, perguntando: “Onde você está, Deus?” Como um pai para seu filho, Deus tem uma chance de finalmente responder a Jó no final da provação. Deus desafiou Jó em Sua grandeza, perguntando-lhe se ele pode contar todas as nuvens no céu, ou saber quando a cabra montês dá à luz. Jó foi restaurado à totalidade, na família e nas posses. A esperança retratada nesta lição de fé é a mensagem que tem prevalecido através da mensagem de 1888.
 “Mediante a provação de Jó, uma pergunta interessante foi suscitada: Será que Jó suportou o que Cristo suportou? ... O que salvou Jó de desintegrar-se completamente sob o julgamento que enfrentou foi aquele vislumbre fugaz de esperança. Jó não era o Salvador. Nas suas horas mais desesperadas, Ele não podia suprimir uma convicção interior de que de algum modo não estava sozinho. Havia em algum lugar um vigilante, uma testemunha no céu, que iria bater-se por ele e corrigir as coisas. ‘Eu sei que o meu Redentor vive’ (Jó 19:25).  Jó teve uma convicção de justiça que pode ser sua somente através do ministério do Espírito Santo e da mediação de um Salvador. Sua paciência dependia em última análise da paciência de Outro e não brotava de Sua própria virtude interna inata. Por mais amarga que fosse a taça que Jó bebia, não a bebia em suas profundezas, nem era tão amarga como o que Cristo provou”.1
Vindicação é mostrar ou provar que alguém é justificado. É espantoso saber que Cristo, em nossa carne, liquidou a “inimizade” causada pelo pecado (Efé. 2:15), porque a Sua carne era a nossa carne. Temos a vitória através do sangue de Cristo, através do nosso testemunho nEle. Ainda mais, Ele provou que as acusações de Satanás eram falsas, e realizou a vindicação de Deus. Somos chamados agora a receber a expiação, “reconciliados com Deus” (2ª Cor. 5:20).
Cristo sofre apenas uma vez (Heb. 9:26). A humanidade foi reconciliada com Deus pela morte de Seu Filho (Rom. 5:10). Ellen G. White escreveu que “Jesus pagou um preço infinito para redimir o mundo, e a raça foi entregue em Suas mãos”.2 A ressurreição de Cristo tornou-se a demonstração do sacrifício como uma expiação perfeita (Rom. 4:25).
 “Deveis ficar quietos de queixar-vos, e levar o vosso fardo a Jesus, pondo toda a vossa alma aberta diante dEle. Não a leveis a uma terceira pessoa: Não ponde vossa carga sobre a humanidade. Dizei, ‘Não vou satisfazer o Inimigo por murmurar: Vou colocar os meus cuidados aos pés de Jesus’. Se o fizerdes recebereis ajuda do alto, realizareis o cumprimento da promessa: ‘Ele está à minha mão direita para que eu não seja movido’. ‘Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos’ (*Mat.28: 20). ‘Se estiverdes em Mim, e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito’ (*João 15:7).”3
Há também uma bela mensagem do evangelho escrita por um dos “mensageiros” de 1888, E. J. Waggoner:
 “Graças a Deus pela bem-aventurada esperança! A bênção veio sobre todos os homens, ‘pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida (Rom. 5:18). Deus, que não faz acepção de pessoas, em Cristo Ele “nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais” (Efé. 1: 3). O dom é nosso para guardar. Se alguém não tem esta bênção, é porque não reconheceu o dom, ou deliberadamente a lançou fora”.4
Que cada dia de lutas seja uma bênção de esperança em oração. Cristo enxugará toda lágrima de sofrimentos que encontramos. Ouçam as palavras deste velho hino escrito por Edward Mote, “Meu Jesus me Guia Sempre”. Eduardo foi aprendiz em Londres de um marceneiro que o levou à igreja para ouvir uma mensagem do evangelho. E a partir disso, tornou-se um ativo membro da igreja.

            Hinário Adventista: hino 253:

1. Em nada ponho minha fé
    Senão na graça de Jesus,
    No sacrifício remidor,
    No sangue do bom Redentor.

Coro:
    A minha fé e o meu amor
    Estão firmados no Senhor;
    Estão firmados no Senhor.

2. Se não Lhe posso a face ver,
    Eu mesmo assim não vou temer;
    Em cada transe a suportar,
    Vou sempre nEle confiar.

3. O Seu amor é mui leal,
    Abriga-me no temporal;
    Ao vir cercar-me a tentação,
    É Cristo minha salvação.
 Autor: Edward Mote (1797-1874).

Estamos inundados de arco-íris de esperança em toda a Sua Palavra: “E estará o arco nas nuvens, e Eu o verei, para Me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra” (Gên. 9:16).
Pensamentos preciosos são expressos por Paulo em Romanos 5: 3-4: “Podemos nos alegrar também quando nos deparamos com problemas e provações, pois sabemos que eles nos ajudam a desenvolver a resistência, e a resistência desenvolve força de caráter, e o caráter fortalece a nossa esperança confiante de salvação”. (New Living Translation).

Mary Chun

Notas:

1) Robert J. Wieland, "The Atonement in Its Wider Aspect as a Vindication Before the Universe of the Character of God," (A Expiação em seus Amplos Aspéctos como uma Vindicação Perante o Universo do Caráter de Deus”)  Janeiro de 1965.
2) Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, vol. 3, pág. 372.
3) Ellen G. White, "A Lively Hope," (Uma Esperança Viva) Review and Herald, 6 de Agosto de1889.
4) Ellet J. Waggoner, The Glad Tidings, (As Boas Novas) pág. 66 (Edição: Glad Tidings); também citado em Ten Great Gospel Truths That Make the 1888 Message Unique, (Dez Grandes Verdades que Tornam a Menssagem de 1888 Sem Igual) pág.11.


A irmã Maria Chun é uma enfermeira padrão (com as graduações: RN e BSN), graduada pela Universidade Adventista Andrews, e vive na área de Loma Linda. Ela é membro ativa da igreja da Universidade de Loma Linda, e é a diretora do ministério de Saúde da Universidade de Loma Linda - CHIP = Coronary Health Improvement Project (Projeto de Melhora da Saúde Coronária), A irmã Maria Chun é uma enfermeira padrão (com as graduações: RN e BSN), graduada pela Universidade Adventista Andrews, e vive na área de Loma Linda. Ela é membro ativa da igreja da Universidade de Loma Linda, e é a diretora do ministério de Saúde da Universidade de Loma Linda - CHIP = Coronary Health Improvement Project (Projeto de Melhora da Saúde Coronária), e gerente responsável pelas enfermeiras padrão da VA Community Clinic (Comunidade Clínica  do Departamento do Governo Americano de Assuntos dos Veteranos). Maria cresceu no sul da California, em cultura chinesa de crenças místicas, mas converteu-se ao adventismo do sétimo dia e agora gosta de estudar a "mui preciosa mensagem" da Justiça de Cristo.Maria cresceu no sul da California, em cultura chinesa de crenças místicas, mas converteu-se ao adventismo do sétimo dia e agora gosta de estudar a "mui preciosa mensagem" da Justiça de Cristo.

Notas:                                                                                                   
O vídeo, em inglês, do Pastor Paul Penno sobre esta lição, gravada com um sábado de antecedência,
está na Internet em: https://youtu.be/t0U7MPJWXpA

Esta introspecção, em inglês, está na Internet, acesse:  http://1888mpm.org
Depois, clique em SABBATH SCHOOL TODAY / Outline, 2016 / 4th quarter / The book of Jobe.

————————————————————————