quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Lição 2 — O Espírito Santo, Atuando nos bastidores, por Paulo Penno,



Para 7 a 14 de janeiro de 2017

Quando um teólogo escreve que o Espírito Santo é "evasivo" deixa um leigo confuso.1 O Espírito é tudo menos uma força mítica. A mensagem de 1888 desfaz o mal-entendido sombrio quanto ao Espírito. Uma vez que Cristo é o nosso verdadeiro Sumo Sacerdote no santuário celestial, cem por cento Divino e cem por cento humano, Ele é incapaz de estar fisicamente presente em todos os lugares. Portanto, o representante de Cristo, Seu igual como Deus, é "outro Consolador" enviado para estar ao lado de todos. Ele é o verdadeiro Vigário de Cristo.
Sendo que a mensagem de 1888 é o mais claro evangelho revelado como verdade presente para nosso tempo, ela trata-se da verdade da purificação do santuário em sua fase pós-1844. Assim, o Espírito Santo opera com Cristo revelando a verdade do evangelho para o nosso tempo do fim.
A lição para terça-feira intitulada "O Espírito Santo e o Santuário", faz a conexão com a obra do Espírito quando o tabernáculo foi construído no deserto. Mas a conexão do Santo com o santuário é mais do que fatos frios e sem vida. É uma verdade reconfortante. O foco da mensagem de 1888 associa a obra do Espírito Santo ao ser concluida a obra do santuário, preparando um povo para a trasladação sem ver a morte na segunda vinda de Cristo.
No passado, o juízo investigativo, uma frase usada para descrever a verdade do santuário, tem sido usada para descrever esta última fase da obra de Cristo. Esta investigação foi chamada a última mensagem de advertência ao mundo. Em alguns aspectos, foi mais terrível do que reconfortante concluir que Cristo, o Pai e os anjos estão revendo os livros de registro de nossas vidas em um esforço para encontrar erros secretos que nos manterão fora do céu.
A mensagem de 1888 traz conforto, ensinando-nos que não é nosso trabalho limpar nossas vidas de pecado. No dia anual de Expiação do Antigo Testamento, era o sumo sacerdote que fazia expiação pelo povo. Podemos concluir corretamente, então, que é trabalho de Cristo nos purificar do pecado. Nosso trabalho é deixá-Lo fazer isso.
Se você nunca ligou a obra do Espírito Santo, o Consolador, com a ideia do juizo investigativo, então este conceito de 1888 pode trazer alegria ao seu coração. Há três coisas que o Espírito faz que se alinham com a verdade do juízo antes do Advento. Jesus disse do Espírito: "Vo-Lo enviarei, e quando Ele vier, convencerá o mundo de pecado, e da justiça e de juízo". Então Jesus explica o que Ele quer dizer: "do pecado, porque não crêem em Mim; da justiça, porque vou para o Meu Pai, e não Me vereis mais. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado" (João 16: 7-11).
Ele dará o dom final do arrependimento. Em cada coração humano, o Espírito Santo tem trazido uma convicção de pecado, um senso de certo e errado. E abençoados são aqueles que respondem a essa convicção.
Faríamos bem em certificar-nos de nossa atitude atual de coração em relação ao ministério do Espírito Santo, na luz maior da inteligência que agora brilha sem piedade sobre os motivos ocultos e maquinações do mal de nosso ego, (*o) eu. Muitos de nós ficaríamos bastante desconfortáveis ​​se um psicanalista bem detalhista começasse a trabalhar em nós. Mesmo tendo estado em inúmeros "serviços de reconstituição", como reagiríamos a uma verdadeira psicanálise do verdadeiro Espírito Santo de Deus, cuja "grande obra do Seu ofício" é assim claramente especificado por nosso Salvador: ‘E quando Ele vier, Ele repreenderá o mundo do pecado.’"2 Ele nos comvence do pecado, para que Ele possa nos curar dele.
Mas Ele também tem uma segunda obra: "Ele condenará o mundo ... de justiça". Por quê? "Porque Eu vou a Meu Pai, e não Me vereis mais" (João 16:10). Isso significa que podemos "ver" Jesus tão claramente agora através da obra do Espírito Santo como os discípulos O viram face a face entre eles.
Na presença de Deus há culpa. É quase impossível esconder-se mesmo de si próprio. Romanos 8: 7 diz: "A inclinação carnal é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem o pode ser." Temos agora em nossas mentes esta resistência a estar em Sua presença e há um reservatório de pecado e inclinações pecaminosas dentro de nós que não entendemos (*ou, desconhecemos).
Pedro é um exemplo disso. Ele disse que seguiria Seu Senhor à prisão e à morte. E ele queria fazer valer cada palavra. Mas Ellen White diz que ele não se conhecia. Escondidos dentro de seu coração, havia elementos do mal que as circunstâncias iriam refletir-lhe na vida. A menos que se tornasse consciente do seu perigo, isso se provaria sua eterna ruína.
A mensagem diz que há um remédio para este reservatório de corrupção. É a sondagem do Espírito Santo. Sua função é, entre outras coisas, levar-nos em circunstâncias em que seremos forçados a confrontar traços que não sabíamos que tínhamos, a elevar ao nosso nível consciente uma consciência dos pecados ainda espreitando em nossas vidas.
Toda vez que isso acontece, somos confrontados com a decisão das eras. Nós temos que decidir, “prefiro ter a Jesus ou isso?” Assim, mais e mais o Espírito Santo nos leva a circunstâncias que tendem a nos fazer conscientes. E às vezes dizemos “—eu não sabia que tinha isso em mim.” Esta é uma obra do Espírito Santo, agradeça-Lhe por fazê-la.
AT Jones colocou isto desta maneira em uma das reuniões ministeriais: "[Alguns dos irmãos] vieram aqui livres, mas o Espírito de Deus trouxe algo que eles nunca viram antes. O Espírito de Deus foi mais profundo do que jamais fora antes, e revelou coisas que nunca viram antes, e então, em vez de agradecer ao Senhor que isso fosse assim, e deixassem todas as coisas perversas desaparecerem, e agradecendo ao Senhor por terem obtido dEle muito mais do que jamais tiveram, eles começaram a desanimar e dizem: 'Oh, o que eu vou conseguir, meus pecados são tão grandes'. (*E) ali deixaram que Satanás lance uma nuvem sobre eles, e os deixem em desânimo.
"Se o Senhor nos trouxer pecados que nunca pensamos antes, isso só mostra que Ele está descendo às profundezas (*do nosso ser), e Ele finalmente alcançará o fundo, e quando Ele encontrar a última coisa imunda ou impura , ... nós diremos: 'Prefiro ter o Senhor do que isso' então a obra estará completa, e o selo do Deus vivo poderá ser fixado sobre esse caráter."3
Ellen White escreveu: "É porque vossas circunstâncias têm servido para trazer novos defeitos em seu caráter ao vosso conhecimento, mas nada é revelado, exceto o que estava em vós."4
Lembre-se, arrependimento não é algo que desenvolvemos por nós mesmos; é um presente do Senhor, pois Atos 5:31 nos diz que “Deus com a Sua destra O elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados”. Ele nos condena da justiça isto é, Ele nos convence da coisa "certa" a fazer em todos os momentos. Aceite o "dom". Receba-o! Não é uma experiência triste; é intensamente alegre, porque a reconciliação do coração com o Senhor Jesus e o Pai é alegria indescritivel!
José no Egito imediatamente soube o que Jesus faria correria. Você "corre", não por causa do medo egocêntrico, mas por uma apreciação do coração pelo preço que o Filho de Deus pagou pela sua alma: como você não pode dar a Ele tudo para sempre? Ele Se entregou a Si mesmo, Seu todo, para sempre!
Em terceiro lugar, Ele condena "do juízo, porque o príncipe deste mundo [Satanás] está julgado" (João 16:11), o que significa que Satanás é condenado em sua vida. Ele nos convence de "juízo", isto é, que Satanás, o príncipe deste mundo, é expulso, derrotado. Ele nos "convence" do triunfo sobre o pecado; Vemos Seu poder em nossas vidas.
Em outras palavras, em linguagem clara, é impossível para nós "retroceder", a menos que façamos o que Estêvão disse que os escribas e fariseus fizeram: “vós sempre resistis ao Espírito Santo” (Atos 7:51). O Espírito Santo diz que Ele o tomará pela mão como um pai leva uma criança pequena, ou talvez o hebraico signifique, levá-lo em Seus "braços", mas Ele diz que nos afastamos dele. Oséias 11: 3 (*diz: “não entenderam que Eu os curava”). Não há necessidade de retrocesso: o verso 4: (*diz “Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre suas queixadas, e lhes dei mantimento.”
Hoje, Jesus “dirá” algo para você convencendo-o de algum dever. ao seu “Pai que está no céu” um profundo agradecimento! Espere diante dEle.

Paul E. Penno

Notas finais:                                                                                                     

1) Em inglês a lição de domingo usa no título o termo "elusive" = “evasivo”, “fugidio.”  Em português, no título de domingo foi usada a expressão “atuação misteriosa”, que não está nem mesmo subentendido o sentido de mistério como adjetivo aplicável ao Espírito Santo. Há sim frases como a segunda do 1º parágrafo: “Há algo de misterioso, “mas referido-se aos “movimentos do vento”.
2) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 392.
3) A. T. Jones, Boletim Diário da Conferência Geral de 1893, pág. 404.
4) Ellen G. White, "A Lively Hope," (Uma Esperança Viva) Review and Herald, 6/8/1889.

Nota:                                                                                                                                                  
Veja esta lição, em inglês claro e bem audível na internet no sitio https://youtu.be/2SvEyiDbZJs

O video do Pr. Paulo Penno sobre esta lição pode ser recebido por e-mail no sitio: sabbathschooltoday@1888message.org
_______________________

Os textos bíblicos são da Edição Almeida Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original.
_______________________
Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 42 anos e foi jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________